S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Vivian210 21/01/2023

S. Bernardo
Durante toda a história o autor deixa claro que Paulo Honório é um mau-caráter, e honestamente, em praticamente todo o livro eu senti ódio dele, mas é inegável que retrata de forma coesa como a sociedade e principalmente os homens agiam em 1930, o que evidencia que em alguns assuntos o país não evoluiu muito, o livro vale muito a pena ser lido.

ana 19/01/2023

um grande lacre. mto saboroso ler esse livro (ainda mais pode do acompanhar as aulas de analise de jaime ginzburg). lacre mto lacre

Maria Clara 18/01/2023

Gostei mas
Eu amo Graciliano Ramos, meu autor nacional favorito e, como sempre, não ele decepciona (se é que posso falar isso, já que a literatura não deve nada a mim, ela é por si só). As 3 estrelas foram pois não consigo deixar de compará-lo com Vidas Secas, minha obra favorita do autor.

maalumedeiros 15/01/2023

?e encontro-me aqui em S. Bernardo, escrevendo?
eu gostei muito do livro.
demorei para engatar na leitura, mas depois de certo ponto fluiu muito bem.

a história de Paulo Honório conta o nordeste em tempos de coronelismo. Ele próprio, se torna um latifundiário, dono de terras, que maltrata os funcionários, que manda na política, que acha que mulher não tem voz ou capacidade de pensar, que tem que ter a última palavra em tudo.

mas, ele, aos 50 anos, decide escrever sua história e nisso ele reflete. Sozinho, ele imagina, ele alucina, sua aparecia física vai se transformando de acordo com suas atitudes, ele perpassa muitos dos momentos de sua vida e decide compartilhar com o leitor. o fato dele ser um ?senhor de terras? que ao final percebe que isso não o fez feliz, monstra uma sensibilidade muito grande no personagem.
o que eu achei que foi um toque muito sensível do graciliano.

enfim, gostei muito do livro, gostei muito da história, acho o último capítulo, o que ele reflete sobre o motivo dele escrever o livro, um dos melhores que já li .

parabéns aos envolvidos !!! recomendo a leitura!
viva o modernismo brasileiro !

Eduarda.Segatti 11/01/2023

todo Paulo é sarna
o livro é incrível, acho ele apenas um pouco acelerado em algumas partes e pacato em outras

o cara é simplesmente INSUPORTAVEL como que pode um homem ser tão chato.

elen5 11/01/2023

Eu gostei da leitura. Foi legal conhecer São Bernardo e a conquista da propriedade por Paulo Honório. O livro foi sem graça até a entrada da Madalena, logo depois engatou. Amei a controvérsia de pensamentos dela com o marido a propósito, botando opiniões políticas diferentes, principalmente a dela - sendo uma mulher -, e tendo seus pés no marxismo.
Em alguns pontos me perdi pela quantidade de personagens e nomes. Paulo é um homem insuportável e o puro suco do capitalismo e latifundiárismo.
Amei Madalena de todo meu coração e fiquei muito triste com o desfecho.

carolpereira 09/01/2023

personagem muito bem feito
o autor representou todos os problemas do nordeste brasileiro em uma só pessoa
se Paulo Honório existisse nos dias de hj, com certeza seria bolsominion, se eu fosse Madalena eu tbm me m

Isabella.Arrais 08/01/2023

Importante obra da literatura nacional.
A história de Paulo Honório e suas atitudes questionáveis são o enredo dessa obra que é imprescindível para a literatura. Os personagens e as historias são muito bem trabalhadas e prende o leitor com essa construção. Ótimo livro para debate de classe e relações de poder.

gabriel.a.brumatto 07/01/2023

Livro maravilhoso!!!
Bem, vamos falar um pouco sobre este livro maravilhoso, que é São Bernardo, de Graciliano Ramos!! É um livro com personagens maravilhosos, com um enredo muito bom e escrita repleta de regionalismos e gírias do Nordeste do séc. XX. Recomendo à todos a leitura!!

jbones 07/01/2023

São Bernardo
?Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos? Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.

Pâm :) 05/01/2023

o Paulo Honório é um 🤬 #$%!& eu juro ele faz uma coisa que eu nunca imaginei, devido seu controle de tudo e seu ciúmes exacerbado com Madalena.

carloseduvrdo 04/01/2023

conciso.
li o livro em um dia e isso me deixou surpreso, porque nos primeiros capítulos eu jurava que demoraria semanas para conseguir terminar.
a obra aborda algumas críticas ao cenário político da época, comparação e ciúme excessivos no personagem principal, falta de amor próprio ao extremo, suicídio, relacionamento abusivo, a miséria do nordeste e tudo isso de uma maneira que flui tão bem a ponto de você não perceber que leu tudo isso em 260 páginas.
amei a forma como a história é contada, através de alguém que aos 50 anos resolveu escrever um livro a fim de voltar no tempo e consertar todos os erros e pecados.
recomendo a leitura, entretanto, é necessário estar atento a todos os períodos, porque em um parágrafo lido sem atenção você se perde por um capítulo inteiro.

leosperandix 04/01/2023

S. Bernardo
Para ser sincero, enquanto eu lia S. Bernardo não conseguia achar outra coisa se não um saco, estava achando chato demais e não conseguia me concentrar para ler, o que me motivou a continuar foram os capítulos curtos e velocidade com que a história acontece. Mesmo achando um porre, quando a personagem da Madelena entra na história o livro engrandece muito e deixa de ser sem graça, tanto que a leitura fluiu muito mais rápido e até me interessei pela história. S. Bernardo tem um começo maçante, mas que durante seu desenvolvimento desperta o interesse.
Klynton.Borges 04/01/2023minha estante
Já lestes ?Vidas Secas??

leosperandix 05/01/2023minha estante
Simm, e amei demais, por isso fiquei chateado quando comecei S. Bernardo e não estava gostando

Paulo Santos 03/01/2023

Do riso fez-se pranto
Comecei a leitura do romance rindo das artimanhas de Paulo Honório, mas terminei indignado com a sua desfaçatez. Citação favorita: "É o processo que adoro: extraio dos acontecimentos algumas parcelas; o resto é bagaço".