Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Jaqueline 13/01/2012

O que senti lendo Ainda não te disse nada pode ser definido em uma frase presente no próprio livro: “paixão à primeira leitura”.

Que já havia me encantado com O Mundo de Vidro, romance anterior de Maurício Gomyde, todos sabiam, mas ainda sim fui surpreendida por Ainda não te disse nada. Primeiro, pela simplicidade da obra: o texto é leve, muito fácil e gostoso de ler. As páginas seguem umas as outras com uma facilidade notável. Em segundo lugar, o tema. Quer coisa mais nostálgica do que trocar correspondências com alguém por cartas? A cabeça de qualquer jovem com sensibilidade apurada logo fervilha com as possibilidades que esse antigo modo de interação oferece.

Eu fiquei apaixonada pelo livro. Terminei a leitura suspirando pelos cantos, com as emoções à flor da pele. Cheguei a brincar no Twitter que estava sofrendo de uma paixonite platônica pelo autor, tamanha a impressão que sua obra deixou em mim. A sensibilidade com que ele conduz um livro protagonizado por uma mulher é tocante.

Marina Albertini, a protagonista do livro, bem poderia ser uma de nossas amigas. Bonita e cheia de sonhos, ela é uma estudante de Moda que trabalha durante o dia em uma agência dos Correios ao lado de dona Jane, uma senhora descrente nos sentimentos e nos meios de comunicação dos dias de hoje. Em certo momento, Jane diz que hoje em dia ninguém mais envia cartas apaixonadas escritas à mão, e qual não é a nossa surpresa quando vemos Marina se envolvendo em uma história de amor do passado marcada por cartas e juras de amor verdadeiro graças a uma misteriosa moça ruiva que costuma despachar cartinhas escritas pelo próprio punho.

De certa forma, o que acontece no livro acontece na vida real: o leitor é envolvido pelas palavras do texto do mesmo modo que Marina se apaixona pelas cartas de seu misterioso remetente. Ao fim de tudo, temos vidas cruzadas que praticamente não podem mais ser desassociadas: Marina, Milena, Heitor, Henrique. Uma personalidade influencia a outra, e assim temos um círculo de personagens belamente trabalhados que nos guiam por uma trama cheia de altos e baixos, de riso e melancolia. Até mesmo os personagens secundários são incríveis e nos deixam com vontade de ler um livro sobre cada um deles - as divertidas amigas de Marina e os belos irmãos Albertini com certeza rendem uma boa história! É muito fácil se identificar com cada um deles, pois seus comportamentos são extremamente realistas, rendendo diálogos que poderiam estar acontecendo de verdade bem ao seu lado.

Ainda não te disse nada é um livro capaz de emocionar todos aqueles que amam histórias de amor, mas nem por isso deixam de lado boas pitadas de drama e humor. Vocês têm que ler este livro!

>>Resenha previamente postada no site www.up-brasil.com

Fernanda 28/12/2011

Resenha Ainda Não te Disse Nada
Este livro eu queria ter lido antes, mais cedo, mas foi tantaaaa correria nesses de novembro e dezembro que não consegui tempo antes dessa metade de dezembro. Mas enfim...o li.
Personagem principal: Marina. Ela é uma jovem que trabalha nos correios e que estuda moda. Rotina agitada que não impede de ter duas amigas super divertidas e que estão sempre ao lado dela. A rotina também não a impede de sonhar alto no lado profissional, e quanto mais sonha, mais se dedica a ele.

Até que um dia uma carta específica cái em suas mãos, e apartir daí tudo muda. Não que a personagem deixa de sonhar com sua profissão...nãoo...apenas aprende a olhar com mais carinho e mais atenção ao simples gesto de escrever uma carta, algo que muitas pessoas esqueceram hoje em dia.

Na vida da personagem Marina, esta carta específica a faz querer escrever também e ela se envolve de uma forma mais intensa do que imaginava na história descrita naquela carta...e o final desse envolvimento da personagem com a história da carta é surpreendente e linda.

A história deste livro é linda, gostosa de ler, faz a gente pensar nesse mundo altamente tecnológico onde muitas pessoas esqueceram da alegria conquistada a cada carta que escrevemos, o quanto é bomm escrever uma carta. Apartir deste livro lembramos a importância de cada palavra escrita e a força que ela tem para quem a lê.

Danni 16/11/2011

Simplicidade cativante!
Resenha originalmente postada em: tudosobresentimento.blogspot.com/

O que dizer de um livro que te toca além do que as palavras podem explicar? Sinceramente eu ainda não sei como falar sobre "Ainda Não Te Disse Nada", mas vou começar com duas palavras: simples e contagiante.
Marina Albertini é uma sonhadora, como muitas de nós aliás, mas ela não fica parada esperando que algo aconteça em sua vida, ela vai a luta. Logo no inicio do livro vemos Marina tomar uma grande decisão: sair da sua cidadezinha para ir estudar Moda na grande São Paulo. Seria aterrorizante para alguns sair sozinha assim de casa e ir para tão longe, mas para ela foi um passo em direção ao seu maior sonho: ser uma estilista bem sucedida. E agora ela morava em São Paulo, cursava moda, mas ainda não era uma estilista de sucesso, pelo contrário, Marina trabalhava nos Correios (um emprego no qual ela não pretendia ficar por muito tempo).

"Nunca havia sido o sonho de Marina trabalhar numa agencia de Correios. Ela não queria levar e trazer histórias. Queria ser uma história..."

Mas tudo muda quando Marina se depara com uma moça que tem um emprego um tanto quanto diferente: escrever cartas no lugar de outras pessoas. Marina, a principio, acha um trabalho intrigante mas quando por obra do acaso, talvez, uma dessas cartas vem parar em sua mão ela se vem respondendo por impulso à alguém que nunca viu e que pior ainda, pelo qual, depois de um tempo, ela começa a sentir um estranho sentimento...

"O tempo cronológico de uma vida pode não ser longo, de fato, mas o tempo de um amor verdadeiro, este sim, é que não tem fim."

Esta é, basicamente, a história do livro e eu confesso que achei bastante original mas devo dizer que a personagem principal, mesmo sendo parecida comigo em alguns aspectos, é incrivelmente sem carisma algum, mas o engraçado é que os outros personagens (como Thaís, Francesca e Otavinho) colocam o humor necessário no livro. Sabe aquele tipo de livro que você já lê imaginando um filme? Pronto! É isso! "Ainda não te disse nada" daria um ótimo filme!
Mauricio Gomyde é a prova de como a literatura brasileira vem se desenvolvendo e de como eu deveria ler mais obras da nossa terra. Com sua linguagem de fácil acesso e todo aquele carinho que vemos transparecer nas páginas, o autor escreveu um livro que merece ser lido e que ainda por cima conta com uma linda trilha sonora que pode ser encontrada no site do autor (ótima idéia, Mauricio!!)
Quem ainda não leu, deve ler porque mesmo depois de tudo o que eu escrevi...
... eu "Ainda Não Te Disse Nada"!

Dani Fuller 16/11/2011

Protagonistas que possuem um ideal tão semelhante ao seu, fazem seus sonhos parecerem ainda mais impossíveis e ainda mais intensos. Muitas das coisas que Marina fazia e agia eu lembrava de mim.. apesar do mesmo número de diferenças.. essa certeza de saber qual amor que queremos para nós é tão perturbadora (e muito reveladora!).

As pequenas coisas no livro foram me encantando mais e mais.. não posso ver um romance lindo e impossível.. surgindo de maneira tão sutil e tão incrível.... era possível prever o desenrolar dos acontecimentos... mas a espera de que se realmente seria fez gerar uma ansiedade sem igual..

Também fiquei encantada e emocionada pelas palavras das cartas e a história que veio com elas. E apesar da minha frustração com o livro acabando justamente quando ele estava no ponto máximo... e com minhas emoções à flor da pele (parecida com que a Marina sentia ao escrever rs) que deixaram eu um tanto deprê da solidão que romances assim fazem eu sentir. Mas o que importa é continuar acreditando que também acontecerá conosco quando e onde menos esperarmos.

Destaque 1: Para a maneira de Marina criar playlists eu fiquei tentada a fazer isso eh eh eh.
Destaque 2: Super curiosa de ler o blog dela...mesmo que eu não seja muito fanática por moda ~ ah até procurei no google, e não deu resultado rs
Destaque 3: Quero ver os desenhos dela......
Destaque 4: As amigas dela são engraçadas demais e o vizinho Otavinho morria de rir eheheheh
Destaque 5: Onde está o meu H.?

"Saber que ainda estás a andar pelo mundo com teu olhar magnífico a encantá-lo é o que me fará respirar a cada segundo de meus dias."

Arte do livro / Capa e interior ★★★★
Tempo de leitura / Narrativa ★★★★★
Objetivo / Impacto ★★★★

Beatriz 09/12/2011

Ainda não te disse nada
"Um sonho não se realizou? Sonha outro! Sonho contigo todos os dias!" pág. 151
Marina Albertini, não queria continuar vivendo na pequena cidade de São Pedro da Serra muito menos assumir a padaria da família. Ela tinha outros planos para sua vida, e sabia que se continuasse ali, ele não se tornaria realidade.
Então Marina tomou uma decisão: Iria para São Paulo fazer seu curso de Design em Moda. A família estranhou mais apoiou a filha, que logo se mudou pra cidade grande.
Chegando lá alugou um pequeno apartamento e conseguiu um emprego na Agência dos Correios. Seu salário dava para pagar o aluguel e também a mensalidade do curso. Trabalhava perto de casa e economizava dinheiro já que ia andando. Sua vida era trabalho, faculdade e as amigas.
Um dia pouco antes de abrir a agência, Dona Jane - amiga de trabalho - comentou que as pessoas não escrevem mais cartas, só sabem enviar e-mail, e agora, só vão até os Correios para despachar encomendas.
Marina diz para a amiga que mandar e-mail é mais rápido e fácil, em um minuto a pessoa já recebe seu e-mail, já a carta tem que ficar esperando, mais a amiga diz que ninguém manda cartas porque já não escreve com aquela paixão de antigamente.
Por obra do destino - ou não - no mesmo dia uma moça ruiva bonita, entra na agência para enviar uma carta, Marina reparou que tudo foi escrito à mão, em uma bonita letra arredondada.
No final do dia, Marina vai para a faculdade achando que aquele foi apenas mais um dia de trabalho, quando alguém podia imaginar que aquela carta mudaria seu destino?

" Largo a espera e sigo o sul. Perco a quimera, meu anjo azul. Fica forte, sê amada, Quero que saibas que ainda não te disse nada. Pede-me tudo, dou-te o mundo"... pág. 138

Ceile.Dutra 18/01/2012

Ainda Não te Disse Nada - Resenha retirada do meu blog www.estejali.com
Quando recebi este livro do autor, minha mãe já pegou para olhar, elogiou a letra do Maurício e logo falou: "Vou ler primeiro, pode deixar comigo". Ok, eu estava lendo outro, então deixei com ela... E tenho que falar que já comecei a criar expectativas só de ver minha mãe grudada no livro, rindo alto e lendo umas partes pra mim.

Depois de deixar a cidade no interior onde morava com seus pais e irmãos, Marina Albertini vem para São Paulo atrás de seu sonho: se tornar uma estilista famosa.

Aqui em São Paulo, ela faz faculdade de moda e para pagar o curso, trabalha em uma agência dos Correios, mas apesar de realizar muito bem sua função, não é o que ela realmente gosta de fazer. Ela gosta de desenhar, copiar modelos de revistas, criar...

A rotina na agência é até simples: receber contas e postar encomendas. Ninguém mais manda cartas como antigamente. Mas uma pessoa aparece lá de vez em quando postando cartas. Esta moça é Julia, e Marina fica curiosa para saber o que Julia escreve, já que hoje temos a internet que facilita a comunicação no mundo. Ao encontrá-la no café onde costuma fazer seus desenhos, Marina fica sabendo que na verdade, Julia, é um "anjo carteiro": ela é contratada para escrever cartas no lugar de outras pessoas.

Depois de descobrir que Julia morreu, ela pega uma carta que chegou para a moça e, muito encantada com as palavras, fica na dúvida se continua o "trabalho" ou não.

Apesar de bonita, Marina não se relaciona com ninguém o que causa boas discussões com as amigas e muitas risadas. O professor mais lindo da faculdade é afim dela, e Fran e Thais vivem incentivando o romance. Depois de muitas "cantadinhas", os dois acabam ficando e depois namorando.

E assim o livro flui, com muitas histórias acontecendo ao mesmo tempo, mas com muita naturalidade.
O livro é excelente! Depois de terminá-lo, pude entender o encantamento da minha mãe.
Fácil se identificar com os personagens e se emociar com a história.

Mais do que recomendado!

Cia do Leitor 16/11/2011

Ainda não te disse nada
Nada que eu disser aqui será o suficiente pra expressar a satisfação e a alegria de ter lido este maravilhoso livro.

Bem, confesso que ainda não conheci a obra anterior "O Mundo de Vidro" do magnífico Mauricio Gomyde, (mãos e mente abençoadas) li nos diversos comentários espalhados pela internet os elogios a respeito do livro por conta do gênero: Comédia-romântica e da simplicidade.

Então posso assim dizer que "Ainda não te disse nada" é a melhor comédia-romântica que li nesses últimos tempos. Maurício entrou no universo feminino e captou as manias, as situações hilárias das quais nós mulheres passamos diariamente, os chiliques, as paqueras e colocou em suas personagens de uma forma muito divertida, simples e verdadeira.
O livro conta a historia da nossa protagonista Marina, uma jovem que sonha e luta pra se tornar "Marina Albertini, estilista famosa". Mas, enquanto o sonho não se concretiza, ela vive uma rotina de casa, trabalho, faculdade e casa.
Marina trabalha na agencia dos correios e observa que: "Ninguém escreve mais cartas hoje em dia" Até que um dia uma caiu em suas mãos e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou.

O Amor ultrapassa as barreiras do tempo, distancia e preconceitos?

Particularmente Chorei, ri muito, briguei, chorei novamente e finalmente amei. (Nessa ordem) xD
Um pequeno trecho pra curtir:

_ Oi você tá esperando ônibus? _ O terceiro perguntou para Marina
_ Ônibus? Não, por quê?
_ É que você tá no ponto, minha Deusa!
[...]

(Detalhe, eles estão dentro de uma boate!)

Nunca um livro mexeu com todas as minhas emoções a ponto de ao ler a ultima página querer começar tudo novamente.
"Ainda não te disse nada" fala do amor sem limites, de se apaixonar por palavras, recordar o ontem, viver o hoje e esperar o amanhã sem medo.
Marina e suas amigas nos faz querer seguir em frente, mesmo que tropecemos em pedras que o destino nos coloca no caminho, mesmo que achemos que tudo esta perdido, sempre haverá um novo recomeço.

Então chore, ria, se surpreenda e ame! Eu garanto que é diversão pra todas as idades.

Nizete - Cia do Leitor

Ana Luiza 20/12/2011

Uma historia de amor, sonhos e destinos cruzados. Quem diria que uma carta apenas poderia mudar tudo?
Marina era uma moça do interior, filha de um padeiro de origem italiana. Mas a garota queria trocar as as massas e os fornos quentes pelas disputadíssimas passarelas internacionais. Decidida, ela se muda para a grande São Paulo e começa a faculdade de Moda. Para ajudar nas despesas, ela ainda trabalha nos Correios e posso dizer que é graças a este emprego que sua vida muda dramaticamente.
Apesar dos dias corridos, Marina podia afirmar que era uma garota de sorte. Ela era bonita, desejada, inteligente, talentosa e corajosa. A única coisa que lhe faltava era uma oportunidade, seja para conquistar o emprego dos sonhos e se tornar uma estilista famosa, ou para encontrar o homem da sua vida. Qualquer um dos dois que viesse primeiro iria fazer de Marina uma garota completamente feliz. Ela não poupava esforços para fazer seus sonhos realidade, exceto quando o assunto era “o homem da sua vida”, que ela acreditava que só o destino poderia lhe trazer.
Seguindo sua vida normalmente, um dia Marina se depara com uma carta que pode mudar tudo. Endereçada para uma garota morta, a carta contem as mais belas palavras de amor que Marina já viu, e que ela espera ouvir de alguém um dia. A garota então percebe que precisa tomar uma decisão, talvez a mais difícil de toda a sua vida: continuar uma farsa ou decepcionar um velho apaixonado?
Com uma escrita simples e que flui facilmente, Mauricio vai vagarosamente nos atraindo para a historia e quando nos damos conta já estamos entrelaçados a ela. Novas emoções surgem a cada página e Mauricio parece sempre ter uma nova surpresa debaixo da manga. Os personagens são bem construídos e cada um tem sua característica marcante. Não posso deixar de elogiar os personagens secundários, que marcaram presença sem invadir a historia, deixando-a mais rica e divertida. (Saiba mais sobre os personagens aqui no post Elenco dos Sonhos #1.)
Ainda não te disse nada é aquele tipo de livro que mesmo que com suas historias às vezes improváveis no mundo real, nos fazem acreditar no amor novamente. E claro, no poder do destino, que às vezes dá uns pequenos empurrãozinhos que mudam absolutamente tudo.

Resenha do blog:
Mademoiselle Love Books - http://mademoisellelovebooks.blogspot.com

Laiara Dias 13/12/2011

Ainda Não Te Disse Nada
Tenho que dizer que me identifiquei muito com Marina. Ela é aquela menina cheia de sonhos e que corre atras de todos eles, sempre ralando muito e sempre com muita honestidade.
Mergulhada no universo da moda, não tive como não nutrir um carinho todo especial pelo livro, além de torcer por tudo que acontecia com a personagem. Ficava na expectativa junto com ela a cada carta que chegava, chorava a cada decepção e ria com as amigas dela e festejava com cada sucesso!
Um grande elogio que tenho ao Mauricio é a forma descontraída com que os diálogos são escritos. Não sei vocês, mas principalmente em livros internacionais que são traduzidos e até em alguns livros brazucas os diálogos entre os personagens parecem meio forçados, não dá pra se identificar com a linguagem, não dá pra se imaginar naquela roda de conversa e isso não acontece em Ainda não te disse nada, pelo contrário, quando eu lia as falas dos personagens eu imaginava as minhas amigas falando, porque é exatamente daquele jeito que conversamos!

O desenrolar da história é bem fluido, o livro de um modo geral é leve, mesmo tendo seus momentos de suspiros, de raiva, de tensão e apreensão, mas sempre se mantém uma narrativa gostosa de ler... Só não li o livro de uma vez só por falta total de tempo, porque dá muita vontade de não largar até a última página.

E é claro que não posso acabar essa resenha sem abrir um grande parêntese para as cartas... Ahhhh, as cartas, eu sou louca por cartas em livros (fã de Jane Austen forever!) e sou suspeita pra falar, mas tenho certeza que qualquer um com um coração batendo no peito vai se encantar com cada uma delas e gente! pausa! No estado de carência que essa Louca aqui está, dei mil suspiros em cada carta. Só senti falta da última carta, que eu queria muito ter lido, maaas... Se não tá lá, deve ter um motivo, mas que eu fiquei com vontade de ler eu fiquei!

Resumo da ópera, Mauricio soube muito bem nos envolver em uma história de amor sem nos deixar cansados, fez a narrativa de uma forma leve e encantadora, fazendo com que nos identifiquemos com a história. Um livro gracinha, sem ser meloso, pois tem seus toques de humor, de descontração, e uns momentos hot é claro... Um livro que vale a pena ser lido, sem sombra de dúvida! Aquela história fofa que você nunca irá esquecer!

Tarsila 18/12/2011

Uma paixão por palavras
Marina Albertini é uma estudante de Moda de 25 anos, que saiu do interior para morar em São Paulo. Não queria trabalhar na padaria da família, almejava, sim, ser uma “estilista famosa”. Vai em busca dos seus sonhos, e trabalha nos Correios para pagar as despesas com o aluguel e o curso. Um dia discute com sua colega o quanto é raro, atualmente, com outras formas de comunicação mais práticas, as pessoas mandarem cartas – cartas escritas com paixão. Logo após esse momento, uma jovem manda uma carta escrita à mão. E aparece uma semana depois, com mais cartas. Marina se espanta, porém não sabe como isso mudará sua vida...
Uma carta, destinada a uma mulher recentemente falecida, cai em suas mãos, talvez por obra do destino. A descoberta de quem é este destinatário e as circunstâncias pelas quais a carta foi enviada muda tudo, e Marina se vê tentada a desvendar seu conteúdo. Assim conhece Heitor, senhor de idade que mora em Portugal, com quem passa a relacionar-se. Ele escreve acreditando que as cartas chegam à sua amada Milena, que ela finge ser. A situação passa do ponto da dissimulação: ela fica deveras tocada... Marina passa a mandar as cartas escrevendo sobre o que lhe acontece, sobre os seus sentimentos mais íntimos e verdadeiros. Aguarda os 25 dias que levam para a resposta chegar ansiosamente, e faz sua uma antiga história de amor.

“Mas perdi tudo, e hoje a única coisa da qual não me arrependo nesta vida é ter-te amado. Porque não ter ficado contigo foi além da minha vontade. Ah, se o tempo pudesse retroceder! Se eu pudesse voltar àqueles anos em que tínhamos a inconsequência como norte! Nunca te deixaria ir embora, nunca te deixaria ficar nos braços de outro, nunca aceitaria que não fosses minha por toda a minha existência.
Neste instante em que te escrevo as minhas breves palavras, posso sentir o teu perfume. A minha memória pode não ser das mais confiáveis, mas há coisas impossíveis de esquecer.
A principal delas? Tu, minha querida Milena...”
Pág. 132

Enquanto acontece toda essa correspondência em segredo, a vida de Marina segue, e ela começa um relacionamento com seu cobiçado professor de Fotografia (depois de muito incentivo de suas amigas), continua com o blog que tem tido êxito, e se empenha para vencer um concurso destinado a estudantes de Moda, que tem como prêmio um estágio em Paris (é claro que as cartas, e as rosas, com seus significados, vão lhe inspirar na sua criação)...
O livro tem muitos personagens cativantes, sejam os da família descendente de italianos de Marina, ou suas colegas e vizinhos; gostei bastante de como eles foram desenvolvidos. A história abrange várias áreas da vida dela, de forma satisfatória. Acompanhamos medos, dúvidas e reflexões a respeito de conceitos sociais, da romântica Marina e de todos ao seu redor.
Ainda Não Te Disse Nada conta uma história deliciosa, que você pode ler rapidamente devido à linguagem fluente e a curiosidade que decerto ela provocará. Os capítulos curtos mesclam diálogos coloquiais que arrancam risadas e cartas carregadas de sentimentos que arrancam suspiros. A história de um amor que nasce no escuro, de longe, de outro amor. Uma paixão por palavras. É possível? E temos mesmo tanto mais que palavras, quando elas vêm da alma? O livro é ainda melhor que O Mundo de Vidro; é mais maduro, afasta-se do humor para se aprofundar no romance, sendo ainda leve e doce.
Se você acabar suspeitando do final, como eu, ou chegar ao final do livro “ainda não sabendo nada”, de todo modo há grandes probabilidades de considerar esse um ótimo livro, e ficar encantado. O livro tem trilha sonora própria, e está repleto de citações de cantores, bandas, músicas, e trechos delas. A qualidade do livro é ótima, a capa muito bem-elaborada, e a diagramação bem-feita. Enfim, considerando todos os aspectos, recomendado!

Eli 14/11/2011

É muito legal quando lemos um livro e já conseguimos reconhecer o estilo do autor. Esse é o segundo livro de Mauricio Gomyde que leio, mas já percebo o seu tempo de comédia e romantismo. Um pouco diferente de seu primeiro romance, onde a comédia estava bem equilibrada com o romance, aqui a segunda premissa é mais presente. Imaginem uma grande história de amor, renascida através de cartas? Imaginem uma jovem de 25 anos, cheia de sonhos e objetivos, sendo colocada numa história que não é a sua, mas passa a vivenciá-la tão fortemente, que não consegue imaginar sua vida sem esse "relacionamento'? Marina trabalha numa agência dos Correios, e "sem querer", acaba respondendo uma carta de uma senhora de quase 70 anos. Envolvida com as respostas que recebe e com suas próprias palavras, Marina vive através da História de Heitor e Milena o único relacionamento amoroso significativo em sua vida, que acaba sendo o responsável pela concretização de seus sonhos. Mas, e o amor verdadeiro? Onde Marina o encontraria? Para quem ainda não leu os romances do Gomyde, fica aqui a dica: corra e viva essa estória de amor... Aliás, "essas estórias"!

Kel Costa 16/02/2012

Sublime e nostálgico
Ainda Não Te Disse Nada é para ser lido naqueles momentos de tranquilidade e calmaria que se abatem sobre nós, pois é esse o efeito que ele produziu, ao menos em mim. Uma história de amor através de um meio de comunicação tão antigo (Mas não tãããooo antigo assim, viu? Sou apenas uns 3 anos mais velha que a Marina e escrevia muita carta na infância).

Para começar, achei super legal o Maurício ter usado a ferramenta “blogs” no livro. Marina é blogueira assídua e seu blog é super visitado e comentado. Gostei muito do autor ter usado essa ideia, pois além dos blogs hoje em dia serem realmente ferramentas super importantes de divulgação dos trabalhos alheios, ele mostrou direitinho como a coisa funciona.

Gostei da Marina, uma personagem forte, corajosa, mas achei que em alguns momentos a indecisão e teimosia dela atrapalham. As amigas Francesca e Thaís são hilárias, desbocadas, um arraso! Simplesmente adorei a simplicidade da amizade delas. Aliás, o Maurício construiu personagens adoráveis, desde os pais de Marina até Dona Jane.

Sobre o enredo do livro, ele mostra que apesar de ser uma coisa que saiu um pouco de moda hoje em dia, ainda assim é bem real. Quantas cartas devem ser trocadas diariamente pelo mundo? E como podemos saber ao certo se a pessoa com quem nos correspondemos é realmente aquela que escreve? Pode um amor nascer através de palavras e papeis? As cartas descritas no livro são de uma delicadeza ímpar, recheadas de romantismo e capazes de fazer o leitor suspirar. Adorei a estrutura da história.

A capa é muito original, conta a essência do livro. Páginas amareladas, diagramação básica, letras em tamanho médio. Não lembro de ter encontrado erros de revisão. Romance super recomendado.

>> Leia a resenha na íntegra:

Roberta 02/01/2012

Resenha | Ainda Não Te Disse Nada
para ler no blog: http://artbooks.blogspot.com/2012/01/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Título: Ainda Não te Disse Nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Número de Páginas: 231
Ano: 2011
Resenha:

Marina, veio do interior para a grande cidade de São Paulo pois queria ser muito mais do que uma padeira - já que herdaria a padaria do pai, um típico italiano - ela queria ser estilista e por isso, quando aparece a oportunidade de ir para São Paulo e fazer uma faculdade para que enfim ela consiga realizar seus sonhos, Marina simplesmente vai na cara e na coragem. Ela trabalha nos Correios e é aí que o seu destino começa a mudar.

"(...)
'Ninguém mais escreve cartas hoje em dia', Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo. (...)"
(GOMYDE, Maurício, 2011, Ainda Não te Disse Nada)

Cartas escritas à mão eram tão difíceis de serem postada que Marina já estava desistindo, já que nos dias de hoje a maioria dos postais enviados são profissionais ou qualquer outra coisa, menos uma carta escrita à mão, cheia de sentimentos. E é até que então, uma moça bonita entra nos Correios e despacha uma carta com Marina. E escrita à mão! Marina se encantou na hora. Gostaria de saber para quem essa moça sempre enviava essas cartas...
Até que por sorte do destino, Marina encontra com a moça das cartas, Julia.

Julia é um Anjo Carteiro.
Ela é contratada para escrever cartas à quem não conhece.
Usualmente uma pessoa contrata os serviços de Julia para que envie cartas em nome de antigos amores, amizades... Que se passe por essa pessoa.

Marina de início não acha que isso seja uma coisa certa a ser feita, pois seria enganar a pessoa que está recebendo esssas cartas, certo? Nem Marina sabe o que pensar sobre isso tudo no final das contas. Ao mesmo tempo que é errado, não é tão errado assim, já que essas cartas trazem conforto as pessoas que às recebem, fazem-los sentir-se lembrados, amados, tudo o que pode ter sentido falta durante a vida com a ausência dessa pessoa, deve estar sendo recompensado com o recebimento dessas cartas. É! Não deve ser de todo errado mesmo ser um Anjo Carteiro.

Marina soube que algumas correspondências estavam sendo devolvidas pois a dona da caixa postal não estava mais verificando-a com a frequência que os Correios exigem. E já que o caminho para a casa do destinatário era o mesmo que o seu, ela resolveu levar a correpondência ela mesma. E foi lá que ela descobriu que Julia, a dona das correpondências, havia morrido.
E agora? Ela era tão jovem.
E havia uma correpondência a ser entregue... Que estava nesse exato momento em suas mãos.
Sabendo que Julia era um Anjo carteiro, o que fazer? Deveria ler e responder a carta ou fingir que o destino nunca havia lhe pregado esta peça e que ela não deveria de maneira alguma respondê-la ou sequer lê-la?

É aí que a trama toda se desenvolve.
E é aí que a vida de Marina dá uma reviravolta.

Ela conhece Heitor, um senhor já de idade que é quem responde as cartas achando que Marina era uma antiga namorada, Milena.
Marina se vê envolvida na história dos dois, como poderia ela levar essa história adiante? Ela deveria continuar escrevendo à ele como vinha fazendo?

O livro é escrito de uma maneira maravilhosa, o autor soube bem quais palavras escolher para escrever cada linha deste livro, o modo como descreve os lugares, as pessoas, é incrível. Por isso peço que leiam e se encantem do mesmo modo que eu me encantei com a história, pois vale a pena deixar que o sentimento tome conta de você enquanto você lê este livro maravilhoso. Super indico.

27/11/2011

Um livro espetacular, incrível e completamente inusitado. Quando recebi esse livro do Mauricio, confesso que já esperava uma leitura divertida e leve, exatamente como eu havia tido em seu outro livro, O Mundo de Vidro. Mas o que eu presenciei nessa história, foi muito mais do que diversão.
Com um enredo completamente inusitado, Mauricio conseguiu, com louvor, criar uma atmosfera belíssima e apaixonante! Marina, nossa protagonista, é filha de uma família italiana tradicional, dona de padaria em uma cidadezinha do interior. Tem dois irmãos, gêmeos, de personalidades completamente diferentes e pais amáveis e que dão muito apoio a ela. Principalmente quando ela começou a mostrar que não possuía vocação nenhuma para assumir os negócios de família.

Continue lendo: http://bit.ly/uH1qGE

Brenda 03/12/2011

Encatador!
Conheçam : www.cataventodeideias.com

Esse é um livro especial. E por ser especial demorei bastante tempo tentando encontrar as palavras que definissem o que eu senti ao lê-lo.

Com capa criativa e sinopse clichê, Ainda não te disse nada é o típico livro que você começa a ler porque todo mundo diz que é bom e ponto. Mas a essência que encontramos nele acaba superando qualquer expectativa criada.

Nele conhecemos a história de Marina Albetini, uma garota facilmente identificável com muitas de nós. Quer ver só? Ela adora bloggar, adora moda, trabalha, faz faculdade e têm amigas um tanto espevitadas. Reconheceu um pouquinho de você aí? Pois bem. Marina tem 25 anos e se mudou do interior para São Paulo em busca do seu sonho de ser estilista. Ela trabalha como atendente selando e despachando cartas numa agência de correios durante o dia, e faz faculdade de designer de moda a noite.

Um dia ela conhece Júlia, uma moça ruiva que começa a enviar cartas, não contas ou pacotes, mas cartas escritas para pessoas. E isso acaba deixando Marina tocada. Afinal escrever cartas hoje em dia? Ela não despachava na agência uma única carta escrita há tempos. E mais: o grande propósito das cartas escritas por Júlia era delicado, era sensível. E acaba que um dia a tal moça acaba sumindo. E a carta resposta para ela acaba caindo nas mãos de Marina. Seria destino, ou puro acaso? Deveria Marina deixar o autor daquela carta tão sensível sem resposta?

A narrativa do Maurício é um fato a parte. Ele consegue te arrastar para dentro da história, fazer você esquecer tudo ao seu redor e te prender num único objetivo: prosseguir a leitura do livro. É efetuada em terceira pessoa, flui leve e é cativante. Ainda não te disse nada sabe ser romântico, mas também é engraçado e poético na medida certa. Questiona-nos sobre o verdadeiro significado de amar, amar sem preconceitos, amar sem medida, não importando distância ou tempo. Também fala sobre correr atrás dos sonhos e a importância de acreditar que mesmo malucos ou incoerentes eles podem se tornar realidade.

Marina conquistou-me desde as primeiras páginas por seu carisma e personalidade incrível, sendo determinada, mas ainda assim romântica e por vezes (muitas vezes) poética e sonhadora. Os outros personagens são extremamente bem construídos e responsáveis pelo humor constante do livro. E o que me fez amar mais ainda esse livro (se é que isso é possível) foi o fato deles possuírem história. Não são apenas os amigos e a família da personagem principal, mas pessoas reais. Pessoas com histórias e personalidades definidas. Tão reais quanto Francesca e Thaís, amigas espevitadas de Marina que estão precisando urgentemente de um pouco mais de sorte no amor e de autoconfiança, ou ainda D. Jane, uma entre tantas senhoras que vivem a recordar as maravilhas do passado.

E é claro ainda tem meu querido H. , H. que é o sonho de todas nós garotas, H. que sabe escrever cartas maravilhosamente e encantadoramente bem. H. que cativa só por suas palavras. E H. que vocês precisam conhecer lendo esse livro! E se você acha que Ainda não te disse Nada parece a primeira vista previsível e clichê. Acredite, só a primeira vista.

Mais resenhas? Acesse : www.cataventodeideias.com