S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

iS2ronan 31/12/2022

não esperava gostar tanto, o prefácio dessa edição só deixou o livro melhor e me fez ver um outro lado da escrita do graciliano ramos, quero ler outros livros dele agora.

adm.felipemoura 28/12/2022

Esse livro conta a história de Paulo Honório, escrito por ele mesmo aos 50 anos. É uma autobiografia que gera autoconsciência no personagem sobre sua vida vivida de forma bruta, mesquinha, materialista. Nas próprias palavras deste: ?Creio que nem sempre fui egoísta e brutal?e a desconfiança terrível que me aponta inimigos por toda parte?Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.?

Costa 17/12/2022

Uma mente brilhante
Graciliano Ramos é uma das mentes que acho mais brilhante da época conhecida por "romance de 30". É um clássico do modernismo brasileiro, carregado de reflexões e que tem um final maravilhoso.

Rodrigo.Rodrigo 15/12/2022

Mais uma obra do mestre Graciliano Ramos, fundamental para conhecer o nordeste e seus personagens típicos da primeira metade do século XX. Os bens materiais não são tudo.....

Amigo 09/12/2022

Eu sinto Paulo Honório
É um livro fantástica, em certos ponto me lembra Noites Brancas do Fiodor. Fala muito sobre o eu, sobre a dor da vida, a solidão do ser, principalmente quando Paulo Honório está sozinho e podemos ver o seu verdadeiro eu, que não é um homem cruel como aparenta, mas somente o ser humano frágil e solitário, que criou essa casca de hostilidade para de defender da vida, para sobreviver. É incrível o tal do Graciliano Ramos, leitura importante.

breno 07/12/2022

QUE LIVRO É ESSE?
Simplesmente um dos livros mais bem escritos que eu já li, o único do Graciliano que eu li, mas já sou cadelinha dele. O jeito que ele usa as palavras, a forma como ele constrói um protagonista que é um legítimo 🤬 #$%!& . A narrativa que tá sempre te surpreendendo e tomando rumos inesperados. A construção perfeita de ascenção e decadência de um latifundiário. A forma como as críticas sutis e as visões políticas ainda são completamente atuais.

Graciliano simplesmente um gênio!!!
breno 07/12/2022minha estante
não acredito que esse app censura as coisa

Sah 04/12/2022

Esta obra nos faz pensar, pelo menos me fez pensar em como as pessoas tratam as outra e criam pensamentos sem saber o que esta acontecendo, como Paulo Honório estava com ciúmes da Madalena sendo que ela não estava fazendo nada.
Eu gostei sendo bem sincera ela é uma leitura complicada e precisa ser atualizada mas o contexto da história é bem interessante

Davi.Paiva 28/11/2022

Interessante.
Conheci este livro por conta da faculdade e fiz a aquisição de um exemplar justamente porque ele seria estudado na aula de Literatura Brasileira - Prosa. Infelizmente tivemos um problema com a grade de aulas e tal obra nunca foi analisada. E só resolvi fazer a leitura quase 10 anos depois de formado (uau! Como o tempo passa!) porque coloquei a minha edição à venda.

Em termos de técnica de escrita eu fiquei muito surpreso porque embora a sua abertura seja regular (não é excelente, mas também não é ruim), o livro só começa de fato no capítulo 3 porque o narrador vai contando a ideia do protagonista de querer contar a sua vida e se dá ao luxo de dizer que os dois primeiros capítulos foram jogados no lixo.

E em termos de literatura, fiquei muito satisfeito.

Para quem nunca ouviu falar da obra, conhecemos a vida de Paulo. Um rapaz que vai galgando degraus na vida até ser proprietário de terras em S. Bernardo e virar um importante fazendeiro, que tem o seu apogeu e queda.

Durante toda essa jornada temos muitos registros de fala, pensamentos de época (sendo que nem todos mudaram) e um protagonista autoritário, que gera antipatia no leitor ao ponto de suas perdas não gerarem pena no leitor exceto aquelas que envolvem mortes de outras pessoas.

Foi uma leitura interessante e que me aproximou da região e do autor.

Recomendo!

davi2h 27/11/2022

Muito bom o jeito como os livros do Graciliano te fazem entrar na cabeça do personagem e entender os pensamentos daquele século e região. Paulo Honório, assim como o Fabiano, é um animal, bruto, que tá condenado ao desastre desde quando nasceu.

Anderson.Hoch 19/11/2022

Conhecendo Graciliano
E na categoria 5, um romance de 30, do Desafio Livrada, resolvi conhecer Graciliano Ramos com seu São Bernardo.
O narrador é Paulo Honório que conta sua história, apresenta os personagens, os lugares e os ocorridos de acordo com a sua bruta mentalidade e ações.
Particularmente tive sensações variadas sobre o narrador/protagonista, o que deve ter sido proposital do autor, assim como tive apreço por Madalena desde que apareceu na história. Não vou dar spoiler, mas indico a leitura, acredito que acertei na escolha.

Marina 16/11/2022

S. Bernardo?
Quando vi que ia ter que ler esse clássico tive vontade de morrer, mas é como dizem ?não julgue um livro pela capa? e realmente não devia ter julgado!!! Apegar de no começo ter sido meio chatinho ao decorrer da história a escrita do Graciliano me prendeu DEMAIS, por ser um clássico a escrita é bem fácil e fluida. Q história em si não tem nada de mais, porém o fato de narrador ser o personagem me prendeu pq eu adoro esse tipo de livro na qual o personagem é quem ta ?escrevendo? o livro, acho que fica bem mais dinâmico e chama mais atenção. Sério me surpreendi com o livro? achei que ia odiar, mas acabei gostando bastante!!!!!!

Ju 21/10/2022

Surpreendente!
Não estava esperando me envolver tanto com o livro quanto aconteceu. Ele é excelente, deixando sempre dúvidas acerca do que Paulo Honório está de fato te contando.

Alessandro 16/10/2022

Ganância e poder
Certa vez encontrei afirmação razoável de que ? é nos presídios que se encontram os homens que cedem ao seus instintos?. Paulo Honório cedeu. sua vida aponta para o sucesso financeiro, ambição desmedida e a ânsia pelo poder. Sem limites em seus atos. O fim justifica os meios. Resultado: a vida me cobrou um preço muito alto. Disso resulta que é necessário haver equilíbrio entre Desejos e ambições?.