S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


454 encontrados | exibindo 406 a 421
1 | 2 | 3 | 28 | 29 | 30 | 31


cabeca falante 21/02/2023

"Se fosse possível recomeçamos... Pra quê enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige"

Minha primeira leitura de Graciliano Ramos e com ctz foi uma leitura q só vai me incentivar a querer ler mais livros dele.
S.Bernardo foi muito fácil de ler, mas ao msm tempo lia devagar por prestar atenção em cada emoção/ação de Paulo Honório. O final não me surpreendeu, era como se o destino dele desde o começo já tivesse sido contado, mas me trouxe um sentimento de tristeza. É intenso e sutil.
comentários(0)comente



Karol 14/04/2023

Uma novela de época
Esse livro me foi emprestado e eu estava morrendo de medo de não gostar, até porquê não é muito meu tipo de leitura e sempre tive um receio em ler livros mais antigos, porém me surpreendi bastante, gostei muito da leitura e não conseguia desgrudar, parecia realmente uma novela de época da globo. claro que tem seus problemas de uma história antiga, racismo, escravos, machismo?mas acredito que quando se trava de livros desse tempo não tem como fugir. não posso negar que senti um pouco de dificuldade com as algumas palavras e ?jeitos de escrever? diferentes, bem característicos da época, mas no geral acredito que entendi tudo sim. o personagem do livro conta sua história sofrida e como conquistou o que tem no presente momento e no decorrer, como acabou perdendo tudo que amava. não sei se a história do personagem tem algo haver com o escritor do livro, não pesquisei mais sobre, mas é uma história que passa muita verdade, gostei bastante!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nietzsche2 14/05/2023

S.Bernardo
Lido “S. Bernardo” de Graciliano Ramos.

A narração dessa história é feita por Paulo Honório, um sertanejo que decide escrever um livro a respeito de sua vida numa tentativa de esclarecimento sobre suas atitudes.

Com um início bem complicado, de um impacto de escrita mais arcaica/regionalista vem a exigir bastante concentração, pois além de ter uma escrita “difícil” é informado muitas coisas em apenas uma frase.

Tive que ler os primeiros capítulos de duas a três vezes para me situar no que o autor estava escrevendo. Mas passado essa dificuldade inicial a história se desenrola de forma tão (ironicamente) gostosa.
Não dá vontade de largar e nem de terminar tão cedo. Lembra um pouco Dom Casmurro e O morro dos uivantes.

É de uma grandiosidade de escrita que chega até ser uma honra fazer essa leitura. Graciliano entrega um romance crítico, grosseiro e árido em uma história tão abundante de sentimentos reais por personagens tão secos quanto o sertão.
Maravilhoso demais!!!!
comentários(0)comente



bebs 11/06/2023

Em S. Bernardo, o personagem principal, Paulo Honório, conta sua história da maneira mais crua possível, e Graciliano contribui para trazer todo um ar próprio para essa narrativa, abordando desde temas políticos sociais até a própria cultura e língua do povo nordestino.

Graciliano tem, assim como muitos dos autores que eu gosto, o dom de escrever como se estivesse na pele de qualquer um, independente dos seus ideias ou de sua classe. É uma obra que me lembra "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e acho que só com isso já está bem claro que S. Bernardo se trata de um baita livro. Recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



lore 03/09/2023

Chato
Peguei resumo capítulo por capítulo
amanhã veremos como eu viu me sair no teste sobre esse livro ruim
comentários(0)comente



Nath 08/10/2023

Surpreendente e excelente
Que experiência foi esse livro. Não sabia da história, começou de um jeito, terminou de outro e terminou me encantando. Definitivamente irei ler de novamente no futuro.
comentários(0)comente



Jeffin_03 17/10/2023

São Bernardo e Dom casmurro
Li o livro em 2019, para realizar um vestibular. Até hoje está entre meus dez livros favoritos. Na época meu professor fez uma leitura comparando são Bernardo a Dom Casmurro, e há muito a ser discutido numa conversa entre esses livros. As diferenças e semelhanças entre Bento e Paulo Honório. As diferenças entre Madalena e capitolina, duas personagens muito diferentes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MagnAlia.Tebaldi 13/11/2023

Simples e bom
Gostei do livro e da maneira como o Graciliano Ramos retrata tão verdadeiramente esse personagem metade desprezível e metade compreensível pois, apesar de ser um carrasco, entendemos as atitudes do Paulo Honório. O ciúmes excessivo que ele tem por Madalena é o que move a história, sendo brutal em certos pontos.
comentários(0)comente



Beatriz.Alves 17/11/2023

São Bernardo
O melhor livro do velho Graça. Como a ignorância mata a delicadeza? Como a rudeza mata a reflexão? Um livro sobre o amor e sobre como é perigoso não entender sobre os sentimentos.
comentários(0)comente



xrayana 20/11/2023

No começo, minha leitura foi bem arrastada mas com o desenrolar da narrativa fiquei mais interessada nela, principalmente com a chegada de Madalena. É meu primeiro contato, completo, com o autor e foi uma boa porta de entrada.
comentários(0)comente



Lara 30/11/2023

Retomando a literatura brasileira
Decidi retomar as leituras da literatura brasileira, especialmente aquelas que tenho mais afinidade por ter estudado na escola.
Para mim não tem comparação, apesar de não ter muito costume de ler livros brasileiros, para mim a literatura brasileira e africana são as que mais carregam uma bagagem cultural grande e conseguem relacionar o enredo a essa bagagem.
Desde o início do livro você odeia o Paulo Honório, mas acredito que é isso que nos prende a leitura: ele é um homem desprezível, sabe disso e continua sendo assim?
Leitura muito válida e fui surpreendida com um acontecimento ao fim do livro que eu não lembrava kkkk caí num plot que eu mesma conhecia.
comentários(0)comente



cocpfc 25/12/2023

Magistral
Simplesmente perfeito em todos os aspectos possíveis. Sobre tudo, magistral, desde a ânsia pela posse até o declínio do homem. Um dos maiores presentes do modernismo nacional.
comentários(0)comente



454 encontrados | exibindo 406 a 421
1 | 2 | 3 | 28 | 29 | 30 | 31


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR