Mason & Dixon

Mason & Dixon Thomas Pynchon

Resenhas - Mason & Dixon

Carlos Fitzgerald 24/12/2022

Muitas palavras e pouco para contar
Resumindo Mason e Dixon e um daqueles livros que eu não indicaria a ninguém. De fato de tudo que fui submetido por mais de um mês, o que mais gostei foi o final. Mostra como o tempo pode passar, a vida pode mudar, e alguns laços de amizade se permanecer apesar da distância e atribulações da vida.
O livro literariamente falando é magistra, porém eu faço muito uso da literatura como entretenimento e diversão, e Mason e Dixon não e nada divertido. Pelo contrario. Ele cansa.
Ainda pretendo dar outra chance ao Pynchon, apesar de agora ter um pouco de medo, mas quem sabe.
E apesar de tudo se você me perguntasse se Thomas Pynchon é um gênio. Eu diria que sim, só por Mason e Dixon ele já seria merecedor do título.

Júlio 16/01/2015

Como esse foi o meu primeiro livro do Pynchon houve algumas dificuldades em relação à fluidez do texto, ele não escreve como nenhum outro autor que eu tenha tido a oportunidade de conferir, e sinceramente isso acaba sendo parte da graça por trás da obra, é questão de tempo se acostumar com a forma errática, não-linear e extremamente densa que ele expõe a história. Eventualmente essa forma única de escrever deixa de ser um empecilho para se tornar um dos principais pontos positivos do livro, não é dificuldade desmotivada, é outra forma de expressão. Além da prosa outra dificuldade que o livro pode apresentar é o número gigantesco de referências. Por ser um romance histórico boa parte dessas referências estão relacionadas à Europa e aos Estados Unidos do século XVIII. Na era da internet é fácil procurar as personagens históricas citadas no livro (que são muitas) e os aparatos utilizados pelos astrônomos e agrimensores, inclusive existe uma wiki destinada somente para esse livro, o que facilita em muito a imersão/compreensão. De qualquer forma eu não recomendo tentar ir atrás de significado por trás de tudo que o Pynchon cita e diz, essa tarefa seria gigantesca e o livro oferece recompensas mais diretas e extremamente gratificantes sem precisar ler o livro na frente do computador ou de uma enciclopédia.

Por trás do texto denso e das inúmeras referências temos uma história com dezenas de temas como racismo, ciência, fé, perdas, melancolia, a confiabilidade da “verdade” histórica, feng shui , conspiração sino-jesuíta e, principalmente, amizade ficam lado a lado com eventos fantásticos e mágicos que provém da narração não linear (e não confiável) do Reverendo Cherrycoke, que inclui na história cães falantes, patas cibernéticas, queijos gigantes, golems, um castoromem e a aparição de diversos personagens famosos (como Benjamin Franklin, Thomas Gefferson e George Washington).

É um livro denso, grande, poético e que poucas vezes é totalmente claro por mais do que uma ou duas páginas, mas a recompensa final é enorme e confio que a saga dos dois amigos esta fadada a se tornar um clássico.
Itallo 30/01/2015minha estante
Gostei da resenha. Bem como é o 5 livro que leio de Thomas Pynchon, vou dizer que este não e nem tão difícil comparado a outros kkk É sério memso. Sempre que leio Pynchon anoto em um caderno todos os nomes dos personagens e possíveis referências que encontro, apenas pesquiso em caso de dúvida, duvida nesmo, não gosto de procurar na wiki para compreender tudo. Uma dica: "leilão do lote 49" é o melhor livro que resume o que Thomas Pynchon "é". Comecei por ele para poder ter uma base para o fantástico é incomparável "Arco-íris da gravidade".

P.s: sem dúvida alguma o melhor personagem é a pata mecânica que caga. (Kkkk)

Júlio 06/03/2015minha estante
Obrigado pelas dicas! É complicado achar os livros do Pynchon por um preço justo, quero muito ler "o leilão..." mas em todos os lugares o preço esta muito excessivo para uma obra tão curta.
Arco-íris consegui comprar a versão de Portugal, por alguma razão a Cia das letras não imprime mais o livro (assim como outros clássicos como Tristam Shandy). Espero que a tradução seja boa, sinceramente gostei muito da tradução de Mason&Dixon, tomara que a versão de Portugal seja tão boa quanto.

Felipe 22/07/2015minha estante
JCS - toma aqui "o leilão" da cia das letras: http://lelivros.red/book/download-o-leilao-do-lote-49-thomas-pynchon-em-epub-mobi-e-pdf/