S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

Francisco240 21/02/2021

Eu acho eu precisa de um pouco mais pra mim favoritar...
Mais um livro que prova o qual original e brasileiro era Graciliano Ramos.
Seu segundo romance, e um dos responsável pelo seu destaque, que veio apenas à crescer após S. Bernardo.
Uma história tocante de arrependimento, amor, ciúmes entre outros sentimentos mesclados a realidade precária (cognitivamente falando), que os nordestinos de Alagoas vivenciavam.

Gabriely Peixoto 21/02/2024minha estante
Eu amo Graciliano Ramos. Queria ler esse também

Rebeca 22/02/2024minha estante
esse é bom, recomendo!

Sa 04/04/2023

O começo foi mais lento pra mim porém depois a história fluiu e terminei com a sensação que gostei dessa leitura! Meu primeiro contato com Graciliano Ramos e sinto que fui inundada pela narrativa, que sensação incrível!

leão 04/08/2020

Qual sentido da vida
Este livro que me surpreendeu, apesar muitas pessoas não terem visão positiva do livro no meu caso foi bem diferente.
Foi leitura fluida e rápida um livro fácil compreensão e com final nos leva refletir sobre nossas escolhas no decorrer da vida, e também em como podemos influenciar positivamente ou negativamente na vida de alguém, isto ficou bem claro no personagem Paulo Honório seguiu caminhos pareciam certos , buscou ascensão e dinheiro esqueceu do principal amar e perdoar.
São Bernardo e um livro narrado em primeira pessoa e Paulo Honório relatando a sua vida sua prisão em como se tornou fazendeiro e os meios como conseguiu isto e seu casamento com Madalena.
Paulo Honório e um homem bruto, rústico sistemático e ciumento, foi visionário porém objetificou seus amigos, sua esposa e seu filho que na sua narração não lhe fora dado nem o nome , enfim Honório consegue tudo e perde tudo que material mas grande perda creio eu seja dor na consciência de não ter amado Madalena , não ter cuidado seu filho ter perdido seus amigos.
São Bernardo e uma obra madura de Graciliano : a análise interior do ser humano como reflexo da realidade exterior

Dlay 17/07/2020

Texto árido.
No início eu achei o texto árido, distante, porém depois da página 80 só larguei o livro quando terminei. Recomendo. Este foi meu primeiro contato com o autor e lerei mais de seus livros.

Catarine Heiter 05/09/2020

Em São Bernardo iremos encontrar um protagonista que nos conta a sua história, desde a infância pobre, até as suas vitórias conquistando a fazenda que um dia foi seu local de trabalho. Sendo este seu maior objetivo na vida, muitas atitudes duvidosas vão transformando seus obstáculos em meros detalhes e suas conquistas em seu maior orgulho. Sua relação com o maquinário, a estrutura e os animais da fazenda não é muito diferente da que ele desenvolve com as pessoas: considerando-a coisas. A partir disto somos envolvidos por uma narrativa fluida, contada pelo próprio protagonista, que se utiliza de uma linguagem coloquial e que nos envolve de forma profunda. Recomendo.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL 2020, na categoria Livro Nacional

Adriano 05/12/2013

Quando você chega no topo, não encontra nada lá em cima!
São Bernardo narra a vida e ascensão social de Paulo Honório, que foi guia de cego na infância e tornou-se um latifundiário de Alagoas. Depois de alcançar seu objetivo, ele se propõe a escrever um livro, procurando uma justificativa para o desmoronamento da sua vida, do seu fracassado casamento e da distância que separa ele e seu filho.

A confissão do narrador faz com que percebamos que para alcançar sua ascensão ele destrói seu caráter e perde a sua humanidade, tornando-se áspero, mesquinho e rude, fruto da corrente científica do Determinismo.
"Princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva". Fonte: Infoescola.
Paulo Honório é o típico capitalista, fazendeiro, ambicioso e que faz tudo para conseguir o que deseja. Ele representa uma força que transcende limites e em função da qual vive: o sentimento de propriedade. Já as pessoas que o rodeiam são apenas frágeis, distantes e nada mais do que objetos, peças que devem estar a disposição do narrador.

Paulo Honório é muito esperto, isso é inquestionável. Ele molda as relações, os negócios e o diálogo de modo a favorecê-lo sempre, ou seja, ele não aceita as derrotas facilmente.
O próximo lhe interessa na medida em que está ligado aos seus negócios e interesses. Até as pessoas a quem desenvolve gratidão e amor são taxadas como objetos e suas relações são quantificadas.

Segundo alguns críticos, São Bernardo nos mostra como a escrita de Graciliano é enxuta, curta, direta e bruta. Essa característica é adotada pelo narrador quando se amesquinha até nas palavras que usa:
"É o processo que adoto: extraio dos acontecimentos algumas parcelas; o resto é bagaço."

Sobre a vida afetiva, percebemos que ela não é intensa e sempre permanece em segundo plano. Paulo não se vê um homem capaz de ser amado. Casa-se por conveniência e passa a descobrir na mulher, Madalena, tudo que ele não é: carinhoso, caridoso, humanitário. Esse conflito entre seres tão diferentes é explorado de forma magistral!

De modo geral, a leitura de São Bernardo é monótona por se tratar de uma confissão, porém nos faz pensar e repensar nossas atitudes em relação ao amor versus dinheiro.

Gostei demais da leitura desse livro e recomendo para aqueles que gostaram de Dom Casmurro (eles são parecidos no modo de contar a estória)!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/11/resenha-sao-bernardo-graciliano-ramos.html
Gu 08/12/2013minha estante
Fiquei encantado com a narrativa do Graciliano nesse livro e como a trama foi construída!
Quero ler!
Abraço, meu amigo

Juraski 25/06/2016minha estante
Cara, graças ao teu comentário, vou reler...

Andre.Santana 03/10/2022

Solidão
Sozinho e com a vida em declínio, Paulo Honório, poderoso fazendeiro do sertão alagoano, narra a sua história. O narrador revisita momentos da sua vida e conflitos internos que permanecem inexplicáveis até o momento em que suas memórias estão sendo escritas. Nem a fazenda S. Bernardo, que Paulo Honório comprou por preço irrisório, nem a professora Madalena, a quem contratou para alfabetizar as crianças do seu empreendimento rural e com quem acaba se casando, deram-lhe o sossego que tanto buscava. Escrever esta história, então, é o que lhe resta, na tentativa de encontrar paz e sentido para aquela vida solitária. Da elaborada teia existencial desenvolvida ao longo da trama ? com os conflitos entre as visões de mundo incorporadas pelos personagens ?, destaca-se um texto riquíssimo, principalmente nas falas de Paulo Honório, construído em metáforas surpreendentes, ainda que disfarçadas pela concretude das palavras.

José Amorim 24/09/2020minha estante
Incrível sua resenha.

Marilia 01/02/2021

Graciliano Ramos não decepciona!
Eu amo tudo que esse homem escreve, e, apesar de não ser o meu preferido dele, continua sendo Graciliano.

Fernanda 29/05/2022

São Bernardo Graciliano Ramos
Graciliano Ramos é um dos meus escritores favoritos, gosto da escrita e de como se desenvolvem as suas histórias. No livro São Bernado mostra a ascenção do personagem Paulo Honório, narrada pelo próprio personagem de forma cruel e antiética. A história começa quando Paulo Honório concretiza o desejo de comprar a fazenda de São Bernardo, onde trabalhara anteriormente. Se recorda apenas de ter sido criado pela Margarida, desconhecendo assim sua própria origem. Em sua juventude o narrador fora preso por quase quatro anos por esfaquear uma pessoa, e foi na cadeia que aprendeu a ler e escrever. Assim, a fim adquirir aquele bem, se sujeitou a diversas situações de risco, enfrentando conflitos gerados por cobranças de dívidas e desavenças com seus companheiros. Ele resolve se casar com Madalena e coitada sofre um pouco na mão dele. Li esse livro quando estava no ensino médio reli ano passado para o clube de leitura. O personagem Paulo Honório é detestável, mesmo assim gosto do livro.
Cleber 30/05/2022minha estante
Valeu pela resenha, fiquei curioso para ler também :)

Fernanda 30/05/2022minha estante
E gosto muito desse livro recomendo.

Ana 16/04/2022

São Bernado
"A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste."
Meu primeiro contanto com a escrita de Graciliano Ramos não poderia ter sido melhor. Que livro maravilhoso, com uma narrativa que envolve diversas tramas, mas sobretudo o ciúme.
O livro é narrado pelo personagem Paulo Honório, e nele acompanhamos a sua dura vida de sertanejo, as suas relações familiares e amorosas. Os personagens são muito bem construídos, e por ser o próprio Paulo Honório que os escreve, a escrita é muito simples, se aproxima da linguagem falada. A escrita retrata o vocabulário restrito do sertanejo, e na narrativa tem-se diversas gírias e expressões do nordeste, e se eu não fosse de origem de pais nordestinos e ter grande contato com o nordeste, certamente iria encontrar muitas dificuldades com o vocabulário!
Recomendo fortemente esse livro! E com certeza tornou-se um dos meus favoritos da literatura brasileira. Estou muito feliz em poder ter mais contato com obras nacionais, que muitas pessoas as subestimam, mas uma literatura rica como essa de Graciliano Ramos, só aqui no Brasil que a possuímos!

Bruno Mancini 29/08/2016

Mais um clássico ...
escolhido pelas nossas professoras para que deleiteimos com a literatura brasileira.

Ju 21/10/2022

Surpreendente!
Não estava esperando me envolver tanto com o livro quanto aconteceu. Ele é excelente, deixando sempre dúvidas acerca do que Paulo Honório está de fato te contando.