Leite derramado

Leite derramado Chico Buarque




Resenhas - Leite derramado


268 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Amanda 22/04/2022

Muito bom!
Aquele tipo de livro com uma história cheia de significados e uma leitura leve, gostosa. Personagens cativantes!
comentários(0)comente



Mumartins 16/04/2022

Um convite a reflexão sobre o Brasil moderno
O romance de Chico Buarque narra a saga dos Assumpção, uma família tradicional carioca, na qual sua origem remonta ao início da colonização brasileira. A história é contada por Eulálio Assumpção, um idoso em seu leito de morte. A forma como o personagem conta a saga de sua família, passando desde a colonização até o Brasil moderno, conta com alguns devaneios e inconstâncias narrativas, as quais o autor fez com o intuito de simular os pensamentos desordenados e a memória de alguém que se encontra em seu leito de morte.
Simultaneamente a saga familiar, podemos encontrar tecendo o pano de fundo do romance uma sociedade em decadência, sendo tomada pela criminalidade que já estava em ascensão na capital carioca do final do século XX e início do XXI. Também podemos perceber, muito próximo ao final do romance, a favelização da cidade do Rio de Janeiro.
A leitura de Leite Derramado nos convida a uma reflexão a nível sociológico sobre a sociedade do Brasil moderno e sobre como esses conflitos contam com sua origem histórica.
comentários(0)comente



Lara 30/03/2022

Eu gostei. Quando você passa o olho na versão física, o livro tem tudo pra desanimar a leitura: não tem parágrafos, é um monólogo de um velho metido a antigo rico de Copacabana. Mas a leitura surpreende.

Na verdade, o Chico mostra como a maestria do domínio da língua portuguesa pode fazer milagres num enredo de história. Eu cansei de me deparar com best sellers de literatura contemporânea brasileira que não chegam aos pés da escrita do Chico nesse livro (que é o primeiro que leio do compositor).

Então é isso, eu gostei do livro. Entendo quem não tenha gostado, eu mesma se tivesse lido em formato digital teria abandonado porque acharia a ausência de parágrafos algo abominável. Mas como li a versão física, só me resta recomendar para quem gosta de ler coisas bem escritas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laila 26/03/2022

Amor e ódio
Quase ao mesmo tempo que não estava gostando do ritmo do livro começava a gostar da forma sagaz com que a história foi contada. Demorou a engatar, mas ao fim gostei da forma propositalmente confusa como as coisas foram narradas.
comentários(0)comente



Isadora 06/03/2022

Memórias de um idoso
As memórias confusas do narrador compõem relatos que parecem ser de algumas poucas histórias contadas das formas mais variadas possíveis. É cativante tentar entender o que de fato aconteceu na vida desse narrador que é um senhor com pensamentos e falas problemáticos, mas familiarmente humano.
comentários(0)comente



mrs.booksof 18/02/2022

Leite derramado
Chico Buarque é um dos mais conhecidos cantores e compositores brasileiros, e sobretudo escritor conceituado. Meu primeiro contato com a obra literária de Chico foi através de ?Leite derramado?, e já posso afirmar que é diferente de tudo que li antes.
O narrador da obra Eulálio d?Assumpção é um velho centenário que sofre com Alzheimer, beirando a morte num leito de hospital. O personagem relembra conosco a história de sua vida, sua linhagem e seus delírios de nobreza, mas cuidado o próprio adverte: ?lembrança de velho não é confiável?. E assim Buarque nos presenteia com uma narrativa leve e sagaz, mesclando e repetindo o passado, presente e futuro (?Mas se com a idade a gente dá pra repetir certas histórias, não é por demência senil, é porque certas histórias não param de acontecer em nós até o fim da vida?). A obra inteira conta com um humor desabusado sendo calcado numa espécie de nobreza decadente, além de um romance interrompido de súbito deixando seus leitores ávidos por mais respostas. Uma história de amor que terminou, bem... não se sabe como (?Olhei o envelope contra a luz, absolutamente opaco, e vai parecer covardia eu jamais ter aberto aquela carta?), mas vemos o seu começo repetidas vezes assim como acompanhamos o desenvolvimento dos personagens envolvidos no enredo.
Leite Derramado tem uma narrativa agradável e simples que mistura passagens engraçadas e trágicas ao mesmo tempo. Uma leitura intensa com personagens falhos, mesquinhos e egoístas como todos nós. Além de ter toda a ambiência do século passado, cria um Rio de Janeiro ao alcance quase real para quem lê, e traz todos os aspectos históricos da época.
comentários(0)comente



May 08/02/2022

Memórias Póstumas de Brás Cubas só que o protagonista consegue ser mais fracassado e puto com a vida amei leria de novo
comentários(0)comente



Camila.Nunes 19/01/2022

Síndrome de vira lata
Este é o segundo livro de Chico Buarque que leio. Gostei muito da narrativa. Na qual, um homem, membro de uma família tradicional brasileira, em que através de anos de privilégios históricos foi cada vez mais caindo em decadência. O livro é narrado pelo centenário enfermo em seu leito de hospital. Recontando toda a história de sua vida que também se mistura a história do país. Cheio de racismo, machismo, misoginia, superioridade e falta de reflexão sobre seus privilégios. O autor faz com que o leitor reflita sobre esses personagens que ainda habitam a nossa realidade.
Ricardo.Silvestre 29/01/2022minha estante
Se eu quisesse começar a ler algo de Chico Buarque, seria este livro uma boa opção?


Camila.Nunes 29/01/2022minha estante
Olha, eu só li dois livros dele até hoje. Esse e Budapeste. Não que Budapeste seja ruim. Mas esse é sensacional. Indico muito! Me prendeu do início ao fim. É fácil de ler, flui.


Ricardo.Silvestre 29/01/2022minha estante
Obrigado Camila. Já está na estante dos livros que quero ler.




Vivi 01/01/2022

Muito bom! Adorei a forma como o livro é escruto, expressa bem o intuito do personagem ao expor suas memórias. As falas das personagens expressam muito bem a classe social a qual pertencem, uma ótima forma de pensar os grupos sociais que nos rodeiam. Gostei e recomendo.
comentários(0)comente



adriscie 08/12/2021

Genial
Primeiro livro do Chico Buarque que li, e apesar de já admira-ló como compositor e cantor, não esperava que fosse gostar tanto do livro, então me surpreendi de uma maneira muito boa.
Foi muito interessante acompanhar o
monólogo de Eulálio, e a maneira como Chico o construiu achei genial. Nós mesmos acabamos nos perdendo nos devaneios do personagem, e me vi envolvida na sua história de vida, acompanhando a decadência de sua família, e sem conseguir separar imaginação da realidade.
comentários(0)comente



Celaro 02/12/2021

Do copo ao chão, o leite
A decadência de um aristocrata narrada por ele mesmo, dos tempos da casa de fazenda, para um chalé na capital, um apartamento no subúrbio, um?. Tudo narrado pelo próprio, alucinado, fatos que se misturam em sua memória em uma maca de hospital. O leite, mamado, chupado, derram?
comentários(0)comente



Cássio F B 19/11/2021

Leite Derramado
"Sure thing grandpa now let's get you to bed" - o livro. .
comentários(0)comente



Nena 19/11/2021

A história é narrada em primeira pessoa por Eulálio, um centenário senhor em um leito de hospital. Eulálio, outrora de família importante e respeitável da sociedade carioca, hj só carrega como herança (ou desgraça) o sobrenome Assumpção, fazendo questão de ressaltar o P mudo, para q não aja confusão. Entre delírios e realidades, as mazelas humanas são desnudas nessa narrativa inteligente. Há tempo de chorar sobre o leite derramado?
comentários(0)comente



268 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |