O Ajudante

O Ajudante Robert Walser

Resenhas - O Ajudante

jota 09/12/2011

With a little help from... Joseph Marti
Esta é uma reedição de uma resenha involuntariamente deletada. Mas vamos lá: O Ajudante foi editado no Brasil somente em 2003, com tradução de Zé Pedro Antunes, que também apresenta, em doze páginas (à guisa de nota do tradutor), Robert Walser aos leitores brasileiros.

Não me recordo de na época ter lido ou ouvido falar tanto desse autor e seu livro, apenas mais recentemente. E toca lá encomendar um exemplar em um sebo virtual, a um preço absurdo, pois não se encontrava o livro à venda em lugar algum. E todo esse rebuliço silencioso foi causado por artigos recentes em diversos sites de literatura ou por comentários de leitores dando Walser como o autor que influenciou a obra de Franz Kafka. Ou, como disse um crítico, talvez mais acertadamente, Walser era o "autor favorito" do escritor tcheco.

Bem, talvez a genialidade literária de Robert Walser esteja mesmo mais presente em Jakob von Gunten e em Os irmãos Tanner (dois livros que não li, embora Jakob von Gunten já esteja em minha lista de próximas leituras; ainda não há edição brasileira de Os irmãos Tanner) do que propriamente neste livro, em que se destaca - é preciso reconhecer -, a profunda veia irônica do autor.

De todo modo, a leitura de O Ajudante é bastante agradável e interessante, ainda que nenhum acontecimento espetacular venha a ocorrer na rotina de Joseph, o personagem-título, nem da família Tobler, que o empregou.

As pequenas histórias (ou acontecimentos) vão se sucedendo umas às outras como as estações do ano, sem alvoroço. Pois o livro trata quase que exclusivamente do cotidiano de um empregado suíço (Joseph Marti) no final do século XIX, suas relações com o empregador e a família dele (os Tobler), com outros trabalhadores (especialmente Wirsich, que ele foi substituir na firma, por ter sido demitido por bebedeira), etc.

Não que isso seja maçante ou tolo, pelo contrário. Senão Walser não teria conquistado a admiração de autores do porte de - além de Kafka -, Elias Canetti, Thomas Mann, Hermann Hesse, etc., como aponta o tradutor Antunes.

E se houve mesmo, resta agora buscar nos livros de Kafka a influência recebida de Walser. Quem se habilita?

Robert Walser - O ajudante, São Paulo, Arx, 2003

Eduardo 06/02/2011

Estava adorando ir até o correio com joseph, acompanhando seus pensamentos. aliás, certa empatia com seu jeito de pensar por vezes.
Não me admira saber que Walser era um dos autores de que kafka mais gostava. Há nesse "o ajudante", no modo de narrar, algo que lembra o de franz. teria de ler o livro todo e refletir.

Por uma circunstância particular, tive de interromper a leitura à página 172. Assim que puder, retomarei. (quanto tempo?)

"Todos esses anos, falou ela em seguida, todos esses belos anos! Como todo aquele passado havia sido bom e "justo". E os erros, todos aqueles erros: justos também. E as loucuras: quão necessárias! Ser jovem era errar, falar, agir sem pensar adiante; senão, onde ficaria o progresso? E as experiências vividas, teríamos o resto do tempo para refletir sobre elas, aprofundá-las. A vida, de qualquer modo, era longa demais para asfixiar a juventude."