Por Linhas Tortas

Resenhas - Por Linhas Tortas

camilaprietto 02/12/2011

Por Linhas Tortas - Cynthia França
Oie...

Todos sabem que sou fã de literatura fantástica e se for o caso de falarmos em realismo que seja um suspense de investigação, daqueles bem James Patterson. Mas pra minha surpresa apaixonei-me por um livro simples, delicado e singelo.

Tenho que dizer que já fazia tempo que eu não lia um livro tão rápido e sentia essa necessidade de ficar lendo tudo de uma vez. Pra mim, se formos julgar a qualidade de um autor, o primeiro quesito é esse: Consigo largar o livro? Não!

Então está feita a literatura, a obra e consagrado o autor. Isso, Cynthia França faz como poucos eu vi. No rol dos "não consigo para de ler" estão: Rubem Fonseca, Dan Brown e J.K.Rowling. Só pra citar o meu empate em primeiro lugar! E agora, tenho a honra e o prazer de colocar nessa minha lista uma autora nacional jovem e de quem ainda veremos ótimas obras, tenho certeza!

Dei cinco estrelas com prazer, orgulho e devoção. Por Linhas não seria nem de longe um livro que eu escolheria para ler, não por sua qualidade, atestada agora como impar, mas pela temática, realismo e pela narração em primeira pessoa. Assumo que gosto mesmo é de estórias contadas pelo autor, mas essa autora "fofa" acabou com todas as minhas definições.

Como é bom ter todo nosso castelo de cartas descontruído! O que me leva a crer que nossos padrões, certezas e verdades são construídos mais por nosso apego do que pela qualidade real das coisas. Comecei a lê-lo sem saber absolutamente do que se tratava. Ainda bem! Sem saber direito o nome do livro ou da autora. E qual foi a minha surpresa que após trinta ou quarenta páginas tive que saber mais sobre a autora.

Chorei como há tempos não chorava, e acredito que só outro livro me impressionou com sua estória real (literariamente falando! Não é historia da autora, certo?) emocionante e vivida. Foi As Pontes de Madison, e me lembro de ter que parar de ler, de emocionada que ficava!

Vivi coma protagonista cada mínima sensação e me reconheci e sofri junto em cada decepção. Ester é uma figura viva, presente e minha amiga. Só tenho a dizer obrigada a autora, por uma obra que me tirou de antigos parâmetros e me mostrou que boa literatura não tem tipo, conceito, predicado ou radical.

“O que estava acontecendo? Será que eu tinha me enganado tanto? Será que eu tinha me deixado envolver a ponto de ficar completamente cega? Será que nossa relação era minha relação? Era via de não única, e fui a única que não percebi? No final das contas, a minha fortaleza inexpugnável não passava de um castelo de cartas?” Pag. 188

Quer saber mais sobre a autora e seu livro? Acesse o blog da Cynthia – http://www.cynthia-porlinhastortas.blogspot.com/ ou seu perfil no Skoob http://www.skoob.com.br/usuario/389752

Bjim.

Vanessa Vieira 05/03/2018

Por Linhas Tortas - Cynthia França
O livro Por Linhas Tortas, da mineira Cynthia França, nos traz um romance maduro, comovente e delineado por surpresas. Contando a história de amor e superação de Ester - uma mulher forte e que enfrenta muitas provações durante a sua vida -, acompanhamos o despertar da personagem, bem como a sua luta para adquirir sua individualidade e tomar as rédeas do próprio destino.

Um tanto introspectiva quanto tímida, Ester conhece cedo o amor de sua vida, Miguel, e acredita que será feliz para sempre ao seu lado. Entretanto, acaba acontecendo uma fatalidade que destroça em mil pedaços o seu mundo até então perfeito. Depois de encarar uma terrível depressão, ela decide que não pode viver como uma sombra, vagando pelo mundo e resolve enfrentar as adversidades da vida, com coragem, garra, fé e determinação. Decidida a mudar, Ester dá uma verdadeira guinada em sua vida e se lança em uma jornada de autodescoberta, repleta de declives, surpresas e emoções.

Por Linhas Tortas se mostrou um romance maduro e centrado sobre perdas, mágoa, amor e novas descobertas. Tendo como protagonista uma mulher forte e guerreira - que passou por difíceis provações, mas conseguiu superá-las piamente -, acompanhamos a sua jornada em busca da felicidade e da própria independência. Quando resolve mudar, nem tudo são flores no caminho da personagem, mas a sua perseverança e vontade de vencer na vida são encantadoras e se tornaram uma das características mais fortes e impactantes do enredo. Narrado em primeira pessoa, de forma bastante íntima e sentimental, o romance de Cynthia França conseguiu me cativar, além de mostrar toda a beleza e amplitude da vida.

Ester passou por duras e difíceis provações e mesmo enfrentando a dor do luto, não permitiu que a sua alma fosse maculada pela mágoa e pelo amargor. Ela é uma mulher inteligente, culta e forte e contando com o apoio e incentivo da família, decide correr atrás da própria felicidade e recomeçar sua vida em outro lugar. Quando menos esperava, o amor veio outra vez lhe visitar e depois de um período maravilhoso, ela enfrenta novamente obstáculos e pedregulhos em seu caminho. Por mais que à primeira vista, o comportamento da personagem leve a crer que ela é frágil e delicada, nos surpreendemos com a sua força, garra e determinação.

"Tudo aqui é verdade. Obviamente, é a minha forma de enxergar a verdade. Como dona da história, imprimo a ela ritmo peculiar e cores próprias, de forma livre e despretensiosa. Nada que desconfigure, contudo, o que realmente aconteceu. Aprendi a ser feliz. Admiti, para mim mesma, que era diferente e aprendi a gostar disso. Aprendi a enfrentar as lutas e dar forma aos sentimentos. Combati um bom combate. Aprendi a me levantar. E entendi que tudo passa. Ou, pelo menos, quase tudo."

Miguel foi um anjo que passou pela vida de Ester e lhe presenteou com um belo e grandioso amor. O romance dos dois foi muito bonito e encantador, além de ser de suma importância para que a protagonista seguisse em frente e não desistisse de lutar. Gonçalo surge em uma outra fase da vida de Ester e também lhe agrega muitos valores e aprendizados, entretanto, ele é um personagem bastante complexo devido a fatos de seu passado. Tem momentos que ele é um romântico incorrigível e um homem extremamente amoroso; entretanto, em outros, se mostrou um pouco relapso e confuso e só conseguimos compreendê-lo devido aos seus traumas e feridas emocionais.

Em síntese, Por Linhas Tortas é um belo romance de superação, amor, fé, perdão e perseverança. Com uma protagonista intrinsecamente humana e de alma sensível, acompanhamos o seu desabrochar continuamente e a sua luta e determinação no caminho da felicidade. Apesar de ser um livro que não possui a divisão em capítulos, o enredo é leve, impecavelmente escrito e de fácil absorção para o leitor, contando com belíssimas referências da literatura, que vão de Machado de Assis à Jane Austen. A capa é simples e nos apresenta dois cenários iguais, entretanto sob matizes diferentes - retratando, talvez, o divisor de águas que acontece na vida de Ester - e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2018/03/resenha-por-linhas-tortas-cynthia-franca.html?m=1

Alice 29/03/2022

É a primeira vez que leio um livro da autora por indicação de amigos e amei as reviravoltas e a escrita. Recomendo muito!