S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Rodrigo.Rodrigo 15/12/2022

Mais uma obra do mestre Graciliano Ramos, fundamental para conhecer o nordeste e seus personagens típicos da primeira metade do século XX. Os bens materiais não são tudo.....

carloseduvrdo 04/01/2023

conciso.
li o livro em um dia e isso me deixou surpreso, porque nos primeiros capítulos eu jurava que demoraria semanas para conseguir terminar.
a obra aborda algumas críticas ao cenário político da época, comparação e ciúme excessivos no personagem principal, falta de amor próprio ao extremo, suicídio, relacionamento abusivo, a miséria do nordeste e tudo isso de uma maneira que flui tão bem a ponto de você não perceber que leu tudo isso em 260 páginas.
amei a forma como a história é contada, através de alguém que aos 50 anos resolveu escrever um livro a fim de voltar no tempo e consertar todos os erros e pecados.
recomendo a leitura, entretanto, é necessário estar atento a todos os períodos, porque em um parágrafo lido sem atenção você se perde por um capítulo inteiro.

Pâm :) 05/01/2023

o Paulo Honório é um 🤬 #$%!& eu juro ele faz uma coisa que eu nunca imaginei, devido seu controle de tudo e seu ciúmes exacerbado com Madalena.

Isabella.Arrais 08/01/2023

Importante obra da literatura nacional.
A história de Paulo Honório e suas atitudes questionáveis são o enredo dessa obra que é imprescindível para a literatura. Os personagens e as historias são muito bem trabalhadas e prende o leitor com essa construção. Ótimo livro para debate de classe e relações de poder.

carolpereira 09/01/2023

personagem muito bem feito
o autor representou todos os problemas do nordeste brasileiro em uma só pessoa
se Paulo Honório existisse nos dias de hj, com certeza seria bolsominion, se eu fosse Madalena eu tbm me m

Eduarda.Segatti 11/01/2023

todo Paulo é sarna
o livro é incrível, acho ele apenas um pouco acelerado em algumas partes e pacato em outras

o cara é simplesmente INSUPORTAVEL como que pode um homem ser tão chato.

Maria Clara 18/01/2023

Gostei mas
Eu amo Graciliano Ramos, meu autor nacional favorito e, como sempre, não ele decepciona (se é que posso falar isso, já que a literatura não deve nada a mim, ela é por si só). As 3 estrelas foram pois não consigo deixar de compará-lo com Vidas Secas, minha obra favorita do autor.

ana 19/01/2023

um grande lacre. mto saboroso ler esse livro (ainda mais pode do acompanhar as aulas de analise de jaime ginzburg). lacre mto lacre

Giuliane.Souza 04/02/2023

Sou suspeita
Eu amo a escrita do Graciliano sou suspeita pra falar. Mas S. Bernardo é uma obra que retrata o Brasil e retrata tbm as consequências do Capitalismo e da revolução industrial para o Sertanejo.
Ele apresenta ideias sobre política que até hoje são discutidas quase da mesma maneira o que eu achei engraçado e triste ao mesmo tempo, porque não evoluímos muito nesse campo pelo que parece.
Enfim S.Bernardo é uma obra prima que apresenta muitas coisas a serem discutidas na sociedade.

Esse livro foi o primeiro que li depois de ter lido Como ler literatura do Terry Eagleton, e foi muito legal ler com as estruturas que ele fala no livro, consegui ter uma visão mais ampla do livro.
Pode fazer uma análise dos personagens, de como o Paulo Honório é um narrador- personagem, que começa um livro sempre agindo e termina com reflexões. Consegui ver que o espaço da obra é sempre S. Bernardo, a fazenda, que é além de espaço também personagem, não a toa da título ao livro.
Consegui perceber na obra o tempo histórico que faz referência a primeira revolução industrial, o marxismo e todo o pensamento sociológico-politico da época.
A questão da linguagem que o autor aborda, quando ele escreve que quer um livro com a linguagem que se fala, não na língua de Camões.
É um livro cheio de coisas a se discutir e só uma resenha não bastaria para falar de tudo que ele trata.

Edneia.Monteiro 20/02/2023

São Bernardo, de Graciliano Ramos
Conta a história de Paulo Honório, que com muita objetividade, energia e força de vontade, alcança seus objetivos. Leitura fluída e rápida.

cabeca falante 21/02/2023

"Se fosse possível recomeçamos... Pra quê enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige"

Minha primeira leitura de Graciliano Ramos e com ctz foi uma leitura q só vai me incentivar a querer ler mais livros dele.
S.Bernardo foi muito fácil de ler, mas ao msm tempo lia devagar por prestar atenção em cada emoção/ação de Paulo Honório. O final não me surpreendeu, era como se o destino dele desde o começo já tivesse sido contado, mas me trouxe um sentimento de tristeza. É intenso e sutil.

Karol 14/04/2023

Uma novela de época
Esse livro me foi emprestado e eu estava morrendo de medo de não gostar, até porquê não é muito meu tipo de leitura e sempre tive um receio em ler livros mais antigos, porém me surpreendi bastante, gostei muito da leitura e não conseguia desgrudar, parecia realmente uma novela de época da globo. claro que tem seus problemas de uma história antiga, racismo, escravos, machismo?mas acredito que quando se trava de livros desse tempo não tem como fugir. não posso negar que senti um pouco de dificuldade com as algumas palavras e ?jeitos de escrever? diferentes, bem característicos da época, mas no geral acredito que entendi tudo sim. o personagem do livro conta sua história sofrida e como conquistou o que tem no presente momento e no decorrer, como acabou perdendo tudo que amava. não sei se a história do personagem tem algo haver com o escritor do livro, não pesquisei mais sobre, mas é uma história que passa muita verdade, gostei bastante!

Nietzsche2 14/05/2023

S.Bernardo
Lido “S. Bernardo” de Graciliano Ramos.

A narração dessa história é feita por Paulo Honório, um sertanejo que decide escrever um livro a respeito de sua vida numa tentativa de esclarecimento sobre suas atitudes.

Com um início bem complicado, de um impacto de escrita mais arcaica/regionalista vem a exigir bastante concentração, pois além de ter uma escrita “difícil” é informado muitas coisas em apenas uma frase.

Tive que ler os primeiros capítulos de duas a três vezes para me situar no que o autor estava escrevendo. Mas passado essa dificuldade inicial a história se desenrola de forma tão (ironicamente) gostosa.
Não dá vontade de largar e nem de terminar tão cedo. Lembra um pouco Dom Casmurro e O morro dos uivantes.

É de uma grandiosidade de escrita que chega até ser uma honra fazer essa leitura. Graciliano entrega um romance crítico, grosseiro e árido em uma história tão abundante de sentimentos reais por personagens tão secos quanto o sertão.
Maravilhoso demais!!!!

bebs 11/06/2023

Em S. Bernardo, o personagem principal, Paulo Honório, conta sua história da maneira mais crua possível, e Graciliano contribui para trazer todo um ar próprio para essa narrativa, abordando desde temas políticos sociais até a própria cultura e língua do povo nordestino.

Graciliano tem, assim como muitos dos autores que eu gosto, o dom de escrever como se estivesse na pele de qualquer um, independente dos seus ideias ou de sua classe. É uma obra que me lembra "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e acho que só com isso já está bem claro que S. Bernardo se trata de um baita livro. Recomendo!