O Livro Negro do Comunismo

O Livro Negro do Comunismo Stéphane Courtois

Resenhas - O Livro Negro do Comunismo

Claudia.livros 06/12/2023

Por quê? "Por que foi que o comunismo moderno, surgido em 1917, se transformou quase imediatamente numa ditadura sangrenta e depois num regime criminoso?"

Essas é uma das perguntas que um dos autores deste livro faz, já no final do mesmo.

Existe resposta? Será que existe explicação para tanta violência? Não é tão simples responder. Bem, podemos extrair dos estudos sobre esse assunto, tanto nesse livro como em muitos outros, que a violência, na verdade, é intrínseca no totalitarismo, comunismo e socialismo. Veja bem, esses são sistemas anti-naturais para os seres humanos e sua implantação depende da força bruta, ameaça, assassinato, estupro, miséria, degradação humana. É preciso desgraçar populações inteiras para sua instauração. Na época da publicação deste livro, já havia a conta de 100 milhões de pessoas mortas por causa de tais "ismos".

É um livro pesado, em todos os sentidos. Foram 896 páginas de informações sobre terror, massacres, violações terríveis. Tem trechos muitas vezes difíceis de ler (ver as fotos, então, nem se fala). É riquíssimo em notas e material de pesquisa, como cartas, artigos de jornal, documentos diversos. E ele mostra o caminho das pedras para quem quiser fazer a pesquisa nos documentos oficiais.

É leitura fundamental para começar a buscar o aprofundamento do tema. É um livro publicado em 1997 e por isso mesmo defasado. Achei o texto da Ásia e principalmente da China muito confuso para a compreensão da linha do tempo, mas foi um ponto de partida para outros estudos (em breve lerei A Grande Fome de Mao).

Os textos relativos à América Latina são fracos. Nesse quesito indico os livros Hugo Chávez, O Espectro, de Leonardo Coutinho e Dossiê Venezuela, de Leandro Stoliar.
Mas em termos de União Soviética é impecável. Para quem duvidar das informações sobre a URSS, os arquivos foram abertos à partir de 1991 em Moscou e há um farto material para consulta.

É um livraço para ter em casa e servir de consulta e material de apoio para outras leituras do tema.

?? recomendo fortemente a leitura ??
Fabio909 06/12/2023minha estante
Um ponto principal é que não houve comunismo na URSS. Houve uma tentativa no início e depois perdeu o rumo. O totalitarismo já chegou sem a essência do comunismo.

Adiel.Guimaraes 23/10/2023

!!!!
Reside aqui uma das características principais do leninismo, na manipulação da linguagem, no divórcio entre as palavras e a realidade que são supostas representar, numa visão abstrata em que a sociedade, os indivíduos, perderam toda a espessura e não passam de peças de uma espécie de Meccano histórico e social. Essa abstração, estreitamente ligada à posição ideológica, é um elemento fundamental do terror: não se exterminam pessoas, mas apenas "burgueses", "capitalistas", "inimigos do povo"; não se asassina Nicolau II e a sua família, mas "partidários do feudalismo", "sugadores de sangue", parasitas, piolhos...

Peter.Molina 22/10/2023

Simplesmente o horror
Com um título meio descabido, este grande volume se propõe a contar como se deu o desenvolvimento do comunismo em diversos países, desde sua origem russa, passando pela Ásia ,América latina, África, etc, com uma riqueza de fontes,números, siglas e referencias à exaustão. São descritos horrores inimagináveis, de fazer qualquer pessoa se sentir mal, inclusive tem dois encartes com algumas fotos de estarrecer. Não sou conhecedor de historia política para realmente dizer da veracidade de todas os dados, mas o livro ao final deixa um grande mal estar. Sabemos que na verdade não existe só regime político por trás de tudo, e sim a crueldade humana. E pessoas cruéis podem estar ocultas sob qualquer ideologia,religião,partido,enfim, qualquer coisa que dê asas a sua maldade. Livro interessante para quem gosta de matéria política, a pesquisa foi muito extensa e robusta. Não recomendo às pessoas mais sensíveis.

simplesane 27/09/2023

Dei uma estrela pois não dá para se dar zero, não é possivel que alguem olhe para esse livro e diga ''nossa como é bom''

Debora956 18/09/2023

Sofrimento e morte
Foram 924 páginas em apenas três meses, um livro escrito por historiadores e cientificos políticos, e com alguns testemunhos de sobreviventes. O livro é , divididos em 5 partes, mais a introdução e conclusão, cada parte, uma regiao do mundo diferente. Primeira parte: URSS, segunda parte: Europa, terceira parte: Polônia, quarta parte: Ásia e quinta parte: terceiro mundo. Os autores contam em detalhes o que aconteceu nos países atingidos, e as consequências disto. Se a ideologia do comunismo é para trazer esperança e igualdade, chega a ser irônico do jeito que foi implantado na sociedade: fome, guerras, torturas, doenças causadas por desnutrição, trabalhos forçados, prisões, deportações para regiões de impossibilidade para sobrevivência, doutrinação, tentativa de destruição de diversas culturas, saques, coletivização forcada, destruições de bens materiais. As vitimas foram homens, mulheres, crianças, idosos, homossexuais, deficientes, até os animais foram aniquilados. As promessas (falsas) de igualdade, direitos das mulheres, trabalho e moradia para todos, etc são apenas para enganar as pessoas, pois na teoria é de um jeito mas na prática é bem diferente. Os países que sofreram com a ideologia, proibiram junto com o nazismo, porque quem sobreviveu, vive com trauma pelo resto da vida. Médicos, professores, alunos, engenheiros, e outras profissões foram proibidas de exercer suas funções. A classe operária nada mais é o funcionário da fábrica de armamentos, aqueles que se opuseram contra o comunismo, rapidamente era fuzilado, ou mandado para os campos de concentração. A luta de classe nada mais é que colocar as pessoas uma contras as outras. Músicas, danças, vestimentas tradicionais foram proibidas. Templos e religiosos sofreram saques e destruição. Cidades e vilarejos foram incendiadas. Controle e censura da imprensa. Doentes expulsos foram dos hospitais, os alimentos eram confiscados e apobreciam nos depósitos. O salário era baixo, os preços eram altos, a inflação subiu, a economia ruiu. O comunismo foi um golpe de estado, iniciado por Lênin, um crime contra a humanidade, a proibição da vida humana. Releria esse livro com certeza e leria de novo quantas vezes forem necessárias. A intenção do livro não é justificar o terror vermelho mas sim dar voz às vítimas que não puderam ser salvas. Não é porque a união soviética libertou os judeus do nazismo que o comunismo vai ser uma boa, se os países do leste europeu proibiram esse tipo de política, alguma aconteceu e por isso quis ler esse livro.
Titi 18/09/2023minha estante
Eu quero muito ler esse livro

AlanBorel 11/09/2023

Bizarro
É a história, fatos e mais fatos.
É triste ver o fanatismo ideológicos em uma cresça política levar tanto mal prometendo tantas benesses.

Enfim, a resenha se resume ao título da mesma, recomendo a leitura aos defensores da ideologia, aos curiosos e, principalmente, aos desavisados.

Baita livro, história triste.

Eduardo1304 13/04/2023

O Livro Negro do Comunismo
Esta edição acompanha numerosos testemunhos, mapas das deportações e ainda 32 páginas de fotografias.
Muito bom para entender um pouco da história.

Ivan 09/12/2022

Revolução Comunista
Um livro sobre os horrores as experiências comunistas ao redor do mundo, publicado em 1997 por autores franceses.

Massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, expurgos assassinos liquidando o menor esboço de oposição, fome e miséria que dizimaram indistintamente milhões de pessoas, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.

O livro nos apresenta as origens das ideias do socialismo, o fim da dinastia dos czares, com o advento da Revolução Comunista. Relatos chocantes de experiências horríveis que foram vividas por pessoas reais.

Uma obra densa, detalhada, baseada em muitas fontes que são apresentadas no texto. Por isso é um livro cansativo e de difícil leitura, mas importante para quem quer entender os impactos dos grandes regimes totalitários como o Nazismo e o Comunismo.

O que mais meu impactou no livro é a capacidade que as pessoas tem de subjugar outros seres humanos, colocando idéias acima do valor da vida de pessoas.
Giulian.Mendes 30/11/2023minha estante
Estou fazendo a leitura deste livro em conjunto com a leitura de Arquipelago Gulag de Alexander Soljenítsin. enquanto esse livro é mais informativo, Soljenítsin nos transporta para dentro dos muros, das cercas, e dos dormitórios desses campos nos trazendo uma visão mais humana da época. é muito difícil ver os dados deste livro (que até então, por mais exorbitantes que sejam, são "apenas números" vamos dizer assim) e não comparar com as vida dos Zeks relatados por Soljenítsin. e por ele mesmo, que também sofreu vitima dessa ideologia nefasta. a tristeza, a indignação, o espanto, todo o terror se multiplica quando vemos esses números se transformarem em nomes e historias.

damos muito mais valor a nossa liberdade (por mais cerceada que esteja sendo nos últimos tempos) quando nos voltamos para passado, ou melhor ainda, para o presente mesmo em países onde o socialismo/comunismo reina e vemos que as pessoas não podem ser donas nem de suas próprias opiniões.

Elaine.Magalhaes 02/11/2022

Comunismo é uma merda...
Esse livro em forma de um texto documentário relata as terríveis experiências de diversas pessoas que tiveram a infelicidade de viver sob o jugo de um sistema assassino. Relatos com diversos documentos, com detalhes das mais terríveis torturas e atrocidades cometidas. O QUE UM SER HUMANO É CAPAZ DE FAZER COM O OUTRO? Bom...não vou descrever porque ao ler esse livro percebi que o ser humano consegue sim liberar seus demônios para saciar sua sede de poder. Um livro histórico porque retrata a verdade sobre o comunismo. Se mesmo assim quiseres defender esse sistema e achar que não é tão cruel assim, sua opinião. Recomendo a leitura. É forte, pesada mas necessária pois o comunismo sempre será uma utopia de mentes doentias, é um rastro de sangue que ceifa vidas das formas mais cruéis, resumindo: O COMUNISMO É UMA GRANDE MERDA!

DaniK 29/06/2022

Livro difícil de ler, dado as mortes e sofrimento descritos.
Não entendi como ainda apoiam um regime tão atroz.

Jo 29/03/2022

O livro negro do comunismo: crimes, terror e repressão
Um livro que recomendo para quem se interessa em ingressar na faculdade de História, a quem se interessa pelo tema comunismo X capitalismo e pra quem acredita na possibilidade da existência do comunismo no Brasil.
Escrito por historiadores de renome que nos presenteia com a verdadeira face do comunismo desde seu começo na URSS, com descrições horrendas das formas de violências utilizadas.
Nós estamos acostumados a classificar os acontecimentos na Alemanha com o nazismo como holocausto, mas esse livro nos apresenta outro holocausto de proporções tão violeta quanto a do nazismo, só que em forma de ideologia libertária e salvadora que se espalha por vários países que vão da Rússia e regiões vizinhas, passando pela China, Vietnã, Cuba, África, Egito, Camboja.... entre outros.
O filme A Sombra de Stalin , que foi baseado em fatos reais, nos dar uma ideia do que se passava na Rússia enquanto eles tentavam vender a imagem de progresso. A fome chegou ao ponto de canibalismo, os corpos eram amontoados e enterrados em valas comuns aos montes. E algumas informações só puderam vir a público depois de terem acesso a alguns arquivos secretos.
Algo que me chamou atenção é que em alguns países que aderiram a esse comportamento violento já vierem de culturas com históricos de violências enraizadas.
Gulags, foram os primeiros campos de concentração, iniciados pelos companheiros ou grande irmãos na Rússia a partir de 1917, 1918, bem antes do nazismo.
O terror, a tortura, os programas de "reeducaçao", fuzilamento em massa, uma verdadeira carnificina. Eram métodos comuns entre os revolucionários comunistas. Os inimigos tinham que ser eliminados.
Os detalhes são sórdidos e não estão todos aqui. Além das perseguições aos intelectuais e religiosos, que eram bem comuns.
"Uma coisa é certa: o crime contra a humanidade é o resultado de uma ideologia que reduz o homem e a humanidade a uma condição não universal mas restrita: biológico-racial ou sócio-histórico. Também aqui, é por um efeito de propaganda, os comunistas conseguiram fazer crer que a sua posição era universal, que tinha em conta a humanidade em sua globalidade (...) Lenin e seus seguidores excluíram claramente da hanidade o capitalismo, a burguesia, os contra-revolucionarios..." *Nota do autor ou autores.

Na minha opinião pessoal nenhum governo ditador merece credibilidade independente de ideologia política ou religiosa, o extremismo exacerbado é que levam o ser humano a loucura e a violencia contra seu semelhante .
Concluindo, no Brasil não teve comunismo.

Oliver.Lima 31/12/2021

Horrível
Faço questão de vir aqui para deixar todo meu ódio por este livro. O meu grande problema com este livro não é que ele seja um ataque direto ao que eu acredito, mas o fato de que sua argumentação é quase que inteiramente baseada em pós-verdades e em mentiras. Quando não, são criticas vazias onde são ignorados fatores importantíssimos. O socialismo e o comunismo tem que ser criticados pois só assim a ideologia poderá se se denvolver e deixar para trás seus defeitos, porém este tipo de obra serve apenas para espalhar a desinformação

A propósito, Mao não originou o problema da fome, apenas resolveu-o?
Loko 02/01/2022minha estante
Nossa, esse livro é muito polêmico. Eu ainda não li, mas vejo muita gente esculhambar ele, alegando que os dados são duvidosos.

Jose 30/06/2022minha estante
Você defender um regime que froi responsável por milhões de morte, assim como foi o nazismo, é uma comprovação de que você aplaude o genocídio. Lamentável.

LillyHarlley 15/12/2021

O livro negro do Comunismo
Este livro deveria ser obrigatório para os estudantes do ensino médio. Ele retrata de forma detalhada várias atrocidades que mataram milhões de pessoas. Mataram mais que a primeira e a segunda guerra mundial juntas. Esta leitura foi muito intensa. Os detalhes... Tanta crueldade... Cada linha traz um sentimento diferente, muitas vezes, perturbador. Não dá para entender como alguém pode defender o Socialismo. É difícil pensar que o ser humano pode ser, terrivelmente, mau. Depois desse livro, algo mudou... Hoje, quero distância dos "ditos" socialistas. Não quero conviver com pessoas que defendem tamanha barbárie. Como diz o senhor Luiz Ernesto Lcombe: "se um cristão diz que é socialista/comunista, ou ele não conhece o comunismo ou não conhece o cristianismo."

Artio 23/11/2021

Não leia essa porcaria
Livro completamente falso, repleto de informações que carecem de fontes, informações essas que nem fazem sentido levando em conta dados que temos, como a população, informações falsas, fake news inclusive de origem nazista (como o Holodomor) uma literatura feita pra doutrinar pessoas ignorantes, não sejam enganados