ABC de Castro Alves

ABC de Castro Alves Jorge Amado

Resenhas - ABC de Castro Alves

MarcosQz 21/03/2024

De todos os livros lidos até agora de Jorge Amado confesso que essa biografia romantizada de Castro Alves foi o mais chato. Cansativo, repetitivo, poético até demais mesmo quando não há necessidade, mas é o que Jorge já havia dito sobre, "é uma louvação", e não se engane. Um ABC afinal de contas é exatamente isso, uma louvação.
As notas de rodapé ao mesmo tempo que são bem informativas outras porém são cansativas, muitas delas são completamente desnecessárias. Apesar disso fica muito evidente o tom particular de Jorge Amado de escrever, de contar algo, seja ficção ou não, a gente sente uma vida pulsante pelas páginas. É Castro Alves, é Jorge Amado, ambos tão parecidos.
Jorge Amado narra toda a vida de Castro Alves para uma mulher, uma amiga, uma "preta", romantizado e romantizando a trajetória do poeta que era também apaixonado pelas mulheres, então nada mais justo que a narrativa ser voltada para uma mulher. Mas era apaixonado também pela liberdade e pela abolição. A amiga poderia ser qualquer uma delas.
Confesso que também não sou muito de poesias, conheço pouquíssimas, não sou conhecedor da vida e da poesia de Castro Alves, mas é fato que o homem viveu intensamente sua poesia, seus amores e sua visão política, sendo além de um poeta grandioso para a época também um grande abolicionista.
Viveu pouco, mas deixou muito para o país e para os amantes da poesia, morreu aos vinte e quatro deixando um legado que a maioria por anos e anos não é capaz de criar. Era poesia viva.
Porém, infelizmente, para mim foi um livro bem cansativo de se ler, demorei mais do que imaginei.

Continuo amando Jorge.

Rimylles.Silva 29/02/2024

Elogio ao poeta Castro Alves
Nesse livro, Jorge Amado faz uma verdadeira ode ao poeta Castro Alves, passando por sua curta vida, mas muito significativa e importante por todas as lutas sociais defendidas por ele, especialmente à causa abolicionista.

arqueofarias 29/02/2024

Uma narrativa lindissima e uma escrita primorosa como qualquer Jorge Amado. Porém, por ser uma ?biografia? mesmo que poetizada, não me agradou muito. Senti uma rasgação de seda sem fim e achei bem forçado.
Mas não deixa de ser uma obra interessante e diferente.
De Jorge, fico com os romances.

Cristiane 11/02/2024

ABC de Castro Alves
ABC é um estilo literário que tem como objetivo homenagear alguém. Popular no Nordeste brasileiro, este estilo existe de 500 anos depois de Cristo, Santo Agostinho e Camões escreveram ABC.
Jorge Amado utiliza este modelo de texto, só que de forma narrativa, não de poemas, para contar a história de Castro Alves.
Narrado em primeira pessoa, o autor conta para sua amada a história de Castro Alves. Inicialmente fala sobre heróis que também foram homenageados com ABC, depois conta a história de alguns antepassados do poeta.
E assim o leitor mergulha na história do jovem poeta que usou seu talento para denunciar os horrores da escravidão e lutar pela República.

Vanessa.Lago 26/12/2023

Como esperado, um livro do Jorge Amado não é uma história, é uma aula de história ??
Especialmente nesse, uma aula também de literatura. Gostei muito das críticas dele para com os estudantes autores que lhe foram quase contemporâneos

Greco 07/05/2023

A maneira como Jorge Amado escreve essa biografia de forma poética, faz com que a leitura se torne interessante. Por algumas vezes, o escritor faz menção ao Poeta Castro Alves como se este fosse Comunista. Ao que parece porém, é que Castro Alves era um abolicionista. Seria interessante uma minissérie de acordo com este livro mostrando a vida do grande e inesquecível poeta Castro Alves.

Rachel 27/04/2023

A história do poeta narrada docemente pelas palavras de outro poeta contemporâneo. Recomendo a leitura.

Cleber 14/03/2023

Uma verdadeira ode ao poeta
Jorge Amado, de uma forma simples e poética conta sobre a vida de um dos maiores poetas brasileiros, Castro Alves.
Eu pouco conhecia sobre o poeta e tive agora quero ler todas suas poesias. Um poeta que é tão importante pela luta contra a escravidão, que passou como um cometa no nosso plano literário e continua sendo de grande importância para pensarmos em um país melhor. Tudo escrito por um Jorge Amado engajado nas questões sociais ao mesmo tempo em que descreve a vida do poeta de forma romântica e poética.

Rodrigo 18/11/2022

O forte Castro Alves
Uma leitura agradável e reveladora sobre um dos nossos maiores poetas. Jorge Amado transporta sua narrativa para contar a breve vida do forte Castro Alves.

rodrigo963 16/09/2021

Desafio de setembro - autor baiano
Abc de Castro Alves é uma biografia romanceada de poeta Antônio Frederico Castro Alves, sendo produzida por Jorge Amado. O livro é uma louvação ao poeta, sendo notável perceber uma admiração de Jorge Amado, descrevendo toda uma trajetória de vida e literatura.

Castro nasceu no interior baiano, região do recôncavo baiano, sendo o segundo filho de seis. Desde criança, Castro conviveu com várias histórias sobre o amor proibido de Pórcia e Leolino, as aventuras do tio Alves e relatos de um assassinato que ocorreu na sua resistência na capital, desse modo, essas histórias foram modelando o menino ao gosto pela oralidade e escrita.

Nesse contexto, castro Alves utilizou - se dos elementos que estavam ao seu redor, escreve os poemas com questões sociais e política, descrevendo suas paixões e sua relação com o meio natural.

O autor (Jorge Amado) destacou alguns poemas de Alves, fazendo um paralelo sobre sua obra e vida pessoal. Desse modo, os capítulos são bastante construtivo na abordagem e análise dos textos, outros capítulos, infelizmente, só focou mais na romantização/louvação.

O livro é enriquecedor, cheio de admiração e poetização. Castro Alves é um grande poeta, merecendo toda uma louvação.

Rodolfo Vilar 05/08/2021

Um fã escrevendo sobre um ídolo
Esse livro é diferente dos que a gente está acostumado a ler de Jorge Amado. Não conhecia muita coisa de Castro Alves, além de que ele era um poeta abolicionista, baiano e muito jovem. Porém, em 1941, apaixonado e arrebatado pelo poeta de sua terra, Jorge Amado decide escrever sua biografia, essa que teria um tom digamos que um pouco diferente do habitual. "Em ABC de Castro Alves" biografia romanceada do poeta através dos estudos que Jorge Amado fez de outros autores, conhecemos a vida do poeta baiano que morreu tão jovem aos 24 anos. Nesse livro, utilizando como foco principal as punsões e aspirações de Castro Alves, Jorge Amado tece os detalhes sobre seu nascimento, sua família, suas paixões e principalmente sobre as suas grandes obras, como por exemplo "Navio negreiro", poema que marcou época e ficou conhecida pela sua exaltação a liberdade e a descrição da vida dos negros escravizados e trazidos ao Brasil. Sempre tecendo suas poesias à sua vida, Jorge Amado consegue construir uma narrativa muito bonita e apaixonante sobre o poeta, enaltecendo seu amor e inspiração no conterrâneo, assim fazendo também quem não conhece o personagem ficar encantado com sua pessoa. É um livro diferente, um projeto pessoal do Jorge Amado que foi concretizado e que também se precisa dar seu destaque na imensa obra do autor.

Icaro.Jatoba 01/12/2020

Um livro apaixonante, não só pelo história de vida do baiano Castro Alves, mas também pela narrativa do outro baiano, Jorge Amado.