Zodíaco

Resenhas - Zodíaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luz 28/06/2010

NK+ECD/??~´-!!!''''''""'''"'''@@@+++++===----///????
............ Quem não consegiu entender o título dessa resenha, ou acha que andei digitando alguma coisa de olhos fechados, aleatoriamente e sem ver o teclado, enganou-se redondamente, eu queria isso mesmo ou eu até queria bem mais, todavia os dígitos do meu Pc não são suficientemente a altura de todos os caracteres engendrados, criados, articulados, e criptografados pela mente brilhante, inteligente e perspicaz de um assassino frio, meticuloso, detalhista e paciente que, até os dias de hoje, século XXI, a polícia, quer seja a americana, em especial, ou qualquer outra polícia, possa ter uma idéia real e verdadeira da identidade de alguém que se intitula O Zodíaco. Esse maníaco assassino, psicótico, capaz de escolher suas vítimas como se caçasse alguma coisa rara e algum especimen aborígene, selvagem e violento, dotado de uma periculosidade e maldade, sem limites, começou a atacar casais de namorados em lugares ermos e mulheres sozinhas, com uma frieza e cálculo impressionante e de tal forma assumia seus atos e assassínios dantescos, escrevendo cartas aos jornais locais em São Francisco, USA, detalhando tudo que houvera perpetrado, através de códigos criptografados e charadas complexas e de dificílima elucidação quer fôsse para a própria polícia, a CIA, o FBI e até mesmo o Depto. de Defesa. O Zodíaco, uma mente brilhante e sagaz, apesar de doentia e obsessiva, depois de Jack o Estripador e o Filho de Sam, serials killers de enorme redundância pela sua arte de matar, não tem mais nenhum comparativo de algo ou alguém, tão mortal, fugidio e misterioso, já que até hoje, com seu modo escorregadio e hábil, nem mesmo com suas cartas, foi possível saber quem é. Inúmeras pistas, inúmeros suspeitos, inúmeros atalhos, incontáveis oportunidades, tudo ficou a deriva até os dias de hoje, sem ter nada de palpável sobre esse mestre demoníaco e suas laboriosas charadas que desafiaram a capacidade e percepção de muitos e de vários segmentos. O que se prova, inconteste e sem sombra de dúvida que, a ovelha que está tão próxima e é ou se nos parece, tão suave, meiga, sociabilizável, atrativa, pode ser na verdade o lobo cruel, mau e esfaimado que se veste de elaborados e charmosos adornos para ludibriar, enganar e finalmente matar, pois quem consegue ou conseguirá ver, o terror absoluto, a mais pura atrocidade, se ela está e sabiamente se escamoteia sob a lisura de amabilidades e a doçuras sem par das mansas ovelhas?????? Quem vê cara, sempre, sempre verá também o coração, ou o coração poderá ser mais negro do que a negritude de uma alma torpe?
L. C. R. Sales 21/09/2010minha estante
Bem, estou morrendo de vontade de lê-lo, é um estudo meticuloso da frio espírito do assassino esse livro e essa resenha está dizendo tudo da alma cruel desse matador, adorei!

Mary 25/09/2011minha estante
exelente resenha... irei ler só por causa dela

valveiga22 30/10/2016minha estante
Estou louca procurando esse livro, e não encontro para vender :(

Jéssica | @jehbreda 10/05/2022

Frustrante e esclarecedor
Um livro que não é conto, não é imaginação, e a vida real.

Pessoas mortas de maneiras diferentes, locais de crimes variados, armas diferentes, cartas com códigos, vários suspeitos? e ninguém nunca foi preso.

Confesso que cheguei a conclusão de que o erro dessa operação foi não haver de fato uma operação e sim vários polícias em vários locais diferentes que não trocavam informações de forma efetiva se não certamente o Zodíaco estava preso.

Mas, um bom livro e boas explicações!

Victor 01/07/2022

Um Livro/Documentário
O livro foi escrito por um colunista que trabalhou e sempre foi fissurado em tentar encontrar quem foi o verdadeiro Assassino do Zodíaco.
Ele junta todas as suas descobertas e documentos no livro e os narra como se fosse um documentário em livro. Eu curti muito ler um pouco sobre essa história que assombrou a Califórnia de 1966 até os anos 80.
Recomendo pra quem gosta dessa pegada de livro mais informativo , pois ele não é um livro de ficção com personagens. Ele conta fatos das descobertas do autor na época.

Lucas.Rocha 02/06/2023

Sexta-feira, 2 de junho de 2023
Robert Graysmith, nos transporta para a perturbadora saga de um dos casos de assassino em série mais, intrigantes da história. Um cartunista que viveu o caso do Zodíaco em tempo real enquanto trabalhava para um jornal, proporciona uma narrativa envolvente e detalhada, mergulhando profundamente nos eventos e personagens envolvidos. Um dos pontos altos do livro é a sua linha do tempo precisa e bem elaborada. O autor apresenta de maneira meticulosa os assassinatos cometidos pelo Zodíaco, detalhando datas, locais e as vítimas envolvidas. Desde os primeiros ataques até as últimas aparições do homossexual enrustido. Cada crime é descrito com minúcias que permitem ao leitor acompanhar o avanço da investigação e sentir o crescente clima de tensão e mistério.

Ao longo da trama, somos apresentados aos principais personagens envolvidos na investigação, como o Detetive Dave Toschi, o Inspetor Willian Armstrong, o jornalista Paul Avery e o chefe de polícia Jack Mulanax, através de suas perspectivas e esforços conjuntos. Graysmith retrata a complexidade e desafios enfrentados pela polícia na busca pelo Zodíaco. Os detalhes dos crimes descritos pelo autor são arrepiantes. Os assassinatos são apresentados com uma intensidade vívida, criando uma atmosfera de suspense que mantém o leitor cativado. Além disso, retrata com destreza o envio dos códigos e cartas feito pelo sádico para a polícia e jornais, adicionando uma camada adicional de mistério ao caso. Graysmith explora esses códigos de maneira fascinante, demonstrando o impacto que eles tiveram na investigação e na mídia.

É interessante traçar um paralelo entre o livro "Zodíaco" e sua adaptação cinematográfica de 2007, dirigida por David Fincher. O filme captura de forma excepcional a atmosfera sombria e angustiante da obra original, retratando com maestria os personagens-chave e os eventos marcantes do caso. Embora algumas licenças artísticas sejam tomadas para fins dramáticos.
A essência da história permanece intacta, proporcionando uma experiência visualmente cativante.

Por fim, o livro levanta um suspeito principal, Arthur Leigh Allen, um homem que despertou fortes suspeitas ao longo da investigação. Graysmith apresenta evidências e circunstâncias intrigantes que envolvem Allen, levando o leitor a questionar sua possível ligação com os crimes.

Dani 14/02/2022

Incômodo
Leitura muito interessante e organizada sobre a busca por um serial killer real nos EUA que fez diversas vítimas e mandava mensagens criptografadas à polícia.
Livro escrito por um jornalista que acompanhou o caso e traz diversos depoimentos, em ordem cronológica, de vítimas e detetives envolvidos.
Ao mesmo tempo que apresenta os fatos caso a caso, vai construindo o perfil do assassino e apontando possíveis suspeitos.
Por relatar crimes verdadeiros causa bastante desconforto, mas não deixa de ser uma leitura que atiça a vontade de encontrar respostas.
Indico pra quem gosta do gênero True Crime e têm curiosidade sobre esses assuntos.
Endara 14/02/2022minha estante
Tô loka pra ler !

Dani 14/02/2022minha estante
Vale a pena ?

Lisa 25/04/2020

Drinking game: tome uma dose cada vez que a polícia faz alguma coisa errada no livro
Já havia ouvido falar muito sobre o caso, mas o que vi em Zodíaco foi angustiante e me deixou ainda mais intrigada pela história toda. Os assassinatos ocorreram entre as décadas de 60 e 70, e o Zodíaco (persona que o próprio assassino assumiu) foi um dos primeiros e mais notórios serial killers da história, muitas vezes comparado a “Jack, o Estripador”.
O livro traz informações detalhadas sobre os homicídios cometidos pelo Zodíaco que foram confirmados pela polícia. O autor também fez entrevistas com sobreviventes e agentes encarregados do caso. Ele também traz as cartas e criptogramas que o Zodíaco enviou aos jornais da época. Essas cartas continham ameaças e também zombarias pelos inúmeros erros cometidos pela polícia. Ele vangloriava-se por conseguir se esgueirar por anos, sem que ninguém conseguisse provar algo contra ele. Há uma passagem em que os policiais conversam com ele perto da cena de um crime e depois manda uma carta gabando-se de como era muito mais esperto que a polícia.
Depois de mergulhar de cabeça no caso, o que consegui entender é que na época os investigadores não tentaram manter um contato com outros investigadores, nem fizeram um grande serviço em criar uma unidade de investigação para compartilhar suspeitos, coisa que Graysmith acaba fazendo para escrever o livro. Talvez com a tecnologia que temos hoje fosse mais difícil para o Zodíaco se esconder.
Em algumas passagens dá para perceber que Graysmith não era “autor” (considerando que ele era cartunista de um dos jornais para quem o assassino enviava as cartas). Ele se atém aos detalhes técnicos, o que faz o livro por vezes parecer “seco”. Mas ele fez um grande trabalho em reunir grande parte das provas e dos relatos de testemunhas em um só lugar, apontando suspeitos, etc. Mesmo que por fim, ainda não saibamos quem é o Zodíaco, fica aquela pulguinha atrás da orelha. O Assassino do Zodíaco é um dos serial killers mais sinistros dos EUA e este livro é um incrível começo para quem quer começar a cavar mais fundo nessa história.

site: https://www.instagram.com/surtoentrepaginas/

Coutinhox 13/09/2022

Zodíaco, um assassino incomun
Simples incrível, prende o leitor que é curioso, e se você não é, vai ficar, cheio de mistério, não é pesado nós detalhes gráficos dos crimes e sim nos detalhes das investigações, pra quem curte true crime e mistério, esse é o certo.

Augusto Bogo 15/01/2021

Maravilhoso
Até agora foi o meu melhor livro de 2021. Trás detalhes e angústias na caçada do Zodíaco. Li em um dia e queria mais.
Livro obrigatório por aqueles que se interessam por investigações e mistérios policiais.

LetAciaNaves 04/01/2023

Muito bem detalhado
É uma pena que os detetives e responsáveis pelo caso não encontraram o assassino, esse livro é muito bem detalhado mesmo, mostra as cartas do zodíaco para a polícia, a descrição sobre os assassinatos é muito boa mesmo, Robert Graysmith fez um ótimo trabalho nesse livro. Esse caso do Zodíaco me lembra bastante do Jack estripador, mas é claro, os dois casos são também diferentes, creio eu que os dois eram sádicos sexuais

Albert 04/02/2014

Fantástico!
Quem procura um livro baseado em fatos reais sobre serial killer este é fantástico. Zodíaco consegue prender sua atenção do início ao fim e ainda nos premia com um grande suspense. Com pesquisa a fundo, depoimentos, retrato falado e cartas enviado pelo assassino, Robert Graysmith escreveu um livro completo que vale cada centavo.

O leitor fica ávido para saber quem é o serial killer que aterrorizou a cidade e o autor consegue com maestria conduzir a história ao fim sem desviar dos principais suspeitos. Livro recomendadíssimo! Assista também ao filme que é ótimo, mas o livro é infinitamente superior.

@wesleisalgado 07/03/2021

Arthur Leigh Allen
Ler Zodíaco é uma experiência de tirar o fôlego e ao mesmo tempo frustrante.
O ritmo da narrativa do Robert Graysmith é frenético, você não tem tempo de respirar. Intercalando as histórias de vítimas individuais, com as cartas do Zodíaco ao San Francisco Chronicle, além de uma enxurrada de materiais extras como fotos de jornais, retratos falados e excertos das cartas em código.
O frustrante é que, em nenhum momento o autor pretende ridicularizar a polícia, mas a história mostra sozinha, somente sendo contada, que a quantidade de erros cometidos ali por parte dos investigadores é vergonhosa. E o final em aberto, doí fisicamente.
Logo após a leitura, lá fui eu assistir novamente o filme de David Fincher, devo ter visto uma única vez lá pelos idos de 2008 ou 2009 . E como adaptação é impecável, apesar do ritmo lento. Entendo hoje os comentários mornos na época do lançamento, o próprio David Fincher, que era criança em São Francisco na época dos ataques, disse que o maior intuito dele era nos colocar no lugar de quem viveu esse determinado momento, o pânico e o desconhecido, e não se pautar em uma carnificina barata.
Além de tudo, os apêndices do livro são um ótimo bônus; com seções falando das cartas, do tipo de letra, dos carros do assassino, e ainda um pequeno diário escrito pelo Robert Graysmith durante as filmagens do filme entre o final de 2005 e o início de 2006, onde trabalhou como consultor.
Ótimo!!
OBS[1]: Filmes citados pelo livro; 1º Perseguidor implacável [DIRTY HARRY 1971], baseado realmente nos assassinatos enquanto aconteciam. 2º Terra de ninguém [Badlands 1973] . 3º O exorctista [1973], o próprio Zodíaco debocha do filme em uma de suas cartas.
OBS[2]: Resenha nº25 do desafio Skoob 2021.

Nimrod 30/04/2021

Caro editor... aqui é o Zodíaco falando.
Faz anos que eu vi o filme do diretor David Fischer sobre o caso, e eu como amante de True Crime fui diretamente atraído por esse em específico, e se tornou o meu favorito e mais intrigante de todos.

Na época as edições do livro estavam esgotadas e eu fui atrás por dias por Internet e diversos sites. Anos depois finalmente pude ler este livro, está acessível novamente, e pra quem gostou do filme, com certeza vai amar o livro (ou quem nunca viu e só se interessa por True Crime, vai amar também)

O livro tem MUITO mais conteúdo do que o filme, mais assassinatos, mais cartas e mais mistérios, depoimentos reais, cenários reais, mapas, arquivos policiais reais, bom, como todo livro bom de True Crime, este é completo.

Segue uma narrativa meio "diário" feito pelo próprio escritor que acompanhou desde o início os casos. O livro é sempre uma novidade, sempre há perguntas que você vai querer a resposta, e sempre mais novidades, é uma leitura que não cansa, e sim cativa o leitor ainda mais.

Sendo um ótimo livro de True Crime o livro é altamente indicado para amantes do gênero.

Um Livro para Amar 10/09/2020

“não havia testemunhas, motivos ou suspeitos.”
Você está pronto para uma das melhores histórias de caça a um serial killer?
Esse relato fantástico foi escrito por Robert Graysmith, que era o cartunista de política do maior jornal do norte da Califórnia quando, em 1968 esse assassino encapuzado começou a matar pessoas e enviar cartas à polícia, desafiando-a a capturá-lo.
O fascínio pelos casos tão difíceis de decifrar levou o jornalista a começar sua própria investigação, no intento de descobrir a identidade do assassino. Todas as informações juntadas por Graysmith foram compiladas neste livro incrível com muita precisão e fidelidade.
O Zodíaco está na lista de assassinos mais sádicos que existem/existiram. Seu nome fica atrás apenas de Jack, O Estripador e Filho de Sam. Não apenas as mortes ganham destaque em sua trajetória, como também mensagens criptografadas inseridas em cartas enviadas aos jornais.
Suas mensagens, além de desafiarem as maiores mentes do FBI, CIA e NSA, eram cheias de escárnio, astúcia e ameaças. Vendo a dificuldade em sua captura, Zodíaco debochava da polícia e enviava ameaças de explodir ônibus escolares, colocando em polvorosa a cidade inteira.
Por trás de todo o mistério e carência de atenção, facilmente detectável em suas mensagens, o Zodíaco era um sádico sexual que acreditava que suas vítimas o aguardavam em um paraíso para serem torturadas pro ele.
Para aqueles que não sabem, esse assassino tão complexo despertou uma busca em vários condados e uma lista de cerca de 200 suspeitos. Até hoje, não se descobriu a identidade verdadeira dele, apesar de o autor apontar um suspeito especifico segundo as suas investigações.
Por mais de duas décadas os Estados Unidos desempenharam uma caçada ao Zodíaco, sem no entanto conseguir encontrar o assassino. Esse registro é impressionante, completo e cheio de detalhes dessa busca, onde ameaças, criptogramas, um assassino encapuzado e um Chevrolet branco que é visto por todos assombram as pessoas até hoje.

site: https://umlivropamar.blogspot.com/2020/09/zodiaco-robert-graysmith.html

Camila 26/08/2022

Finalmente!!
Depois de assistir ao filme de mesmo nome centenas de vezes, finalmente consegui ler o livro que o inspirou!

Você certamente conhece, ou pelo menos já ouviu alguma coisa, sobre o caso do Zodíaco. Esse é um dos casos mais famosos de serial killers. Isso provavelmente porque, por muitos anos, a identidade do assassino ficou desconhecida, não podendo nem afirmar se ele ainda estava vivo ou morto.

Esse é o relato detalhado (e metódico) de um jornalista que se viu fascinado e preso na história desse assassino. Mas ao contrário do filme, o livro não aborda a vida do autor e demais personagens. E talvez por isso não prenda tanto leitores como acontece com quem assiste o filme.

Por isso minha dica é: esqueça tudo que saiba sobre o caso e o filme. Leia como se fosse a primeira vez que estivesse se deparando com essa história.

Vinny Britto 29/01/2018

Um Relato Arrepiante
Sempre achei esses relatos fascinantes, e esse livro se mostra bem completo. O legal é que ele esmiuça os detalhes de todos os suspeitos de serem o Zodíaco mas em momento algum aponta claramente qual foi, afinal nunca tiveram provas conclusivas, de certo modo até por falhas policiais.

Então cada leitor ao final do livro, pode acabar tendo um suspeito "favorito".

Acredito que se fosse atualmente, com a tecnologia disponível, as chances do Zodíaco ser capturado seriam maiores.

Leitura que vale muito a pena pra quem gosta do tema serial killer.
Lucas 22/10/2019minha estante
Caramba! Como eu não sabia que o filme era baseado em um livro????!!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6