São Bernardo

São Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Alessandro 16/10/2022

Ganância e poder
Certa vez encontrei afirmação razoável de que ? é nos presídios que se encontram os homens que cedem ao seus instintos?. Paulo Honório cedeu. sua vida aponta para o sucesso financeiro, ambição desmedida e a ânsia pelo poder. Sem limites em seus atos. O fim justifica os meios. Resultado: a vida me cobrou um preço muito alto. Disso resulta que é necessário haver equilíbrio entre Desejos e ambições?.

Larissa Tavares 15/10/2022

Retrato da Solidão
Um retrato de um homem solitário, arrependido das suas escolhas e ações. Do que adiantava ter uma fazenda enorme? Sem sua esposa, sem felicidade, sem amigos. Ele afastou as pessoas do seu mundo e agora tinha lidar com a principal consequência disso: a solidão e o arrependimento.
Muito bom voltar a ler Graciliano Ramos depois de tantos anos

Batman 11/10/2022

A princípio não é uma leitura que me chamaria a atenção ou que a história seja encantadora, mas gostei bastante da escrita direta do autor.

Johnny Blue Heart 11/10/2022

O limite entre a escrita curta e o imaginário sublime.
O velho Graça é, indiscutivelmente, o mestre do texto curto. Muito é dito em poucas e precisas palavras. Um livro tocante que beira o ?realismo mágico?, mas é puro sertão. Sublime! Irretocável!

@tigloko 06/10/2022

Narrativa seca e brutal
O livro começa com Paulo Honório, dono da fazenda São Bernardo, que construiu sua reputação sem escrúpulos e sentimentos, escrevendo suas memórias desde a infância até se tornar um grande fazendeiro no sertão alagoano. Em determinado momento da sua trajetória, ele decide se casar para construir uma família. Já casado com Madalena, professora com uma visão de mundo totalmente diferente, o casamento entra em conflito por ele não conseguir entender a esposa e seguimos essa narrativa.

No início foi difícil entrar nessa história. O autor tem uma forma direta de escrever, sem dar muito contexto. Além da linguagem regional ser muito presente. Longe de isso ser algo ruim, apenas que foi dificil mergulhar no começo. Mas a partir do casamento eu não consegui largar o livro, até saber o que aconteceria. A leitura toma uma proporção frenética, mais pela tensão do que por grandes acontecimentos.

Tive aquele sentimento de bomba relógio nessa leitura. Como se a qualquer momento fosse acontecer uma desgraça, elevando o nível de tensão a cada página. Muito relacionado pelo ciúme doentio que Paulo tem por Madalena. Não lembro de ter lido uma narrativa que tratasse o ciúme de forma tão realista, brutal.

O tema de arrependimento também ecoa bastante durante o livro, já que acompanhamos um Paulo perdido nas memórias da sua vida passada e no casamento com Madalena. Se ou como ele poderia mudar os fatos passados, se ele faria algo diferente, são partes bem triste.

E ainda pra fechar, tem muito contexto político da época, algo que gosto e é sempre bem vindo.

Poderia falar bem mais desse livro mas já ficou claro que gostei muito, recomendo!
Fernanda 08/10/2022minha estante
Não acredito que depois dessa resenha estou tentada a ler Graciliano Ramos ? muito boa ???

@tigloko 08/10/2022minha estante
Obrigado Fernanda ? que bom q gostou! Fico feliz.

Andre.Santana 03/10/2022

Solidão
Sozinho e com a vida em declínio, Paulo Honório, poderoso fazendeiro do sertão alagoano, narra a sua história. O narrador revisita momentos da sua vida e conflitos internos que permanecem inexplicáveis até o momento em que suas memórias estão sendo escritas. Nem a fazenda S. Bernardo, que Paulo Honório comprou por preço irrisório, nem a professora Madalena, a quem contratou para alfabetizar as crianças do seu empreendimento rural e com quem acaba se casando, deram-lhe o sossego que tanto buscava. Escrever esta história, então, é o que lhe resta, na tentativa de encontrar paz e sentido para aquela vida solitária. Da elaborada teia existencial desenvolvida ao longo da trama ? com os conflitos entre as visões de mundo incorporadas pelos personagens ?, destaca-se um texto riquíssimo, principalmente nas falas de Paulo Honório, construído em metáforas surpreendentes, ainda que disfarçadas pela concretude das palavras.

Amelie 01/10/2022

Me encantei com esse livro pela completude da obra, desenvolvimento do personagem principal e a perfeita conexão com o contexto da época, além da pitada de humor e ironia em alguns momentos. Gostei muito, apesar de no início eu pensar que seria uma leitura chata e etc

The guy on the train 30/09/2022

OPINIAO SOBRE "SAO BERNARDO"
Nao consigo nao comparar em partes o personagem do Paulo Honorio com Heathcliff. A natureza das emoçoes envolvidas na narrativa sao igualmente brutais. A teimosia de besta de Paulo Honorio o conduz ao isolamento, condenando á ruina oq com tnt esforço ele construiu. Amei o livro.

Laura Chaves Araújo 28/09/2022

S. Bernardo
O livro como a grande maioria dos clássicos brasileiros contém uma linguagem condizente a época em que foi escrito, porém a história em si não é envolvente, se trata apenas de um homem ambicioso que passa por cima de tudo e todos para ter o que quer.

Layla 16/09/2022

Gostei da leitura de certo modo. Não digo que me prendeu de início a fim, mas deu pra aproveitar. Paulo Honório é certamente o ?homem agreste? que se diz ser, e a leitura aparenta representar bem a vida de um homem como ele, endurecido pelos caminhos que tomou e por suas escolhas de vida.

Beca.Borges 14/09/2022

São Bernardo
Este é o segundo livro do Graciliano Ramos que tenho contato, sendo o primeiro vidas secas.
Honestamente comecei o livro sem dar muito para ele, esperando uma leitura chata e que não fluísse tanto, mas para a minha surpresa me enganei completamente.
A leitura não só flui muito bem te fazendo querer ler cada vez mais do livro como você se prende na história do personagem principal.

Paulo Honório um homem solitário e amargurado nos conta sua história de vida de sua perspectiva bruta e gananciosa. É uma história cheia de contradições, romance, ciúmes, violência, ganância, que o personagem percebe (e as vezes não) ser o motivo de sua ascensão e de sua queda.

É um livro que recomendo de se ler e que definitivamente daqui alguns anos quero relê-lo para ter uma nova perspectiva dessa história.

AnaBia 13/09/2022

Por incrível que pareça é bom
Apesar de ser um livro antigo, a leitura fluiu bem mais rápido do que o último que eu li da literatura brasileira. A linguagem não é muito difícil (tem várias expressões que eu conheço por morar no Nordeste), a história é bem interessante e tem momentos engraçados.

Perdida_nas_Estrelas 05/09/2022

Típico patrão explorador que vive às custas de vidas alheias
O enredo em primeira pessoa mostra alguns anos da vida de Paulo Honório, desde sua ascensão social à sua ruína, mas essa ascensão vem de uma exploração normatizada de muitas outras vidas. Paulo conta sobre a bondade de sua esposa em querer ajudar seus empregados e de sua desconfiança em relação a ela ser comunista, e a partir desta e de outras desconfianças podemos acompanhar o declínio da vida de um homem assombrado por suas inseguranças e talvez alguns arrependimentos. Ele consegue a propriedade de seu sonho, S. Bernardo, à base de enganação e enriquece explorando empregados que vivem em condições sub-humanas, conhece uma moça bonita, se casa com ela e quando ela começa questioná-lo sobre seus métodos para com os empregados Paulo sente raiva pois é isso e isso apenas que ele conhece, para ele não há outra maneira de se tratar as pessoas que o servem; Madalena, sua esposa começa entristecer e adoecer naquele local, enquanto Paulo desconfia de suas inclinações políticas e mesmo de sua fidelidade matrimonial.