Justiça

Justiça Michael Sandel

Resenhas - Justiça

jdelisiario 11/09/2021

Instigante
Mais um livro que me tirou totalmente do meu lugar comum de leitura.

Ele realmente aborda temas que nos faz questionar o quão justo ou injusto uma situação pode ser. Nos faz pensar se determinadas situações devem ser observadas pela ótica da justiça ou moral.

Traz comparações que simplesmente podemos ver acontecer ao nosso lado ou até mesmo conosco e isso faz tudo ser tão louco e ao mesmo tempo tão verdadeiro que depois de pensar, você não será a mesma pessoa...

Um tema complexo, o início do livro não é trivial. A leitura não flui 100% no princípio, mas vale a pena.

Se tiver a oportunidade, leia!

#leituraTerapia

Mark Nascimento 30/05/2021

O que é justiça?
O autor faz considerações e comentários muito interessantes sobre justiça e dever moral. Ele usa algumas personalidades conhecidíssimas para sustentar seus argumentos, como Kant e Aristóteles.

Para mim, as partes mais legais e que dão mais impulso na leitura são os exemplos reais, os dilemas que são levantados e os desfechos dos acontecimentos (goste você ou não), tudo isso é muito prazeroso de ler.

O livro tem momentos que me fizeram vaguear, mas isso é mais uma questão minha do que do livro, já que momentos de muita divagação das frases costumam me fazer descolar da leitura.

Essa é uma obra inteligente, questionadora e muito, muito importante. Aliás, pensar sobre justiça e como fazer a coisa certa coloca o ser humano numa posição de praticar coisas boas.

Jean Bernard 12/07/2020

Leitura ?obrigatória?
Hoje vivemos em uma sociedade completamente maluca. Usam-se da política para definir quem merece o título de bom e mal. Mas vemos que tais discussões são frágeis. Mas por que? Porque faltam bases retóricas e filosóficas sobre quase tudo que é discutido. Esse livro é luz. Ilumina o pensamento político de forma agradável e palatável a todos.
Progressistas, conservadores, liberais e revolucionários, todos deveriam ler esse livro. Mais do que um desejo, uma esperança. Precisamos de bases para melhorar nosso debate. Então, fica a dica.

Tama 28/09/2020

Perturbador
Somando tudo, foi um bom livro.
Porém, como já havia dito, é apenas a visão que a cultura norte-americana tem sobre o tema. Logo, sua aplicação em sociedade outra que não os USA é limitadíssima, para não dizer profundamente questionável.
De qualquer maneira, ainda que discorde em muitos pontos com o autor, e de maneira alguma irei aplicar certos conceitos em minha vida, ajudou-me inquestionavelmente a melhor compreender a sociedade norte-americana. Dada sua influência global, isso por si só é valioso.

Otávio 23/11/2020

Um convite à reflexão
"Justiça" é um ótimo começo para qualquer um que se interesse por filosofia política. Mas também é um bom livro para qualquer um que quer se aprofundar nas principais questões que permeiam o debate público atual. Apresenta linguagem bastante acessível, mas sem perder a precisão.

Ainda que não se concorde com as conclusões do autor, o convite à reflexão é enriquecedor

Maria 07/09/2021

Uma introdução ao estudo do Direito e da justiça
Este livro não só é recomendável para quem deseja atuar na área, mas também, a qualquer público que precisa compreender e questionar o que é certo.
O autor/professor aborda diversas situações e nos faz a seguinte pergunta: "O que você escolheria?" , logo em seguida é exposta a opinião da maioria de seus alunos e o que a ciência social falaria a respeito.
Dessa forma, há uma enorme importância em compreendermos a justiça incluindo todos os seus aspectos culturais, sociais e pessoais.
O livro é um pequeno curso introdutório, mas que não faz jus a complexibilidade de seu conteúdo!

Jéssica 09/07/2020

Reflexões
O autor explica várias teorias ligadas à noção de justiça, de forma muito clara, simples e didática, utilizando exemplos para fazer o leitor refletir sobre seus próprios conceitos.
Assim, por mais que seja técnico, é bem acessível a todos, sem ser necessário prévio conhecimento jurídico. É um bom primeiro contato com a matéria.
Em tempos em que a polarização ofusca o debate político, este livro mostra-se muito atual, apesar de já ter mais de dez anos, e necessário. Recomendo!

Poli 05/09/2020

Justiça: Qual o certo a se fazer?
Segundo o próprio autor Michael Sandel nos agradecimentos finais do livro: "Por quase três décadas, tive o privilégio de ensinar filosofia política a universitários de Harvard e durante vários desses anos dei aulas sobre uma matéria chamada "Justiça". O curso expõe os alunos a algumas das maiores obras filosóficas escritas sobre justiça e também aborda controvérsias legais e políticas contemporâneas que levantam questões filosóficas."
Justiça é um livro interessante e gostoso de ler, no qual o autor confronta ideologias de grandes pensadores - como Aristóteles, Jeremy Bentham, John Stuart Mill, Immanuel Kant, John Rawls - de uma forma fluída e propondo reflexões sobre dilemas éticos e morais, como o dilema do bonde, sacrifícios, o valor da vida humana, liberdade, consentimento, serviço militar obrigatório ou voluntário, barriga de aluguel, comércio de órgãos, distribuição de renda, meritocracia, política de cotas, casamento homossexual, entre outros.
Recomendo como uma leitura instigante e essencial para quem gosta de aprender continuamente e, principalmente, repensar os próprios conceitos. A leitura nos tira da zona de conforto, destruindo respostas prontas e rasas ao expor pontos de vista opostos e nos levar à reflexão.

Lídia 14/10/2021

Um retrato social sobre Justiça
Este livro é genial! Em cada página você se debruça de mais um pouco de questões que te fazem refletir a cerca do que é Justiça. Muitos temas de suma importância são tratados no livro como: casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto, os limites morais dos mercados e etc. Vale ressaltar que todos esses temas são muito bem dramatizados pelo autor com casos reais na prática que te coloca como jurista na situação. Assim, você passa a meditar sobre esses conflitos e Sandel mostra como uma abordagem firme da filosofia pode nos ajudar a entender a política, a moralidade e também o porquê de termos certas convicções. Além disso, as linhas filosóficas tratadas pelos autores do direito, como Aristóteles, Bentham, Kant e Rawls, ajuda imensuravelmente no propósito do livro, no qual se trata do próprio leitor refletir sobre qual o seu conceito de justiça a partir do retrato social que compõe o livro. Logo, é irremediável o fator do livro te provocar o raciocínio. Portanto, sem dúvidas ?Justiça: o que é fazer a coisa certa? é uma essencial contribuição para a pequena prateleira que aborda assuntos de forma convincente, as questões mais difíceis da nossa vida cívica.

Juliana 15/07/2020

Livro muito bom. Aborda o tema da justiça trazendo argumentos filosóficos. Ao mesmo tempo que nos faz quebrar a cabeça, abre todo um horizonte que os diálogos - principalmente, com quem pensa de maneira diferente de nós - requerem.

Amanda Hryniewicz 02/06/2020

Gostaria de ter lido esse livro antes! É um grande resumo sobre as principais teorias sobre justiça e filosofia política, o que teria me ajudado muito para fazer redações, escrever trabalhos etc.
Justiça é um ótimo livro para dar um norte, caso você não saiba muito (ou nada) sobre filosofia política, além de ajudar a entender suas próprias opiniões e as opiniões das outras pessoas sobre assuntos polêmicos que envolvem a moral.

Bia 20/03/2022

É um livro denso, que tem como objetivo submeter ao leitor a conceber sua propria visão sobre justiça, trazendo alguns casos reais para que possamos pensar sobre ela.
Nos apresenta as ideias de alguns filósofos, de maneira acessível.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/11/2022

Em Justiça: O que é fazer a coisa certa Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem mais segura da filosofia pode nos ajudar a entender a política, a moralidade e também a rever nossas convicções

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520010303

Pereira 14/04/2021

Extremamente necessário para todos nos dias atuais
Justiça de Michael Sandel deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas, na minha opinião.
O que mais vemos hoje são pessoas com conhecimento raso sobre definições básicas, como Democracia, Esquerda, Direita, Meritocracia, e que saem difundindo suas opiniões e propagando alienação e certezas vazias.
Este livro é essencial para elucidar este tipo de questão e fazer refletir, melhorando nossa percepção e aprofundando conceitos.
Simone355 14/04/2021minha estante
Marcado como: Quero ler.

Mariana 04/08/2020

Filosofia política
Livro do professor da Universidade de Harvard Michael J. Sandel.

Em linhas gerais, o autor explora o conceito de justiça de uma maneira muito didática, sob óticas distintas, como o utilitarismo, a filosofia libertária e as ideias relacionadas à moralidade, com excelentes explicações sobre as teses de economistas e filósofos como John Stuart Mill, Immanuel Kant e Aristóteles.

Livro didático e fácil de ler, interessante para quem quer aprender um pouco sobre filosofia política.