Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

rayssagurjao 02/03/2021

Literatura brasileira e...
O livro A Casa de Pensão de Aluísio Azevedo é descritivo e tem muito da época em que foi escrito, é angustiante e possui um final doloroso tratando em grande parte da sociedade e de até onde se vai para conquistar algo, assim como que o jogo vira fácil em relação a dinheiro ou defesas, uma vez que as pessoas esquecem rápido das coisas que acontecem e se voltam pra algo mais vantajoso.

A narrativa nos faz pensar e questionar sobre a sociedade, a hipocrisia e também sobre nossas posturas e o que realmente vale a pena, ou seja até que ponto ir por um objetivo.

@PinkLemonade 21/02/2021minha estante
Caio revoltz. Hahaha. Sobre a ausência de descrição de paisagens "bonitas", não é essa exatamente o propósito da escola da época? Mostrar um local que "espelhe" a própria bestialidade do homem?

caio.lobo. 21/02/2021minha estante
Achei a construção artificial por conta de parágrafos inteiros descrevendo garrafas quebradas, vômitos pisados, gente caída, paredes descascando. Acho que o autor erra querer mostrar a parte não civilizada do ser humano com objetos que são característicos da civilização decadente, faltou as descrições sensuais, e mesmo sexualizada, ainda assim bela como em O Cortiço. No geral ficou feia a descrição, meio ao estilo Lovecraft, sendo que Shakespeare mostrou o mais animalesco do ser humano de forma surpreendentemente fascinante de uma cena de canibalismo em Titus andronicus.

@PinkLemonade 22/02/2021minha estante
Hmm..
Entendi

Gah Hy 16/02/2021

Chato e cansativo
Li por obrigação, o que não necessariamente significava ser ruim, mas foi. Um livro chato, maçante, não acontece nada e o Amâncio é um insuportável trouxa no último. Além do fato que a história não te prende, não te cativa ( muito menos os personagens ) e de forma alguma te faz ter outro sentimento além de tédio.

Lu 02/02/2021

Boa
Não é um dos meus favoritos, mas continuei por curiosidade em saber o final

Monique 27/01/2021

Segunda vez que leio e agora me decepcionei. História detalha demais, até 90% do livro tudo acontece se arrastando, e no final tudo é corrido. Edição TERRÍVEL, precisei ler abrindo muito pouco o livro senão ia amassar a capa. Letras minúsculas e folha branca péssima. Só não dou nota zero porque tenho dó.

Bruno.Vargas 13/01/2021

Casa de Pensão do naturalista Aluísio Azevedo.
Há tempos querendo ler uma literatura clássica Brasileira, dessas ainda do século XIX. E comparar ao tempo que lia para o vestibular há 10 anos. Nessa aventura, a sensação latente de como é mais gostosa a leitura quando ela não é sucedida de um processo seletivo. Hahaa

Sem mais delongas, um livro que me deixou boquiaberto e que tenha talvez um dos finais mais amargos com que me deparei. Apesar de altamente descritivo, com uma linguagem fluida que prende a atenção. Palavras mais dificeis..digamos assim em desuso, dum português mais antigo, fácil e rapidamente resolvidas com o dicionário do próprio Kindle...então muitos aprendizados!!??

Tomando devido cuidados com spoilers a partir de agora, mas...

Um livro que mexe inteiramente com suas emoções e opiniões a cerca dos personagens nos pondo o questionamento: até que ponto confiar no outro, quando a sede pelo dinheiro abastado é a diretriz de uma história?

Parece que não tem personagem que se salva a não ser o seio familiar da protagonista / antagonista, mas aquele seio, que em sua infância, também guarda sua culpa pelo filho que se resultou de uma criação dura vinda do pai, mas super acarinhada pela figura materna - o símbolo mais lindo e verdadeiro da história, mas um porto seguro que chega a fragilizar a personagem.

O autor tece características mil sobre as personagens, que por hora pode ser cansativo, mas são descrições fundamentais para familiarizarmos com seu caráter, e os porquês do mesmo. O leitor se apropria de vários sentimentos provocados durante a leitura.

E aí, já leu? O que achou? Adoraria um papo pra aprofundar mais na leitura! :D

Rocier 20/12/2020

É bom
É um bom exemplar do realismo-naturalismo o autor sabe fazer isso muito bem no livro. Eu gostei apesar de algumas coisas serem meio desconexas, contudo é uma leitura que vale muito a pena, ainda mais se quiser saber sobre o estilo literário que estava começando na época.

Maria3427 19/11/2020

Um excelente retrato de costumes
Casa de pensão narra a história de Amâncio. Jovem que saiu do Maranhão para a corte a fim de estudar medicina. É um romance de tipos, em que encontramos diversas caricaturas da sociedade urbana no século XVIII. Todos os personagens são muito bem trabalhados e desenvolvidos, inclusive muitas das situações que ocorriam antes continuam se perpetuando hoje em dia, de diferentes formas.
Eu amei a história, apesar do ranço pelo personagem principal. E me vi dando boas gargalhadas com a narrativa, justamente em momentos que podemos perceber a verossimilhança com fatos do nosso próprio cotidiano.
Dei 4 estrelas apenas pelo final, achei abrupto e mal desenvolvido. No entanto, toda a construção do enredo nos garante uma excelente experiência de leitura. Recomendo muito!

Ricardo José 18/11/2020

Casa de pensão
Livro clássico do naturalismo, contém mais palavras desconhecidas que a quantidade de ciladas que o personagem principal entra.

Vic 08/11/2020

Interessante
No começo da história eu já tinha uma ideia do desenvolvimento. A parte interessante é descobrir os motivos, como vai ocorrer. Li para o vestibular

Girassor 16/10/2020

Uma verdadeira crítica à sociedade!
É incrível que mesmo sabendo do desfecho da história, a leitura é muito cativante, apesar de complexa.
Uma crítica à sociedade muito bem feita, sobre diferentes perspectivas. Durante a leitura, fui me apegando e desapegando dos personagens, mas a personagem que mais que emocionou foi D. Ângela, mãe de Amancio, que sofre por todas as consequências do filho.
É triste saber que apesar da ficção criada no livro, a história é real, e ainda, infelizmente, continua a representar a nossa realidade.