S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

lore 03/09/2023

Chato
Peguei resumo capítulo por capítulo
amanhã veremos como eu viu me sair no teste sobre esse livro ruim

Nath 08/10/2023

Surpreendente e excelente
Que experiência foi esse livro. Não sabia da história, começou de um jeito, terminou de outro e terminou me encantando. Definitivamente irei ler de novamente no futuro.

Jeffin_03 17/10/2023

São Bernardo e Dom casmurro
Li o livro em 2019, para realizar um vestibular. Até hoje está entre meus dez livros favoritos. Na época meu professor fez uma leitura comparando são Bernardo a Dom Casmurro, e há muito a ser discutido numa conversa entre esses livros. As diferenças e semelhanças entre Bento e Paulo Honório. As diferenças entre Madalena e capitolina, duas personagens muito diferentes.

MagnAlia.Tebaldi 13/11/2023

Simples e bom
Gostei do livro e da maneira como o Graciliano Ramos retrata tão verdadeiramente esse personagem metade desprezível e metade compreensível pois, apesar de ser um carrasco, entendemos as atitudes do Paulo Honório. O ciúmes excessivo que ele tem por Madalena é o que move a história, sendo brutal em certos pontos.

Beatriz.Alves 17/11/2023

São Bernardo
O melhor livro do velho Graça. Como a ignorância mata a delicadeza? Como a rudeza mata a reflexão? Um livro sobre o amor e sobre como é perigoso não entender sobre os sentimentos.

xrayana 20/11/2023

No começo, minha leitura foi bem arrastada mas com o desenrolar da narrativa fiquei mais interessada nela, principalmente com a chegada de Madalena. É meu primeiro contato, completo, com o autor e foi uma boa porta de entrada.

Lara 30/11/2023

Retomando a literatura brasileira
Decidi retomar as leituras da literatura brasileira, especialmente aquelas que tenho mais afinidade por ter estudado na escola.
Para mim não tem comparação, apesar de não ter muito costume de ler livros brasileiros, para mim a literatura brasileira e africana são as que mais carregam uma bagagem cultural grande e conseguem relacionar o enredo a essa bagagem.
Desde o início do livro você odeia o Paulo Honório, mas acredito que é isso que nos prende a leitura: ele é um homem desprezível, sabe disso e continua sendo assim?
Leitura muito válida e fui surpreendida com um acontecimento ao fim do livro que eu não lembrava kkkk caí num plot que eu mesma conhecia.

cocpfc 25/12/2023

Magistral
Simplesmente perfeito em todos os aspectos possíveis. Sobre tudo, magistral, desde a ânsia pela posse até o declínio do homem. Um dos maiores presentes do modernismo nacional.

Pedro1825 13/01/2024

São Bernardo e o retrato brasileiro.
Nascido um ano após a 1ª Constituição republicana, Graciliano Ramos foi quem melhor retratou as marcas até hoje existentes de um Brasil cuja construção social tem como alicerce o poder incomensurável do latifundiário: "Numa nação caracterizada pelo poder de grandes proprietários rurais, autoritarismo e personalismo foram sempre realidades fortes." Propõe as historiadoras Lilia Schawrcz e Heloisa Starling, em _Brasil: uma biografia. O mestre alagoano é contemporâneo de uma era conturbada, seus 60 anos são recheados de idas e vindas, avanços e retrocessos. Isso é _
São Bernardo . É o avança da literatura pautada no retrocesso do homem; do mundo que nesses 60 anos da vida ambivalente de Ramos, agenciou Guerras Mundiais, fascismo, nazismo, comunismo, industrialização e uma urbanização desenfreada. Esse céu carregado de nuvens porosas choveu torrencialmente sobre uma república verde-amarela recém formada, formando um ambiente repleto de diferenças ideológicas, políticas mas principalmente sociais. Graciliano escreve São Bernardo mergulhado numa poça que formou-se nessa atmosfera contraditória e gradualmente transformada.

São Bernardo entrega-nos não somente uma retratação fiel da corrupção política e do já citado poder e autoritarismo nas mãos de um homem dono de propriedades que podiam alcançar tamanho de cidade, como imerge na retratação moral e psicológica dessas sociedades patriarcais dependentes da boa vontade de homens que são "donos" de outros homens.
Paulo Honório, grande nome de Viçosa, dono da fazenda São Bernardo e protagonista, sente na alma as consequências de sua ganância e individualidade. Torna-se bem-sucedido, mas enxerga-se como monstro. Ele que até então soubera dominar sua vida e sobretudo a dos outros, tropeça na sua própria existência e encontra-se submisso ao seu egoísmo e orgulho ofertado pela "vida agreste". Não restando opção, Honório que tanto criticava "a matéria da escrita e literatura" admite-a como salvadora de sua deterioração moral.

qingxin 21/01/2024

Vale a pena ler de novo
O livro é muito bem escrito, a leitura é fluída e personagem principal e o modo que ele narra a história é bastante interessante. A primeira vez que li, apesar de ter gostado muito, não me prendeu tanto como a segunda e cada vez que penso a respeito dele, o livro parece se tornar melhor.

O romance apresenta Paulo Honorário como personagem principal e narrador. O homem é um fazendeiro rico e rude, que quer tudo de seu jeito e não se preocupa com os meios necessários desde que consiga alcançar seus objetivos. É muito interessante observar a construção de Paulo Honório, tanto como personagem como quanto narrador. Ao longo do livro ele irá relatar a história de sua vida, dando enfoque para quando conheceu Madalena, no entanto o livro não se resume apenas a exposição de fatos ocorridos na vida do personagem, mas também nas percepções que ele, como narrador, tem das situações vividas.

É muito interessante observar como o narrador muda sua percepção ao longo do romance. Enquanto inicialmente apresenta uma consciência imutável, perto do final do livro Paulo Honório apresenta muitos questionamentos existências que divergem em muito com o que é incialmente apresentado ao leitor.

Os questionamentos do narrador também criam questionamentos no leitor e isso é sensacional. O livro apresenta situações de violência de classe e de gênero que induz o leitor a questionar os moldes da sociedade capitalista. Uma leitura excelente.

Choquei.amo-te 17/02/2024

Leitura envolvente simples e fluída, o livro te agarra de um jeito surreal, o desenvolvimento da narrativa é mt bem construída e objetiva, vale a pena a leitura e nss, que personagem lazarento.

JAQUELINE.ARGOLO 18/02/2024

Uma trajetória existencial
Ao ler a obra, fiquei pensando se foram os percalços da vida que transformaram Paulo Honório num homem frio e calculista; imagino que não - ou esse seria o destino da maioria dos homens.
O livro apresenta a sua narrativa biográfica, tendo como plano de fundo os reveses do Nordeste brasileiro do período. Nele, o narrador-personagem relembra a sua vida (da sua progressiva ascensão até a decadência) e sobre seu relacionamento com Madalena - permitindo ao personagem reflexão sobre seus erros.
Recomendo!