rperesperes 09/12/2019Tudo sobre o livro + Resumo + Minhas consideraçõesRESUMO
Para exercer um bom Marketing, não basta apenas investir dinheiro em propagandas e anúncios, é necessário investir em pessoas, procurar relacionar-se com seus clientes da forma mais amigável possível, como se fossem parte da sua família. Sabe-se que cada vez mais pessoas estão migrando para as mídias sociais, por isso, é necessário que as empresas também estejam presentes nesse meio e busquem se adequar ao "ambiente", estabelecendo boas estratégias de comunicação, unindo o tradicional com o atual, e assim manter-se firme no mercado.
MINHAS CONSIDERAÇÕES
- Qualidade é melhor que quantidade;
- Uma boa relação com os clientes, traz bons resultados;
- Trate seus funcionários como trata seus clientes;
- Adeque sua empresa as mídias sociais, ou ficará para trás.
A partir daqui, tudo sobre o livro...
COMO TUDO MUDOU, EXCETO A NATUREZA HUMANA
A forma como nos relacionamos com as pessoas influencia muito no modo como vivemos, e nas empresas isso não é diferente. Pequenas interações que nos permitem mostrar quem somos e nosso ponto de vista sobre determinado assunto, são momentos que podem gerar confiança.
As mídias sociais permitiram a interação dos consumidores com as empresas, semelhante ao modo como interagimos com a nossa família ou amigos. As intenções de uma empresa dentro das mídias sociais não devem se basear apenas em ganhar dinheiro, mas sim construir um relacionamento sólido com seus clientes, e assim fazer com que tenham interesse no seu produto ou serviço, afim de que venham comprá-lo e falarem sobre ele.
O autor chama o momento que estamos vivendo de '' Economia da Gratidão '', somente as empresas que conseguem ser autênticas e agirem a moda antiga, mesmo com as novas tecnologias, conseguirão se manter firmes no mercado. Hoje, os clientes esperam que você se preocupe com eles, não somente isso, esperam que você os ouça e prove o que está dizendo, e que de a eles o que estão pedindo, e quando não fizer isso que os responda com honestidade. Eles querem apenas ser ouvidos e bem tratados, com sinceridade.
POR QUE AS PESSOAS INTELIGENTES IGNORAM A MÍDIA SOCIAL E POR QUE NÃO DEVERIAM FAZER ISSO
Grande parte das empresas que utilizam as mídias sociais não estão usufruindo da maneira correta, por que não percebem a importância da interação com seus clientes e da imagem que estão passando. É importante que uma empresa deixe claro suas intenções dentro de uma mídia social, que não esteja inserida nesse meio apenas por que seus concorrentes estão, mas que transmita sua identidade e construa bons relacionamentos com seus clientes, sendo assim, mesmo que alguns clientes falem mal de sua empresa você terá defensores, pois obteve a confiança deles e se importou com suas necessidades.
A mídia social mudou rapidamente os níveis de comunicação que nem se quer imaginávamos há dez anos atrás. O impacto dessas tecnologias hoje, atinge de forma mais rápida e profunda as empresas, do que antigamente. Alguns profissionais de marketing ainda acreditam que essas tecnologias não são tão eficientes quanto parecem ou tem medo de não se adaptarem e ferir sua imagem, mas o fato é que as empresas não podem fugir, ou elas se adaptam ou ficarão para trás. Não importa quais sejam os obstáculos a serem enfrentados para atingir um bom relacionamento dentro da mídia social, se seus concorrentes forem maiores, atenda melhor que eles! Se estão vendendo mais barato, atenda melhor que eles!
PARTINDO DO COMEÇO: INSEMINE A CULTURA CERTA
Uma das primeiras coisas que podem deixar um funcionário feliz, é quando ele é bem tratado. Portanto, até que ele prove ser digno de confiança irá agir conforme bem entender. Outra coisa que pode deixar um funcionário feliz, é ele sentir que suas necessidades estão sendo atendidas, e isso é muito raro dentro de uma empresa. Para lidar com esse tipo de funcionário o chefe ou diretor da empresa deve buscar uma relação sólida da mesma forma com que busca com seus clientes.
Uma empresa seja ela grande ou pequena, que é bem sucedida, começa por uma boa administração, e é formada por bons líderes. Se você faz parte uma empresa é importante que conheça sua identidade e a transmita para seus clientes da maneira correta, sem alterar o que já está consolidado. Se sua empresa for conservadora, mantenha a conservadora, se você for um líder formal, não tente parecer ''moderninho".
Muitas empresas têm medo de investir nos seus funcionários (ou investem pouco) por medo de levar prejuízo se eles resolverem sair da empresa. Porém, se você estabelecer uma relação segura e mostrar que realmente se importa com seus funcionários, seu investimento neles, será mais certeiro e eles pensarão duas vezes antes de deixar sua empresa. Quando alguém se sente feliz, ela terá o desejo de fazer outras pessoas se sentirem felizes, se você deixar seus funcionários felizes, eles buscarão fazer isso por seus clientes também.
Uma empresa inserida nas mídias sociais, está sujeita a cometer erros, e esses erros podem afetar a relação da empresa com seus clientes, causando prejuízos e perda de credibilidade. A forma como uma empresa resolve isso tipo de situação vai depender muito do relacionamento que ela tem com seus clientes, se ela tiver uma relação sólida e autêntica será mais fácil de sobreviver a esses deslizes.
SURPREENDA O CLIENTE
É importante para uma empresa ou marca, mostrar que se importam com seus clientes, estar sempre atenta ao que eles estão buscando nas mídias sociais, e através disso, satisfazer suas necessidades.
Na Economia da gratidão, a iniciativa deve ser a mesma, tanto para grandes quanto pequenas empresas. Para surpreender seus clientes você precisará uma boa organização e um bom orçamento, muitas pessoas pensam que o grande público só pode ser atingido com grandes investimentos em publicidade, porém, enviar uma mensagem de agradecimento pela compra do seu produto ou serviço, oferecer descontos exclusivos, e até alguns mimos como brindes por exemplo, são iniciativas que qualquer empresa pode tomar, sem falar nos benefícios trazidos, mais clientes fiéis e satisfeitos, mais credibilidade, e mais lucro.
O NAMORO PERFEITO: A MÍDIA ENCONTRA O SOCIAL
Mesmo que o marketing tradicional nos dias de hoje, não seja tão eficiente como antigamente, ainda pode gerar alguns resultados. A maioria das pessoas estão integradas as mídias sociais, mas existe uma pequena parte que não está inserida nesse meio, e é possível atingi-las também combinando o marketing tradicional com o digital. Por exemplo quando estiver falando com alguém sobre sua empresa ou marca com alguém que não acompanha seu desempenho na mídia social, procure estender a conversa levando a pessoa a visitar seu site ou página no Facebook.
Estabelecer uma boa relação pessoal pode te ajudar a estabelecer uma relação digital com seus clientes. Todos podem fazer isso, basta desenvolver uma estratégia criativa, que permita com que as plataformas digitais e tradicionais trabalhem juntas.
INTENÇÃO: QUALIDADE VERSUS QUANTIDADE
Certamente, boas intenções podem gerar resultados positivos e atrair as pessoas até você. Em plataformas como o Facebook e Twitter, onde o conteúdo é apresentado de forma transparente e imediata, surgem ferramentas que podem te ajudar a discernir e eliminar as más intenções de uma empresa ou marca.
Se você está inserido dentro de uma mídia social e crê que seu sucesso está no alto número de seguidores, você está no caminho errado. O sucesso de uma empresa ou marca dentro de uma mídia social, não depende somente do seu número de fãs ou seguidores, mas sim da qualidade dos seus produtos ou serviços oferecidos. Quando você faz um anúncio visando se aproximar dos seus clientes, a chance de criar uma conexão com eles, é maior do que se você anunciar visando apenas números.
A ECONOMIA DA GRATIDÃO EM AÇÃO
A Avaya é uma companhia conhecida por desenvolver aplicativos, sistemas e serviços de comunicações de alto desempenho e até a prova de balas para empresas, vende produtos práticos e pouco sedutores. No entanto fez com que empresas B2B (Business to Business) possam usar a mídia social com o mesmo sucesso que uma empresa física requintada. Um dos objetivos da Avaya ao inserir-se no Twitter era de acompanhar as perguntas e queixas de seus consumidores, sempre respondendo cada um. Seja qual fosse a pergunta ou reclamação a empresa sempre procurava responder o mais rápido possível, isso fez com que perdessem menos clientes. A Avaya estava atenta, estava inserida onde poucos estavam, e graças a isso fechou uma venda de 250 mil dólares em 13 dias, por conta de um cliente que procurava um novo sistema telefônico para sua empresa.
Outro caso onde a mídia social fez a diferença, é o da Dra. Vaksman. Ela estava inserida em diversas redes sociais, Facebook, Twitter, Youtube e Linkedin, com isso trouxe diversos clientes para o seu consultório. O número de pacientes superou as expectativas da Dra. Vaksman e isso acabou comprometendo seu atendimento, fazendo com que muitos pacientes postassem sua frustração na internet. É necessário inteligência para reagir a críticas, especialmente quando são expostas publicamente, alguns pacientes que se mostraram insatisfeitos com o atendimento, logo postaram atualizações de que seu problema havia sido resolvido, isso demonstrou compromisso com os clientes por parte da Dra. Vaksman. A combinação do atendimento incrível aos clientes e o poder do boca a boca fez com que seu consultório se consolidasse.
CONCLUSÃO
É fato que o marketing está se tornando cada vez mais difícil, o volume de informações que as pessoas recebem multiplica a cada dia. A única maneira das empresas ou marcas se manterem estáveis dentro das mídias sociais é estabelecer relações fora delas, isso pode ser demorado, porém, o boca a boca pode produzir um impacto muito maior para o seu negócio. Se os profissionais de marketing conseguirem aproveitar ao máximo o que as plataformas digitais e tradicionais têm a oferecer, terão um retorno maior, independentemente do investimento que façam.
Não é possível esperar que o marketing se estabilize antes de incorporá-lo na mídia social de sua empresa, isso é fora de realidade. A Economia da Gratidão, mudou totalmente as expectativas dos clientes, e as empresas terão que se tornar criativas e pessoais para atendê-las, a visão que temos do marketing hoje, logo será vista como ineficiente. O segredo então é se preparar para o futuro, é preciso inovar sempre para poder se manter no mercado, criar conexões emocionais com seus clientes pode ser o motivo que os levem a gastar seu dinheiro adquirindo seus produtos ou serviços, toda interação que tiver com seus consumidores, pode ser determinante para a expansão do seu negócio dentro e fora das mídias sociais.