S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


443 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Patrick41 21/08/2023

Primeiro contato com Graciliano Ramos.
Primeiro contato com Graciliano Ramos, romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro. É considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, de todas as suas obras, a mais conhecida é “Vidas Secas”. Faleceu no dia 20 de março de 1953.
“S. Bernardo” é o segundo romance de Graciliano Ramos, lançado em 1934, um ano após a publicação de “Caetés”. Foi através dessa obra que Graciliano Ramos se tornou um dos maiores romancistas de toda a literatura brasileira.
A história de “S. Bernardo” se passa na década de trinta. O narrador, Paulo Honório, com cinquenta anos, tenta revisitar dramas da sua vida e conflitos internos que até o momento permaneciam inexplicáveis. Nada que ele possuiu ou adquiriu durante sua vida deram-lhe o sossego que tanto buscava, restante apenas um único meio, uma única saída para buscar uma forma de ressignificar sua vida; a escrita. Em função desse tipo de narrativa, uma constante transição entre passado e presente.
Graciliano Ramos faz isso de um jeito mágico, onde o leitor se vê na obrigação de devorar o livro imediatamente, sem pausas. Do mesmo modo que Graciliano Ramos escreve, seu personagem, Paulo Honório, também sente-se obrigado a escrever; chegando na conclusão que os dias perdidos o são apenas em relação à escrita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael549 28/07/2023

Simplesmente inesquecivel
Eu amo Vidas Secas, e por enquanto ele ainds continua sendo meu favorito do Graciliano.
Mas São Bernardo é de uma simplicidade, mas ao mesmo tempo, tão profundo que me cativou em instantes. Leiam
comentários(0)comente



spoiler visualizar
skuser02844 27/07/2023minha estante
linda mo




caiozitosz 20/07/2023

Livro muito bom!
De início tive dificuldade para me conectar com a escrita, mas quando peguei o ritmo o livro se tornou muito gostoso de ler. Acompanhar os pensamentos e vivências do Paulo Honório é uma experiência intrigante, mas muito interessante. Tudo o que aconteceu mais próximo ao final foi incrível e inesperado, gostei bastante de como a obra foi concluída.
Esperava uma leitura chata, mas me surpreendi com a fluidez da história.
comentários(0)comente



gi 07/07/2023

A transformação do homem em monstro
"S. Bernardo" foi uma indicação e eu comecei a ler sem saber absolutamente nada da história. No começo, tive uma certa dificuldade para me situar entre os personagens. Mas depois que me familiarizei com a linguagem, com os personagens e com o ambiente, tornou-se uma leitura prazerosa.

Acompanhar a transformação do nosso protagonista foi muito curioso, principalmente dada a forma que ocorre. O narrador confunde o seu leitor sobre o que é real e o que é sua imaginação. O final foi muito surpreendente!

Sou apaixonada por "Vidas Secas" e agora fiquei impactada com "S. Bernardo". Já estou curiosa para conhecer novas histórias do autor.
comentários(0)comente



Daniel Lucca 05/07/2023

Clássico
Clássico da literatura brasileira, Graciliano Ramos trás uma versão do Brasil e do brasileiro caipira. Uma viagem na história do Brasil.
comentários(0)comente



Maria 03/07/2023

Torados em um dia
PICA DEMAIS eu te amo graciliano ramos, eu te amo. torei em um dia delicinha de leitura pprt. paulo honório com certeza é meu avô joão.
"cavalo amarrado também come" - bíblia dos cornos!
comentários(0)comente



Jéssica Libranumo 25/06/2023

Os fatos e o tempo não voltam
A história de S. Bernardo se passa na década de trinta. O narrador, Paulo Honório, 50 anos, tenta revisitar dramas de sua vida e conflitos internos que até o momento em que o livro era escrito permaneciam inexplicáveis. Nem a fazenda S. Bernardo, que Paulo Honório comprou por preço irrisório, nem a professoras Madalena, a quem contratou para alfabetizar as crianças do seu empreendimento rural e com quem acabou casando, deram-lhe o sossego que tanto buscava. Resta-lhe a escrita; talvez ela lhe devolva a paz desejada.
comentários(0)comente



Helena433 24/06/2023

É uma boa obra
Li para um trabalho da escola, mas assim como ?Vidas Secas? não é um livro que chamou muito minha atenção. A história em si é legal e fácil de entender. Graciliano consegue nos colocar na pele dos personagens. Senti muita pena de Madalena

Mas sinto falta dos detalhes nos livros de Graciliano. Parece tudo escrito muito corrido. Enfim, apesar de não ser meu favorito do período modernista, ainda é uma boa obra. Vale a pena ler.
comentários(0)comente



bebs 11/06/2023

Em S. Bernardo, o personagem principal, Paulo Honório, conta sua história da maneira mais crua possível, e Graciliano contribui para trazer todo um ar próprio para essa narrativa, abordando desde temas políticos sociais até a própria cultura e língua do povo nordestino.

Graciliano tem, assim como muitos dos autores que eu gosto, o dom de escrever como se estivesse na pele de qualquer um, independente dos seus ideias ou de sua classe. É uma obra que me lembra "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e acho que só com isso já está bem claro que S. Bernardo se trata de um baita livro. Recomendo!
comentários(0)comente



443 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR