Shantaram

Gregory David Roberts
Gregory David Roberts

Resenhas - Shantaram

Tau 09/10/2012

Quando o desejo e o medo são exatamente os mesmo, chamamos o sonho de pesadelo.

Eu juro que vou tentar não enchê-los de spoilers, e vai ser difícil, então se sintam avisados se acaso eu não conseguir resistir à tentação.

Shataram me apresentou um mundo totalmente desconhecido na literatura. Mas, admito que quando conheci o livro, ainda quando a Intrínseca lançou a capa, eu me apaixonei pelo tamanho do livro. Tenho uma queda por livros grandes, enquanto grande parte das pessoas fugiria, as mais de 900 páginas desse livro me atraíram, como abelha é atraída pelo mel.

Mas o tamanho de Shataram é o que menos importa quando você começa a leitura. Alguém aqui encontrou, durante a vida de leitor, um livro que eu conquistasse na primeira página? Na primeira frase? Se não, eu lhes apresento a obra viciante de Gregory David Roberts, que começa da seguinte forma:

“Precisei de muito tempo e de atravessar a maior parte do mundo para aprender o que sei sobre o amor, o destino e as escolhas que fazemos, mas pude ter um vislumbre de sua essência em uma fração de segundo, enquanto eu era torturado, acorrentado a uma parede. Entre um grito e outro, de alguma forma percebi que mesmo naquele estado de impotência, algemado e sangrando, eu ainda era livre: livre para odiar os homens que me torturavam ou para perdoá-los. Não parece muita coisa, eu sei. Mas sob o peso e o aperto da corrente, quando isso é tudo o que se tem, tal liberdade representa um universo de possibilidades. E a escolha entre odiar e perdoar pode se transformar na história de nossa própria vida.”

O livro, dividido em cinco partes, mostra os diferentes momentos da vida de Lin, iniciando com sua chegada clandestina a Índia. O que mais surpreende na história toda é a naturalidade com que ele conta cada um dos fatos da sua vida, porque sim, é uma história quase verídica. Na minha visão leiga, eu descreveria como “uma autobiografia sem ser bibliográfica”.

Entre as muitas pessoas que aparecem ao longo da história, um dos inesquecíveis é Prabaker, o guia turístico e o amigo mais fiel que Lin poderia desejar. Como um sorriso irresistível, que usava o rosto inteiro, e uma energia que o fazia parecer sempre estar ligado a uma tomada, Prabaker apresenta a verdadeira Índia a Lin. A Índia dos indianos, com seus costumes, cheiros, hábitos alimentícios, povos diversos, e até mesmo os idiomas.

Uma coisa que me marcou foi à maneira com que Lin descreve o cheiro do lugar, em algum momento ele cita como “o pior cheiro bom do mundo”. Imagine-se lendo um livro, num parque, na sua casa, numa biblioteca que seja, e de repente, durante a leitura, você começa a sentir o cheiro do lugar, como se fosse você chegando à Índia como um fugitivo, considerado o mais procurado da Austrália, e ainda assim se dando ao luxo de apreciar o aroma único que, como Lin deixa parecer, é o que caracteriza Bombaim como ela realmente é… é, foi assim que eu me senti.

(Continua em: http://fromthe-desk.blogspot.com.br/2012/10/shantaram-gregory-david-roberts.html)
rosiane 16/11/2012minha estante
Já li muitos, muitos livros, mas Shantaram foi o melhor de todos.
A narrativa real do autor é algo fantástico. A história prende do início ao fim.
Tornou-se o melhor livro de minha estante

Algam Dondup 27/12/2013minha estante
Eu vi uma resenha desse livro na "Veja" e no dia seguinte, após adquirir um exemplar, comecei a ler. Realmente uma história que conquista o leitor já no primeiro parágrafo.Os personagens são fascinantes. Vale a pena chegar ao capítulo em que Khader Khan, líder de uma facção da máfia de Bombaim, sendo ao mesmo tempo bandido e filósofo, explica os mistérios do mundo. Leitura recomendada para quem gosta de boa literatura temperada com muita aventura.

Flor Baez 23/05/2012

Sorteio do livro Shantaram
Neste exato momento terminei a leitura do livro Shantaram, de Gregory David Roberts, da Editora Intrínseca. Sem dúvidas o melhor romance que já li na vida, cheio de emoções, de surpresas e que nos permite vivenciar situações que jamais teríamos a coragem de viver. O livro conta a história do seu próprio autor, um fugitivo australiano que vai para Índia se camuflar no meio de tantas pessoas e de repente já está completamente envolvido pela dinâmica de Bombaim, a máfia local e até mesmo, acreditem, os estúdios de Bollywood.

Sabemos que Gregory, o nosso Limbaba, como é chamado pelos amigos, é um criminoso. Mas nem por isso exitamos em acompanhá-lo na sua saga cheia de complexidades, contradições e aventuras. É um anti-herói, e eu adoro os anti-heróis, porque eles não têm medo de dizer o que pensam, são autênticos e verdadeiros mesmo que dentro das suas próprias dúvidas.

Quando Limbaba chega à Índia ele consegue por um tempo se sustentar num pequeno hotel, sem luxos. Mas como a vida é regida pela impermanência, não demora muito e ele estava morando numa favela em Bombaim. Nem mesmo o melhor dos turistas, que visita a Índia com regularidade, seria capaz de absorver o grande espírito indiano, que Limbaba nos relata. A sensação, pelo menos para mim, que fui à Índia, é de "como assim, eu não percebi nada disso?."

E muitas histórias acontecem, surgem, aos nossos olhos. Limbaba foi preso, foi para a guerra no Afeganistão e mil e uma aventuras que eu poderia contar a vocês, mas não vou! Quero que você leia a história! E como a Editora Intrínseca me mandou 2 exemplares, um pode ser pra você! Vamos sortear aqui no Blog!

Então, para participar você deve residir em território brasileiro, seguir o blog e preencher o formulário abaixo e só! No dia 20 de Junho irei realizar o sorteio através do sorteador!

LidoLendo 26/03/2012

Sensacional
Que livro bom! Sensacional! Merece todas as estrelas!
Acabei de ler Shantaram e com certeza é um dos melhoreslivros que já li.

A história é baseada na vida do autor: Gregory, condenado por roubos na Austrália, condenado a 19 anos de prisão e fugitivo! Fugiu para a India (Bombaim/Munbai) e lá viveu por 10 anos, antes de ser recapturado na Alemanha.

Mas a história não é só isso... esqueça a India de Caminho das Indias... esqueça a India dos luxuosos filmes de Bollywood. A narrativa detalhista, mas nem por isso cansativa, mostra uma India real, com fome, pobreza, miséria, drogas, violência, máfia... mas mostra tbm uma India onde as pessoas são humildes, alegres, otimistas, prestativas... mesmo com todos os problemas!

O livro não tem objetivos... não tem enigmas para serem resolvidos... mas te leva a pensar muito na vida, em relacionamentos pessoais, em perdão, em amor. Há muita filosofia no livro, onde Lin (nome que Gregory adotou na India) a discute por horas com o grande chefe da máfia de Bombaim (!!!! SIM!!!).

É um livro apaixonante, com personagens reais... não que todos eles tenham existido... quando eu digo "personagem real", estou me referindo a personagens que se apaixonam, que odeiam, que perdoam... matam, roubam... e morrem.

Recomendo muito o livro! De verdade mesmo! Não quero dar nenhum detalhe porque em Shantaram, tudo é uma aventura.

Não fiquem com medo das 912 páginas! Cada uma delas vale muito a pena... há livros que demoram pra "ficar bom"... mas Shantaram é diferente. Já começa perfeito, e vai perfeito até o final!!

Boa leitura a todos!! Video resenha no youtube: "lidolendo"
Romulo 12/05/2012minha estante
Suas 912 páginas fluem .... Muito bom!

Regina 29/10/2012minha estante
Li rapidamente, mesmo com tantas páginas, é uma leitura rápida. Os detalhes sobre o mundo das favelas é interessante. Recomendo!

Camila 27/02/2013minha estante
Isa, estou lendo este livro por sua maravilhosa indicação e vídeo-resenha. Comecei ontem e já estou alucinada, super envolvida como você descreveu de uma forma perfeita. Obrigada por divulgá-lo, este livro é maravilhoso demais, leitura obrigatória. Aliás, adoro todas suas indicações!

Melão 01/07/2010

Shantaram
Aproveitando que uma amiga me perguntou sobre o livro, resolvi colar a resposta que escrevi pra ela sobre esse livro aqui para ficar visivel para várias pessoas.

Bem, é um livro fantástico, eu comprei meio que sem vontade de ler e após as 30 páginas eu nao queria mais largar o livro.

É um livro que podemos dizer que não vem com a proposta de ter um objetivo, do tipo, "salvar a mocinha" ou "achar um tesouro". O livro é sobre a vida de um homem, seus amores, frustações, superação, etc.

É uma história sobre favelas super lotadas e hotéis de cinco estrelas, amores e torturas em prisões, guerras entre facções de máfia, gurus espirituais e até mesmo filosofia. Durante o decorrer do livro tem um debate entre a natureza do bem e do mal.

O livro é muito bem escrito, durante algumas passagens o autor cita um fato futuro e isso te deixa mais encucado ainda pensando "como isso vai ser possivel?", ai mesmo que você não para de ler.

Os personagens são todos muito bem trabalhados e descritos, você consegue ver as aspirações, frustações, desejos, dores de cada um. É muito fácil você criar forte ligação com o personagem, justamente por isso, lembro até que chorei durante dois trechos do livro.

Então basicamente é isso, trata-se de uma história comovente de um homem foragido que perdeu tudo: lar, família e alma; e voltou a encontrar sua humanidade e até mesmo vontade de viver nas ruas de Bombain.

É dificil ficar falando sem contar trechos do livro heeheh, mas foi o melhor livro que li em 2008, para todo mundo que emprestei se tornou uns dos livros favoritos, a ultima pessoa gostou tanto que falou que nao iria me devolver hehehe (e realmente não devolveu hehehe).
Magui 12/07/2010minha estante
É isso aí Thiago, o livro é tão incrível que já li duas vezes, e ainda tem passagens que me surpreendem, quem sabe esse ano leio de novo. Eu estava entusiasmada pra ver o filme com Johnny Deep, mas o projeto não foi concluido, quem sabe um dia...
Vc acessou o site oficial do autor? Tem coisas bem interessantes da autoria dele, outros trabalhos, ví e gostei muito, o cara é bem interessante.
Abraços, da Magui

RH 20/11/2010minha estante
Ele estava resolvida a comprá-lo porque ele está em promoção por 10 reais no site Memee, por isso joguei o nome dele aqui no skoob para ver a opinião de outras pessoas que o leram... ele já está mega barato e depois da sua descrição agora é que eu compro mesmo!

LidoLendo 12/01/2012minha estante
Estou lendo!!!! Quero ter o mesmo sentimento que vc teve!! Estou adorando a leitura!

Sr.Matsui 22/01/2010

Leia antes que vire filme
Shantaram é um daquele livros que você espera encontrar a cada 5 ou 10 anos.
Sabe como é?

No começo dessa enorme aventura (944 páginas!) um jovem australiano com um passaporte neozelandês falso voa para Bombay (hoje Mumbai) sob o pseudônimo "Lindsay" em algum momento da década de 80.
Em seu primeiro dia lá, Lindsay encontra duas pessoas que irão influenciar bastante seu destino na cidade.

Uma delas é seu guia, Prabaker, cujos talentos incluem um sorriso largo e um coração impossivelmente alegre. Com a ajuda de Prabaker, Lindsay aprende Marathi (uma língua que os gora - estrangeiros - não costumam falar), conhece vilarejos da Índia e consegue abrigo temporário em uma favela, onde ele monta uma clínica comunitária.

A segunda importante é Karla, uma bela mulher com ascendência suíça-americana de olhos verdes e com um círculo de amizades composto de expatriados. O amor de Lindsay por Karla - e sua suposta inabilidade de retribuir esse amor - cria parte da tensão do livro.

A vida de "LinBaba" na favela termina repentinamente quando ele é preso sem acusações formais e jogado no inferno que é o presídio de Arthur Road. Quando finalmente ele é libertado, decide não morar mais na favela e começa a lavar dinheiro e falsificar passaportes para um dos chefões da máfia local - o sábio Abdel Khader Khan.

Eventualmente ele segue Khader em uma improvável guerrilha durante a guerra contra os russos no Afeganistão.

Ali ele descobre a ligação de Karla com Khader e também quem o denunciou para as autoridades que o prenderam.

E isso é Shantaram. Uma história de primeira que cativa você da primeira página e mantém o interesse ao longo de suas 944 páginas. O livro transborda com a quantidade de personagens dos mais variados espectros morais e persuasivos - bons e maus.
E também é rico de temas grandiosos, sobre a natureza humana e o esforço humano para sobreviver e seguir em frente, por bem ou por mal.

Para melhorar mais ainda, o estilo do autor é muito interessante; descritivo e muito bonito, sem jamais descer para o sentimental ou piegas. Gregory Roberts consegue encontrar constantemente as palavras e frases corretas para ilustrar a quantidade de experiências por quais passou.

O autor, que escreveu o primeiro esboço do livro na prisão, colocou tudo o que sabe e sente dentro de sua obra. E você percebe isso claramente. Existe dentro da história uma sensação de "wide-screen". Se existem ocasionais passagens que não fariam muito bonito em uma avaliação de faculdade, o livro tem imagens, histórias, personagens, diálogos filosóficos e mistérios que compensam - de longe - os defeitos da narração.

Gregory Roberts não pensa duas vezes em romancear e tomar licenças poéticas. Porém ao longo de todas a história, você tem a sensação de que tudo é real e aconteceu de verdade. Roberts é um Joselito de bom coração, capaz de se comportar criminosamente mas que na verdade é um homem inteligente e basicamente decente que jamais machucaria alguém de propósito. Especialmente quem ele conhece.

Ele é um pára-raios de problemas, soldado do acaso, um herói de um dramalhão: um sobrevivente que tenta viver com sua sabedoria em uma sociedade corrupta. Sua história é irresistível.

Esse é um livro que eu tenho minhas dúvidas se conseguiriam transformar em filme.
Que é o que vai acontecer em breve. Johnny Depp leu este livro e está financiando pessoalmente a produção dele - além de fazer o papel principal.
Não fosse pela greve dos roteiristas americanos a três anos atrás, o filme teria ficado pronto e lançado ano passado (2009).

A diretora Mira Nair ainda continua no comando e a previsão de estréia é para 2011.
OceaneMontanea 03/03/2010minha estante
Adorei sua resenha! Vontade de ler, antes que vire filme mesmo, como o próprio título sugere. Parece encantador.

Sr.Matsui 27/11/2010minha estante
Update sobre o filme: ele foi engavetado definitivamente. Uma pena. A notícia saiu na versão online do jornal inglês Independent. Aqui: http://tinyurl.com/yh959u5

LidoLendo 12/01/2012minha estante
Ainda bem que não vai mais virar filme...estou lendo e amando!

leo Monte 02/08/2009

FANTASTICO!

Mas esqueça tudo aquilo que você viu no caminho das Índias.
Chega a fazer da Índia de "Quem quer ser um milionário?" parecer um lugar bom pra se viver!

RECOMENDO
Bruno 20/08/2012minha estante
Não gostei. Achei muito ruim, verborrágico, mal escrito e com grande probabilidade de se tratar de lorota. Indicaram-me como sendo algo na linha de Papillon (que é fantástico),discordo. Shantaram foi uma decepção.

Nana 08/08/2014minha estante
Bruno entendi o "lorota" rs isso pq é 'BASEADO' em fatos reais, muitas citações são verdadeiras, pessoas, lugares... Mas algumas situações do enredo são fantasiosas, por isso é romance, não Biografia. Amei o livro, conhecer mais da cultura que eu confesso, tinha um pouco de preconceito. :)

Ed 18/04/2016minha estante
Comprei