Natalia.Eiras 16/09/2012Um livro deve cumprir seu papel, e esse faz o trabalho direitinho...Eu acho que um livro tem que cumprir o papel que ele se propõe, logo, se o livro é de fantasia, o mínimo que ele tem que fazer é te tirar alguns minutos da sua realidade e fazer sua mente viajar.
Se um livro é de auto ajuda ou gestão de pessoa, o mínimo que ele tem que fazer é te ajudar!
O livro que tinha lido anteriormente (confira a resenha de Tudo ou Nada aqui) não cumpria esse papel na minha opinião; mas o autor se redimiu comigo com esse livro.
Nele, somos levados a perceber que quando um problema aparece, não devemos ver como um obstáculo, mas sim, como uma oportunidade.
Oportunidade de um novo negócio; de se superar; de melhorar nosso produto ou a nós mesmo.
A primeira coisa que me chamou atenção foi o fato de ter um marcador na orelha do livro, o que é muito útil e um brinde para o leitor. Já gostei aí...
Depois ele vai apresentando os por quês de vermos os problemas como oportunidades; mas utiliza uma história pra fazer isso (como em O Monge e o Executivo...sempre ele...), deixando a leitura bem mais interessante, fácil e envolvente (afinal, eu quero saber como termina a história, não como termina o livro...sacou?!)
E no final você fica com aquele espírito empreendedor impregnado e tendo milhões de ideias.
O livro é um grande manual de como começar a pensar como um empreendedor e a mudar sua visão sobre os problemas que irão surgir na sua jornada.
Muito bom pra quem quer começar um negócio ou pra quem dirige uma equipe e lida com problemas todos os dias.
Se você se encaixa nessas categorias, leia. Você não vai se arrepender.
Coisas que aprendi com esse livro:
1. Todas as vezes que um problema aparecer, veja como uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e desenvolver uma solução para o problema. Quem sabe essa solução não vira um produto e você ganha milhões com a sua ideia?
2. Preste atenção quando alguém vier te expor um problema. Ele esta te dando a oportunidade que você tanto procura. É através de conversas que percebemos quais os problemas que precisam de soluções e que surgem as melhores ideias.
3. Um grande líder tenta sempre solucionar o problema de seus funcionários e de sua empresa; Uma grande empresa é aquela que soluciona os problemas de seus clientes de forma eficiente.