Zodíaco

Zodíaco Robert Graysmith




Resenhas - Zodíaco


82 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


highbythem00n 10/04/2020

Impecável
Gosto muito do assunto serial killer e nao poderia ter escolhido um livro melhor pra ser o meu primeiro sobre! Super completo, escrito por um editor que fez parte da caçada, mostra como foi TÃO PERTO de terem conseguido achar ele (apesar de que pra mim, ficou a impressão de que no final teriam conseguido se quisessem). Ainda conta com os apêndices sobre algumas especificidades do zodíaco, como armas, carros, forma de escrever, psicológico e etc. Muito bom mesmo!
comentários(0)comente



Vanessa.Brizola 11/07/2018

Proveitoso para quem gosta do tema
É interessante como psicopatas assassinos chamam a atenção e causam curiosidade nas pessoas. Há algo na natureza humana que, mesmo com a saudável empatia e similaridade ao próximo, ainda quer saber de todos os detalhes sórdidos de como a violência se manifesta. Este livro foca muito nos detalhes sórdidos dos crimes do misterioso Zodíaco.

Meu primeiro contato com a história do Zodíaco se deu em 2007, quando fui assistir ao filme de mesmo título, dirigido por David Fincher, nos cinemas. Lembro de que fiquei impressionada e, de certa forma, fascinada, com a história deste notório serial killer americano. Talvez tenha sido aí, embora eu sempre flertasse com este tipo de assunto, que meu interesse pelo tema cresceu.

E quem foi o Zodíaco? O autor deste livro passará muitos anos acompanhando os crimes (e os possíveis crimes) deste homem assustador que aterrorizou São Francisco nos anos 60/70 e se perguntando sobre isto. As páginas, que funcionam como um relatório policial ou um diário investigativo, nos trazem detalhes e mais detalhes acerca dos crimes, das testemunhas, dos policiais que trabalharam na época, dos suspeitos principais e tudo que possa estar incluso, tecnicamente falando, sobre o caso. Se você quiser trabalhar seu lado detetivesco pode, inclusive, acompanhar Robert nesses detalhes e anotar em cima das exposições dele até chegar as suas próprias suposições.

Para esta obra não espere nada brilhante narrativamente falando, nada parecido com, por exemplo, A Sangue Frio de Truman Capote. Robert Graysmith não é um escritor talentoso trabalhando em um texto de jornalismo investigativo. Ele é um cartunista do jornal que recebeu cartas do Zodíaco naquela época e, por estar no meio disto, acabou se envolvendo, de forma perigosa e obsessiva eu diria, neste caso. Daí o meu título ali em cima: só entre nesta leitura se realmente tem interesse nos detalhes, detalhes mesmo, tipo o carro do investigador principal, ou se é um entusiasta deste gênero literário. Para quem não quer muitos pormenores, por vezes cansativo de ler, indico apenas o filme de 2007 que, por sinal, adapta maravilhosamente bem este livro!

Acabei adquirindo a edição da Nova Conceito de bolso, um exemplar de sebo, e posso dizer que a qualidade gráfica é muito ruim. A encadernação é porca e as folhas são de jornal, como a minha era de segunda mão tinha páginas faltando e a capa estava rasgada. A diagramação está toda desestruturada em vários trechos e há erros de digitação e gramática por todo o lado, uma pena mesmo. Minha sorte, entretanto, foi ter pagado bem baratinho na estante virtual, porque o livro já está esgotado na editora.

Em síntese, para quem quer aumentar sua coleção de livros e conhecimentos sobre serial killers e criminalística, este é indispensável. Para quem gosta, mas não a ponto de embarcar num texto tão minucioso, indico apenas o filme.

Ps.: agora, o que eu queria mesmo era ler algo aprofundado e exclusivo sobre os motivos sociais dos Estados Unidos ter tantos casos deste tipo. É muito maluco em um lugar só!
comentários(0)comente



Suellen vieira 26/04/2018

Zoodiaco
Esse livro narra a historia de uma investigao feita pela policia e por um jornalista em relacao a um assasino em serie que durante muito tempo aterrorizou os Estados Unidos.
Esse assasino mandava cartas aos jornais de Sao Francisco sempre que matava as vitimas ou sempre que queria que algo seu fosse publicado em algum jornal ou mesmo quando ficava com raiva de alguma coisa.
Achei o livro bom o mais interessante é acompanhar em detalhe a trajetoria desse assassino , ao mesmo tempo que acompanhamos o desenrolar das investigacoes , mas ao mesmo tempo que isso e interessante é também frustante e meio que decpcionante.
comentários(0)comente



Kymhy 01/04/2018

Zodíaco - Robert Graysmith
Uma biografia escrita com maestria que relata todos os pormenores do caso de um dos maiores serial killer's conhecido na mídia: Zodíaco. Será que você consegue encontrar alguma pista perdida que diga a sua identidade?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-zodiaco-robert-graysmith/
comentários(0)comente



Geth 26/01/2017

Esperava Muito Mais!
O livro parecia que ia ser interessante, que devoraria, leitura fácil e que não conseguiria parar de lê, mais não foi assim. Na verdade não é um livro ruim, mas com foi abordado parecia ser aquelas séries americanas de desvendar quem é o assassino. Relatos de pessoas que tiveram contato com as vítimas. Leitura arrastada! Enfim consegui terminar, infelizmente não me encantou! Tinha tudo pra ser um livro ??????????!
comentários(0)comente



San... 15/09/2016

Após a leitura, só um adjetivo me veio à mente, para ilustrar o lamentável fato de que esse facínora permanece livre e incógnita: estarrecedor. A impossibilidade de identificar e prender um individuo assim pernicioso causa repugnância. Perceber que o mal pode sobrepujar com tal magnitude o bem e restar completamente impune faz refletir que talvez as estruturas da lei se encontrem obsoletas, que o treinamento dado à força policial é inóquo. Um bom livro para o leitor que deseja conhecer a verdade dos lamentáveis fatos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mateus 22/04/2020

A lenda Zodíaco...
Um livro contado por quem viveu de perto a história de um dos assassinos mais misteriosos que já existiu. Robert Graysmith conta em detalhes desde o primeiro assassinato até o último contato do Zodíaco.
Pra todo fã de histórias envolvendo serial killers e amante de romance policial.
comentários(0)comente



otxjunior 10/03/2015

Zodíaco, Robert Graysmith
Mais um da série não-ficção inacreditável. Zodíaco é a história do serial killer que aterrorizou a cidade de São Francisco, durante anos a partir de 1968. Suas vítimas eram assassinadas brutalmente, estabelecendo um perfil psicológico de sádico sexual ao assassino. Este ainda escrevia cartas de ameaça à população para jornais contendo criptogramas que supostamente revelariam sua identidade, que até hoje permanece desconhecida. Robert Graysmith, cartunista do San Francisco Chronicle durante esse período, reúne nesse livro fatos ainda inéditos ao público, depoimentos de vítimas e testemunhas, provas contra os principais suspeitos, etc. Dessa forma, Zodíaco também pode ser lido da perspectiva de obsessão que o caso provocou no autor, que é o foco, inclusive, do filme homônimo dirigido por David Fincher. Aliás, temos aqui um capítulo só de informações suplementares sobre esta ótima adaptação.
A prosa de Graysmith não tem nada de romanceada. São blocos de informações (às vezes encadeados sem muita coesão) formando um relato puramente referencial. Os trechos em que sobreviventes testemunham, por exemplo, lembram o formato clichê de entrevistas em documentários. A edição que eu li infelizmente está repleta de erros grosseiros e de todos os tipos. Na tradução, "Thursday" vira "Terça-feira" e outros absurdos. Há problemas na ortografia também, o que não deixa de ser irônico: o Zodíaco simulava erros em suas cartas.
Mas o que realmente tornou essa leitura uma das mais difíceis que eu já fiz foi saber que esta história é real. Os métodos do maníaco, as cenas de tortura, suas cartas cheias de escárnio e presunção me perturbaram de uma forma que sentia repulsa ao livro e o evitei muitas vezes. Acho até que cheguei ao fim apenas por ter lido uma teoria internet afora que atribuía a identidade do Zodíaco a Robert Graysmith, baseada nos delírios paranoicos de grandeza do serial killer. Bizarra, mas não pude deixar de considerá-la enquanto lia, mais para o meu próprio divertimento, confesso. O que só prova que persigo a ficção mesmo onde ela não se encontra.
comentários(0)comente



Felipe 11/12/2014

Um impressionante relato !
Esse livro que fala sobre o serial killer que assolou os Estados Unidos na década de 60 é um relato impressionante. Há cartas que o assassino escreveu para a impressa tirando a maior onda com as autoridades, tem a carta original e a tradução no meio da história, alías falando da história são depoimentos de varias pessoas, como se fosse aqueles programas policiais, há uma parte que voce sente o que a vitima do assassino está sentindo, e são situações perturbadoras, é um livro ágil li em pouquíssimos dias. A parte da investigação é igualmente tensa por que até então ninguém sabia ou tinha suspeita de quem estava cometendo as atrocidades. Então finalizando se voce gosta do assunto, e provavelmente vou querer adquiri o livro depois, leia sem medo. Aliás a adaptação do cinema pelo David Ficher é excelente tinha visto há muito tempo atrás, mas ainda me deixou uma ótima impressão.
comentários(0)comente



Albert 04/02/2014

Fantástico!
Quem procura um livro baseado em fatos reais sobre serial killer este é fantástico. Zodíaco consegue prender sua atenção do início ao fim e ainda nos premia com um grande suspense. Com pesquisa a fundo, depoimentos, retrato falado e cartas enviado pelo assassino, Robert Graysmith escreveu um livro completo que vale cada centavo.

O leitor fica ávido para saber quem é o serial killer que aterrorizou a cidade e o autor consegue com maestria conduzir a história ao fim sem desviar dos principais suspeitos. Livro recomendadíssimo! Assista também ao filme que é ótimo, mas o livro é infinitamente superior.
comentários(0)comente



Livretando 31/01/2014

Resenha: Zodíaco
Na década de 1960, nos EUA surge um serial killer que pode ser considerado um dos mais enigmáticos já existentes depois de Jack, o estripador, ele se autodenomina zodíaco e até os dias de hoje ninguém sabe realmente a identidade de quem espalhou o medo por alguns vilarejos e quantas pessoas de fato ele matou, apesar de existirem alguns nomes que possam ser considerados como principais suspeitos e o nome de algumas vítimas que foram comprovadamente mortas por ele.

No livro, há uma divisão por capítulos com os nomes das vítimas que foram comprovadas, capítulos falando do próprio zodíaco e dos principais suspeitos de ser o serial killer, mas não esperem por um romance, não é a intenção do autor, é sim um relato da história real do que aconteceu, com o máximo possível de detalhes, até porque o autor trabalhava no jornal em que o zodíaco mandava suas cartas e devido a sua curiosidade (e talvez a facilidade de obter mais informações que a maioria das pessoas), resolveu juntar o máximo de informação possível, investigando tudo o que podia e até realizou entrevistas com as vítimas que por sorte sobreviveram e com as pessoas que tinham contato com elas.

Mas e o que diferencia este serial killer dos outros? Além de não deixar rastros, ele se vestia de forma bem característica, todo de preto com um capuz e um símbolo (seu símbolo, que é uma bola com duas linhas, vide capa do livro) e sempre fazia ligações para a policia após seus assassinatos e mandava cartas para os principais jornais dos locais onde os crimes foram executados, mesmo com tantos contatos, mesmo com muita gente envolvida, com a população em alerta e com tanta informação, ninguém conseguiu capturá-lo, nem mesmo descobrir sua identidade, além disso, tinha um M.O. (modus operandi) que era caracterizado pela morte de casais (em sua grande maioria), apesar de alguns dos homens não terem morrido (como se eles não fossem o alvo).

No mais, o livro é um pouco cansativo, pelo menos pra mim foi, talvez por ter tanta informação, com capítulos e datas, e trazendo os fatos, as mortes, suspeitos etc.

Mas também sou suspeita pra falar, que apesar de cansativo eu gostei do livro, pois gosto muito deste tipo de temática e o fato de ter sido feito separado por datas e capítulos ajudou a situar os fatos.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/02/resenha-zodiaco.html
comentários(0)comente



JOY 11/11/2013

Fui levada a São Francisco das décadas de 70,80...
É um relato impressionante de toda trajetória do assassino Zodíaco.
Baseado em fatos, se torna interessante pela riqueza de detalhes!
Só há o mesmo problema de todo livro baseado em fatos reais...Já sabemos como termina. Ainda mais sendo um caso onde o bandido se dá bem, fica aquele gostinho de querer que as coisas terminem bem, que os bons ganhem e os maus sejam presos ou mortos.
Fiquei com asco de tocar no papel da cópia da carta do Zodíaco, de tão vívido que é o relato.
Recomendo aos que gostam deste tipo de literatura.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6