Tarântula

Tarântula Thierry Jonquet

Resenhas - Tarântula

Alinesmne 25/08/2022

No começo é chato, depois da metade quando as duas histórias começam a se cruzar fica muito interessante. Se a pessoa não assistiu o filme certamente vai ficar bem chocada com as revelações do final.
Regis 25/08/2022minha estante
Não vi ainda A Pele em que Habito, mas fiquei muito interessada no livro após ler o que escreveu. Espero gostar da leitura. ?

Alinesmne 25/08/2022minha estante
Leia sim, de preferência antes de ver o filme ?

Regis 25/08/2022minha estante
Farei isso Aline. ?

DANILÃO1505 26/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Hindara 11/10/2022minha estante
Eu já conhecia o o filme, mas nem sabia que havia livro... Achei ele num momento de tédio na net, li o livro em um dia.... Apesar de já conhecer a história, ainda assim não deixou de ser fascinante!

the_king 07/11/2011

Tarântula - Thierry Jonquet
Sensacional e assustador é a minha definição. A história começa com 3 histórias distintas que acabam se unindo na segunda metade do livro. Não posso contar muitos detalhes, pois posso revelar muitos spoilers do livro, mas o que posso dizer é que nunca imaginei que uma história contada em um livro de 158 páginas poderia trazer tantas sensações diferentes e ti deixar tão perplexo como me deixou. O livro tem umas três reviravoltas incríveis que em nenhum momento imaginei e tem uma em especial que me deixou simplesmente assutado. Até onde vai a loucura? aonde podemos chegar após sofrer algum trauma? Se gosta de um livro de suspense pesado e surpreendente, esse é o livro certo. Recomendo para todos que tem coragem!
Isa 25/12/2011minha estante
Ótima resenha. Expressa plenamente o contexto geral da trama. O autor surpreende com uma narrativa fluida, concisa, envolvente e um desfecho inusitado. Muito bom!
Obrigada Elvis! ;)
Beijos

Maria 24/04/2022

Tarântula
O erro da maioria das pessoas que leem esse livro é assistir o filme primeiro, o meu não foi diferente. Se não tivesse assistido o filme minha experiência seria surreal de espanto e inncredulidade e, me correria por dentro não saber o motivo de tamanha crueldade com nossa Eve. Mas tendo assistido o filme já sabia de praticamente tudo, a melhor surpresa que restou foram os detalhes da história e a parte da trama do Alex que não teve no filme. Odiei o fato do Richard se apaixonar pela desgraçada, ela merecia tudo o que passou sim, o filme máscara se o Vincent estupra ou não a filha do Richard porém, aqui o livro deixa bem claro o que ele e o Alex fizeram, apesar de deixar para as últimas 5 páginas do livro e é isso que difere um bom livro, você tá ali sentindo dó e empatia pela situação degradante da desgraçada, torcendo pra ela meter o bisturi no olho do Richard durante as 155 páginas e faltando 5 páginas você só pede pra [*****] sofrer mais um pouco antes de acabar. Só não dei 5 estrelas mesmo por causa dessa palhaçada do Richard desenvolver sentimentos por ela.
Maria 24/04/2022minha estante
Meu Deus, fui censurada por falar vag@bunda

Fabíola 22/09/2023

Já assisti o filme e mesmo assim a obra me impactou, a escrita é envolvente e fluida. Recomendo para todos, inclusive para aqueles que tiveram contato com o filme.

Fabio Shiva 02/04/2015

ideia forte!
Desde que assisti “A Pele que Habito” fiquei doido para ler esse livro, no qual o filme foi baseado. É que sou fã do Almodóvar, e sei que ele gosta de recriar as histórias que adapta para o cinema, a exemplo do magistral “Carne Trêmula”, baseado no igualmente fabuloso “Carne Viva” de Ruth Rendell.

Pois então, a história de “A Pele que Habito” é muito forte, e fiquei com uma sensação de que o Almodóvar foi bem criativo em sua versão. E, de fato, a história narrada em “Tarântula” tem várias e significativas diferenças da história no filme. A impressão final que tive foi que o autor Thierry Jonquet quis descrever um pesadelo, enquanto Almodóvar ficou tentado a elaborar uma fantasia...

Gostei muito das duas versões e saboreei as diferenças. No entanto, tive ao assistir o filme e ao ler o livro uma mesma e estranha insatisfação... é que a ideia que inspira a trama é tão, mas tão poderosa (contar que ideia é essa seria grave pecado de spoiler), que a impressão que dá é que qualquer tentativa de transformar essa fortíssima ideia em uma narrativa acaba gerando alguma frustração. Um raro caso em que o mote da trama é mais forte que a habilidade de contar a história. Em todo caso, recomendo tanto o livro quanto o filme: a diversão é garantida em ambos!

site: http://caligoeditora.com/catalogo/sincris/

MarijosA 19/01/2022

Incrível
Eu li esse livro sem esperar nada e ele é perfeito!!

As reviravoltas, as personagens, os diferentes relacionamentos e as motivações me deixaram muito surpresa.

É meu livro favorito de Thriller/suspense

Martony.Demes 24/02/2022

Primeiro, eu confesso que não adotei um padrão sobre minhas leituras. Dou prioridade aos clássicos e aos polêmicos. Então vamos lá!

Eis uma densa e interessante obra: Tarântula, do francês Thierry Jonquet.

O livro está em um nível alto no espectro de sadismo e violência. Isso tudo para justificar a vingança, vaidade e ira.

Mas vamos! Primeiro, a trama se torna mais envolvente porque há mistura entre presente e passado ao alternar os capítulos, com personagens aparentemente comuns. Não obstante, surge um renomado médico que possui um clinica em sua mansão que,em certo momento, põe um rapaz como refém por motivo de vingança. E com esse, vai realizar uma…[prefiro não dizer].

Pode apostar que a leitura da obra é um soco no seu estômago, mas daqueles que você não consegue acreditar! É um livro tão impressionante que você vai lê-lo em uma sequencia só (pouco mais de 160 páginas).

E como todo livro desse tipo, há um grande filme em paralelo! Então, você deve (isso mesmo, deve) assistir a pele que habito, de Pedro Almodóvar! O filme tem um dos mais impressionantes plot twist (reviravolta no enredo) que já vi na cinematografia!

Outro ponto que me chamou atenção é a descrição dos personagens! Almodóvar escolheu quase que perfeitamente os atores alinhados com o livro: O olhar, o rosto, as características! Falo isso com propriedade de ter assistido o filme já duas vezes! O livro, uma vez e meia (revisei alguns capítulos)!

Repito: leia rapidinho Tarântula logo em seguida assista A pele que habito! É difícil dizer qual dos dois é melhor! So digo-lhe uma coisa: a trama te prende de uma maneira inexplicável seja no livro ou no filme!

Completo: o filme é um pouco diferente do livro. O final, a amizade entre os dois rapazes, vítimas da tarântula e outros pontos mais!

Leia e assista! Ou Assista e leia!

Carolina Luz 20/11/2011

Fome
De início, você começa sem muito afinco. Três personagens centrais, histórias que não parecem ter ligação nenhuma. É confuso e desgastante. Então, Thierry faz com que você comece a se preocupar. Você se preocupa com o futuro desses personagens e se perde na angustia. Uma angustia que chega devagarinho, a cada letra devorada. Logo, você se torna um faminto. Faminto pelo fim, por tudo, que; até então, você julgava ser nada. Sem mais nem menos, 120 páginas se foram e essa sensação desesperadora de não se pertencer mais, de ter suprimido um pouco da sua própria vida envolto em páginas e páginas desse desatino, começa a machucar, mas você quer mais, você tem fome. Você está ali, junto a Vicent, Alex, Eve e Roberth e eles ditam o seu destino. Você sabe que em breve tudo terá um fim, e não quer que isso ocorra. Eles, ao seu modo, são apaixonantes demais. E o horror... O horror se estende a cada ação que você julga que eles tomarão. E você sofre. Por e com todos. E odeia. Odeia todos. E ama. Ama todos. E então, só resta a contracapa branca e as letrinhas miúdas na parte inferior da penúltima folha trazendo informações sobre a impressão, a letra e o tipo de folhas utilizadas nessa angustiante viagem. Um vazio atordoante. Foram emoções fortes demais, em um curto período de tempo. Você não está preparado para esse brusco adeus. Não agora, não nessa viagem de apenas 158 páginas.
Kauane 27/05/2017minha estante
Ótima a sua resenha, Carolina! Experimentei exatamente dos mesmos sentimentos durante essa leitura. Assim que terminei, já queria mais. No entanto, nos "Similares" não há nenhuma sugestão. E dá para imaginar o motivo.
Para quem gosta do gênero, indico "O tribunal das almas", de Donato Carrisi. É muito mais descritivo, porém igualmente surpreendente e trabalha muito bem o terror psicológico.

arthurzito 13/02/2024

Eu gosto muito de histórias de suspense em que o enredo esteja realmente comprometido em construir um ambiente narrativo que prenda a atenção, seja imersivo e que mantenha uma linearidade contextual. Eu faço essa distinção porque há vários livros de suspense que são bons livros mas que não necessariamente estão interessados em prender a atenção do leitor ou de manter uma história linear, exemplo de "The unpleseant profession of Joantah Hoag" ou de "O papel de parede amarelo". Eu não conhecia "Tarântula" ou qualquer obra do autor, mas já tinha ouvido falar sobre o filme que foi inspirado pela história e sou grande fã de cinema me contive para ler o livro antes. O enredo em si é separado por três histórias independentes: a vida de uma moça sequestrada por um cirurgião plástico, a fuga de um foragido da polícia e o cativeiro de um homem em um porão. Há uma apreensão muito grande no início de entender como essas histórias vão se mesclar ou se elas vão se manter separadas porque as primeiras páginas são bem chatas, particularmente por causa da história do foragido e a da moça sequestrada. Eu achei tudo meio vago demais, uma falta de iniciativa em realmente explorar a mente sádica do antagonista ou até mesmo da mente das vítimas. Eu senti uma completa separação entre a história, o leitor e o escritor.
E aí temos o clímax, uma reviravolta. Achei que tudo foi amarrado rápido demais, a história evoluiu muito gradualmente e de repente tudo muda para que o clímax seja bem fechado. E ele é, é uma guinada incrível de acontecimentos, tudo coerente e eu fui pego de surpresa por algumas decisões e algumas revelações. E novamente, a história acaba com o mesmo tom inicial, vaga demais e chata. O final em si é ótimo, adorei o grande plot da última página, realmente incrível mas totalmente perdido para mim.

Sabrina Coutinho 18/12/2011

Resolvi ler o livro após ver o filme de Almodovar e não acho que cometi um erro, apesar de já saber a principal revelação do livro, que é revelada pelo autor de modo magnifico, aproveitei de qualquer maneira. O livro apresenta muito conteúdo em suas 158 páginas, um thriller original com desfechos impressionantes.

Aos que não viram o filme sugiro que não vejam antes de ler. Durante a narrativa do livro existem muitas cenas pesadas que o autor conseguiu combinar sem perder a naturalidade, mantendo sempre uma ótima ambientação e descrição dos personagens, uma constante oposição entre a idealização e da desumanização de algumas passagens.

Almodovar usou bem do terror do livro em seu filme, mas levou suas cenas sexuais ao bizarro, o que incomoda. Os que já viram o filme vão encontrar no livro uma atmosfera similar de angustia e vingança, mas vão experimentar uma trama diferente, mas verossímil e envolvente.

Bruce.Costa 21/09/2023

Só leiam agora!!!!
Se vc não conhece a reviravolta dessa história ( o filme se chama A Pele Que Hábito), só leia imediatamente. Um plot do msm nível de Psicose.

Mateus Ferreira 20/02/2022

Esse livro é simplesmente fantástico, não consegui largar, e todo o desenvolvimento é muito bom, o final então, me deixou passado, não imaginava o desfecho. ??