Problemas? Oba! Roberto Shinyashiki

Resenhas - Problemas? Oba!

1 | 2 | 3 | 4

Lodir 11/12/2011

Roberto Shinyashiki, palestrante brasileiro, é conhecido por livros de sucesso que estão numa linha tênue entre auto-ajuda e negócios. Algumas obras suas são simplesmente auto-ajuda, abordando o caminho para se chegar à felicidade, o sucesso, etc. Outras, como é o caso de “Problemas? Oba!” (atualmente na lista dos mais vendidos), são mais voltadas ao mundo corporativo. Faz todo o sentido, já que boa parte de suas palestras são em empresas ou destinadas a executivos.

“Problemas? Oba!” é um livro curto e de rápida degustação que deveria se tornar leitura obrigatória em toda empresa, ou pelo menos nas grandes, onde geralmente há uma preocupação com o atendimento ao cliente e a produtividade dos funcionários. Deveria ser indicado por gerentes, diretores e presidentes, assim como por professores universitários. O livro é uma lição importante sobre o surgimento e a resolução de problemas, que, pensando bem, é a base de qualquer empresa. Como o próprio autor aponta, a maioria dos produtos e serviços nada mais são que algo criado para resolver algum problema do cliente. Parece óbvio, é claro, mas muitas vezes esse conceito é tão simples que acaba esquecido.

Quem nunca tentou resolver um problema pelo call center de uma empresa, mais conhecido como 0800, e ficou vários minutos sendo transferido de um atendente ao outro enquanto ouvia uma musiquinha irritante e ultrapassada? Essa é outra importante questão abordada por Roberto. A maioria dos funcionários, principalmente nas grandes empresas, tende a não se empenhar para resolver problemas, geralmente alegando que não há solução ou que ela não está em suas mãos. Passam a batata quente para outra pessoa e fogem assim que o problema apresenta os primeiros sinais. Esta é uma cultura intrínseca que envenena toda empresa e sua relação com os clientes, afastando-os e prejudicando as vendas, e consequentemente o faturamento.

Para os funcionários, então, Roberto dá um conselho básico: torne-se o resolver de problemas da sua empresa. Para ele, um novo problema é uma oportunidade para o profissional crescer, mostrar competência, utilidade e até mesmo receber uma promoção ou aumento de salário. Se você passar a procurar pelos problemas que precisam ser resolvidos – não só os seus, mas também os dos outros – acabará sendo reconhecido como um exemplo e colherá os frutos depois. Para ajudar a exemplificar o poder desse tipo de profissional, o autor aponta diversas conversas que teve com um amigo próximo, que custou a entender esse conceito, e que acabou se saindo bem após aplicá-lo em seu trabalho.

Claro, com as regras e tudo mais, o livro algumas vezes penca para o lado do auto-ajuda. Mas, como leitor eclético, não há nenhum ponto negativo para se encontrar nessa questão. Pelo contrário: os ótimos ensinamentos de “Problemas? Oba!” podem ser aplicados não só no seu trabalho, mas também em todos os aspectos da vida, de uma forma geral. Roberto utiliza uma linguagem leve e acessível até mesmo para quem não está familiarizado com a literatura do mundo corporativo, assim como também usa metáforas para facilitar o entendimento. Em outras palavras, esse é um excelente livro que pode – e deve – ser lido por todos e que seguramente fará diferença após a leitura, desde que o leitor se esforce para aplicar seus conceitos.

MAIS RESENHA DO LODIR:
www.LODIRNEGRINI.com
Serafim 02/04/2012minha estante
Por favor, vc tem algum interesse profissional por esse livro. Uma resenha deste tamanho e tantos elogios, só pode vir de alguem que ganha alguma coisa com ele.

Serafim 06/04/2012

Chovendo no molhado
Só li esse livro porque ganhei, e perdi meu tempo com ele.
Um pouco se deve a minha antipatia por livros de auto-ajuda, outro tanto pelo próprio livro que não é capaz de motivar sua continuidade.
É uma série de 'ditados-chinês-clichê' que está no livro inteiro, como aqueles e-mails chatos que a gente recebe e a unica estrela que ele merece é por não terminar com "se não enviar para xx pessoas...."

Roberto tenta colocar uma historinha no meio, mas não cativa. Fala do inicio ao fim da mesma coisa, é um assunto de uma página que o autor faz questão de 'amassar no pilão' e fazer um livro.

É um dos poucos livros que abandonei em minha vida.. e olha que já li muitos livros chatos que nem me lembro o nome mas terminei de ler, já esse.....

Problemas? Oba!
Recomenda o livro?? Nem pro pior inimigo!!
Reck 03/11/2016minha estante
Cara, tu escreveu o que eu não consegui sobre esse livro. Ele é incrivelmente ruim, eu fiquei estressado enquanto o lia, mas fui forte (ou burro) e fui até o fim.

Luciana 04/08/2012

Problemas?OBA!
Roberto, nos fala em seu livro algo que sabemos mas decidimos não prestar atenção. Se sai melhor aquele que consegue resolver problemas da forma mais eficiente possível. Ele nos conta histórias reais de sucesso com a resolução de problemas. Não é um tipo de livro que um CEO iria ler, mas a sua leitura é tão simples e fácil que vale a pena dar um lida.
Mariana Ribeiro 23/03/2013minha estante
"Não é um tipo de livro que um CEO iria ler, mas a sua leitura é tão simples e fácil que vale a pena dar um lida." Concordo com vc Luciana!
Vi algumas críticas, me coloquei no lugar de quem as fez, dentro da visão e gosto deles, devem ter razão, mas essa sua frase diz muito, talvez um CEO/CIO não vá ler, tem livros do Roberto até mais interessantes e mais estruturados para esse público, porém é um livro simples, fácil e pequeno, não custa ler.
Dependendo do momento da carreira do profissonal ou até mesmo do momento que a empresa onde trabalhamos está passando ele cai como uma luva.

Natalia.Eiras 16/09/2012

Um livro deve cumprir seu papel, e esse faz o trabalho direitinho...
Eu acho que um livro tem que cumprir o papel que ele se propõe, logo, se o livro é de fantasia, o mínimo que ele tem que fazer é te tirar alguns minutos da sua realidade e fazer sua mente viajar.

Se um livro é de auto ajuda ou gestão de pessoa, o mínimo que ele tem que fazer é te ajudar!
O livro que tinha lido anteriormente (confira a resenha de Tudo ou Nada aqui) não cumpria esse papel na minha opinião; mas o autor se redimiu comigo com esse livro.

Oportunidade de um novo negócio; de se superar; de melhorar nosso produto ou a nós mesmo.

A primeira coisa que me chamou atenção foi o fato de ter um marcador na orelha do livro, o que é muito útil e um brinde para o leitor. Já gostei aí...

Depois ele vai apresentando os por quês de vermos os problemas como oportunidades; mas utiliza uma história pra fazer isso (como em O Monge e o Executivo...sempre ele...), deixando a leitura bem mais interessante, fácil e envolvente (afinal, eu quero saber como termina a história, não como termina o livro...sacou?!)

E no final você fica com aquele espírito empreendedor impregnado e tendo milhões de ideias.
O livro é um grande manual de como começar a pensar como um empreendedor e a mudar sua visão sobre os problemas que irão surgir na sua jornada.

Se você se encaixa nessas categorias, leia. Você não vai se arrepender.

Coisas que aprendi com esse livro:
1. Todas as vezes que um problema aparecer, veja como uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e desenvolver uma solução para o problema. Quem sabe essa solução não vira um produto e você ganha milhões com a sua ideia?
2. Preste atenção quando alguém vier te expor um problema. Ele esta te dando a oportunidade que você tanto procura. É através de conversas que percebemos quais os problemas que precisam de soluções e que surgem as melhores ideias.
3. Um grande líder tenta sempre solucionar o problema de seus funcionários e de sua empresa; Uma grande empresa é aquela que soluciona os problemas de seus clientes de forma eficiente.
Mariana Ribeiro 23/03/2013minha estante
Natalia no seu comentário as frases mais marcantes foram:
"Nele, somos levados a perceber que quando um problema aparece, não devemos ver como um obstáculo, mas sim, como uma oportunidade."
e
"Muito bom pra quem quer começar um negócio ou pra quem dirige uma equipe e lida com problemas todos os dias."
Eu concordo com vc!
É como falei no comentário da Luciana acima, dependendo do seu momento e do momento da empresa, ele vai como uma luva.

Kyssiêh 15/01/2012

Esperava mais do Livro
Ainda estou lendo o livro, passei de 3/4 da leitura, mas já posso afirmar que esperava mais. Até agora mostrou-se um livro repetitivo e demasiadamente monótono de se ler. Uma pena, pois para quem já leu duas vezes o Monge e o Executivo, ler Problemas, Oba! chega a ser frustrante. Mas valeu a intenção de Roberto.

Carlos Martins 17/08/2012

Confesso que tive um certo preconceito devido ao título do livro (que parecia auto ajuda), mas depois que comecei a ler logo no primeiro capítulo todo o mal entendido foi desfeito. O livro aborda o lado de problemas, mas o foco está nos problemas profissionais, mostrando o ponto de vista de que todo problema é uma oportunidade de apresentar um trabalho diferente e ganhar dinheiro. O livro cita diversos exemplos de problemas que foram encarados com a devida postura profissional (um método que ele ensina) e renderam grandes ideias. Apesar de todos os elogios, na minha opinião o autor Roberto Shinyashiki faz muita questão de mostrar entusiasmo com as situações e a história em si, parecendo exagerado, mas não é algo que compromete a qualidade do livro.

Augusto 25/11/2012

Resenha do livro Problemas Oba !
Gostei do livro por que ela traz uma nova visão do conceito "problema", no livro ele defende a ideia de que o problema não é uma coisa que só vai te prejudicar, trazer transtornos e aborrecimento, "problemas" para o autor é uma oportunidade que as pessoas tem para evoluir e criar novas oportunidades para melhorar sua vida.
O que não gostei do livro foi que da muitas voltas desnecessárias, o livro poderia ser mais sucinto, mas apesar desse fator é um bom livro, recomendo.

Jazon 08/01/2013

Problemas? Oba!
“Problemas? Oba!”. É com esse título que o autor Roberto Shinyashiki chama seus leitores para seu novo livro, publicado pela editora Gente. Pode-se dizer que temos aqui um verdadeiro guia do mundo dos negócios que te direciona à uma carreira vitoriosa ou mesmo fazer sua empresa crescer.
No livro, o autor conta como orientou um antigo mentor a superar um momento difícil na carreira e a buscar uma nova visão profissional. “O mundo dos negócios vive atualmente uma revolução tão grande que pode se tornar um inferno para quem não o entende, ou pode ser o paraíso para quem é capaz de aproveitar as oportunidades. Por isso, é muito importante compreender a nova lógica que rege os acontecimentos”, relata o autor.
As empresas precisam de pessoas capazes de resolver problemas e o livro do Roberto Shinyashiki mostra que sempre vamos tê-los, mas que devemos encará-los como grandes oportunidades para um crescimento pessoal e profissional. Depois de ler esse livro você vai, com certeza, dizer: “Problemas? Oba!”.

Sol Brasil 20/01/2014

{Resenha} Problemas? Oba! (Roberto Shinyashiki)
É preciso sair da nossa zona de conforto e arriscar em outras praias, ou seja, não costumo ler livros de autoajuda, mas esse em especial me chamou atenção. Por isso me orgulho das edições da Editora Gente. Esse livro que li recentemente pareceu mágico, pois é a primeira vez que leio autoajuda com tanta satisfação, onde chega a me dar saudades da narrativa apresentada aos leitores, o livro é Problemas! Oba!

Como faço faculdade de Administração e um de meus professores falou muito de Roberto Shinyashiki, resolvi começar a ler um de seus livros. Roberto Shinyashiki é um palestrante brasileiro, onde é conhecido por livros de autoajuda e negócios. Tais livros fazem muito sucesso, assim dando palestras de motivação para empresas.

Problemas? Oba! Veio para ajudar você que trabalha e quer ser reconhecido, para donos de empresa, pessoas que querem montar um negocio e até para aqueles, que administra as suas casas e família. Diria que esse livro abrange muita gente, seja qual for a sua função. Se o seu objetivo é resolver problemas e torna-los uma oportunidade de sucesso, corra agora e vá ler esse livro, pois você não se arrependera. Não estou exagerando, a linguagem do livro é de fácil entendimento e o autor, coloca situações de exemplo que são deliciosas de ler e que nós trás grande entendimento da mensagem que ele quer passar naquele capítulo.

- A grande maioria dos problemas que existem já vêm sendo alimentados há muito tempo na sua empresa ou na sua vida pessoal. Não convém se iludir achando que problemas são acontecimentos repentinos, que surgem do nada, de uma hora para outra.

Esse livro é baseado em uma conversa com um amigo próximo dele, onde estava passando por crises em seu emprego e família. Nele Roberto nos dá vários conselhos para que resolvemos os problemas das empresas onde trabalhamos das pessoas que nos rodeia e até o nosso, assim quando aparecer um problema não corra, pois essa é uma oportunidade para você crescer, receber um aumento, mostrar que é competente e merecedor de uma promoção.

- Para ter sucesso atualmente, a lição mais importante é entender que os problemas que as pessoas nos trazem podem ser os melhores presentes que acontecem em nossa vida.
Isso pode parecer estranho, pois as pessoas em geral pensam que quando alguém nos traz uma dificuldade está trazendo mais trabalho, preocupação e estresse. Será?

Esse livro nós da um show, abre os nossos olhos, para o que é óbvio. Quantos de vocês ao se deparar com um problema seja ele qual for, saiu de mansinho? Pois bem, espero que reveja esse conceito e aproveite os problemas como uma oportunidade única, onde num futuro não tão distante você possa colher frutos.

- O funcionário que resolve problemas é promovido, a empresa que resolve problemas prospera, o ser humano que resolve os seus problemas pessoais com gratidão, evolui espiritualmente e mentalmente.

Espero, que com o pouco que falei da narrativa do livro, vocês queridos leitores possam se sentir motivados a ler. Super recomendo.

site: http://www.loveebookss.com.br/2014/01/resenha-problemas-oba-roberto.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 31/01/2014

Como assim "Problemas? Oba!" ?
Quando meu blog se tornou parceiro da editora Gente, eu pude escolher um livro do catálogo deles para resenhar. Escolhi "Problemas? Oba!" porque a ideia de dizer "Oba!", de comemorar quando aparece um problema me parecia absurda. Como eu poderia comemorar se um problema havia surgido? Não parece algo contraditório?
Após terminar a leitura desse livro, obtive as respostas que procurava. Desde então, minha forma de agir quando aparece um problema mudou.
Em seu livro, Roberto Shinyashiki usa situações vivenciadas por ele e por pessoas famosas ou anônimas, histórias recentes ou antigas, fábulas e até citações bíblicas para nos mostrar como lidar com os problemas. Desde como identificar que um vai aparecer, como conseguir resolvê-lo e garantir que ele não vá voltar até como transformar um problema na oportunidade da sua vida.
"Bons profissionais vão até o fim, mas apenas os sensacionais vão além." (página 86)
Roberto Shinyashiki usa uma linguagem simples que pode ser facilmente compreendida. Fala algumas coisas que talvez já saibamos, mas que insistimos em ignorar por nos parecer mais fácil. Por exemplo, vocês já reparam que quando surge um problema, nosso primeiro impulso é achar pessoas para culpar ao invés de procurar a solução. Quando agimos de outra forma, achar uma boa solução é bem mais fácil.
Creio que esse não seja um livro para ser lido apenas uma vez, mas para ser relido de tempos em tempos, sempre que começarmos a nos acomodar. Indicado para qualquer pessoa, afinal, quem não precisa lidar com problemas?

Esse é um livro cheio de trechos inspiradores e reflexivos, eu poderia colocar muitos outros aqui, mas tentei selecionar só os que mais gostei:
"Um dos segredos dos homens de sucesso é fazer diferente do que a maioria das pessoas faz. Nem que seja para chorar uma eventual derrota, batalhe sempre para ir adiante quando a maioria para porque diz que está cansada.
Afinal de contas, você quer ser especial ou apenas mais um na multidão?" (página 28)

"Ter começado minha carreira em um centro-cirúrgico me deu uma confiança muito grande. Hoje, quando tenho algum problema e pessoas ao meu redor estão nervosas, eu me acalmo e procuro acalmar a todos, pois mesmo que tudo dê errado e o pior aconteça, ninguém estará correndo risco de morrer." (página 40)

"E há somente uma coisa pior que caminhar na direção errada: caminhar na direção errada com determinação." (página 53)

"Não importa quem seja, porque o currículo só mostra o passado. E o passado não é garantia de bom desempenho para ninguém. O futuro exige que você mostre no presente algo parecido ou melhor do que fez no passado. Porém, somente quem tem consciência de que é preciso continuar aprendendo é capaz de usar o passado como base para falhar menos. Mesmo assim, ainda vai falhar em muitos momentos." (página 103)

"Infelizmente, quando veem um gesto de carinho, as pessoas se identificam com a pessoa que o recebe e passam a viver como parasitas, quando na verdade deveriam perceber que abrir o coração para cuidar do outro é o principal caminho para ser uma pessoa melhor." (página 155)

Sobre a parte visual/gráfica do livro: achei a capa muito bonita, gostei do tom de amarelo usado. As folhas são amareladas e o tamanho das letras e das margens é bom. Veio um marcador de páginas embutido na capa, gostei disso.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/01/resenha-premiada-livro-problemas-oba.html

05/03/2014

É bom, porém não sai do mesmo argumento. O que o torna repetitivo.

Fabi 09/01/2015

Ambiente de Trabalho/ Vida Pessoal
O Livro é bem interessante e nos convida a pensar nos problemas do dia a dia com uma outra visão.
Um dos pontos fortes é buscar resolver os problemas que tenham sido causados por outras pessoas sem a necessidade de aponta-los. Você aprende com seu próprio comportamento, que as mudanças só depende de você. Recomendo o livro para todas as pessoas que tem dificuldade de se relacionar com outras.

1 | 2 | 3 | 4