S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Laura 14/10/2023

Mais um querido da nossa literatura nacional.
Acho que muitos, assim como eu, pegam livros "menos importantes" de autores gigantes da nossa literatura nacional só pela fama de quem escreveu. Foi exatamente o que fiz com São Bernardo. Eu amo Vidas Secas, a obra-prima do autor, e peguei esse mais por "ser do Graciliano Ramos". E, ao contrário da monotonia e inferioridade ao outro grande livro do autor que eu esperava encontrar nessas páginas, fui completamente surpreendida.

São Bernardo é uma fazenda, mais especificamente o grande "tesouro" de Paulo Honório, o personagem principal. Confesso que, para mim, Paulo Honório é um homem deveras entediante e bruto, e muito da história gira em torno dessa sua personalidade. Madalena, sua esposa, sofre muitíssimo nas mãos de um marido obstinado e ambicioso.

O livro trata exatamente sobre a destruição que a ambição e a determinação fazem com as pessoas, corroendo suas vidas. Ótimo livro!

isisarsilv 08/10/2023

Maravilhoso
Tudo muito bem construído, me lembrou um pouco de um outro clássico brasileiro, pela forma que o livro começou não imaginava que terminaria desse jeito.
Jeffin_03 17/10/2023minha estante
Dom Casmurro?

Nath 08/10/2023

Surpreendente e excelente
Que experiência foi esse livro. Não sabia da história, começou de um jeito, terminou de outro e terminou me encantando. Definitivamente irei ler de novamente no futuro.

Livia.Rosembach 28/09/2023

Realista
Mtt foda o jeito que o Gracialiano mostra como o vida dura impacta as opiniões e forma como o Paulo Honório se expressa, da mesma forma como o estudo impacta a Madalena a nn entender o Paulo Honório
É super triste o final mas é algo que eu acho que não tinha como ser diferente

juliarfs 23/09/2023

São Bernardo
É uma leitura interessante e que dá pra extrair várias coisas, mas o que mais me intrigou foi a divisão entre capitalismo e socialismo.

Paulo é um sujeitinho capitalista - selvagem -, que não se importa com muita gente, passa por cima de tudo; o fim justifica os meios. Ele me estressou tanto, ele é tão ganancioso e babaca.
Já Madalena, foi a personagem que salvou essa história para mim. Ela é culta, inteligente, se preocupa com o próximo, empática. É o equilíbrio entre o ruim e o bom.

Li para um círculo de leitura da faculdade, conseguimos debater bastante pois esse livro tem diversas camadas. A história em si não me marcou tanto, mas recomendo!

O que mais gostei foi a forma da escrita - é maravilhosa!! -, que é feito da forma em que o personagem fala, baseado na oralidade mesmo, achei muito interessante isso.

Fuzue 21/09/2023

Os S. Bernardo
A ascensão e a queda de S. Bernardo. O objetivo em ter um herdeiro que não tem a amizade do pai. O fascínio pelo trabalho. O orgulho pela ignorância que o enterrou.
S. Bernardo é o produto final do amor de um homem que não se ocupava com amores.

Mente.Leitora 19/09/2023

Uma ótima leitura. A impressão que eu tive foi que haveria uma continuação. Parece sue a história não foi finalizada ou será que gostei muito e queria ler mais? Talvez,quem sabe.

florescerdaleitura 19/09/2023

São Bernado
É uma leitura excelente. Conhecemos a história de Paulo Honório por ele mesmo, ele narra sua história de forma bem simples e direta. E essa forma da escrita do livro permite conhecer ainda mais o personagem principal.

Renato 19/09/2023

Histórias de Paulo Honório e João Valério
O livro publicado pela editora Saraiva vem com o formato de bolso e é chamado de edição vira-vira. Peca bastante com a beleza e qualidade do material, mas trazia a vantagem de um preço acessível por dois romances do autor.
Esse formato vira-vira trouxe uma coleção de diversos autores da Literatura clássica, e a edição que desenho aqui traz os romances Caetés e São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Caetés conta a história de João Valério, um guarda livros de uma cidade do interior de Alagoas e que almeja um reconhecimento público por meio da escrita de um romance sobre os indígenas Caetés.Mas essa Ascenção social só viria a acontecer de outra maneira.
São Bernardo narra a história de Paulo Honório, um jagunço que escreve a história de sua vida, sobre as patifarias que ajudaram a tomar posse da fazenda São Bernardo e a sua vida de homem bruto que agora é dono de propriedade e os conflitos que essa realidade traria a ele.

Rachel.Oliveira 14/09/2023

Li por conta da faculdade, mas gostei
Fui obrigada a ler e de início achei beeem massante, mas depois fui me interessando pelo o que esse tal Paulo Honório tinha a dizer. De fato, é bem bacana e se parece muito com Dom Casmurro.

Gabriel.Luck 04/09/2023

O sertanejo
O melhor do livro na minha opinião foi o protagonista, que é muito bem feito e sua personalidade resoa em cada frase.
É realmente muito bem construido, tanto que pense no começo o pq desse livro não ser o melhor do ramos.
A forma de escrita chega a ser complicada no começo e é um tanto intuitiva em algumas palavra que estão longe do paulistano atual. Mas não faz da obra menos por isso, na verdade até fas mais por que assim da melhor forma para o personagem se expressar, que fica muito melhor no jeito de falar nodestino.
Ao longo do livro se mantém uma otima leitura, embora ache algumas coisas previsíveis. E a cena da conversa no meio/final do livro meio forçada.
Mas ainda sim é uma boa historia sobre um homem e suas lutas contra si mesmo e a modernidade.

lore 03/09/2023

Chato
Peguei resumo capítulo por capítulo
amanhã veremos como eu viu me sair no teste sobre esse livro ruim

Julia.Moura 02/09/2023

Azevedo Gondim reclamava liberdade, aos gritos.

Agora a vela estava apagada. Era tarde. A porta gemia. O luar entrava pela janela. O nordeste espalhava fôlhas sêcas no chão. E eu já não ouvia os berros do Gondim.

Marcia 23/08/2023

Minhas impressões sobre o livro
Mais um grande livro pra conta!
Literatura Brasileira ???
E que livro!
Um clássico da nossa literatura que recomendo a todos.
Nesse livro conheci Paulo Honório, um homem rústico, do nordeste brasileiro, trabalhador, bem capitalista e nenhum pouco preocupado com o outro. Para ele os fins justificam os meios... Teve vários momentos que senti vontade de lhe dar uma surra kkk mas em outros senti dó. Ao ler o livro é importante nos atentarmos a época que vivia Paulo Honório e sua história de vida. Mas isso não justifica suas atitudes, de forma nenhuma, mas compreendemos um pouco do porque de tanta brutalidade, da falta de empatia. Há outros personagens muito interessantes e os diálogos que tem com Paulo Honório são demais.
Paulo Honório terá uma esposa e seu relacionamento com ela é outro ponto que gera conversa pra dias.
Uma excelente leitura, riquíssima tanto em comportamento como no cenário da vida cotidiana e das pessoas.
Valeu!!! Deixo minha dica de leitura para vocês.