Amazônia

Resenhas - Amazônia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

juh 19/03/2013

Amazônia - Um Caminho Para o Sonho
Titulo: Amazônia – Um Caminho Para o Sonho.
Escritora: M.C. Jachnkee.
Editora: Nova Letra.
Páginas: 273 páginas.
ISBN: 978-85-7682-594-4
Classificação: Literatura Brasileira.

Breve Resumo:
Historicamente o ser humano sempre esteve ligado as suas raízes, do seu passado.
Este livro leva você a aprofundar mais seu conhecimento sobre a Amazônia Brasileira: sua história, cultura e costumes.
Por meio de uma leitura fácil, o leitor é convidado a percorrer as majestosas cidades amazônicas: desde Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia.
O livro narra a viagem de cinco personagens que acompanharão o leitor durante uma jornada inesquecível.
Embarque nessa aventura.

Minha opinião e resenha:
O livro tem uma linguagem simples e fácil, deixando a leitura fluir.
Gostei da história do livro, assim pude conhecer mais sobre o povo da Amazônia.
O livro é rico em importantes fatos históricos e culturais.
Ele também traz diversos ensinamentos para levarmos para nossas vidas como: não desistir de nossos sonhos, que não devemos ter medo para poder realiza-los.
Ensina que não devemos julgar as pessoas, que devemos tomar cuidado quando expressamos nossas opiniões e ideias, sem ofender as outras pessoas com opiniões diferentes da nossa.
A única coisa que não gostei da história do livro foi que faltou um pouco de romance.
Até tem uns momentos de romance entre Rafaela e Daniel.
Mas ficou como se faltasse algo mais na história do livro, com as indecisões de Rafaela pelos seus sentimentos em relação a Daniel.
Acho que se tivesse um pouco de romance, a leitura seria um pouco mais agradável e fluiria melhor.

Citação Favorita:
“Você tem que viver enquanto está viva! E viver é lutar por aquilo que a gente quer.”

Sobre a Escritora:
M.C. Janhkee, natural de Blumenau, vive atualmente em Ascurra – SC. Para escrever esta obra foi necessária uma extensa pesquisa e a convivência com os habitantes da região Norte do Brasil.
A partir daí, pôde desenvolver os personagens e a trama.
Buscando aprimorar ainda mais seu conhecimento de mundo, M.C. Jachnkee viveu em Cuzco, no Perú, obtendo assim fluência no espanhol e aprimorando seu saber sobre a cultura andina.
Somente depois de um ano, retorna ao Brasil e começa finalmente sua jornada Universitária.
Atualmente, é estudante de Letras da FURB – Fundação Universitária Regional de Blumenau.

Sandra 08/03/2013

Título: Amazônia Um Caminho Para o Sonho
Autora: Marli C. Jachnkee
Páginas: 273
Editora: Nova Letra

Lendo o título do livro, a primeira coisa que vem a mente: Um livro didático. Certo? Certo. É um livro didático, com personagens jovens e encantadores, com informações passadas de uma forma criativa, leve, gostosa. Histórias, lendas, foram contadas de tal forma que o leitor se delicia, uma riqueza de detalhes, nos fazendo sonhar, refletir sobre outros costumes, gastronomia, crenças.

O livro trate de problemas sociais, alegrias e emoções e de como valorizar a amizade sincera. A autora criou uma forma inteligente de passar conhecimentos gerais a quem se aventura na viagem que o livro proporciona.

Vamos saber as razões da criação da Zona Franca de Manaus, o ciclo da borracha, o único Bumbódromo do mundo e até biopirataria.

Como não poderia deixar de ter para ficar perfeito, surgirá um romance entre a doce Rafaela e Daniel, tio de Joana, um professor e guia nesta busca por conhecimentos no Norte do Brasil. Além deles há também Camila a dorminhoca e a sensível Ana Carolina.

Me imaginei dentro do Teatro Amazonas. A capa é um convite a um passeio, letras de bom tamanho, leitura fácil e gostosa.

Seria um grande presente termos próximos livros, onde os cinco amigos percorressem todas as regiões brasileiras, narrando de forma prazerosa nossa cultura, e ter estes exemplares em cada biblioteca escolar.

“Os sonhos se transformam em realidade quando se acredita neles com convicção.” Página: 272.

Eu recomendo.

Sandra Alvarenga

Refúgio Literário 12/02/2013

Um Caminho Para O Sonho
“...O Barco e o Rio Retratados na Capa Representam Cada um de Nós, Em Busca Dos Nossos Sonhos...” . Essas foram as palavras que a autora Marli Carmen escreveu na dedicatória do livro que enviou para mim. Quando iniciei a leitura do livro, não imaginei toda a viagem que faria pelo coração do Brasil. Na Verdade nem esperava muito, pois é, imaginei que fosse um livro chato que falaria da Amazônia de uma maneira sem graça. Porém me enganei totalmente, por que a autora criou personagens divertidos e encantadores que viajam pela floresta afim de conhece-la mais a fundo.

Daniel, Joana, Ana Carolina, Rafaela e Camila passam a ver a Amazônia e seus conterrâneos com outros olhos, a cada destino que chegam. Eu mesmo nunca imaginei, que teria a oportunidade de conhecer cada cantinho da floresta sem ao menos precisar sair de casa ou comprar um dvd de documentário da mesma. Nas poucas páginas do livro, Marli concentra as informações mais relevantes fazendo com o que o leitor possa conhecer as lendas e historias que nem ao menos pensava existir.

O livro viaja pelas cidades de Manaus, Parintins, Santarém, Fordilândia e finaliza em Belém. E a cada cidade amazônica nossos personagens descobrem novas formas de viver, e passam a ver o mundo com outros olhos. Além do intuito didático do livro, a autora consegue também trazer temas reflexivos, como a busca pelos sonhos, o amor, o valor de uma amizade e muito mais.

Amazônia – Um Caminho Para o Sonho, é um livro recomendado para toda família, por ter um linguagem fácil de ser compreendida e aceita. A cada momento da história o leitor ficará preso e irá com certeza querer conhecer e visitar as cidades lindas que cercam a Amazônia brasileira, o coração do Brasil.

www.saotantas.blogspot.com

Nessa 09/01/2013

Amazônia
"Os sonhos se realizam, por mais impossiveis que possam parecer! Basta acreditar e entregar-se ao momento". (Pag. 22)

Primeiramente gostaria de dizer que eu adorei ter lido este livro. Nunca tinha lido até então um
livro tão cheio de cultura como este. Posso dizer que os dias que estive lendo este livro eu estava em plena viagem pela amazônia junto com as personagens, foi maravilhoso.
Como já falei o livro é sobre uma viagem até a Amazônia, conhecendo lugares, pontos turísticos, comida típica, costumes, cultura entre outros. Aprendi muito com a leitura, e muita coisa que eu não sabia, ficava encantada ao ler.
Algo que também me chamou atenção era a amizade entre as personagens, algo verdadeiro de coração, amizade forte, que é presente em todos os momentos, o poio, o incentivo que uma da para outra na história.
Um outro fator que me cativou na história, talves o que mais me tocou, é quando uma certa personagem quer realizar o seu sonho de ser escritora. Nestas partes do livro, quando isso vem à tona, li palavras maravilhosas, encorajadoras para a realização do sonho. Acho que muitas das palavras e frases que li serviram para mim mesma, eu adorei!!
Com tudo, o livro é tudo isso, uma viagem a Amazônia, mostrando o valor da amizade, também rola um românce, e encorajamento para a realização de nossos sonhos!!
Quando terminei de ler o livro, parei para observar a capa, como sempre faço isso. E imaginei as personagens ali e entendi a ilustração. Querem saber, leiam para saber o que estou falando!!

Eu recomendo esta leitura, para quem gosta de tudo isso e mais um pouco!!

"A felicidade consiste em vários ingredientes, e um deles é amar e respeitar a vida que há na terra". (Pág. 161)

Isis 08/01/2013

Hoje vim falar do livro da nossa parceira MARLI CARMEN, que inclusive teve uma entrevista no blog esses dias com ela (se quiserem verificar é só clicar AQUI), o nome do livro é AMAZONIA - Um caminho para o sonho, um livro fantástico que te dá aulas de geografia, história, te ensina português, cultura, boas maneiras, e você lê sem perceber que tá aprendendo tanto. Teve parte onde viajei completamente, principalmente quando as quatro amigas: Rafaela, Ana Carolina, Joana, Camila e o tio de Joana, o Daniel, chegam a Belém/PA, que é onde minha irmã mora, e saí lembrando de cada lugar contado no livro.

Elas vivem várias aventuras, e nos aventuramos juntos, conhecemos os lugares, as pessoas, os problemas sociais, as alegrias nas emoções do que cada uma vive, pois a sensação que eu tive era que o livro estava falando comigo, dos meus sonhos, das viagens que já fiz, das que já planejo fazer, vivi cada momento, e imaginei a Marli vivendo, pois para escrever o livro ela foi em cada local para dá maior realidade a história, e Marli devo admitir, você conseguiu.

Mas vamos contar um pouco da história.

O livro conta as aventuras de Rafaela, Ana Carolina, Joana, Camila e Daniel pelo Norte do país, mas precisamente pela Amazonia e Pará. Rafaela tem o sonho de ser escritora, e quer aproveitar a viagem para ter ideias para seu primeiro livro. Todas moram na cidade de Ascurra/SC, e até esta viagem, as meninas só tinham viajado para cidades próximas e resolvem fazer dessa uma grande aventura e é exatamente o que acontece.

Elas passam por cidade como: Fordlandia, Santarém, Belém, Manaus e nessas cidades elas conhecem as culturas locais, as pessoas, os trabalhos humanitários, as lendas da cidade, e isso faz as coisas mudarem para elas, sua visão de mundo, da situação de pobreza, coisa que elas eram sempre muito protegidas para não ver e presenciar.

No livro você encontra muita história, romance, aventura, amizade e um sabor de querer saber qual será a próxima aventura delas, que a Marli já adiantou que será nos Andes, ansiosa que essa aventura aconteça logo logo...

Sol Brasil 01/01/2013

Resenha Amazônia Um Caminho para o Sonho
A resenha que fiz deste livro é bem especial. Não tive ainda a oportunidade de conhecer as cidades Amazônicas como por exemplo Manaus. Mas ao mesmo tempo é como já conhecesse, pois minha mãe já morou em Belém e sei mais ou menos onde fica os pontos turísticos, como é a gastronomia do local e suas culturas e tradições. Ler este livro é como eu mesma estivesse viajando por estas cidades belíssimas e de tanta cultura. A Marli soube colocar cada detalhe, deixando o livro rico em experiências agradáveis e descobertas fascinante.

O livro narra a viagem de Rafaela, Camila, Joana, Ana Carolina e Daniel. A sua primeira parada foi em Manaus onde a autora já nos mostra a sua historia local. Daniel nesta viagem é como fosse um guia, pois ele sabe alguns detalhes da região como suas historias e tradições. Uma de suas historias que logo de cara aborda o leitor é sobre o índio Ajuricaba. Daniel conta de um jeito que as personagens quanto o leitor ficam fascinado e com vontade de querer saber mais. Ainda em Manaus nós e os personagens vamos conhecer o Teatro Amazonas. Onde o guia do teatro nos conta as curiosidades e os detalhes, de cada pedacinho do teatro. Como disse, sei algumas coisas das cidades Amazônicas e uma delas é sobre esse teatro. Mas não conhecia os detalhes e mais uma vez fiquei fascinada com tudo que li.

O trajeto dos viajantes de conhecimento e cultura era de Manaus até Belém, passando nas cidades de Parintins, Santarém e Fordlândia. Fordlândia me chamou a atenção, pois não conheço a sua historia e estava louca pra que eles chegassem logo lá e soubesse mais detalhes desta cidade.
Ao decorrer do livro vamos conhecendo melhor os personagens, as suas historias e os seus objetivos. Todos os personagens me agradaram, cada um com sua personalidade e inteligência. Todos entravam e saiam de uma conversa inteligente, sempre sobre a viagem, da Amazônia como um todo, falando do desmatamento, dos crimes que até hoje rolam por lá. E deixando em aberto questões que nem eu sabia.

Alguns momentos tive raiva da Rafaela, pois o seu sonho é escrever um livro. E a sua viagem por essas cidades era para abrir sua mente e ajuda-la a escrever seu livro. Em alguns momentos ela quis desistir, quis voltar para a sua cidade, pois ela estava vendo coisas que nem sabia que existia. Entrando em conflito com ela mesma, uma pessoa insegura. E as vezes isso irritava. Mas analisando bem, todos nós quando estamos atrás de um sonho e temos que passar por determinadas experiências ficamos como a Rafaela, com medo, inseguros. Mas Daniel e suas amigas ajudaram-na, e a partir do meio do livro ela ficou mais forte, decidida.

Vemos também um romance puro nascendo entre Rafaela e Daniel. Muitas trocas de olhares e varias frases que o Daniel soltava para a Rafaela que a deixava sem ação ou sem palavras. Mais uma vez me irritei com um personagem e foi o Daniel. Ele sabia deixar a Rafaela sem ação com essas atitudes mas logo saia de campo deixando-a pensativa. E não rolava mais nada.
A viagem toda foi assim, trocas de olhares, quando ficavam a sós ele sabia mexer com ela, os dois se queriam bastante, mas não tinham muito dialogo.

Sei que essa viagem foi de autoconhecimento, mas a autora poderia ter trabalhado mais em cima deles, ter colocado mais situações de conversa com eles, mesmo que não rolasse nada, como era muito bom quando os dois ficavam sozinhos e começavam a conversar, mas era papo rápido e ele sempre soltando as suas frases de efeito deixando-a pensativa.
Daniel falando para Rafaela: "Eu te quero!- confessou, num sussurro quase inaudível"

Como era de se esperar chegaram na cidade de Fordlândia e o leitor começa a desvendar a sua historia. A cidade recebeu esse nome, pelo fato de que Henry Ford, ser meio que o dono da cidade e ter tentando fazer seus negócios por ali, onde vários americanos moravam e muitas promessas foram feitas. Mas o seu reinado logo acabou. Estudo administração e não tinha conhecimento sobre este fato e olhe que estudamos muito sobre como Henry Ford foi um bom administrador. Essa viagem foi aproveitosa para o leitor.

Conheci muitas coisas que não tinha ideia. A Marli também cita no livro as suas comidas locais como o guarana do Amazonas, o tacacá, o quebra-queixo que aqui onde moro chamamos de pucha-pucha ou japonês, entre outras comidas. Conhecemos também a Casa da Ópera, o mercado Ver-O-Peso e outros pontos turísticos.
Resumindo, amei ler este livro e conhecer cada pedacinho da Amazônia, pois não temos ideia de como é a cultura deles e suas tradições. Um excelente livro. Recomendo.

- "E hoje, o mundo olha para nós com desconfiança porque somos um país pobre. Mas se esquecem de que somos pobres graças a estas pessoas que viveram aqui apenas para roubar as riquezas deste pais, e que continuaram a fezes o mesmo."
Pág.: 30

Giulia 27/12/2012

Prazer, me chamo Livro - www.prazermechamolivro.com
Resenha publicada no blog 'Prazer, me chamo Livro'.

Convido vocês a um passeio pela Floresta Amazônica, passando pelas cidades de Manaus, Parintins, Belém, Santarém e Fordlândia. Vamos embarcar juntos nessa aventura?

Esta é a história de 4 amigas que resolvem fazer uma viagem para conhecer mais a fundo os mistérios e belezas da Amazônia. Joana é a idealizadora de tudo; Camila é uma mulata que chama a atenção não só por sua altura, mas pelas suas loucuras; Ana Carolina é a mais cabeça, mais sensata; e Rafaela é sensível do grupo, que sonha em ser escritora, mas precisa superar seus medos e limites. E acompanhando essa mulherada, temos Daniel, o tio de Joana, loiro, de olhos claros, que saca tudo de História da região Norte e conhece os melhores lugares para visitar e fazer uma boa refeição.

Não espere uma história tradicional, Amazônia é realmente uma viagem, quase um diário de bordo. Você acompanha os personagens em cada parada, em cada ponto turístico, nas refeições... Você aprende História, aquela que quase não focam na escola, de lugares distantes do coração político ou econômico. As descrições são bem detalhadas, nos fazendo sentir nos lugares. Cada parada é suscintamente relatada - características do local, população, impressões, história, costumes, comidas típicas...

As capitais - Manaus e Belém - a gente já ouviu falar, já viu alguma reportagem ou fotos. Mas
Santarém e Parintins eu só conhecia de nome e do festival no bumbódromo.
E eu não fazia ideia da história de Fordlândia! Pra ser sincera, acho que dormi na aula que a professora falou sobre isso, porque não sabia nem que Ford tinha tentado uma empreitada na Região Norte! #shame

Gostei também de conhecer umas lendas não muito divulgadas daquela região, uma mais criativa que a outra. E nessas horas eu penso como o Brasil é grande! Não conhecemos a cultura dos nossos compatriotas (e há quem ainda tenha preconceito e julgue, simplesmente por ser diferente) e estamos perdendo muito com isso.

Há ainda temas sociais, como pobreza e desigualdade social/regional, e assuntos pessoais, que nos levam à reflexão, tratando de amizade, superação, perdas, amores... O único tema que não foi trabalhado legal foi a questão da prostituição, pois, apesar de citada, foi tudo muito superficial (estou falando isso porque alguns colegas que já foram a Manaus ou Belém relataram que isso é algo muito presente).

Eu senti falta da descrição das personagens no começo do livro. Lá pelas tantas que fui descobrir características físicas das personagens, e a maioria era totalmente diferente do que eu vinha imaginando desde o início. Senti falta também do enredo da história mais forte; da mesma forma, só lá no meio do livro é que entendemos a história de cada uma das meninas.

O romance também esteve presente para nooooooooossa alegria. Apesar de velado, foi tão carinhoso, tão meigo, tão sensível, que me conquistou um pouquinho mais a cada página. Eu queria que o final fosse mais explícito, mas, por outro lado, fiquei com a imaginação aflorada, criando meu próprio final.

Eu achei a capa um pouco sem graça. Já que o fundo é uma foto, podia ser nas cores reais, aquele verde bonito, aquele azul maravilhoso... E, como sempre reparo, houve alguns errinhos, especialmente de pontuação. Chegou até a ter um parágrafo inteiro repetido.

Tá, ditas essas coisas, preciso falar sobre algo que esteve em minha cabeça durante toda a leitura. Quando eu me inscrevi para parceria, li a sinopse e já tinha pensado em como trabalhar com isso em sala de aula (pra quem não sabe, curso Pedagogia). E a palavra que resume isso é interdisciplinaridade.

Lendo o livro, fiquei bolando altos projetos, envolvendo Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Ciências (ou Biologia), Sociologia... vcs não fazem ideia de como o livro é rico para ser trabalhado em sala de aula!

A melhor maneira de aprender é fazer com que o conhecimento tenha signifado pro aluno. Se houver uma conexão entre as disciplinas, ficará MUITO melhor, afinal nenhuma matéria consegue ficar totalmente isolada, não é mesmo? E por que não partir de um livro como esse?

Você, professor, converse com seus colegas para montar um super projeto em sua escola. Os alunos irão conhecer mais um pouco da riqueza natural que é Amazônia, vão poder discutir temas ambientais, super "na moda" por causa da Rio+20 e de toda essa onda de sustentabilidade, discutir temas sociais, desenvolver a leitura, aprender a História do país (olha que jeito legal de falar sobre o ciclo da borracha)... as possibilidades são muitas, basta apenas vontade e dedicação. #ficadica

Joyce 08/12/2012

Resenha do Blog Entre páginas e Sonhos
Agradeço imensamente a Marli por ter me presenteado com seu belíssimo livro porque me fez recordar em todas as páginas a viagem fantástica que eu fiz para a Amazônia em Agosto desse ano e que ficará para sempre na minha memória.

A história é sobre 4 amigas: Camila, Ana Carolina, Rafaela, Joana e seu tio Daniel. Eles são da cidade de Ascurra / SC e que partem para uma viagem de duas semanas na Amazônia passando pelas cidades de Manaus, Parintins, Santarém, Fordilândia e Belém.

O leitor vai acompanhando a viagem junto com os personagens e vai descobrindo a história das cidades, dos monumentos históricos, da gastronomia, dos costumes locais, das lendas, ou seja, conhecendo mais da história do Brasil.

Cada personagem do livro tem sua história de vida para compartilhar e para superar, fazendo com que a viagem seja um divisor de águas para todos.

A autora descreve as incríveis paisagens da região (que são realmente maravilhosas de tão exuberantes e incríveis que são) mas também a difícil realidade que a população vive como a desigualdade social (e saneamento básico que está presente em vários lugares que eu também presenciei na minha viagem).

O livro está repleto de lições de vida através dos muitos diálogos entre os personagens e nos faz pensar em questões como a biopirataria e preservação do meio ambiente que é um assunto muito serio se tratando da Amazônia.

Os personagens que mais me acharam a atenção foram a Rafaela que quer ser escritora e o Daniel que é professor, onde pouco a pouco vão descobrindo um sentimento que unem ambos. Em cada cidade que eles passam, conhecem pessoas simples e muito interessantes que compartilham seus pensamentos e suas histórias com os viajantes.

Eu me senti fazendo parte da viagem e com certeza me deu muita vontade de conhecer os lugares que eu não conheço pessoalmente ainda. A Amazônia é fantástica e frágil ao mesmo tempo, devendo ser preservada par ao nosso próprio bem.

A leitura me proporcionou um grande aprendizado acadêmico porque utiliza de muitas informações sobre história, geografia e biologia de uma forma didática e bem simples. Tive excelentes aulas de história com o livro.

O livro é narrado em 3ª pessoa mas apresenta muitos diálogos que ajudam a fluir muito bem a história. A capa é bem bonita e está bem pertinente ao tema do livro. As folhas são brancas.

Recomendadíssimo para quem quer conhecer mais sobre o nosso tesouro verde, a Amazônia. Adorei o livro!!!

Fernanda 18/11/2012

Amazônia - Um caminho para o sonho - M. C. Jachnkee

Olá Amores!

Eu já fiz as apresentações uma vez, mas quero fazê-las novamente a Autora do livro de hoje é a Marli C. Jachnke, esta é a escritora de um livro muito, muito bom mesmo Amazônia um caminho para o sonho. Gente é lindo!

Sobre a autora

M. C. Jachnkee é natural de Blumenau e vive atualmente em Ascurra / S.C. Além de conhecer um pouco sobre a Amazônia brasileira, ela viveu na antiga capital do Impéio Inca, no Peru, durante um ano, adquirindo assim, conhecimento sobre a cultura andina e o idioma castelhano. É estudante de letras na FURB

Minha Opinião!!!

Amazônia foi escrito para contar a grande história do povo amazônico as dificuldades e felicidades de um povo de vida humilde cheios de história para contar. Através deste livro descobrir que Henry Ford criou e manteve uma fábrica na Amazônia (Não sabia), e vivenciei aqui histórias do meu País que não aprendi na escola.

O livro conta a estória de Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e Daniel.... Há..... Daniel! Gente ele é lindo, gentil é tudo de bom. kkkkkkk

Estas cinco pessoas viajam de férias para a Amazônia Brasileira, eles não vão em busca de diversão e sim a procura de conhecer a história amazônica e de seu povo. Os viajantes visitam as cidades de Manaus, Parintins, Santarém, Belém e Fordlândia, (nome dado devido a vinda de Ford ao Brasil).

O meu grande interesse por este livro foi realmente para conhecer um pouco, mais sobre o Brasil. Não há como negar que este livro é uma verdadeira aula de história, sem contar o fato de que tem várias mensagens muito especiais, ao mesmo tempo que a Marli conta uma história ela nós incentiva a correr atrás dos nossos sonhos e vemos que todos os nossos sonhos são possíveis se acreditarmos.

Romance não é o foco principal deste livro, mas os personagens são apaixonantes principalmente o Daniel, mas.... a autora foi tão cruel comigo... rsrsrsr... não posso contar gente.

O que tenho a dizer: O livro é muito bom, principalmente para quem quer conhecer um pouco, mais sobre o País que morar.

Daniel e Rafaela!!
Rafaela e Daniel!!

O que será destes dois?!.

Eu o recomendo! E que venha o 2 né Marli??

Vou deixar o link da lojinha se alguém tiver interesse: http://amazonialivro.loja2.com.br/

Super beijokas!!

Irinia Zachello 08/11/2012

Amazônia um caminho para o sonho.
Amazônia um caminho para o sonho é um livro que fala tudo sobre a Amazônia, ou quase tudo. Retrata a realidade dos indígenas, dos ribeirinhos que vivem as margens do rio, da biopirataria ao longos dos anos. Conta como o Brasil foi explorado na época do "descobrimento", de como todos sofreram e ainda sofrem, Mostra uma realidade em forma de palavras. Enquanto lia parecia até uma poesia que ia cantando em meus ouvidos ou um filme que ia passando em frente aos meus olhos, me dando uma nova visão de um estado que está logo ali e que nem pensamos ou sabemos, sequer temos consciência de que ali é uma fonte rica de vida e cultura.

O Brasil tem em suas mãos, uma fonte de riqueza que infelizmente é esgotável. Que se não cuidarmos para sempre, ficaremos sem. E como viveremos? E como sobreviveremos. Esse livro, me fez pensar nisso. Não é só mais um romance. Ou uma aula simples de história, coberto de cenas e paisagens e histórias comoventes. É um alerta. Antes recomendava livros que amava ler por ser legal. Esse Livro eu recomendo por ser importante.

Quatro jovens meninas e um Professor, saem de Ascurra Santa Catarina para viver essa realidade. Eles passam pela Amazônia, por Santarém, Fordlândia, Belém e cada um vivem um sonho próprio, uma realidade diferente.

Daniel é tio de Joana, professor de História que vai junto e fica como guia das quatro meninas durante a viagem, gosta de lugares abandonados, é extremamente cativante, charmoso, esperto, bonito, dono de um belo par de olhos azuis e acima de tudo é inteligente e sensível.

Joana é uma menina doce, responsável querida por suas amigas, dotada de uma imensa paciência com a Camila que é uma dorminhoca irreparável, também muito brincalhona, o que nos faz sorrir muito durante a viagem. Ana Carolina é uma jovem firme que aprendeu a viver com paciência, humildade depois de um acontecimento importante em sua vida, o que a fez pensar muito sobre como viver cada dia e aproveitar cada momento de sua vida sem nunca desperdiçar nenhum deles. E Rafaela. Rafaela é uma menina que ainda não descobriu sua força, mas é determinada em seu sonho que é ser escritora. Em vários momentos da viagem, se maravilhava com tudo que via e de como seria seu livro.

O livro tem história, tem lugares importantes, acontecimentos importantes, então quem vai prestar uma prova sobre a Amazônia, aqui tem conteúdo! Tem romance, lindo.

O livro relata também algumas lendas. A lenda do Guaraná, da Vitória - Régia, das Amazonas, do Amuleto Muiraquitã, um amuleto que traz sorte no amor e saúde. Eu queria escrever sobre cada uma dessas lendas, mas não teria graça né? Contar o livro todo aqui.

O mais legal em toda essa narrativa, em todos esses momentos que vivi, foi que o importante mesmo é viver seu sonho. Ter forças pra encontrar o seu caminho. Não julgar as pessoas. Deixar o próximo a viver seu sonho também, sem querermos nosso melhor amigo, mãe, namorado, filho só para nós. Que cada tem um caminho a percorrer, uma meta a atingir, um sonho a se realizar.

Eu na minha vida particular estou em um momento de transição decisivo e como foi importante ler essas palavras. Agora só falta eu tomar a coragem necessária e seguir em frente!

Isso é o que a Marli, autora do livro, transmite. Eu não sei se é exatamente isso que ela quer passar, pois quando lemos acabamos cada um sentindo uma sensação diferente. Olhando de vários aspectos um mesmo conteúdo. Mas isso foi o que senti.

Debaixo de muito calor, igrejas e museus, rio negro e solimões, amazônia e lendas, índios e nativos, que também tem lá seu "preconceito" com o sul, por não saberem nossa realidade aqui, como não sabemos sua realidade lá, os cinco viajantes e vejam não são turistas, pois o que entendi pelo Sr. Faraó, personagem do livro, ele não gosta de turistas que só tiram fotos e tem opiniões prontas, ele gosta dos viajantes que estão lá para aprender sobre sua cultura, o que na verdade, ás vezes é o que acontece. Sem generalizações. Enfim, depois de tudo isso, os cinco viajantes, ao voltarem para casa, tem uma nova missão, que é não deixarem que o tempo acabe todos os sentimentos que criaram, e todos os sonhos que conquistaram, todas as certezas que tiveram ao longo dessa viagem a Amazônia.

Esse livro realmente é um caminho para o sonho!

Amanda Carneiro 06/11/2012

www.primeiro-livro.com
Rafaela, Ana Carolina, Camila, Joana e seu tio viajam nas férias para a Amazônia Brasileira, não como turistas, mas sim como viajantes. Manaus, Belém, Parintins, Santarém e Fordlândia são os lugares que vão para conhecer um pouco mais da cultura local. Rafaela está em busca de seu sonho: escrever um livro, o que não é nada fácil, mas que com a ajuda do professor de história Daniel (o tio de Joana) consegue tornar-se realidade. Um romance e um sonho são iniciados nas mais belas terras brasileiras.

Não há como negar: “Amazônia – Um Caminho para o Sonho” é uma verdadeira aula de história. Acho que devemos conhecer o país em que moramos e esse foi um dos livros mais bacanas que pude ler. Ele não só passa conhecimento, mas também uma mensagem pra lá de especial: acreditar no sonho e correr atrás dele. Achei super legal a maneira que a autora escreve, tudo flui com leveza e quando terminei o livro percebi que aprendi milhares de coisas novas!

É uma obra bem diferente do que estou acostumada a ler. O romance não é o foco central e os personagens, nos seus erros e acertos, ficam tão reais... Tão próximos do leitor. A única coisa que me irritou foram os errinhos que encontrei no livro, acho que a editora devia ter feito uma revisão melhor. =/

“Cada um é responsável por sua vida e suas atitudes os que desafiam seu limite vão além. Nenhuma força é capaz de conter um ser humano que quer voar além dos limites do céu.”

Adorei cada pedacinho do livro e grifei tantas frases bonitas que se fosse para escrevê-las aqui, escreveria quase que o livro todo. Finalmente agradeço à Marli por ter me dado a oportunidade de ler um livro tão bom. Todos deveriam ler também! :}

Marcelle 07/08/2012

Amazônia - M. C. Jachnkee
"Quantas vezes o medo interrompeu sonhos? Quantos sonhadores estavam parados porque tinham medo de arriscar, de jogar tudo por tudo? O medo era o grande destruidor das almas sonhadoras. E, no fundo, ele não passava de uma grande ilusão."

O Livro Amazônia - Um Caminho Para o Sonho, de M.C. Jachnkee, foi uma grande surpresa. Quando parei os olhos no site da autora e li sobre o livro, achei na hora que iria adorar a leitura. E, na verdade, eu me enganei um pouquinho... rs, pois eu AMEI cada detalhe desta adorável aventura!

Continue lendo aqui: http://bestherapy.blogspot.com.br/2012/01/amazonia-um-caminho-para-o-sonho-m-c.html

Vanessa Vieira 04/08/2012

Amazônia_M. C. Jachnkee
O livro Amazônia, de M. C. Jachnkee, nos conta a história de quatro amigas, Rafaela, Camila, Ana Carolina e Joana, que decidem se aventurar em uma viagem pela Amazônia. As amigas conhecem os estados do Amazonas e Pará, assim como a cultura e a culinária da região, ao lado de Daniel, tio de Joana. Daniel é bem mais velho do que as jovens, e incrivelmente sedutor e sábio, mexendo com os sentimentos de Rafaela, que os sufoca mais do que tudo. Devido ao seu grande conhecimento acerca da Amazônia, ele serve como uma espécie de guia para as garotas. Elas vivenciam cenas lindas em meio a uma atmosfera arrebatadora, e também se chocam com relatos fortes sobre o desmatamento da floresta:

"Cada vez que uma moto-serra canta, as árvores choram, porque não estão apenas matando mais uma irmã, mas também os segredos da floresta"

As amigas mergulham em uma aventura exuberante, e encontram em seu caminho pessoas especiais que as instruem ainda mais em sua jornada. Percorrendo Parintins, Santarém e Fordlândia, a sede de conhecimento delas só aumenta, e elas vivenciam na pele os costumes de cada região, assim como conhecem as suas lendas locais, dentre elas, a do guaraná. Em seu roteiro, de Manaus à Belém, elas vão absorvendo várias informações e fatos importantes da história do seu país, como a Crise da Borracha, entre outros.

Amazônia é um livro rico em detalhes e de uma leitura fácil e simplificada, nos retratando o solo amazônico de uma forma esplendorosa e magnânima. A autora fez uma pesquisa minuciosa a respeito do tema e soube retratá-la muito bem no livro, de forma natural e espontânea, e nos brindando com um romance singelo e puro, que desabrocha suavemente página após página.

Rafaela é uma garota tímida e até mesmo, introspectiva. Ela nutre uma imensa paixão pelos livros e acalenta o sonho de se tornar escritora. Ela viaja à Amazônia em busca de inspiração para sua futura obra literária, e acaba sendo impactada pela aventura e por Daniel. Daniel, por sua vez, é um homem experiente, gentil e muito sábio. O seu profundo olhar azul e suas conversas tão construtivas e inteligentes acabam por encantar a jovem.

Ana Carolina é uma garota centrada e objetiva. É a principal conselheira dentre as amigas e emana muita altruísmo e otimismo. Camila é a típica garota sapeca, sempre em busca de aventuras e contagiando a todos com sua presença animada. Joana é uma garota inteligente e que nutre muita sede por conhecimento e cultura.

O livro de M. C. Jachnkee retratou a Amazônia com muita maestria e de uma forma nunca antes vista por mim. O enredo é um poço de informações, mas ao contrário do que muitos possam pensar, não soa de forma técnica e mecânica, e sim, de modo leve e natural, totalmente espontâneo. Um livro que na minha opinião deveria ser adotado nas escolas, já que que possui um rico conteúdo pedagógico. Recomendo, com certeza!

Vicky_v 23/04/2012

Resenha para o blog A Lua na Minha Janela
E assim chegamos ao final de mais um book tour. Amazônia fechou o ciclo de livros que passaram pelo book tour Amazônia: Um Caminho Para o Sonho - do banner acima e não poderia ter fechado de melhor maneira. Confesso que estou demorando mais para fazer resenhas - ler, e todo o resto - por estar com um volume grande de coisas da faculdade para fazer, mas vamos em frente.
Algumas coisas na vida não podem ser deixadas para o amanhã, pois hoje é tudo o que se possui. Quem aprende isso consegue ser mais feliz.
O livro da Marli foge daquela mesmice que encontramos em muitos - muitos mesmo - livros atualmente e conta a história de uma parte do nosso país que - pelo menos para mim pois fora o que aprendi nas aulas de geografia, o que vi nas questões de atualidade e o que leio no jornal, não sei muito sobre - não é muito conhecida da grande maioria. E o melhor, de uma forma que te prende até a última página.
A história nos apresenta Camila, a bem humorada, Joana,a esperta, Rafaela, a escritora (Eba! rs), Ana Carolina, a centrada, e Daniel, o professor de história, que estão aproveitando as férias para conhecer algumas cidades da Amazônia e conhecer mais sobre essa região do país tão encantadora e pouco explorada - no sentido de se preocupar em conhecer mais. Um dos pontos forte no livro são as lendas que Marli nos conta, a maioria eu nem imaginava que existia, os fatos históricos que ninguém me contou na escola e o suave romance de Rafaela e Daniel que permeia a narrativa de forma envolvente. Além, é claro, de te encantar com o senso de responsabilidade pela preservação da floresta e o respeito que os moradores da região tem com a natureza.
É um livro que merece ser lido não apenas pela facilidade da leitura, mas principalmente por nos mostrar um lugar tão bonito - você sente que está viajando com os personagens e vivenciando suas aventuras -, pessoas tão iguais e ao meso tempo tão diferentes das que estamos acostumados e por valorizar uma coisa que é muito nossa e poucos se interessam.
Obrigada Marli por me dar a oportunidade de ler seu livro, o ano mal começou e já tenho ótimas leituras para contar. E você que está passando por aqui agora, não deixe de ler. :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5