As aventuras de Robinson Crusoe

As aventuras de Robinson Crusoe Daniel Defoe

Resenhas - As aventuras de Robinson Crusoé

Camila 06/10/2021

Mediano
Gostei bastante da escrita, mas o personagem é tão burro que me deu dó, ele teve tantas oportunidades e simplesmente jogou no ralo e inventou uma mais difícil ainda

Liberato 05/05/2017

Robinson Crusoé
O livro conta a história de Robinson Crusoé que era um jovem marinheiro inglês.Um dia ele decidiu seguir seu caminho à parte para uma aventura sem avisar ninguém.Entao embarca em um navio,como castigo do destino,seu navio é pego uma tempestade e neufraga.Toda a tripulação morre,exceto ele Crusoé,encalhado numa ilha do Caribe,lá ele tem duas escolhas:se deixar pela maré ou lutar pela sua vida.
Ele busca por mantimentos no navio neufraga.Controi uma fortaleza de madeira na praia é uma outra casa,embrenhada na floresta, a qual chamava de "Casa De Campo" onde plantou cereais a partir de grãos que haviam no navio.
Fez também todas as ferramentas,mesa,cadeira,e tudo o mais de que prescisava para seu uso.
Durante 25 anos de solidão absoluta,Robinson encontra outros valores éticos em sua vida,inclusive a religião onde passava a ler sempre a Bíblia que havia encontrado no antigo navio.
Depois de anos e anos vem uma descoberta:Robinson descobre uma "pegada" e então percebeu que não estava sozinho naquela ilha.
Achei esse livro muito legal pois fala da vida de um marinheiro.

Myla 05/05/2017

Robinson crusoé
Robinson Crusoé
O livro conta a história de Robinson Crusoé um jovem a marinheiro inglês,que decide fugir de casa para seguir seu sonho de conhecer o mundo.
Assim de saída de sua saída de casa ele entra num navio que deixou o porto de hule com destino a Londres,passaram -se dias que Robinson estava em auto mar, mais no oitavo dia o vento Começou a soprar muito forte ,ao meio-dia o mar estava muito agitado fazendo os tripulantes ficarem com medo,no meio da noite um dos tripulantes gritou que a água começou a entra no navio.
Depois do navio ter afundado o capitão do navio não deixou mais o entra novo navio. Depois de ser dispensado pelo capitão,embarcou em outro navio com destino a Guiné aonde foi saqueado e tornado escravo ,depois de alguns anos sendo escravo conseguiu fugir nadando pelo mar aonde encontrou um navio português aonde consegui se abrigar por alguns anos,mais este navio passou por uma tempestade onde sobreviveram robinson,um cachorro e dois gatos depois da tempestade Robinson acordou numa ilha aonde passou vinte sete anos de sua vida. No dia 19de dezembro Crosué é Sexta -Feira (um amigo que salvou o de ser morto e comido pelos canibais o ensinou a ler escrever e lhe deu abrigo e vestimentas e proteção )foram morar na Inglaterra aonde teve três filhos uma menina e dois meninos e se casou.
Kelly.Souza 11/11/2019minha estante
qual e o final da historia?

Anderson673 02/06/2022

Bom, mas excessivamente extenso.
É muito bem escrito e envolvente no enredo. Apesar de em alguns momentos se tornar chato com o fanatismo religioso, o puritanismo e todo o resto que vem com isso. Outra coisa que atrapalha é a falta da divisão por capítulos, torna a questão do excesso de gordurinha na narrativa muito mais chato do que deveria ser. Por fim, foi uma leitura interessante e valeu o esforço, mas não recomendaria para todo mundo, pode ser maçante e cansativo.

Lucas 12/02/2011

O pai de todos os clássicos
Este livro é provavelmente o primeiro romance já publicado, a data é de 1719. Quando se fala de Robinson Crusoé não se fala apenas de um personagem, mas sim de uma lenda, Daniel Defoe imortalizou a sua obra que continua sendo lida mesmo trezentos anos depois de escrita.

A estória é de um jovem marinheiro inglês que viajou para a África,em busca de novas terras, em um acidente de navio acaba apenas ele sobrevivendo à tragédia e acaba por fim ficando isolado numa ilha deserta. A narrativa do escritor é excelente, nos faz sentir muito o infortúnio e a dor de Robinson Crusoé perdido em uma ilha.

Ele fica por incríveis 28 anos na ilha, maior parte sozinho e depois acompanhado pelo imortalizado aborígene sexta-feira, o que mais encanta no livro é a forma como a situação é encarada por ele, apesar da tragédia da sua vida, em que literalmente foi banido para o ermo, jamais modificou seus pensamentos e sua forma de ser, incluindo a religião em que nenhum momento ficou abalada. É uma história muito bonita de dor e solidão, principalmente solidão, mas que acaba sendo disfarçada pela ternura do personagem.

Robinson Crusoé nos faz refletir como o ser humano é tolerante à situações adversas, na minha opinião As aventuras de Robinson Crusoé é o melhor livro de auto-ajuda já publicado!

Brincadeiras a parte, o livro é um marco na literatura mundial e é incrívelmente fácil e divertido de ser ler mesmo estando com quase trezentos anos de idade.

Leitura obrigatória!

Maria Fernanda 28/05/2020

Robinson Crusoé
O livro conta a história de um marinheiro inglês que ao viajar a África seu navio sofre um naufrágio. Todas as pessoas que estavam a bordo morreram exceto Robinson Crusoé , que vá para uma ilha deserta no Caribe e lá ele se depara com as dificuldades de viver sozinho em uma ilha

Shirliany 08/11/2012

Gostei muito desse livro, porque adoro livros de aventura

Mateus 30/05/2014

robson cusoé
Robson Crusoé fugiu de casa para viver uma vida no mar logo depois o barco afundou e ele foi parar eu uma ilha de canibais , la ele viveu muito tempo, ele fez amizades com um dos canibais que lhe ajudou a sair da ilha depois de ter saindo ele foi para o brasil no brasil ele fez uma plantação de cana-de-açúcar e ganhou muito dinheiro e voltou para sua casa natal bem velhinho.

z..... 27/03/2019

Adaptação infantojuvenil Rideel (2004)
Leitura The Flash para atiçar lembranças, assim foi minha relação com essa obra. Considero-a uma valorização do colonizador europeu no Novo Mundo, que é apresentado como conquistador sagaz e guiado por Deus, um herói, onde tudo que se opõe é enquadrado como bestial (digno de ser subjugado e usurpado).
Poucos dão ênfase, porém, à ganância motivacional às viagens de Crusoé, que incluía o tráfico negreiro (como eram também as disposições dos exploradores).
Em termos práticos, acredito também que acabou sendo uma propaganda ideológica e motivacional às conquistas além-mar.

Sabe o que realmente chamou minha atenção nessa obra Rideel? Até hoje pouco li sobre o autor (Defoe) e o resumão reservou também algumas considerações breves na biografia, onde se destaca (algo que não sabia e um dia quero ler mais sobre isso) que era um sujeito de má fama, enrolador e de péssimo caráter, seja nos negócios (onde colecionou processos) e na vida familiar. Eita!

Por ser sucinto para a garotada, sem omitir certas coisas nada nobres em Crusoé (escravagista) e em Defoe (segundo o registro, mau-caráter), gostei do resumo.

Liny Arguilera 14/01/2021

É um livro infantil, cativante, a história apesar de séria é muito engraçada, e dá para a família toda.
O coitado do Crusoé que não escultou os pais e se tornou marinheiro acabou náufrago em uma ilha que depois se tornou dono, e quem diria que o danado morou no Brasil, e depois resolveu ir ao alto mar mais uma vez, mesmo depois do susto do naufrágio.

Maria.Luiza 28/05/2020

Robinson Crusoé
O livro conta a história do personagem Crusoé que sofre um naufrágio e acaba permanecendo por anos em uma ilha isolada, com o tempo ele acha um garoto na ilha fugindo de uma tribo canibalista que lá habitava, o garoto era o Sexta-Feira e eles se tornam muito amigos. O livro trata-se do dia a dia do protagonista (Robinson Crusoé).

Lilian_89 22/09/2021

Coitado do Robinson Crusoé

O livro narra as desventuras de seu personagem principal: Robinson Crusoé, que desafiando os conselhos e desejos de seus pais resolve se aventurar no mundo a bordo de um navio saindo da Inglaterra.

Tendo fugido de casa aos 18 anos em busca de aventuras no mar, Crusoé encontra não menos que desafios e catástrofes inimagináveis. Seu navio em princípio, quase naufraga e em um dado momento da viagem se vê sendo atacado por mouros que matam parte da tripulação e o levam como escravo.

Anos após ano vivendo em cativeiro, Crusoé consegue fugir com a ajuda de outro servo, porém suas desventuras não se encerram aí. Após se ver livre e navegando ao longo da costa da África, Crusoé acaba por ser resgatado por um navio português e é levado para o Brasil, Ali, acaba conseguindo um lote de terra e começa a enriquecer e a construir uma vida plena. Porém, tentado por alguns colegas, se vê novamente no mar em busca de conseguir lotes de escravos na África.

Nessa nova viagem, aparentemente o mar é uma maldição na vida de Crusoé, a embarcação é afundada por uma terrível tempestade e Crusoé, o único sobrevivente acaba chegando em uma ilha deserta onde passará grande parte de sua vida isolado do resto do mundo. Nessa ilha ele vive por mais de 20 anos tendo que se virar como pode para garantir sua subsistência. Ele constrói sua casa, chega a realizar plantio de alguns cereais e ainda recolhe um pequeno rebanho de cabras.

Muitos anos vivendo só nessa ilha Crusoé metida sobre sua vida e sobre suas desventuras, ele percebe que tudo não passa do castigo divino, por ter contrariado seus pais e seguido em busca de aventuras por puro capricho. Meditando assim, passa a agradecer aos céus por estar vivo e ter condições de se manter mesmo em meio ao castigo de Deus.

Num belo dia, entretanto, Crusoé acaba cruzando com novas personagens que atracam em sua ilha, nativos do continente realizam ali seus rituais macabros de assassinar e comer seus inimigos. É num desses encontros que Crusoé salva um desses nativos feito prisioneiro e o mantém como fiel criado a quem dá o nome de sexta-feira.

Crusoé passa mais alguns anos na ilha, agora com seu criado sexta-feira, a quem ensina a falar sua língua, a cultivar o alimento e a seguir a fé cristão, o ensinando como é errado comer seus inimigos. Sexta-feira irá acompanhar Crusoé em todas as novas aventuras e em seu futuro retorno à pátria, na Inglaterra.

Ainda na ilha novos personagens chegam, entre eles alguns espanhóis e alguns ingleses, de onde Crusoé será capaz de obter uma passagem de navio de volta para sua terra. Enfim termina seu isolamento nessa ilha e seu retorno para casa. Porém, ao chegar em casa Crusoé precisa ver como andam seus negócios, especialmente sua fazenda no Brasil, que ele decide enfim vender e se estabelecer finalmente, tal como desejava seus pais, em sua terra natal com seu criado sexta-feira.

No fim, Crusoé se casa, tem filhos e somente após certa idade, instigado por seu sobrinho, decide empreender uma nova viagem, mas essa história ficou para outro livro.

Uma leitura agradável e cheia de aventuras mas um pouco maçante em alguns momentos. Recomendo a leitura e curti demais acompanhar todas as aventuras e desventuras desse personagem clássico da literatura mundial.

ca ;) 11/12/2023

Achei o livro extremamente divertido e com uma ótima mensagem, em que mostra que devemos seguir nossos sonhos e viver a vida da melhor e mais divertida maneira possível :)

Lara 26/04/2022

Aventura clássica
Não me agradou muito e no geral o classicismo é uma das épocas literárias que menos aprecio. Prefiro os enredos do realismo e a sofisticação literária do modernismo, mas entre livros com enredos simples prefiro os românticos às aventuras dos classicistas pois considero esse tipo de tema um pouco infantil. Não tenho dúvidas de que prefiro Dom Quixote à Robinson Crusoé, afinal o elemento humor acrescenta muito à trama, porém As aventuras de Robinson Crusoé tem seus méritos, como as ricas descrições da vida prática e laboral na ilha, as quais acredito que devam interessar mais ao universo masculino do que ao feminino.
Willian 02/05/2022minha estante
Muito boas as suas resenhas. Vc me convenceu a terminar o Som e a Fúria.

Lara 18/05/2022minha estante
Que legal, Willian! Esse se tornou um dos meus favoritos, tenho vontade de ler novamente. Obrigada.