S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos

Resenhas - São Bernardo

JAlia372 29/03/2024

São Bernardo é um livro que retrata de forma objetiva a subjetividade do psicológico humano. O livro relata em primeira pessoa(ele mesmo descreve sua vida) a história de Paulo Honório, um homem bruto, direto e objetivo, que após sair da cadeia, busca a todo momento se tornar dono da fazenda(São Bernardo) em que fora empregado.

Ela se passa no momento do auge do capitalismo, do desenvolvimento industrial e modernista. Paulo representa um agente crucial no seu processo. Ele busca a todo momento lucrar e se desenvolver, ultrapassando barreiras sem preocupar em avançar rapidamente os limites impostos. Assim, trapaceia e passa por cima de fraquezas e problemas pessoais dos outros em busca de se desenvolver e ascender socialmente, conseguindo comprar a fazenda. Depois busca se relacionar com os bem sucedidos. Dessa forma, representava a classe burguesa à época.

Mas aí, a problemática emerge, e suas características de homem capitalista e controlador são fortemente retratadas. Casa-se com Madalena, uma professora instruída que observa as más condições as quais Paulo sujeita seus empregados, e a falta de compaixão, humanidade e sentimento como ser humano. Percebe-se a crítica dele à tia de sua esposa, que realizava vários trabalhos e não focava apenas em uma ação. Isso reforça a lógica fordista da 2°revolução industrial, em que as pessoas deviam habituar-se a fazer uma coisa, que as tornaria alienadas como robôs, incapazes de questionar o mundo a sua volta, pois deveriam seguir as regras impostas pelos donos dos meios de produção.

A excessividade de suas ações irá o destruir aos poucos. Perde a esposa(que suicida) e outras pessoas próximas, que não suportam seu comportamento e não aguentam viver subordinadas a ele.
A revolução de 1930 destrói seu comércio, fazendas,preços de produtos caem e pessoas que já não aceitavam as péssimas condições a que eram expostas por ele se revoltam e vão embora.

No fim da história é que o romance começa, ou seja, a vagareza, a melancolia da sua vida. É no relato do tempo real que Paulo utiliza a subjetividade, perdendo a noção do tempo, que antes era relacionado a capacidade de ação e domínio, mas que agora, por não ser mais ninguém, está atrelada a dor e arrependimentos. Após isso, finalmente percebe que sua vida não foi nem um pouco feliz, mas gerou o afastamento de todos ao seu redor, e aquela rapidez e frieza,(tão observada nos dias atuais, visto que estamos acostumados a velocidade de informações, pessoas, objetivos, e não paramos para valorizar as pequenas coisas) havia se transformando em dor, sofrimento e abandono.

tata 19/02/2023

?Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.?

Incrivelmente, esse foi o primeiro livro de Graciliano Ramos que eu li por inteiro, e a única coisa que eu me arrependo é de ter demorado tanto a me aprofundar mais nesse escritor incrível.

Como costumo dizer, não farei aqui uma análise profunda de um livro clássico, porque são muitas nuances pra colocar num pequeno comentário como esse. Mas gosto de deixar minha impressão mais forte: é uma história incrível. A narrativa de Paulo Honório, que por mais que seja crua, ainda nos deixa ansiosos pra saber se o que ele pensa é verdade ou não, se o que ele conta aconteceu desse jeito mesmo ou não, se os seus ciúmes são infundados ou não (pra mim, é óbvio que são). O final é arrebatador e extremamente impactante. E lindo.

Como todo clássico, há suas passagens ?chatas?? que na verdade são apenas alguns momentos mais lentos ? mas isso não me incomoda em nada. Narrativa crua e bonita, majestosa; personagens profundos, humanos. Exatamente o que se espera de Graciliano.

Kami 25/05/2022

Essa história desenvolveu uma relação de amor e ódio tão forte comigo que, chegou a um ponto em que não há meio termo, ou eu odiei o personagem, ou eu amei ele. É uma obra complexa de se entender, devido ao modo como é narrado e as consecutivas ações dos personagens. Paulo Honório é um tudo o que pode ter de ruim em uma pessoa: rude, ganancioso, antiético, ciumento, controlador, possessivo, desimano e por ai vai. Ele consegue "destruir", de um modo ou de outro, tudo o que rodeia ele, desde pessoas até propriedades. Tive muita pena de Madalena por ter se casado com um parceiro que não merecia a inteligência e intelectualidade que ela possuia, ainda mais por ele não saber reconhecer essas qualidades e, também, por desconfiar dela quando apenas demonstrava um pouco de humanidade para com os outros, o que nele não estava presente. Questões políticas da época em foi escrita são bem perceptíveis e, quando falados na narrativa, dá para destinguir o quão distintos Madalena e Paulo são. Além disso, existem muitos personagens que compactuam com o que Paulo faz e até o ajudam para que seja bem sucedido. Dá pra fazer uma relação bem interessante com Dom Casmurro, por conta dele também narrar a história sob o seu ponto de vista e das suas histórias de "amor". É necessário um bom aprofundamento sobre a obra antes de lê-la para assim conseguir compreendê-la um modo satisfatório.

Vee 24/10/2021

Que livro maravilhoso, Graciliano mais uma vez me deixa completamente viciada em sua narrativa. Uma história que vale muito a pensa conhecer, amei!!

gabriel 17/10/2020

Leitura ágil, mas esperava um pouco mais

Pelo tanto que falam desse livro, esperava vir aqui e sapecar logo umas cinco estrelas nele. Mas ficou devendo um pouco, ao menos para o meu gosto. Não é um livro ruim, nem de longe. A narrativa é ágil e é interessante como o narrador desdobra os personagens de uma maneira rápida e sem perder muito tempo - um estilo quase "jornalístico", por assim dizer.

O tema é daqueles típicos que você encontra em muitos filmes, que é o de "figura de autoridade lamentando as coisas". Aqui é meio que isso, é quase que um "Poderoso Chefão", só que da roça. A narração é em primeira pessoa e ele vai refletindo sobre o seu passado e contando as coisas que viveu. Vale a leitura, ela é bem rápida e direta e tem algumas viradas interessantes.

Esqueça "modernismo isso, modernismo aquilo", não faça disso uma aulinha chata de literatura, apenas pegue despretensiosamente e aprecie a técnica literária direta e objetiva do Graciliano. Uma espécie de "Vidas Secas" de rico, se bem que achei aquele bem melhor.

juliarfs 23/09/2023

São Bernardo
É uma leitura interessante e que dá pra extrair várias coisas, mas o que mais me intrigou foi a divisão entre capitalismo e socialismo.

Paulo é um sujeitinho capitalista - selvagem -, que não se importa com muita gente, passa por cima de tudo; o fim justifica os meios. Ele me estressou tanto, ele é tão ganancioso e babaca.
Já Madalena, foi a personagem que salvou essa história para mim. Ela é culta, inteligente, se preocupa com o próximo, empática. É o equilíbrio entre o ruim e o bom.

Li para um círculo de leitura da faculdade, conseguimos debater bastante pois esse livro tem diversas camadas. A história em si não me marcou tanto, mas recomendo!

O que mais gostei foi a forma da escrita - é maravilhosa!! -, que é feito da forma em que o personagem fala, baseado na oralidade mesmo, achei muito interessante isso.

AleixoItalo 23/03/2020

Se em Vidas Secas ( um dos melhores livros da literatura nacional) o foco é a sobrevivência no sertão, aqui o personagem principal é da elite coronelista. Fica evidente o contexto político logo no início quando o narrador decide escrever um livro junto com outros, mas logo as opiniões não batem, a logística não funciona e Paulo Honório decide narrar suas memórias sozinho. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A trama conta a historia de Paulo Honório, sertanejo simples que começa de baixo e vai galgando sucesso, juntando dinheiro e construindo sua fazenda, usando de muita ambição e métodos inescrupulosos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar do plano de fundo político, o foco real de São Bernardo (assim como em Vidas Secas) é o desenvolvimento do ser humano, a ascensão e declínio de quem lutou para chegar ao topo do mundo e sucumbiu incapaz de amolecer o próprio espírito e dar amor aqueles que lhe eram próximos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como é ter tudo sobre controle mas querer sempre mais, sem nem saber o que almeja? Como é estar acima de todos, a ponto de ter que desconfiar até daqueles que lhe se são importantes? São essas divagações que São Bernardo faz de maneira tão graciosa. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma influência de Dom Casmurro se faz evidente, uma vez que o livro também é narrado em primeira pessoa por um marido que em certo momento desconfia de sua esposa, mas o foco aqui não é a infidelidade em si e sim uma mesquinhez contra o mundo todo, uma incapacidade de entender o próximo. Assim como em Dom Casmurro, sinto falta do desenvolvimento de personagens como Madalena, não tanto para o andar da trama mas para entender melhor o que se passou com figura tão importante e que acaba tendo uma existência rasa na narrativa.

Em Vidas Secas um capítulo em especial tem peso em toda trama ( sim, você sabe qual é ) ampliando completamente o sentimento embutido na obra. Aqui temos uma sensação semelhante com o capítulo XIX, onde a narrativa linear e cotidiana é bruscamente interrompida para o autor divagar sobre o que ele se tornou e naquilo que ficou para trás.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma obra maravilhosa cheia de ternura e reflexão que todo mundo deveria ler. Uma das coisas mais legais de Graciliano Ramos, é seu linguajar despojado, que é capaz de emular personagens e o mundo que os cerca e que dá vida e imagem ao sertão nordestino!

13marcioricardo 03/07/2021

Paulo Honório conta sua história.
Paulo Honório resolve sentar e escrever a sua história. Homem do campo, Paulo subiu na vida a pulso.

Um dia Paulo conhece a fazenda São Bernardo e decide que haverá de ser sua. Para isso, se aproveita das fragilidades do seu proprietário e, quando a oportunidade chega, consegue a almejada herdade num negócio proveitoso para a sua pessoa.

A vida vai bem, os negócios prosperam, mas Paulo pensa em um herdeiro, alguém a quem deixar seu legado. Está na hora de encontrar uma esposa. Não tarda a se deparar com Madalena, uma mulher muito mais jovem, da cidade..

Encantado pelos atributos da jovem, Paulo quer saber mais e começa sua busca. Logo os dois se reencontram, começam a privar e marcam o casamento.

A vida em São Bernardo se torna diferente com a chegada da bela moça. Madalena é generosa, educada, cheia de ideias, gentil e isso contrasta com a aspereza, dureza, avareza e o desprezo pela cultura de Paulo. Os problemas começam cedo e só aumentam. O ciúme chega..

isisarsilv 08/10/2023

Maravilhoso
Tudo muito bem construído, me lembrou um pouco de um outro clássico brasileiro, pela forma que o livro começou não imaginava que terminaria desse jeito.
Jeffin_03 17/10/2023minha estante
Dom Casmurro?

The guy on the train 30/09/2022

OPINIAO SOBRE "SAO BERNARDO"
Nao consigo nao comparar em partes o personagem do Paulo Honorio com Heathcliff. A natureza das emoçoes envolvidas na narrativa sao igualmente brutais. A teimosia de besta de Paulo Honorio o conduz ao isolamento, condenando á ruina oq com tnt esforço ele construiu. Amei o livro.

bardo 11/07/2021

Esse é um livro que provavelmente será lido de forma diversa a depender do repertório do leitor, é muito difícil não se recordar de outros protagonistas que tem comportamentos ou características semelhantes. Algo que chama a atenção é a crueza com que o protagonista fala de si mesmo, sendo um narrador em primeira pessoa ao contrário de outras obras temos um narrador que é extremamente duro consigo. Aparentemente o narrador "deseja" ser odiado pelo leitor ao mesmo tempo que em diversos momentos nos mostra um lado humano que inspira alguma compaixão apesar de tudo. É difícil não pensar na famosa frase de Paulo Freire ao ler esse livro. Outro ponto a ser considerado é que a despeito da monstruosidade do narrador, é um livro que captura o leitor, tanto que seu fim é abrupto, perde-se a noção do tempo de tão fluída que é a narrativa.
Fabius 12/07/2021minha estante
Um dos livros preferidos de Antonio Candido, provavelmente o que mais vezes leu, segundo suas próprias palavras, e isso já diz muito sobre a obra.

bardo 12/07/2021minha estante
Fabius, está aí um ponto que esqueci de mencionar esse é um livro que exige releituras, ele parece simples mas tem diversas camadas e nuances.

elen5 11/01/2023

Eu gostei da leitura. Foi legal conhecer São Bernardo e a conquista da propriedade por Paulo Honório. O livro foi sem graça até a entrada da Madalena, logo depois engatou. Amei a controvérsia de pensamentos dela com o marido a propósito, botando opiniões políticas diferentes, principalmente a dela - sendo uma mulher -, e tendo seus pés no marxismo.
Em alguns pontos me perdi pela quantidade de personagens e nomes. Paulo é um homem insuportável e o puro suco do capitalismo e latifundiárismo.
Amei Madalena de todo meu coração e fiquei muito triste com o desfecho.