Crónica de una Muerte Anunciada

Crónica de una Muerte Anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crónica de una Muerte Anunciada

1 | 2 | 3 | 4

kleyson 13/06/2020

O Gabo consegue nos contar uma história entregando o que vai acontecer desde o início, no título, de uma maneira incrível e um tanto imprevisível, na verdade rs. Gostei bastante, recomendo!
Naty.Piedrasanta 05/01/2024minha estante
Ainda dá pra reler e achar fatos novos; que nem a primeira vez. Incrível.

Leo 23/12/2009

Embora o título já diga muita coisa, está longe de dizer tudo: García Márquez consegue ser imprevisível mesmo contando uma história cujo final, aparentemente, já sabemos desde o início.

A propósito: vale MUITO a pena ler o original em espanhol!

Debora 15/03/2020

Revisitando uma morte anunciada
Como pode que uma morte tantas vezes anunciada se consume? (E isso não é spoiler, é a sinopse e a 1a linha do livro)
Quantas coincidências se somam nesse sentido. Quanto descrédito ou "deixa pra lá".
Relendo este livro quase 20 anos depois, a história tão bem construída e contada na forma de uma reconstrução jornalística ainda impacta. De uma fake news (ou não...) deriva uma morte sumária (o Brasil teve um caso bárbaro de uma mulher acusada de bruxa bem recente) e a guinada de algumas vidas.

bibi 17/10/2021

minhas opiniões sobre ?crônica de uma morte anunciada?
pontos fortes: gostei do livro, da história, da forma como o autor trabalhou a narrativa, contando primeiro sobre a morte do personagem e nos mostrando os acontecimentos que antecederam tal acontecimento.
pontos fracos: o livro é um pouco confuso em alguns momentos e dá MUITA agonia em outros. até agora não consegui superar a última cena.

FAtima311 26/02/2024

Gabo sempre genial!
Somente a genialidade de Gabriel García Márquez para transformar um fato, digamos, corriqueiro na época, em uma crônica primorosa como essa. Sabemos quem morre e porque morre, quem mata e porque mata e, no entanto, não conseguimos parar de ler, de devorar cada palavra e cada linha.

Rodrigo 08/03/2020

Visceral
Gabriel Garcia Márquez em sua melhor forma.
Que narrativa fabulosa. Personagens riquíssimas e repletas de significados.

rlarbac 27/09/2020

A morte anunciada não era inesperada, mas as omissões...
Esta obra, que em tamanho é um pequeno livro com pouco mais de 130 páginas, é um livro gigante.

A forma como são descritos os personagens, suas relações, seus preconceitos, suas ações e não ações frente a um ato previamente anunciado é brilhante

Adicionalmente, mostra de forma elegante e crua a pequenez que a alma humana assume em momentos cruciais onde o necessário era exatamente o oposto.

Em resumo, como não recomendar um livro de um dos mais consagrados escritores em língua espanhola.

Natália Ranhel 02/03/2022

O titulo já diz o final da história. Ainda assim, a narrativa é tão bem construída que você fica presa a história do início ao fim.

jotaefesanchez 18/06/2021

Intrigante...
Não há surpresa no "desfecho". Na primeira frase do livro já sabemos que Santiago Nasar vai morrer. E toda a crônica a seguir nos apresenta os fatos que levaram ao incidente.

Uma história curta e de leitura rápida, que não cansa em momento algum. Ainda que saibamos o "final", é a forma como tudo nos é contado que vale a pena.

Foi meu primeiro contato com a obra do autor. Um excelente e acertada escolha.

Katharina.Pedrosa 30/09/2023

Intrigante
Mesmo sabendo o final da história, é muito interessante a forma como os pontos de vista compõem o enredo.

Allana 05/08/2021

Crónica de una muerte anunciada
O tema deste mês no meu clube do livro foi Realismo Mágico, e esse livro foi o escolhido.

Foi o primeiro livro em espanhol que eu li, imagino que não tenha sido a escolha mais simples mas mesmo assim curti a leitura.

Mesmo sabendo (pelo próprio título) o que irá acontecer na história, o Gabo consegue nos manter interessados no enredo até o final.

É muito interessante a maneira como ele conta um acontecimento central por meio da lembrança de várias pessoas diferentes e nos faz questionar o que é inteiramente verdade e o que não é.

A parte do "mágico/fantástico" do gênero é muito sutil e pode até passar despercebida para quem não é familiar com essa "categorização".

Gostei muito da leitura por ter sido rápida e interessante. Talvez eu tenha perdido alguns pequenos detalhes pelo desafio de ter lido em espanhol, mas no geral fiquei feliz e recomendo o livro!

O tema do próximo mês é quadrinhos, animada para ver o que vem por aí.

Raven 23/07/2021

Gabo extraordinário
Que livro incrível! Li por causa de uma discussão em sala que teríamos e me apaixonei. O livro já te entrega logo de cara que Santiago irá morrer e você fica sem entender o porquê do Gabriel Garcia fazer isso. Meu primeiro pensamento foi que o livro ficaria enjoativo por entregar essa notícia logo de inicio, pensei que o desenvolvimento seria ruim porque, querendo ou não, você acaba imaginando que a morte de Santiago é o clímax do livro, mas eu me vi completamente envolvida com a trama e acabei me surpreendendo. Gabo é extremamente detalhista e isso acaba fazendo com que você se sinta incluída o tempo todo na trama. Várias foram as vezes que quis entrar no livro e avisar Santiago o que ocorreria, me senti angustiada todas as vezes que sabia que algo poderia ser decisivo para que ele não morresse. Enfim, esse foi o melhor livro que já li na minha vida e com toda certeza eu o levarei para o resto da vida!

MachadiAninha 03/09/2023

Gabo é Gabo, não tem jeito
A escrita dessa crônica é tão bem organizada que nem tenho palavras pra descrever. Pelo título e pelo o que se afirma durante toda a obra, você sabe o que acontece, e mesmo assim, existe a curiosidade e o grande impacto. Foi minha primeira obra em espanhol e fico muito feliz que tenha sido essa.

Mar 22/11/2021

Sarcasticamente trágico
Esse foi meu primeiro livro do Gabriel Garcia Márquez, sempre quis ler sua obra, principalmente para entender o famoso Realismo Mágico. Não posso dizer que foi surpresa o quanto eu gostei, a ideia de uma tragédia com pinta de comédia descreve tanto meu gosto quanto esse livro.
Do que eu levei comigo é que a vida pode ser tão poética quanto a arte, isso só depende de quem interpreta.
Das milhares de cartas nunca abertas de Angela Vicário, aos gêmeos que de tão jovens davam medo e ao Santiago Nasar, que nunca foi tão belo quanto no dia de sua morte que todos sabiam menos ele mesmo. Esse livro conta com memórias fragmentadas que marcam a gente mas que são tão fantasiosas como sonhar com pássaros.
Uma poesia melancólica e cômica.

04/04/2023

Esqueci de fazer minha resenha desse.

Eu me surpreendi com esse livro, realmente não achei que fosse gostar tanto dele. ?Crônica de uma morte anunciada? é o terceiro livro do Gabriel García Márquez que leio, mas até agora parece ser o livro pelo qual eu devia ter começado.

Acho que muitas das críticas e outros elementos presentes em ?Cem Anos? também estão presentes aqui, ainda que o mais famoso deles (realismo mágico) não esteja. É um bom livro pra quem quer começar e não sabe por onde.

1 | 2 | 3 | 4