A Dança dos Dragões

A Dança dos Dragões George R. R. Martin...

Resenhas - A Dança dos Dragões

Marcello 27/11/2022

Fogo e Sangue
Finalizando uma pequena grande meta que iniciei no dia 14 de Junho de 2020, sim, mais de dois anos nessa palhaçada de reler toda a saga, eu posso respirar relaxado com outra meta concluída: terminar tanto O Festim dos Corvos quanto A Dança dos Dragões até dezembro desse ano. E eu consegui!
(palmas para mim, por favor, obrigado)

Como eu já havia falado em históricos de leitura anteriores, eu estava alternando a leitura entre os dois livros. A lista completa de quais capítulos ler, você encontra facilmente na internet, mas deixo aqui um site como recomendação que se chama Gelo & Fofo (www.geloefogo.com), que me salvou em alguns momentos durante a leitura para consultas e afins. Mesmo que no início do meu projeto de releitura eu estivesse anotando o nome e alguns acontecimentos importantes para não precisar pesquisar no Google, pois (choque) a internet é escura e cheia de spoilers. Sim, mesmo para mim que assistiu a série completa, cês não tem ideia de quanta coisa de diferente da série acontece a partir já do segundo livro. Então, se você já viu a série, e está em dúvida se deve ler os livros, sobreviva ao primeiro livro (que é particularmente um dos melhores da saga), e siga em frente. Você não vai se arrepender!

O livro em si é incrível. Não tenho muito o que falar além de elogios. O frio chegando e todo mundo se cagando de medo do inverno é até mesmo cômico. Vendo personagem arrogante se fudendo não tem preço também. E os "mocinhos e mocinhas" superando as dificuldades das cortes, e outros problemas familiares, é a cereja do bolo.

Agora vamos com os contos do Dunk e Egg (que não tô nem um pouco afim, para falar a verdade) e o Fogo & Sangue, aquela edição ilustrada belíssima que comprei (caro) e que agora vou poder saber como termina a de fato Dança dos Dragões!
Thais Muerza 31/07/2023minha estante
Amei essa tua fica de alternar a leitura dos livros pra poder seguir a ordem cronológica. Uma pena que eu já li o festim dos corvos todinho

Marcello 01/08/2023minha estante
Então, eu meio que fiz isso agora com a releitura sabe, quando li pela primeira vez eu já sabia dessa alternância entre os livros mas decidi ignorar kskskks quando for reler no futuro cê já vai na procura dos capítulos pra ir alternando, é bem interessante :D

sofia136 22/11/2022

incrível
mais um livro de ASOIAF finalizado e mais uma vez dizendo o quando grrm ainda me surpreende em sua escrita, impressionante.
acredito que a dança dos dragões deixa o final de todos os personagens bem aberto para o próximo livro e estarei aguardando ansiosamente a publicação de winds of winter, isto é se o george lançar esse livro.

Fernanda631 21/11/2022

A Dança dos Dragões
O Festim dos Corvos foi publicado em 12 de julho de 2011 e é o quinto volume da série As crônicas de gelo e fogo (Game of Thrones), escrito por George R. R. Martin.
Desde então, George R. R. Martin não publicou mais nenhum volume da saga, embora faltem mais dois livros para finalizá-la: Os ventos do inverno e Um sonho de primavera.
É a hora de contar os acontecimentos ocorridos na Muralha e nas cidades a leste do Mar Estreito, para então atar os nós com as tramas de Westeros. Todos estão vulneráveis aos erros alheios e dos próprios, enquanto as ambições jazem no horizonte inalcançável. Falando nele, habitantes de terras selvagens podem enxergar as terras ao sul da Muralha, e o autor desta escolha precisa enfrentar os dilemas decorrentes entre as pessoas ao Norte de Westeros. A Rainha Dragão está enclausurada entre os libertos, os inimigos podem ser os mesmos a proporem aliança. Por isso, ela teme por uma terceira traição.
Bran prossegue em sua viagem para descobrir seu destino e encarar as horríveis surpresas que o espera no caminho. Além do Mar Estreito, Daenerys Targaryen, a última herdeira da Casa Targaryen, descobre a dificuldade em governar uma cidade construída sobre o pó e a morte. Se a Mãe dos Dragões não consegue manter a cidade e lidar com seus inimigos cada vez mais numerosos, como ela conseguirá manter um reino inteiro?
O futuro dos Sete Reinos nunca pareceu tão incerto e as ameaças que conhecemos se mostram nulas quando novos fatores são adicionados a um jogo sem precedentes.
Vivendo em terras distantes, os feitos de Daenerys chamam cada vez mais atenção desde Porto Real até diversos lugares do Reino, entre eles o herdeiro de Dorne, Quentyn Martell, a reivindicar a mão da Targaryen conforme acordo e registro histórico conhecido apenas por sua família.
A Patrulha da Noite sobrevive enquanto Jon encara dilemas de consequências fatais. Precisa lembrar a Stannis Baratheon sobre a Patrulha jamais tomar partido nas disputas de Westeros mesmo quando ele foi o único a dar socorro. Já a feiticeira Melisandre provoca Jon em assuntos pessoais nos quais ele violaria os votos de patrulheiro.
Jon Snow faz de tudo para seguir o conselho do Meistre Aemon (“mate o garoto e deixe o homem nascer”). Isso faz com que ele tenha que tomar decisões difíceis, que trarão consequências sérias. Os Selvagens, inimigos históricos da Patrulha da Noite, têm uma participação importante no caminho seguido por Jon.
Outro personagem que volta a se destacar é Theon Greyjoy. Ele passa por diversas transformações ao longo da trama e precisa encarar muitas situações chocantes. Através dele, o leitor conhece mais sobre a terrível personalidade do bastardo Ramsay Snow. Cersei Lannister só aparece depois da página 600, mas protagoniza uma das cenas mais fortes de toda a saga. Asha Greyjoy e Stannis Baratheon têm papéis importantes, e a batalha de Bosque Profundo (que os dois participam) é impressionante.
Daenerys sua maior força tornou-se um grande problema. Os dragões precisam de alimento, devorando até alguém dotado de nome que a Rainha dos Dragões faz questão de lembrar. Ao lidar com tal força, voltou a confiar na proteção de seus seguidores enquanto precisa superar a crise em Meereen, a cidade libertada da escravidão por ela, tendo tomado o governo para si. Fora do grupo dela, há apenas os membros da cidade que tem costumes insistentes a serem mantidos. Além de obstáculo, Meereen é o desafio que Daenerys precisa superar como Rainha.
Os capítulos foram diversificados. Quem desgosta de determinado personagem precisa aturá-lo apenas por poucos capítulos separados para ele — exceto se tiver o azar de detestar Jon, Daenerys e Tyrion. Pela pouca quantidade, esses capítulos costumam levar os personagens a algum lugar na trama, mesmo quando apenas atestam a sua sobrevivência e os colocam desempenhando algum papel na continuação desta saga.
As descrições ficaram equilibradas, sem elaborar páginas cheias de parágrafos sobre um lugar inédito na saga, desta vez oferecendo novos detalhes, insinuando segredos motivadores na leitura. Também teve a diversificação nos protagonismos, adotando pontos de vistas de personagens nunca usados antes nesse propósito.
Essa mudança no meio da saga pode atrair opiniões divergentes dos leitores, pois ao extrapolar a exposição desses personagens, perde a oportunidade de compartilhar os rumores a cerca deles ditos entre as pessoas comuns. Assim estende o livro por dar toda uma cena que antes era resumida em conversas capazes de instigar mistério até conferir outra menção num capítulo à frente.
A dança dos dragões se encerra com diversos “ganchos” para o próximo livro. Talvez A dança dos dragões seja, em seu conteúdo, tão vasto quanto A tormenta de espadas. Mas, enquanto o “livro três” deixa o leitor sem fôlego, o “livro cinco” tem muitas passagens arrastadas. O arco de Tyrion, por exemplo, vai se ampliando, indo mais longe, mas não de forma objetiva. Pouca coisa se resolve neste volume. Assim como tinha acontecido em O festim dos corvos, fica a impressão de que ele é uma grande ponte para os próximos livros. Esse é um dos motivos que fazem com que Os ventos do inverno seja tão aguardado.
Apesar da comparação com O festim dos corvos, A dança dos dragões é bem melhor do que o seu antecessor. George R. R. Martin continua surpreendendo seus leitores com a aparição do Jovem Griff (que deu origem a muitas teorias na internet) e com as estratégias dos lordes Doran Martell e Wyman Manderly.
No que falhou em prosseguir no Festim dos Corvos, a Dança dos Dragões soube aproveitar os declínios decorrentes da Tormenta de Espadas e apresentar os personagens exaustos, cientes do quanto são vulneráveis, e ainda assim precisando persistir por meio das opções já escolhidas.

Mel 19/11/2022

Umas das leituras mais difíceis porém a mais gratificante.
Li os cinco livros com uma certa dificuldade, primeiro pela enorme quantidade de personagens e tramas e segundo pelas inúmeras estratégias de batalha narradas, confesso que tive como companhia durante toda a leitura o famigerado Google, que me auxiliou todas as vezes em que não entendi alguma coisa ou que me esqueci quem era algum personagem e o que tinha acontecido com ele nos demais livros.
Toda essa dificuldade não quer dizer que os livros são ruins, pelo contrário... Quer dizer o quão bem esse universo das crônicas foi construído e estruturado, tanto que parece surreal uma história tão gigantesca e fantástica ter saído da cabeça de um único ser humano.
A medida em que os livros iam se distanciando da série, mais difícil ficava a leitura pra mim, porém mais imersiva e interessante ela se tornava também.
Termino o livro com um gostinho de quero mais, e espero muito ter a oportunidade de ler a continuidade dessa história que vai ficar marcada pra sempre na minha vida.

Pathy 18/11/2022

MARAVILHOSO!!!
George consegue nos deixar arrancando os cabelos...
Foi o melhor livro depois do primeiro da saga. Personagens conhecidos, outros novos, uns queridos, outros detestáveis (mas nunca como o Joffrey), cenários familiares e cenários novos, muito frio e fogo de dragão, viagens que dão a impressão de nunca terem fim...
George não deixa ponta sem nó, amo essa história gigante que prende desde a primeira linha.... já estou com saudades. Por diversas vezes fui enganada kkkk, amei isso, não costuma acontecer.... aquele cantor com suas lavadeiras, hum!
Simplesmente amei, super recomendo! Ansiosa pelo próximo... Bem que o George poderia produzir 7, como os Sete deuses... os sete reinos... sete dias da semana, sete membros da Guarda Real, sete reis... Sete é um número sagrado em As Crônicas de Gelo e Fogo

dantebntalig 15/11/2022

Caos
Não tem descrição melhor pra esse livro. Os personagens estão afundados e alguns até arruinados por suas próprias ambições e maquinações. A trama política se abre em um leque de diferentes possibilidades e a fantasia do universo se mostra cada vez mais presente. No próximo livro, Westeros provavelmente se tornará um campo de sangue, ainda mais arrasado.

Doodu 13/11/2022

OPAA!
Fui com calma, aos poucos e, com algumas longas pausas aqui e ali, terminei os 5 livros. Agora, senhor Martin, ja pode mandar o próximo.

Bom... Foi magnífico!

Cica 05/11/2022

Complementa bem o anterior e da vontade de ler mais!!
Achei esse mais fácil de ler, em geral tão bom quanto.
Tanta coisa terminou em aberto que deixa a gente meio doida da cabeça.

beatrice 05/11/2022minha estante
Acho q no fundo tanto o Varys quanto o Ilirio, sabiam q o Viserys n seria um bom rei e acabaria fazendo alguma merda, então o foco deles foi em primeiro plano sempre o Aegon. Ele só manteve o Viserys por perto pq ele tbm era um Targaryen e se ele dissese que o Aegon era um verdadeiro Targaryen o poder a sucessão ao trono do Aegon seria mais forte

Nayonara 02/11/2022

Martin realmente nunca decepciona!!! Demorei mas finalmente terminei de ler e tudo que eu queria era que ele lançasse os próximos livros logo

Karen 16/10/2022

Bom mas mesmo assim fraco
As coisas que estavam escalonando de maneira tão rápida nos livros anteriores deram uma descansada, os capítulos da Dany e do John que costumavam ser meu preferidos me entediaram um pouco.
Ver os meus personagens amados e odiados agindo de maneiras diversas que simplesmente não codizem com seu eu interno, mas precisando disso pra sobreviver foi incrível e diferenciado

Isaac Eullen 14/10/2022

Um mundo recheado
Incrível como em uma série de 5 livros com dezenas de páginas, muitos contos, o universo das Crônicas de Gelo e Fogo consegue ser perfeito e linear, não existe pontas soltas.

Fogo e Sangue é muito parecido com um livro de história, parece que esses atos realmente existiram e ficamos ansiosos ao ler, fiquei na metade do 5° livro pra finalizar esse e acabei em 1 mês, no aguardo do segundo volume.

Le 13/10/2022

Acho que esse foi o melhor livro das crônicas, pra mim. O que o 4 demorou pra engrenar, esse já começou interessante. Muita coisa acontecendo, tudo muito diferente da série (o que achei ótimo). Fico um pouco cansada com esse tanto de detalhe e coisa sem importância, mas ok. Muito curiosa pro fim, se é que sai um dia. Mas ainda tem MUITA coisa pra resolver, tô muito curiosa. Espero que não demore mais 10 anos.

helozinhs 12/10/2022

já acabou???
Eu enrolei taaanto para ler os últimos capítulos, nossa! Mas com razão, pq a depressão bateu assim q terminei o epílogo. Não acredito q cheguei ao final das crônicas, agora é só esperar mais 87 anos até o GRRM resolver publicar os últimos livros. ?