Leite derramado

Leite derramado Chico Buarque

Resenhas - Leite derramado

Pêpe 25/08/2021

A história é contada por um senhor que está no hospital, ele era membro da uma família tradicional.
Então ele conta pra sua filha e para as enfermeiras toda sua vida, desde seus ancestrais.No decorrer da sua vida ele fala muito de Matilde sua esposa, que o abandonou, e de seu neto e bisneto.
É uma história comovente, bem interessante e triste tbém, pois já bem velho ele acaba misturando as coisas e repetindo outras...
Eu gostei.

Rayan GQR 06/07/2021

Acompanhamos a narrativa de vida de um senhor de idade expirando num hospital, o texto todo sendo as falas dele, uma premissa criativa e bem executada, vemos as memórias dele, que já delira e confunde as coisas, que conta tudo fora de ordem, como um Brás Cubas, e que é um narrador ainda menos confiável que o Bentinho em Dom Casmurro, já que ele próprio se contradiz, se confunde, transita entre sonho e realidade, troca datas e pessoas, criando uma história que é como um quebra-cabeça de peças que não se encaixam, restando ao leitor a missão de tentar fazer sentido desta trágica história de vida.
A ideia é muito boa e bem executada, achei bem interessante tentar montar uma história dos devaneios dele e também as reflexões e divagações, as repetições, os momentos que ele perde o contato com a realidade.
Acho que para ser melhor só faltou criar um apego maior com os personagens, nem que só com o principal, a premissa da história tem tudo para ser uma coisa emotiva, porém me faltou algo ali e acabei não sentindo muito pelo personagem principal (dos outros nem se fala porque eles nem voz de fala tem).
Mesmo assim uma leitura muito interessante.

lpalomino__ 02/06/2021

iekekskskekekekekkekejeekekekek

jrkekekekkekekekekrjrjrjrirkrkrkririririririririri

Triz 26/04/2021

Uma vida inteira
Eu realmente não esperava gostar tanto assim desse livro, mas fui surpreendida. A escrita é bem fácil e os capítulos rápidos, e é bem interessante acompanhar a história desse senhor que relembra sua vida no leito de um hospital.

may.reader 09/04/2021

Eulálio é um centenário. Toda a sua saga familiar é narrada de sua cama num hospital. Ele faz questão lembrar que veio de um passado familiar garboso, educação conservadora e religiosa, escravos e boas-relações vindas de seu pai Senador. No presente século XXI, Eulálio se vê entre pessoas que não ouvem direito o que ele fala e o maltratam, segundo sua própria interpretação.

Acompanhar a vida deste velho enfermo e abandonado é fazer uma viagem por uma memória parcialmente falha e muitas vezes caótica. Ele confunde as enfermeiras com alguém da família, delira acreditando que irá se casar com uma delas ou que está sendo detalhadamente anotado, por isso fala devagar, afim de que ?a moça? tome nota de tudo o que ele fala e desse modo possa publicar suas memórias. Às vezes ele fala sozinho, mas percebe tudo o que acontece em torno. A televisão o incomoda. O mau humor dos enfermeiros e a comida do hospital também. Eulálio é um velho fora do seu tempo

JessicaRodriigues 26/03/2021

O melhor do Chico
Sou fã da escrita de Chico, das músicas até os livros nunca li nada ruim que veio dele. Leite Derramado supera todas as expectativas, a escrita é tão bem elaborada e fluída que me vi ali , totalmente, a mercê dos devaneios do personagem principal. Esse livro tem um tom de Dom Casmurro e Cem Anos de Solidão, com o tempero do Chico, que te faz querer mais a cada página.

Mandi 23/03/2021

leite muito derramado
sempre tive muita curiosidade com esse livro e minhas expectativas foram altas e nem um pouco frustradas. amei a leitura. um grande romance épico em poucas páginas. um mundo inteiro, uma árvore genealógica inteira no leito de um hospital, uma vida inteira perdida ou ganha? nota 1000.

Leo Neves 16/03/2021

É uma leitura rápida e apesar da escrita fácil achei um pouco confuso e meio chato, nenhum personagem cativante. Fiquei meio perdido em algumas partes e até um pouco ?tonto? com tantas voltas.

Leticia.Figueiredo 01/03/2021

É um livro muito fácil e rápido de ler. O que mais me impressionou na escrita de Chico é como ela é verdadeira. Nas primeiras frases eu conseguia imaginar o que estava sendo falado como a fala de um velho da elite carioca em seu leito de morte. Parece que cada coisa que ele fala é muito crível, é muito característico e real ao mesmo tempo. Esse me livro me deu um gostinho do que é a literatura brasileira contemporânea e me despertou um novo interesse.

lara 23/02/2021

Elite carioca
Chico Buarque foi cirúrgico nesse livro ao representar a elite burguesa carioca. Talvez nem mais elite, só a classe média que não tem mais nada e ainda assim vive como se fossem os tempos de ouro.

Mostra os pensamentos preconceituosos, mesquinhos, classicistas e podres que a classe média carioca - e imagino que de muitos outros estados - insiste em eternizar. Quem vive um pouquinho que seja em contato com essa gente ou no ambiente dessa gente, sabe que tudo o que está escrito é verdade.

O livro constantemente mostra as origens do narrador, por exemplo. Com pai, avô e tataravô importantes na época de Dom Pedro II. Ele tira disso, dessa ancestralidade sem vergonha, seus privilégios, como se fosse mais do que importante ser beneficiado por essa história mesmo que na realidade não tenha nem um pingo da influência que seus parentes tiveram.

Livro mais do que importante para entender como as pessoas levam dinheiro e status em consideração. Isso muda o ponto de vista do indivíduo de maneira drástica. Os coloca num narcisismo infinito. E Chico Buarque, metido no meio dessa classe, retrata de maneira cristalina o obscuro desse povo elitista.

Andriele Paleari 30/12/2020

Livro sobre a glória à ruína de uma importante família na história do Brasil a partir das lembranças de um homem idoso a beira da morte.
Perfeito!

chris 26/11/2020

Reflexivo
Então...O livro, ele tem seus altos e baixos (mais baixos que altos), por se tratar da história de vida (em monólogo) de um idoso centenário no leito de um hospital e dos seus antepassados, onde ele conta para a sua filha, as enfermeiras e a quem mais que queira ouvir, os relatos sobre sua família.

Os pontos baixos que me refiro, estão nos momentos racistas, machistas, misóginos e sexistas que percorrem o livro quando o protagonista, Eulálio, cita partes da vida do seu pai, avô e etc. Que nasceram em berço de ouro, tiveram influência no Império tanto Português quanto Europeu, onde tinham muito contato com barões e uma visão escravista e preconceituosa com negros, e de como eles tratavam as mulheres de forma abusiva e errônea... Então, com base na época falada (década de 20/30), era de se esperar todas essas coisas acima.

Outro ponto baixo, é o fato de que você não consegue desenvolver tanta empatia por Eulálio e nem por ninguém da sua extensa família tanto do passado quanto do presente, por continuarem sendo muito orgulhosos, mesquinhos, arrogantes e com um fio ainda de preconceito arcaico nos seus comportamentos, que ainda percorre toda a linhagem dos Assumpção. Mas mesmo que isso seja um ponto ruim, ao mesmo tempo é bom na leitura! E é aí que chega os pontos positivos do livro: O autor consegue transparecer a problemática entre o relacionamento dos personagens e como eles estão longe de serem figuras perfeitas. O autor não quis agradar nisso. Criou tudo real e palpável - de uma maneira às vezes poética que só o Chico consegue fazer - Podendo ser um vizinho, um amigo, um familiar da terceira idade com uma história parecida. Um antigo Brasileiro. Um ser humano.

Por fim, a mensagem que o livro passa, é que não importa a sua classe social, seus bens, suas conquistas e seus fracassos. A idade chega, e no final, todos nós estaremos destinados a morte em uma cama de hospital
revirando nossa frágil memória em meio a lamentações, lutando por uns minutos à mais, a tempo de contarmos a nossa história e ensinamentos sigam em frente nas próximas gerações, como um fio de realidade que ainda nos prende no mundo físico, evitando que se apaguem para sempre conosco no suspiro final.

Keila 24/11/2020

Um livro sobre a ruína de um homem e sua família. Talvez também um livro sobre a ruína de uma classe,que perpetua preconceitos de classe,cor e gênero.
Escrita interessante que te absorve nas primeiras linhas.

Fer Paimel 31/10/2020

Boa leitura
Achei interessante a leitura... Chico Buarque tem uma maneira peculiar de escrever, com seus textos corridos meio à Saramago...
É o segundo livro do autor que leio.
Achei o enredo triste e, por vezes, engraçado...
Recomendo como uma leitura mais leve, a ser lida após algum livro muito pesado...