O Preço De Uma Lição

O Preço De Uma Lição Federico Devito
Gutti Mendonça

Resenhas - O Preço de Uma Lição

Maria Clara 16/04/2013

Gutti Mendonça e Federico Devito não são escritores conhecidos (embora Federico tenha se tornado famoso entre as adolescentes graças à participação no blog Vida de Garoto, da revista Capricho). Na verdade, o romance "O Preço de uma lição" é o livro de estreia da dupla, e conta uma história de amor sob o ponto de vista masculino.

O livro mostra toda a vida amorosa do narrador, um universitário que fala com o leitor como se fosse algum amigo dos tempos de escola. Cada garota que já passou pela vida dele é apresentada com riqueza de detalhes sobre o relacionamento que viveram. A sucessão de casos e namoros do protagonista pode se tornar monótona, e as informações sobre seus estudos e sua vida profissional, que poderiam dar um respiro à trama, acabam ficando deslocados, algumas vezes. O final da história, de certo modo, justifica a explicação detalhada da adolescência e juventude do narrador, e pode ser considerado o ponto alto do livro.

"O Preço de uma lição" é uma história que poderia facilmente acontecer na vida do leitor. Quem gosta de tramas mais realistas, mas que não deixam de ser românticas, poderá ter bons momentos durante a leitura.

Resenha publicada no blog resgatedeideias.blogspot.com

Iara Mendes 14/05/2013

Qual era a lição?
Horrível. Realmente um livro ruim, não prende a atenção, o personagem principal se acha, e fica dando uma de bobo :"como assim todas elas gostam de mim?". Ele é muito perfeitinho. Até agora to tentando entender a lição do livro. E cadê o final do livro? Hã? Muita página pra nada.
Manu 07/09/2013minha estante
Você tirou as palavras da minha boca.kkkkkk
Realmente NÃO HÁ NENHUMA LIÇÃO NESSE LIVRO.
Enredo chato, sem um clímax, muito meloso, repetitivo,enfim, não recomendo pra ninguém.

Helo 19/05/2013

Os meninos são, sim, capazes de amar.
Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.

Juddy 08/09/2013

Um pouco decepcionante!
No começo do livro voce fica nostalgica, perguntando o que vai acontecer, no meio ja fica meio desinteressado, perguntando como a história vai ter um final!
O livro em si, tem seu próposito e de passar com que voce aprenda a refletir sobre suas ações.
Mas o final, foi decepcionante, voce fica perguntando como acabou a história. E tem meramente algumas partes que voce acha o personagem principal o tanto que inexistente, nenhum homem é assim. Por mais chato que seja. Esperava mais do livro. 368 paginas de pura enrolação. Encheção de linguiça!

Kátia Brolezi 27/09/2013

Irritadissíma...
Esse livro é o que mais me deixou irritada, do começo ao fim... Para começar o fato de não saber o nome do protagonista, que por sinal é quem escreve a história me incomodou bastante; as características desse personagem me intrigaram muito, ora um idiota completo, ora o cara perfeito, com ele tudo acontece da melhor forma possível, tem uma vida incrível na qual consegue tudo que quer sem o menor esforço, chegando a ser irritante a vida perfeita que ele leva; o fato de não haver o fim da história só piorou a situação. Contudo, não sei como definir esse livro, pois apesar de me deixar tão irritada ele conseguiu me emocionar profundamente, mesmo que a emoção não fosse a desejada, e está bem longe de ser o pior livro que li. Mas acredito que se você for assim como eu, alguém que goste de uma história que tenha começo, meio, e fim, ficará no minimo um pouco frustrada. =)

Bruno Rodrigues 29/09/2013

Resenha: “O preço de uma lição”, de Federico Devito e Gutti Mendonça
Da série: Comprei pela capa.

Para não fazer ninguém perder tempo, resumo: O Preço de Uma Lição é romântico, piegas, cafona e recheado de declarações de amor. Se você nunca teve uma paixão quando tinha seus 20 anos de idade, já pode parar por aqui. Não vai entender e nem gostar da história.

O livro faz parte do selo jovem da editora Novo Conceito e traz os rapazes Federico Devito e Gutti Mendonça– sim, são os Colírios da Capricho – como autores.

A história começa na infância do protagonista, com a formação de uma amizade, que também vive seus encalços durante a narrativa, mas que é forte o bastante perdurar com o decorrer dos anos.

Para ler a resenha completa, acesse:

site: http://www.leitoranalogico.com.br/resenha-o-preco-de-uma-licao-de-federico-devito-e-gutti-mendonca/

Paola 03/10/2013

O Preço De Uma Lição
Acho que por ser o primeiro livro dos autores, a história teve algumas falhas em alguns pontos. No geral o livro é bom, mas os personagens são um pouco irritantes em certos momentos, com atitudes sem explicações, e comportamentos egoistas e infantis, principalmente o narrador. Também houve uma linearidade muito fiel, que nem sempre é legal em uma narrativa tão longa e que se estende por tantos anos da vida do protagonista, talvez um trabalho de editor poderia cortar algumas partes, e desenvolver mais outras para o livro se tornar mais atrativo.

Leia mais no Blog Uma Leitora:

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2012/05/o-preco-de-uma-licao.html

Bia Medeiros 07/05/2014

Err...
A narrativa é bem detalhada, e começa falando de dois meninos ainda crianças, que são bastante amigos, e um desses meninos é o protagonista, sem nome (pelo que vi em outras resenhas o nome dele realmente não é citado no livro e eu não fiquei tão frustrada por não ter reparado no nome não existente dele). Então, durante todo o livro acompanhamos basicamente a vida do protagonista desde sua infância até os seus 22 anos. Mas o foco é nos seus relacionamentos amorosos (ou não). Ele fica com várias garotas ao decorrer da história até que conhece uma menina chamada Juliana, por quem ele se apaixona perdidamente e, com ela, namora fixo durante 2 anos. Acompanhamos, a partir daí, o namoro do Sem-Nome com Juliana e nos deliciamos em um relacionamento "perfeito". Eles começam essa "jornada" quando ele ainda tem 20 anos, e a Juliana 15. Esse foi o primeiro "obstáculo" que eles encontraram. O segundo foi que ele morava em São Paulo e ela em Mogi. Então ele se deslocava constantemente para ver sua amada. Mas tudo se complica quando ela tem que se mudar pra Curitiba. E então podemos perceber uma certa infantilidade da parte dos dois, meio que um relacionamento meio imaturo. Eles nunca brigaram, e as coisas começam a complicar a partir dessa ida de Juliana. O que acontece depois, eu não direi, pois quem for ler esse livro vai se surpreender com o que ele vai fazer.

O que eu posso dizer? O preço de uma lição é um romance daqueles bem melosos e pra quem gosta do gênero, eu indico muito. O protagonista é aquele tipo de menino que você se apaixona e também quer ter um namorado igual a ele (pelo menos eu tive vontade haha). Mas teve horas em que tive vontade de entrar no livro e dar um tabefes na cara dele pra ele parar de ser idiota haha A linguagem do livro é simples, fácil de entender, mas em alguns diálogos, eu fiquei um pouco confusa pois não sabia quem estava falando. Como falei no início, o livro é bastante detalhado, mas não achei cansativo. Pelo contrário, até gostei, pois até o momento não tinha lido um livro com tantos detalhes. Quando recebi esse livro não botei muita fé, por ter sido escrito por um colírio da Capricho rs Mas depois de ler algumas resenhas acabei me interessando e decidi lê-lo.

site: http://mundodeflorence.blogspot.com.br/2012/07/resenha-2-o-preco-de-uma-licao.html
My | @pagesandseasons 19/11/2014minha estante
O protagonista é um dos autores, se você ir na orelha do fundo lá está falando que ele escolheu contar a sua história.

Gabrielle 07/09/2014

Blog ABCD dos Livros
Por causa daquela bendita revista, o quarteto 21 nasceu.
Uma amizade que mesmo futuramente, apesar da separação, será sempre unida e forte.
Desde o fundamental estudaram juntos, e quando estavam terminando o ensino médio, seus amigos decidiram cursar a faculdade fora do pais, pois todos tinham boas condições de vida.
Ele, diferente dos outros, não tinha, e ficou sozinho por aqui.
Nunca fora muito bonito, mas por onde passava arrasava corações. Sempre tivera um charminho, era carinhoso, compreensivo, inteligente, tinha bom papo. E era por esse motivo que tinha várias mulheres ao seu pé. Ele conhecia todos os tipos: a ciumenta, possessiva, a romântica, a interesseira...
A única coisa que ele não conhecia era o amor. Apesar de ter ficado com várias meninas, Ele não chegou a conhecer o que realmente era o amor.
Não podemos adivinhar nosso futuro, mas foi em uma festa, em uma noite, que ele conheceu o amor de verdade!
Ficando com uma menina, ele "conheceu" Juliana. Ficou hipnotizado bela beleza dela, e pela primeira vez na vida não soube o que fazer na presença de uma mulher (ou quase).
Deixando sua ficante de lado, dedicou toda tarde e noite para a Juliana. No começo, ela meio que resisti em ficar do seu lado, mas conversa vai, conversa vem, começou a se interessar por ele.
Ela tem apenas 15 anos, enquanto ele 19. Ela ainda estuda no ensino médio, faz cursinho, depende de sua mãe e de seu pai para tudo e mora em Mogi da Cruzes (interior de SP). Sendo o oposto Dele, que trabalha, faz faculdade e não depende mais de seus pais e mora em SP (centro).
Mas não é isso que sempre falam? Que os opostos se atraem?
No final da festa trocaram telefone e desde então não se pararam de falar. Até que combinaram de sair um final de semana. Como ela não podia ir para SP, ele foi até Mogi pela primeira vez (de muitas). Passearam no shopping e ficaram.
Em pouco tempo, Ele pediu para namorar Juliana, que logicamente aceitou.
Ele não podia mais ter amigos, mas estava de namorada nova, a quem ele realmente amava, e várias mulheres ainda no seu pé. (Como ele aguenta tanta mulher em cima Dele?)
Quando espalharam seu namoro, muita gente tirava sarro ou simplesmente não acreditava que aquilo estava acontecendo.
As meninas ligavam para ele e diziam: Como você pode estar com uma menina de 15 anos? Eu sou mulher para você, ela é uma criança, etc.
Afinal ele tinha 19 anos.
Apesar de todas as críticas, Ele erguia a cabeça e seguia em frente e continua seu namoro. Afinal, ele aprendeu o que era amar.
E o namoro passou a ser uma rotina: eles se falavam direto por telefone ou por mensagem, todo final de semana Ele ia para a casa dela, iam para o shopping, viam filme, conversavam.
E quando começava a semana, ele já contava os dias para poder ver a Juliana novamente.
Começou a se tornar obcecado por ela. Deixava de viver a vida dele para viver a dela. Se pudesse, respiraria por ela.
Depois de 2 anos de namoro, Juliana começou a ficar esquisita com Ele e decidiu por fim aquele namoro.
Como se o fim do mundo estivesse próximo, era isso que o Ele estava sentindo.
Ia morrer sem ela, era o que vivia dizendo para si mesmo.
Mas porque ela terminara com Ele? Se eles viviam fazendo promessas um para o outro, como poderia ter acabado assim, sem nenhuma explicação?
Sem namoro, sem amigos, decidiu COMEÇAR uma outra vida.
Se mudou para Curitiba, decidiu morar sozinho, arranjou um novo trabalho.
E mesmo com suas novas ocupações, ainda pensava nela.
Só que uma surpresa, extremamente agradável, ainda estava para acontecer.
Três pessoas, que fazia anos que ele não via, aparecem em sua vida para salvar sua atual situação.
E ai? Será que ele volta ou não com a Juliana?

Quem assistiu o vídeo do que eu li no mês de julho, recebeu uma critica mega negativa minha sobre esse livro.
Sim, eu li e não gostei. Como leitora, tenho esse direito.
No início do blog, quando eu não gostava do livro, fazia uma resenha negativa. E aprendi que era errado por minhas opiniões enquanto faço a resenha. Graças a deus, não faço mais isso, pois já desmotivei vários leitores de lerem o livro. E não quero que isso aconteça.
Por isso, no final de toda resenha coloco minha sincera opinião.
Eu até gostei do começo dele. Depois foi ficando uma leitura cansativa e arrastada.
Primeiro: o personagem principal não tem nome (Por isso a resenha toda ficou como: Ele).
Segundo: como uma pessoa pode descobrir o que é amor em apenas um dia? Ainda mais com uma menina de 15 anos? (Não estou julgando, mas é que me irritou).
Terceiro: o namoro deles era pura infantilidade. Viviam de shopping, dependiam do pai e da mãe dela até para comerem fora, conversas que não davam a lugar nenhum (a Juliana sempre respondia: sei lá, não sei, tanto faz). Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah isso me irritava profundamente, as vezes eu parava no meio da leitura para tomar água com açúcar, por que sinceramente, me irritou muito.
Eu achei esse personagem muito mongo, meio bobão sabe? E tipo, ele parou de viver a vida dele para viver a dela. Ele esqueceu que o mundo não gira apenas em torno dela.
Como eu falei no vídeo, eu dei três estrelinhas para ele no Skoob e acho que dei muito.
Agora me conta, algum livro já chegou a irritar vocês a ponto de explodir? Qual foi?

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-preco-de-uma-licao-nacional.html

Veronica.Carvalho 09/04/2015

Uma História Bem Atual
Sabe aquelas histórias adolescentes que você pode até torcer o nariz,mas no fundo se identifica? Então...é como definimos este livro. Esperava algo mais impactante por conta do título? Sim,eu também esperava. Mas mesmo com tantos rolos e com um final que te deixa confuso,pode ser considerado como um bom livro. Para quem curte histórias atuais e próximas da realidade,é uma boa pedida.