O país das mulheres

O país das mulheres Gioconda Belli

Resenhas - O País das Mulheres

Cristian Monteiro 28/01/2023

Muito interessante o que a autora propõe e dá margem para o livro seguir por vários estilos, desde a distopia, o fantástico até o investigativo, e no fim, ela se sai extremamente melhor quando não se leva tão a sério.

Leituras Da Mih 21/02/2024

"... para que a sociedade reconheça as mulheres e as mulheres, sobretudo, reconheçam a si mesmas..."

Luiza 25/02/2024

Esse livro foi uma surpresa extremamente positiva. Iniciei a leitura por causa de uma possibilidade de pesquisa, já com medo de uma provável densidade e vagareza no texto (a lá carlos fuentes), mas me deparei com uma leitura fluida e divertida! O texto não é tão profundo, mas trás discussões importantes. Foi uma ótima introdução a Gioconda

Suzana.Mattos 21/03/2021

Narrativas femininas caribenhas
O livro é uma deliciosa fábula de um pequeno país caribenho onde as mulheres assumem o governo federal. Gostei bastante da maneiro como a memória foi acionada nesta narrativa feminina e gostei da escrita de Gioconda Belli, que eu não conhecia. Não é um romance apenas para mulheres, muito menos apenas para feministas, mas a possibilidade de imaginar uma saída juntos para uma sociedade com equidade de gênero.

Paola 07/11/2011

O livro me interessou pelo nome. A capa também me chamou atenção. A história foi ficando melhor a cada página lida.

Como seria um país governado somente por mulheres? Presidenta, ministras e todos os cargos do alto poder ocupados somente por mulheres? Pois o país de Fáguas, uma cidade latino americana, passa por essa revolução. As amigas Viviana, Martina, Eva Salvatierra, Ifigênia, Juana de Arco e Rebeca, decidem montar o Partido de Esquerda Erótica (PEE) e concorrer a presidência.

As propagandas políticas são as mais inteligentes possíveis, e com isso acabam ganhando o voto da maioria e exercendo o poder! E a primeira atitude é mandar todos os homens para casa e as mulheres para trabalhar! Ou seja, inverter os papéis. E isso com certeza gera uma enorme polêmica. O objetivo disso tudo e mostrar que um país governado e controlado somente por mulheres tem a capacidade de dar certo igual ou melhor de quando são comandados pelos homens. Um governo super feminista!

Porém, no meio de um discurso Viviana sobre um atentado em praça pública. Um bala é disparada do meio da multidão e atinge a brilhante presidenta. E depois desse atentado, ela acorda num galpão e encontra objetos que perdeu há tanto tempo... No entanto, esses objetos como, guarda chuva, toalha e xícara, a fazem voltar no tempo e lembrar de muitos momentos vividos. E pelas suas memórias vamos conhecendo como o PEE chegou ao poder.

O livro é de linguagem simples e divertida. Pois, a história além de falar sobre a luta de um poder feminista coloca um pouco de humor e romance também, para deixar ainda melhor o enredo. Quem atirou em Viviana? Como o país ficou? Só lendo a história para descobrir!

Maria Faria 07/03/2021

Uma ideia original
Um grupo de mulheres, liderados por Viviana Sansón, eleva o Partido da Esquerda Erótica à presidência de Fáguas, um pequeno país latino-americano. A ideia original da autora de criar uma história que coloca os homens em casa (facilitada pelos efeitos calmantes da fumaça de um vulcão) e que possibilita que as mulheres cheguem ao poder, proporcionando amplo uso do direito das mulheres e discussão dos conceitos feministas, é o ponto alto do livro.
Devido à insatisfação de alguns homens, a presidenta Viviana é vítima de uma tentativa de assassinato. Ela fica um longo tempo hospitalizada e suas lembranças durante o coma mostram como elas chegaram ao poder.
A hipersexualização das personagens e a ênfase nas características sensuais, apesar de sempre evidenciar as capacidades intelectuais, gera certo incômodo, mas pode ser que a excessiva descrição dos atributos femininos seja proposital.
É um bom livro, onde são discutidos temas seculares das lutas das mulheres como direitos, igualdade, maternidade, aborto, oportunidades, trabalhos domésticos e muitos outros. Possui milhares de frases que falam intimamente às nossas crenças, mas há muitas passagens que assemelham o romance de Gioconda Belli ao gênero chick-lit.

Manu 04/04/2020

Leitura interessante
É um livro interessante, que te faz questionar alguns aspectos. O enredo tenta ter uma pegada feminista mas não sei se esses ideais são bem trabalhados ao decorrer da história. As personagens femininas são bem definidas, intensas e fortes. Acho que não leria 2 vezes mas foi uma boa opção.

Sérgio 20/02/2020

Vale a pena
Uma leitura difícil de parar, onde queremos cada vez mais saber o que vai acontecer. Um país fictício governado por mulheres, tendo uma ideia do que seria diferente, quais os aspectos da natureza feminina fariam as coisas serem diferentes. Vale e muito a pena a leitura.
Heli Cabral 09/03/2020minha estante
Leu o livro físico ou digital? Estou tentando achar digital.

Julia Oneda 26/10/2021

Com uma pitada generosa de ironia, a história de O País das Mulheres se desenrola a partir da criação do PEE (Partido da Esquerda Erótica), do qual é composto somente por mulheres e chega à presidência no país. Gioconda aborda de uma forma super divertida (e muitas vezes engraçada) assuntos importantes do nosso cotidiano e ideias sexistas. Imagina se todos os cargos públicos fossem composto somente por mulheres? Desde à política, até à segurança e saúde. O que aconteceria se a partir de amanhã os homens fossem os únicos responsáveis pelas tarefas domésticas? Apesar da pegada engraçada do enredo, o livro traz críticas fortes ao machismo, ao desprezo do mercado de trabalho por mulheres com filhos, à obrigação imposta as mulheres com os serviços domésticos, a subestimação da capacidade feminina para atividades de força e intelectual, dentre muitos temas importantes de serem discutidos. Recomendadíssimo à todos!

Thaís Regina 19/04/2021

Resenha por Thaís Regina 🔸 O país das mulheres 🔸 Gioconda Belli 🔸 220 páginas 🔸 Versus 🔸5/5 ⭐
Após o termino do seu discurso de celebração do Dia da Igualdade em todos os sentidos, a presidenta Viviana Sansón sofre um atentado e acorda em um galpão cheio de objetos que perdeu ao longo de sua vida. Enquanto tenta descobrir o motivo de estar ali, Eva, Martina, Rebeca, Ifigenia e Juana de Arco, suas ministras e amigas, tentam dar sequencia ao governo e lidar com a oposição nessa ausência da líder do Partido da Esquerda Erótica.

A história se passa em Fáguas, um país fictício e pequeno na América Latina, que assim como seus países vizinhos, sofre com a corrupção por parte de seus governantes, os quais independente do partido, colecionam promessas não cumpridas e descaso com seus eleitores. As mulheres estão cansadas de terem suas reivindicações ignoradas e decidem se lançar na política com propostas diferentes e inusitadas

O plano de governo delas era muito inovador, mas elas contaram com uma ajuda inesperada: a erupção do vulcão Mitre e uma misteriosa queda da testosterona dos homens de Fáguas. Assim, com o instinto combatente masculino adormecido, os homens ficaram mais abertos a novas propostas, assim sendo eleitas.

O que mais me agradou na obra foi a campanha eleitoral das eróticas, e principalmente que elas tinham como estratégia organizar falsas reuniões da Tupperware e falsos chás de bebês para passar informações do seu partido e compartilhar suas ideias.

Com uma boa dose de humor, a autora expõe a realidade (que não é engraçada) da desigualdade entre homens e mulheres, seja na esfera profissional quanto na esfera doméstica, e também os problemas recorrentes de governos compostos quase que exclusivamente por homens.

site: https://www.instagram.com/p/CMnbI-nDlwd/

Elis 23/11/2020

Genial!!!!
Antes de tudo, é um livro de leitura rápida e fluida. É muito interessante como a Gioconda consegue tratar de temas tão profundos (e alguns deles pesados) de forma tão leve, sensível e envolvente.

O conteúdo é genial porque imagina um caminho para mundo diferente, sem que isso seja uma utopia. Nada proposto ali é utópico. A coisa mais surreal que há na história é a forma como as mulheres ganham espaço nas eleições de Fáguas. (sem spoilers) Mas diz muito o fato de que todos nós leiamos esse livro como utópico, não? Eu terminei o livro emocionada, como raras vezes acontece comigo.

A escrita de Belli é cativante, sedutora. E os diferentes "suportes" narrativos que ela usa é outro ponto da sua genialidade.
É um livro que todo aspirante a escritor precisa ler.

No mais, um livro erótico, no melhor sentido da palavra. Daqueles que te fazem se sentir viva quando está lendo.

Debora 06/01/2019

Uma história divertida. E com conteúdo
Um grupo de amigas resolve fundar o Partido da Esquerda Erótica, para trazer a paixão de volta ao centro e, assim, trabalhar os problemas de seu país. Muito interessante acompanhar as propostas, mas, principalmente, a reação a elas.
Lara.Dias 01/02/2019minha estante
Tbm me diverti muito! Achei bem genial a ideia do partido PEE e a utilização dos estereótipos femininos criados pelo machismo como arma de campanha. Sem dúvida o mais interessante foram as propostas. Ela também trouxe referências desconhecidas para mim como Célia amorós.