A Última Pergunta

Resenhas - The Last Question

1 | 2 | 3 | 4 | 5

livrosepixels 04/11/2017

Pergunte ao Multivac :D
Encontrei esse conto por acaso na internet enquanto pesquisava sobre histórias do autor. O título me despertou a atenção e, como não havia sinopse, mas sabendo em se tratar de SCI-FI, me atirei de corpo e alma nela.

O resultado final é que fiquei muito contente e empolgado com a história, e enfim posso dizer que depois de ler dois livros do autor, finalmente encontrei um que realmente me cativou por inteiro. Não que a leitura de Pedra no Céu e Eu, Robô tenham sido ruins, pelo contrário, foram ótimas, mas o conto possui uma sutileza, leveza e envolvimento que nos outros dois custou a conseguir.

Nesse conto o gênio Asimov trabalha a questão da Física conhecida como entropia, que é o ordem de caos em sistemas termodinâmicos. Tudo no universo tende a se desestabilizar, e isso só aumentará com o tempo. Logo, assim é compreensível o Big Bang. Somos resultado daquilo que um dia, por força da Entropia, entrou em colapso. Nesse sentido, o conto explora o temor humano pelo fim, já que, em dado momento, tudo no universo tenderá a desaparecer.
A genialidade do autor se mostra grande nessa obra, pois, ao conduzir as gerações humanas por bilhões de anos-luz no universo e no tempo, explora o quanto nós seres humanos, dotados de alta tecnologia, ainda não sabemos os mínimos detalhes para superar todos os obstáculos. Mesmo o supercomputador conhecido como Multivac, Microvac, AC-Universal, etc etc, não possuía todos os dados suficientes, mesmo em milhões de anos de coleta. Uma pergunta simples para uma resposta extremamente difícil.

E o final é incrivelmente interessante. A metáfora de que nós humanos somos produtos de nós mesmos, ou no caso, que nosso universo é só um entre outros que já existiram é muito instigante. A relação que a história faz com o Gêneses também é um ponto alto da trama, já que nos leva a ver o momento da Criação com outros olhos, algo menos "místico" e mais "tecnológico".

Sem dúvida um conto que vale a pena ser lido.

ademar111190 21/09/2014

Fenomenal!