Zodíaco

Resenhas - Zodíaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luz 28/06/2010

NK+ECD/??~´-!!!''''''""'''"'''@@@+++++===----///????
............ Quem não consegiu entender o título dessa resenha, ou acha que andei digitando alguma coisa de olhos fechados, aleatoriamente e sem ver o teclado, enganou-se redondamente, eu queria isso mesmo ou eu até queria bem mais, todavia os dígitos do meu Pc não são suficientemente a altura de todos os caracteres engendrados, criados, articulados, e criptografados pela mente brilhante, inteligente e perspicaz de um assassino frio, meticuloso, detalhista e paciente que, até os dias de hoje, século XXI, a polícia, quer seja a americana, em especial, ou qualquer outra polícia, possa ter uma idéia real e verdadeira da identidade de alguém que se intitula O Zodíaco. Esse maníaco assassino, psicótico, capaz de escolher suas vítimas como se caçasse alguma coisa rara e algum especimen aborígene, selvagem e violento, dotado de uma periculosidade e maldade, sem limites, começou a atacar casais de namorados em lugares ermos e mulheres sozinhas, com uma frieza e cálculo impressionante e de tal forma assumia seus atos e assassínios dantescos, escrevendo cartas aos jornais locais em São Francisco, USA, detalhando tudo que houvera perpetrado, através de códigos criptografados e charadas complexas e de dificílima elucidação quer fôsse para a própria polícia, a CIA, o FBI e até mesmo o Depto. de Defesa. O Zodíaco, uma mente brilhante e sagaz, apesar de doentia e obsessiva, depois de Jack o Estripador e o Filho de Sam, serials killers de enorme redundância pela sua arte de matar, não tem mais nenhum comparativo de algo ou alguém, tão mortal, fugidio e misterioso, já que até hoje, com seu modo escorregadio e hábil, nem mesmo com suas cartas, foi possível saber quem é. Inúmeras pistas, inúmeros suspeitos, inúmeros atalhos, incontáveis oportunidades, tudo ficou a deriva até os dias de hoje, sem ter nada de palpável sobre esse mestre demoníaco e suas laboriosas charadas que desafiaram a capacidade e percepção de muitos e de vários segmentos. O que se prova, inconteste e sem sombra de dúvida que, a ovelha que está tão próxima e é ou se nos parece, tão suave, meiga, sociabilizável, atrativa, pode ser na verdade o lobo cruel, mau e esfaimado que se veste de elaborados e charmosos adornos para ludibriar, enganar e finalmente matar, pois quem consegue ou conseguirá ver, o terror absoluto, a mais pura atrocidade, se ela está e sabiamente se escamoteia sob a lisura de amabilidades e a doçuras sem par das mansas ovelhas?????? Quem vê cara, sempre, sempre verá também o coração, ou o coração poderá ser mais negro do que a negritude de uma alma torpe?
L. C. R. Sales 21/09/2010minha estante
Bem, estou morrendo de vontade de lê-lo, é um estudo meticuloso da frio espírito do assassino esse livro e essa resenha está dizendo tudo da alma cruel desse matador, adorei!

Mary 25/09/2011minha estante
exelente resenha... irei ler só por causa dela

valveiga22 30/10/2016minha estante
Estou louca procurando esse livro, e não encontro para vender :(

Dani 14/02/2022

Incômodo
Leitura muito interessante e organizada sobre a busca por um serial killer real nos EUA que fez diversas vítimas e mandava mensagens criptografadas à polícia.
Livro escrito por um jornalista que acompanhou o caso e traz diversos depoimentos, em ordem cronológica, de vítimas e detetives envolvidos.
Ao mesmo tempo que apresenta os fatos caso a caso, vai construindo o perfil do assassino e apontando possíveis suspeitos.
Por relatar crimes verdadeiros causa bastante desconforto, mas não deixa de ser uma leitura que atiça a vontade de encontrar respostas.
Indico pra quem gosta do gênero True Crime e têm curiosidade sobre esses assuntos.
Endara 14/02/2022minha estante
Tô loka pra ler !

Dani 14/02/2022minha estante
Vale a pena ?

Marcial 24/12/2017minha estante
Asssiste a adaptação do livro que está disponível na Netflix. Talvez ajude :v

MariFontes 31/12/2017minha estante
Obrigada! Vou assistir! ?

Thata 09/04/2015minha estante
Achei esse livro, por acaso, num sebo. Levei meio que só por levar porque me interesso pelo assunto, mas não achei que fosse gostar da narrativa. Como fiquei feliz em estar enganada! Amo esse livro, e agora bateu até uma vontade de reler.

Priscila Bennati Santana 21/04/2015minha estante
Também não sabia se ia gostar quando comecei. Havia acabado de ler Helter Skelter e achei que nada ia se comparar. Mas adorei!!!! Tinha lido no Kobo e agora achei um no Estante Virtual e comprei! \o/

Ket 10/09/2019

Um assassino esperto e uma investigação mal conduzida
Zodíaco é um relato escrito pelo cartunista Robert Graysmith que tentou, em 1975, juntar em um único volume o máximo de informações possíveis sobre o serial killer que aterrorizou São Francisco. O Zodíaco começou a agir no final da década de 60 e, por quase uma década, sitiou São Francisco com suas cartas e ameaças constantes. Sua identidade permanece até hoje um mistério, demonstrando o fracasso das investigações à época.

A impressão que tive ao ler o material do Graysmith é que a falta de sucesso em agarrar o Zodíaco foi causada não só porque ele era habilmente esquivo, mas também por causa de uma sucessão de equívocos e erros cometidos por muitas pessoas e órgãos. Havia pistas demais e comunicação de menos. O fato de o Zodíaco ter agido em Condados diferentes manteve as investigações separadas e restritas às suas regiões. Os detetives não trocavam informações, não compartilhavam suspeitas, não agiam em conjunto. O resultado: muitas provas circunstanciais e deslizes (a polícia de São Francisco inclusive CONVERSOU COM ELE em uma cena de crime!!!).

Acho que a maior prova de falta de uma unidade investigacional é o próprio livro. O Robert fez o que a polícia da época devia ter feito: reuniu todas as informações e fez as comparações até chegar e um suspeito plausível (mas infelizmente não comprovado).

O único porém do livro, na minha opinião, é a escrita do Robert que não flui muito bem em alguns momentos. Às vezes ele tenta romancear o texto a la Truman Capote, em outros joga pro leitor blocos de evidências de forma crua e isso desestabiliza um pouco a leitura.
Henrieth Hasse 10/09/2019minha estante
Tive a resenha ao vivo em primeira mão uhull hihihihi

Vinny Britto 29/01/2018

Um Relato Arrepiante
Sempre achei esses relatos fascinantes, e esse livro se mostra bem completo. O legal é que ele esmiuça os detalhes de todos os suspeitos de serem o Zodíaco mas em momento algum aponta claramente qual foi, afinal nunca tiveram provas conclusivas, de certo modo até por falhas policiais.

Então cada leitor ao final do livro, pode acabar tendo um suspeito "favorito".

Acredito que se fosse atualmente, com a tecnologia disponível, as chances do Zodíaco ser capturado seriam maiores.

Leitura que vale muito a pena pra quem gosta do tema serial killer.
Lucas 22/10/2019minha estante
Caramba! Como eu não sabia que o filme era baseado em um livro????!!!!

Maria Carolina 23/03/2010

O Livro é um pouco cansativo, mais não é nada Tedioso! Você fica junto com a policia tentando descobrir quem é o ZODÍACO. Ele faz aquele jogo com a policia gato e o rato, faz a policia de bobo...
Pra quem gosta do tema Serial Killers vai adorar o Livro!!!

claudioschamis 10/02/2009

Bem no início do livro achei que fosse até desistir. O livro ficou interessante até quase o seu final que acabou se tornando meio que parado. Os capítulos depois do epílogo achei totalmente dispensáveis. Até iniciei sua leitura mas acabei desistindo. Valer a pena ler, pode até valer, mas poria o livro numa lista mais para o final.

Babi 09/08/2012

Cade o homi pelamor???
Pensa em um livro difícil de se achar, foi esse, após alguns (muitos) meses ele voltou a sebo, e pude comprá-lo finalmente.

Vamos lá, a estória do livro conta sobre o Zodíaco um serial killer que rondou os EUA por anos e matou mulheres massssss nunca foi pego.

Só pela frase acima você deve pensar, porque eu vou ler um livro sabendo que ele nunca foi encontrado????? ORA, porque a historia é angustiante e você tem certeza quem é o assassino, mas sabe o que acontece???? aparece um que tem o perfil mais parecido ainda, e ai cria aquele sentimento do ser humano de confirmação, mas não tem nenhuma!!!!

Estamos falando de uma estória que tem mais de 50 anos, todas as provas aí na mão, retrato falado, e pior ainda, várias mensagens que ele enviou, mas nem assim conseguiram encontrar.

Quem conta a estória é um cartunista chamado Robert Graysmith, que trabalhava no jornal onde diversas cartas foram enviadas, e ele junto com outros jornalistas/policiais começaram a investigar o THE ZODIAC.

Para quem não sabe, existe um filme com o mesmo titulo, e ele é muito bom também, fiel ao livro, eu assisti o filme primeiro e só me deu mais vontade de ler, pois saber que milhares de pessoas leram as cartas, viram as mesmas imagens mas infelizmente nunca conseguiram decifrar quem era realmente o zodíaco.

O pior que no fundo tenho vontade de um dia encontrá-lo (doideira), pra olhar pra ele e perguntar o porque de tudo isso, e saber mais sobre exatamente tudo!!! Tenho a mesma vontade com o Frank Abagnale Jr (Prenda-me se for capaz), querendo ou não eles são pessoas peculiares e sei lá, aquele sentimento de PORQUE? como você fez?

Sei que sempre vai perdurar as perguntas na minha vida, mas vai que né....

Mandy Porto 23/04/2010

Muito Bom *-*
Há umas parte muito fortes que gostaria de parar de ler e nunca mais pegar no livro. Mas a história é muito bem contada, há fotos das cartas verdadeiras. É uma leitura forte, mas vale muito a pena.

BLOG: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/

Proenka 02/01/2010

Zodíaco
Meu interesse por trás dos serial killers me fez comprar esse livro. Pq a maioria desses assassinos tem uma mente brilhante? Não foi o caso desse. Robert Graysmith não é escritor, parece que estamos lendo arquivos policiais e não um livro, foi muito cansativo e por isso o abandonei.

Bibs | @queriaestarlendo 05/03/2011

Assim como "A sangue frio" o que me chamou atenção no livro foi o fato de ser um relato real de um dos casos policiais mais frustrantes dos EUA (sem mencionar que o assassino nunca foi pego), porém, diferentemente do livro de Capote, o relato de Robert Graysmith não apresenta a narrativa ludica que transforma a história em uma espécie de romance policial comum e muito bem escrito. O livro do ex-cartunista do Chronical é mais real e crivel como relato policial, disponibilizando na integra cartas, bilhetes, fotos e cartões postais do Zodíaco (nome que o assassino se deu em seu segunda carta).O livro é envolvente e me fez sentir no meio da investigação policial, como se eu fosse uma mosca no ombro de Robert. A obsessão do autor pelo caso custou-lhe o casamento, mas rendeu um intrigante best seller, levando-o ao ponto de coseguir quebrar o códico da segunda mensagem criptografáda do Zodiaco, desvendando um mistério que durou mais de dez anos. Ao invés de prender-se apenas ao que diziam os relatórios policiais sobre os suspeitos, Graysmith falou com muitos deles, os observou de longe e tentou, até mesmo, colher amostras de caligrafia para que pudessem encontrar o assassino, sem mencionar as incontaveis teorias plausiveis que ele criou para quem seria o assassino e porque ele matava. Minha única duvida com o final do livro foi: se o que o Zodiaco mais queria era publicar seus assassinatos e o fato de que fazia a policia de boba, se o que ele mais queria era publicidade, ele deve ter se deleitado com o lançamento do livro - isso se ele aianda estava vivo.

Bruno 08/07/2011

Robert Graysmith - Zodíaco
Um dos maiores casos dos Estados Unidos, um dos assassinos mais conhecidos na história, uma das personalidades mais misteriosas e únicas no mundo dos Serial Killers. O Zodíaco é um dos casos não-solucionados mais famosos na história da humanidade, um homem que assassinava de diversas maneiras e depois se gabava para a polícia mandando cartas e fazendo telefonemas próximo das estações de polícia.

O autor do livro, Robert Graysmith, era o cartunista do San Francisco Chronicle na época dos homicídios (final dos anos 60) e portanto estava bastante próximo dos casos, já que era para o SFC que as cartas eram enviadas, com criptogramas complexos e informações sobre os assassinatos que somente a polícia sabia até então.

A leitura é simples, muito simples, apesar de técnica em alguns momentos. Não é mostrado somente como o Zodíaco agia ou quem eram suas vítimas. Graysmith mostra quase todos os detalhes de como procede a investigação da polícia, comandada pelos detetives Toschi e Armstrong, dá aulas de balística, descreve detalhadamente o terreno dos assassinatos e reproduz todas as cartas do Zodíaco (algumas nunca antes publicadas).

O livro serve tanto como um documentário sobre os crimes quanto como uma estória, com personagens, falas, pensamentos. Mesmo sabendo quais são as vítimas (no meu caso) e como acabou essa história, a narração de Graysmith prender a cada página, principalmente quando é mostrada as cartas do assassino. É até mesmo reproduzido no livro uma conversa entre o assassino e Melvin Belli, um dos mais proeminentes advogados da época, conhecido como o "Rei das Indenizações".

A narrativa descritiva e precisa de Graysmith, auxiliado por detetives, policiais, xerifes e jornalistas da época, é suficiente para criar situações de tensão e medo no leitor. Você se sente na pele das vítimas em algumas passagens, e em outras parece que você está no local narrado, tamanha é a preocupação do escritor de não deixar nenhum detalhe passar batido, tanto para o leitor quanto para o próprio Graysmith, já que mais do que tudo ele era obcecado por trazer o Zodíaco à justiça, algo que quase consumiu sua vida naqueles anos.

Durante o livro, Graysmith nos apresenta vários suspeitos (todos com nomes alterados) e várias vítimas suspeitas de terem sido vítimas do Zodíaco. Não é mostrado somente a história do assassino e seus crimes, e sim dezenas de casos não-solucionados nos Estados Unidos entre os mais de quinze anos de perseguição do Zodíaco, que passava períodos de até três anos sem escrever para a polícia anunciando suas mortes.

Apesar das mortes confirmadas como crimes do Zodíaco acontecerem nos primeiros capítulos (resultando em um espaço de tempo pequeno no início do livro), a linha do tempo chega até os anos 80, dando saltos para frente nos anos e retrocedendo algumas vezes para fazer a biografia de alguns dos suspeitos. Um dos exemplos é o principal suspeito da investigação, Arthur Leigh "Lee" Allen (No livro chamado de Robert "Bob" Starr), um gênio que gostava de caçar animais e já havia sido preso e internado por pedofilia.

Veja a resenha completa aqui:

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6