Shantaram

Gregory David Roberts

Resenhas - Shantaram

Deivid.Ferreira 31/08/2020

5 estrelas
Melhor que li este ano. Tanta alegria, sofrimento, dor, esperança, ansiedade e outras emoções, um ser humano pode suportar? Acho que esse livro é o drama de alguém que diz sim pra tudo, quer curtir tudo, sentir tudo, ter só um pouco de bom senso e muita coragem. Enquanto lia o livro , pensava ?pq eu não podia ser assim?? e sempre vinha na minha cabeça a frase de um boxeador ?todo mundo tem um plano até levar um soco na cara?. Vou deixar essa vida pra quem não tem nada a perder. Amei o livro, vai demorar muito pra ele sair da minha mente e assim espero.

Kássia Monteiro 07/06/2020

Um dos melhores livros que já li
A história do Gregory é absolutamente incrível. O homem que ele se tornou depois de tudo isso, mais ainda. Podem ler sem medo, é uma viagem inigualável.

Millene.Grandemagne 05/05/2020

A dor e a delícia de ler um livro grande
A dor e a delícia de ler um livro grande: a principal dor é a de ter demorado tanto para pegar esse livro encontrado no sebo e que ficou tanto tempo parado na minha estante, a outra, a de devolvê-lo para a estante, a saudade que fica dessa viagem incrível, dessa história que me acompanhou por 5 curtos meses (precisei de uma pandemia, um estado de calamidade pública para conseguir finalizar a leitura... ainda estamos falando sobre as dores, certo?!).

A delícia de um livro que ficou marcado em mim, justamente pela quantidade de tempo que ficamos juntos, pela quantidade de vida/história e aprendizado compartilhados, parece que realmente foi uma vida.

O que mais me marcou foi o fato de Lin Baba ter vivido tantas coisas, ter entrado no meio de tanto glamour, riqueza e conhecimento e, no fim das contas, acredito que onde ele mais foi feliz (tenho certeza que eu fui) foi na favela, no meio do povo, ajudando a salvar e melhorar a vida daquela gente tão simples, que tudo que tinha para dar eram seus sorrisos, canções e amor incondicional.

Shantaram e Prabaker (cujo sorriso era do tamanho do mundo): já sinto muitas saudades.

Simone de Cássia 26/04/2020

Talvez em um outro momento da minha vida (nossa, ficou dramático.. rs rs ) eu até tente de novo e chegue a gostar. Por agora está tedioso, cansativo. É só o protagonista andando, conhecendo gente, sentindo cheiros. Livro pra mim tem que me conquistar desde o começo, não consigo "dar chance" pra ver se melhora. Principalmente um livro desse tamanho... tem que fazer apaixonar de cara . Eu estava até acreditando que ia acontecer... pena.

Ed 02/01/2017

É meio assustador se deparar com um livro com tantas páginas, ai você começa e percebe que são poucas se levar em conta a qualidade.. É maravilhoso, talvez o Gregory não tenha percebido isso durante boa parte da vida, mais ele nasceu pra escrever. Shantaram é a prova disso.

Rafa - @espaco_dos_livros 12/10/2016

Perfeito!!
Livro de ouro!!! Amei! Tá na lista dos favoritos. Cativante, envolvente, empolgante, de fato Lin nos faz enxergar a Índia de um jeito totalmente diferente. Eu ja amava esse país mesmo com seus mil problemas, mas até mesmo os problemas vc passa a vê-los de forma positiva. Como não amar o Prabu??? Enfim. Super recomendado! Livro que amo mesmo!!

Carlos Eduardo 17/09/2016

Carta ao Autor
Lin!!! Definitivamente você me cativou e,como diria Exupéry, você tem uma responsabilidade sobe mim agora. Não pode simplesmente, depois de suas 910 páginas, deixar o amargo vazio de sua ausência em meus dias. Que história de vida é essa meu caro!!!!! Você me fez participar de sua vida de uma forma muito intensa. Você me fez sorrir, indignar, orgulhar e me arrepender de algumas atitudes junto com você. Seu livro nos mostra como o ser humano pode ser amável e odiável ao mesmo tempo e como nossas vidas nos levam por caminhos inesperados. Obrigado por compartilhar conosco essa ótima história, certamente, quem saborear este livro levará Shantaram por um longo tempo dentro de suas mentes e seus corações, assim como eu o farei.

Ana Lina 29/11/2015

Shantaram
Um livro que fascina pelos detalhes que o autor descreve o ambiente, personagens e lugares nos faz reportarmos para lá.Autobiografia.Uma visão diferente da Índia que te fascina e encanta.

day 27/05/2015

maravilhosoo!!
Gregory David Roberts me deixou em estado de graça com esse livro.
simplesmente maravilhoso!!
Sou apaixonada por livros que falam da índia.Mais a narrativa do autor é simplesmente diferente de todos os livros sobre a índia que já li.
Eu ri,chorei,me preocupei e viajei com o autor ,em suas memórias .
Um livro forte,cheio de passagens maravilhosas com grandes lições.
Amei tudo!! Desde a chegada a bombaim ,até sua prisão,guerra e triunfo se assim posso chamar.
Mais quem ler esse livro não vai se arrepender,são mil páginas de pura emoção.
São daqueles livros que você não consegue largar,e quando acaba lhe trás aquela ressaca literária.
Já estou morrendo de saudades desse livro maravilhoso.
day 28/05/2015minha estante

Denynha 15/01/2015

Me assustei, realmente, com o tamanho do livro. Pensei em deixar para outro dia. Mas por causa de um vídeo-resenha da Isa (lido lendo) super empolgada e um projeto literário (volta ao mundo em livros), peguei para ler.
Não me arrependi. De 912 páginas, em dois momentos, achei que poderia ser menos detalhes, mas mesmo assim, trechos muito interessantes.
Lin, meu anti herói predileto!!! Um cara que eu amei e odiei durante este calhamaço em forma de livro.
Em momentos, putz, ele era o cara mais foda da terra, noutros o cara mais idiota!!!
Chorei horrores em alguns momentos, dei gargalhada (dentro do ônibus), fiquei curiosa, fiquei preocupada e amei junto com Lin.
Personagens tão bem escritos, que parecem ser reais. A Índia diferente do retratado até então. Uma Índia bela e suja, um estrangeiro que se apaixona pelo país e decide viver por lá, mostrando que todo lugar, tem coisas boas e outras ruins, mas quem faz o lugar é você e quem você convive. "Eu estava fugindo. Não tinha lar nem país. Minha bagagem estava cheia de objetos que ganhara: um enorme estojo de primeiros socorros comprado por um grupo de amigos, desenhos, poemas, conchas, plumas. Até as roupas que eu usava e as botas que calçava eram presentes. Todos os objetos eram importantes. Em meu exílio forçado, a beirada da janela se tornou minha casa, e os talismãs, minha nação."
Sofri duas grandes perdas com Lin, assim como ele, chorei e sofri. Mas, consegui sorrir com ele e com o seguimento da vida.
"Estava pensando sobre outro tipo de rio, aquele que passa dentro de cada um de nós, não importa de onde venhamos, de qualquer lugar do mundo. É o rio do coração e dos desejos do coração. É a verdade pura e essencial daquilo que cada um de nós é e pode obter. Fui um lutador a vida inteira. Eu estava pronto, pronto demais, para lutar pelo que eu amava e enfrentar o que deplorava. No final das contas, incorporei a feição daquela luta, e minha verdadeira natureza ficou oculta por trás de uma máscara de ameaças e hostilidade. A mensagem de meu rosto e dos movimentos de meu corpo era a mesma de muitos outros homens endurecidos: Não se meta comigo. No fim, passei a exprimir esse sentimento com tanta sinceridade que toda a minha vida tornou-se aquela mensagem."
Personagens com qualidades e defeitos. A dualidade entre o bem e o mal. O Lin bandido e o Lin gente boa que ajuda outras pessoas e que sofre junto com eles.
"— A verdade é que não existem homens bons ou ruins — disse ele. — São as ações que contêm bondade ou maldade. Existem boas e más ações. Os homens são apenas homens. O que eles fazem ou se recusam a fazer é o que os vincula ao bem e ao mal. A verdade é que um instante de amor verdadeiro no coração de qualquer pessoa, do mais nobre dos homens ao mais perverso, tem todo o objetivo, o processo e o significado de vida dentro das pétalas da flor de lótus de sua paixão. A verdade é que todo mundo, cada um de nós, cada átomo, cada galáxia e cada partícula de matéria do universo, se encaminha na direção de Deus."
É uma história sobre as piores favelas convivendo com luxo absurdo, amores por uma cidade, um povo e algumas pessoas, violência e torturas em prisões, guerras entre máfia e em busca da liberdade, gurus espirituais, religião, aceitação e amizade...
Junurr silva 12/04/2015minha estante
Parabéns pela resenha.
Fiquei louca pra ler :D

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Shantaram, de Gregory David Roberts
“O vaidoso necessita dos demais, busca neles a confirmação da ideia que quer ter de si mesmo.”
“O tolo é vitalício e impermeável. Por isso dizia Anatole France que o néscio é muito mais funesto que o malvado. Porque o malvado descansa algumas vezes; o néscio, jamais.”
“Todo gesto vital, ou é um gesto de domínio ou um gesto de servidão.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2013/10/shantaram-gregory-david-roberts.html

Cris.Nakayama 22/09/2013

Uma vida nada comum
Às vezes não dá para acreditar que é uma história verdadeira! Um detento australiano foge pelas portas da frente de uma prisão de segurança máxima! Vai para a Índia, onde nos mostra o lado B de Bombaim! Cada dia, algo diferente acontece em sua vida. Desde prestar serviços comunitários a lutar numa guerra, ele conhece pessoas de um coração enorme e pessoas pergiosas! Um livro muito rico em cultura e fatos que jamais passariam por nossas cabeças!

Marilia 12/01/2013

simplesmente lindoo! :)

rosiane 16/11/2012

Realmente, a melhor história que li até hoje. Recomendo!