A Dança dos Dragões

A Dança dos Dragões George R. R. Martin...

Resenhas - A Dança dos Dragões

Valesi 08/01/2013

Montando as peças
Tarefa concluída com um pouco de atraso, mas agora seguem minhas opiniões (sem spoilers) em vários PoV - se não gostarem, reclamem para o Alto Septão;
- Mesmo esperando um certo marasmo (afinal, já que a história foi desmembrada e se passa ao mesmo tempo que o Festim dos Corvos), realmente a leitura foi um tanto arrastada - até o terço final, como estamos ficando acostumados;
- Não consigo engolir Stannis e todos que o cercam - espero que o Bastardo de Bolton não esteja mentindo (mas acho que está);
- Falando nele, é o típico personagem que está cavalgando a pleno galope para um desfecho previsível;
- Outro ponto que me deu nos nervos foi a Baía dos Escravos; apesar de tudo convergir para lá, um khalasar de éguas descoradas faria minha alegria;
- O tal Deus Vermelho também está muito Deus Ex Machina pro meu gosto;
- Queria um pouco mais do Cavaleiro das Cebolas; e muito mais da menina - aliás, só a história dela daria um spin off muito bom. O capítulo Daredevil foi talvez o melhor do livro - e por onde anda Jaqen H'ghar?
- Fedor rima com promissor; será? A irmã, esqueça. O tio que navegou para longe pode render uma boa história, mas eu tenho minhas dúvidas que dure muito;
- A Muralha foi o grande point de Westeros - principalmente o norte dela. E WHATAFUCK, MARTIN?!
- Gostei dos Griff - acho que sai boa coisa de lá; os Lannister são os queridinhos do tio George, e eu compartilho essa predileção;
- Dorne vai ser o lugar mais quente daqui por diante;
- Tyrion se mantém com o main role, mas Daario Naharis me divertiu e as melhores falas, sem sombra de dúvida, couberam a Edd Doloroso;
- Após Tormenta de Espadas (o melhor até agora) o ritmo caiu, mas só prá posicionamento das peças deste grande jogo de cyvasse - acho que Os Ventos de Inverno vão trazer consigo toda a ação que está faltando;
- Enfim, palavras são vento, e minhas opiniões são tão úteis quanto mamilos em placas peitorais. Só espero que sor Martin já tenha deixado pelo menos escrito quem vai terminar o jogo sentado no Trono de Ferro. Por enquanto, minha aposta fica com um certo dedo mínimo que anda meio sumido.
Milton 21/01/2013minha estante
Gargalhei com o "khalasar de éguas descoradas"!

Fabiana 12/08/2021

Saudades
Confesso que demorei bastante para concluir esse livro mas de forma alguma foi pela escrita. Martin tem uma capacidade excepcional, suas histórias tem densidade é espetacular o quão bem desenvolvida a trama é, considerando também a quantidade de personagens.

A história segue bem aberta e não sabemos se um dia teremos seu desfecho mas a curiosidade fica pois os livros tomam caminhos bem distintos da série de televisão e nos deixa querendo saber qual seria o desfecho aqui.

De qualquer forma sentirei saudades desse universo.

Fogo e sangue.
Ana Jaguski 12/08/2021minha estante
Falou tudo! ??

Celton 12/08/2021minha estante
George Martin tem um escrita maravilhosa. Torço de coração que ele termine essa história.

fe.sofia 10/06/2022

Intenso
Demorei muito p conseguir terminar de ler, fiquei uns meses me arrastando, o livro é bem extenso e tem muita coisa que o GRRM gosta de detalhar bastante o que me fez ficar um pouco cansada da leitura, e tbm por não ter os POVs da Sansinha (eu e Sansa contra o mundo??). Esse é o único motivo pelo qual eu não dou mais estrelas no livro, por ser muito denso (e as vezes enrolar um pouco) realmente demorei bastante a terminar e só consegui qnd criei vergonha na cara e disse ESSE MÊS EU TERMINO ISSO!!

Agora falando do livro: muito intenso. Da metade p final do livro é quando as coisas começam a engrossar de verdade, tudo fica muito tenso e o final é cheio de bomba que faz a gente ficar pensando em todas as coisas que podem acontecer no próximo livro. O núcleo de Dorne é incrível, amo demais e o que a série fez com os dorneses foi uma bela merda, os Martell são tudo (menos o Quentyn que só não é mais burro pq é só um).
Nos POVs dos Greyjoys eu vi muita gente falando mal, no início também achei um pouco chatinho, principalmente os do Victarion, mas no final acontece muita coisa interessante com eles e eu começo a me interessar mais pelo o que ta rolando com Victarion e Moqorro. Vale incluir nisso tbm o Theon, que comeu o pão que o Ramsay amassou.
A parte dos Lannister também foi incrível, os capítulos da Cersei são maravilhosos kkkkkk.

GRRM solta Os Ventos do Inverno logo, tem gente surtando aqui.
@livroseresenha 10/06/2022minha estante
??

Marlon.Abel 17/12/2021

Ler a saga asoiaf foi uma das grandes experiências da minha vida.
Depois de tantos anos reler essa obra não é menos incrível.

tainabooks 29/04/2022

Não sei o que fazer da minha agora que terminei esse livros. Eu achei que esse tinha muitaaaaa coisa inútil, vários diálogos sem sentido kkkkkk parecia que ele tava enrolando, mas isso não tira o mérito do livro que é INCRÍVEL. A Dany como sempre entregando tudo.
SHAME SHAME SHAME

Larissa V 11/06/2022

5 estrelas nele
Adorei que a metade final do livro é bem diferente da série e isso torna a leitura mais empolgante para aqueles que, assim como eu, começaram a ler quando a série acabou.

Eddie 24/08/2020

Esse é o livro que, após "A tormenta de espadas" que tem mais revelações e profecias.
Cada página trás uma coisa diferente. Permite também a imersão do outro lado do Mar Estreito profundamente em seus costumes... Os quais são bem diferentes dos costumes westerosi.
Uma boa narrativa e com POVs de novos personagens.

Agora, só basta o GRRM terminar o próximo livro hahaha

Nazli.Dias 01/02/2023

Dança dos Dragões
Eu demorei para fazer essa resenha, por pura resistência em acreditar que acabou.
É verdade que nesse livro os acontecimentos são mais lentos, mas isso não se confunde com uma leitura densa ou morosa.
Para mim, tão bom quanto tormenta de espadas.
De longe, um dos melhores livros que já li!
Pedro 01/02/2023minha estante
Considero A Tormenta de Espadas o melhor da saga, mas esse também é incrível.

Nazli.Dias 02/02/2023minha estante
Siiim, esse vem logo depois de Tormenta De Espadas

Hogwarsd 15/07/2020

Com certeza um dos melhores, triste por ter que continuar esperando por muitos anos ainda.

Bunig 24/02/2020

Cheio de reviravoltas
Este volume apresenta várias reviravoltas! Incluindo uma que muda completamente o rumo das histórias no livro e faz com que se distancie muito do que houve na série.
Aqui também vemos todos os personagens tentando chegar a algum lugar, o que pode ser bem cansativo de ler algumas vezes.
Como eu fiz uma coisa diferente e li Festim e Dança juntos eu não consigo diferenciar muito bem a sensação de um para o outro, mas posso afirmar que ler os dois juntos é incrível!

Tuler 03/06/2020

Excelente
Não existe como descrever esse mundo criado, R. R. Martin é um dos melhores escritores de fantasia de todos os tempos.

Neto 11/12/2012

A dança arrastada dos dragões
Apesar de achar difícil dizer que não é tão bom quanto os outros, ainda assim é um bom livro... afinal de contas, dá progressão à história que está sendo contada desde A guerra dos tronos.

O problema maior do livro está exatamente na sensação de progressão, no entanto, com PoVs lentos onde pouco acontece, e se torna uma experiência largamente espaçada e arrastada, principalmente com dois dos queridinhos da série: Tyrion e Daenerys (personagens que eu também muito gosto[ava], mas que me trouxeram momentos de grande marasmo e petulância em A dança dos dragões).

Outro problema também ocorre com a pouca sensação de um clímax chegando. A dança dos dragões me soou como um livro mais parado até mesmo do que A fúria dos reis (e infinitamente mais do que A tormenta de espadas), e, por não esperarmos um momento crucial chegando, não há tanto motivo para ler diversos capítulos seguidos (ainda mais porque sabe-se lá quando que vai sair o sexto livro da série). Essa sensação de climax chegando só vai ocorrer lá pelos PoVs finais do livro, enquanto o resto soa como um "Guia de viagens de Essos", com muita informação sobre a cultura para lá do mar de Westeros.

Grande destaque vai para Jon Snow, que deixou de lado o menino que havia dentro dele e se tornou um homem de verdade, com muito menos momentos de autopiedade.

Há também alguns PoVs de Bran, mas estes não me fedem nem cheiram, não faz lá muita diferença, pelo menos por enquanto, mas é um personagem carismático e até mesmo forte, dadas as suas condições físicas. Vamos ver como ele se sai em Os ventos do inverno.

Arya mais uma vez fantástica em seus poucos (dois ou três) PoVs espalhados espaçadamente pelos livros. A bravura, inteligência e perseverança da garota é certamente algo a se espelhar.

E o melhor personagem de Martin (e um dos melhores de todos os tempos), Theon Greyjoy, tem bastante destaque no livro, sendo seus PoVs os mais intrincados e sua personalidade se torna cada vez mais profunda. É um personagem com diversas facetas, e todas essas impostas conforme a situação manda, deixando-o confuso sobre quem ele é, quem deve ser e quem já um dia foi. Mas ele deve sempre, SEMPRE, lembrar-se de seu nome. E isso ficará marcado na memória do leitor para sempre.

Resumindo, é um livro-ponte para o início do desfecho dos inúmeros focos narrativos de As crônicas de gelo e fogo, e faltaram alguns personagens, como Sansa Stark, que terminou em um momento-chave em O festim dos corvos, enquanto outros tiveram poucos PoVs ou destaque, como Jaime Lannister e o povo de Dorne (apesar de Quentyn Martell ter papel fundamental a desempenhar perto de Daenerys, na longínqua cidade de Meereen).

Nem preciso dizer que o livro é fundamental, afinal de contas, só vai ler o quinto volume da saga épica de Martin quem leu e gostou os quatro anteriores. Um pouco mais de dinamismo teria feito bem ao livro, no entanto.

Somente Leituras 13/08/2022

Dança dos Dragões
Não é uma conclusão é o início da nova era, tem muitas pontas soltas, George deixa a gente com muita vontade de ler o próximo.
Vindo de um livro lento esse voltou ao eletrizante.
Espero que o autor libere essa continuação após anos segurando, mas eu entendo ele, já que são tantas ramificações para ele escrever, tantos arcos para ele ligar.