Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Vivian San Juan 25/04/2013

Resenha feita para o blog Saleta de Leitura - Vivian San Juan
Falar de “Os Sete” não é nada fácil, ainda mais por ser um livro de um autor nacional que sempre tive curiosidade de ler suas obras, o majestoso André Vianco. Para quem não conhece o autor é bem popular pelas suas obras vampiresca que acontecem no Brasil.

“Os Sete” possui como cenário a cidade de Amarração, no Rio Grande do Sul e é exatamente lá aonde tudo inicialmente acontece. Quando Thiago, César e Olavo saem para fazer mergulho e descobrem uma caravela portuguesa de quinhentos anos atrás, a curiosidade dos meninos para saber o que tem dentro fala mais alto. Descobrem que lá existe muitas preciosidades como objetos antigos que lhe renderiam muito dinheiro, porém descobrem também que existe uma enorme caixa de prata que contém uma mensagem avisando sobre o perigo que seria em abri-la. Ao entrar em contato com Eliana, amiga dos rapazes e que trabalha como arqueóloga na UNESP, pedem a ajuda dela e dos pesquisadores para conseguirem desvendar o que existe de fato na caixa.

Ignorando todos os avisos, eles conseguem abrir a caixa de prata e lá dentro possuí sete cadáveres, sendo que no mesmo instante um acidente acontece com Eliana e ela fere o dedo. Depois desse episódio, eles percebem que o corpo de um dos defuntos começa a aparentemente ganhar vida novamente, quando depois de algum tempo, ele levanta. A partir daí a história começa a ganhar vida eu diria, porque começa uma jornada aterrorizante para se salvar dos vampiros portugueses que não são nada bonzinhos.

Cada vampiro tem um poder especial: "Inverno" faz tudo ao seu redor congelar, "Acordador" desperta os mortos, "Espelho" muda a aparência, "Lobo" se transforma em lobo, "Tempestade" cria tempestades e ainda tem "Gentil" e "Sétimo" que possuem poderes que só serão revelados no final do livro.

Eu adorei esse livro, justamente por ser uma história muito envolvente e que prende o leitor do início ao fim. Apesar de ser uma leitura para quem gosta de terror e suspense, também posso dizer que dei boas gargalhadas em algumas cenas, principalmente quando os vampiros se deparam com as tecnologias de hoje em dia, como a eletricidade, os carros, o helicóptero, o avião, etc.

O livro é muito bem escrito. Acredito que o seu sucesso, além de toda a história, é o fato de se passar no Brasil e em lugares conhecidos por nós. Já imaginou vampiros andando em plena cidade de Osasco / SP? ou então em Porto Alegre? Em pleno aeroporto de Guarulhos? É em partes uma realidade misturada com ficção que só merece aplausos por parte de nós leitores.

Virei fã de André e deixo aqui uma dica para vocês: Nunca leiam este livro a noite para evitar ter pesadelos ok?

Postagem no blog: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2012/03/resenha-os-sete-de-andre-vianco.html

JCarlos 26/04/2013

Esqueça as resenhas negativas. Leia o livro!
Confesso que me intimidei com o fato de ser uma literatura nacional, mas o que aprendi é não se deixar influenciar por comentários negativos. Não é apenas questão de gosto, mas sim, de bagagem literária, propósito de leitura, etc.
Os Sete me surpreendeu. A narrativa é, de fato, cinematográfica. Estamos lendo uma literatura de vampiros! Com poderes mutantes?¹ Whatever! O importante é que o enredo prende o leitor, se passa no Brasil, os nomes portugueses não nos distanciam do clima de suspense e horror, o contexto e as definições de tempo e personagens são coerentes, válidas e atendem ao propósito de uma leitura que introduziu toda a mitologia vampírica trazida por Vianco.
Não senti o passar das páginas!
Recomendo, para os apreciadores de Rice, Cronin, Del Toro.
Distanciem-se das tramas açucaradas, como os de Meyer ou lityeraturas não contemporâneas, como o clássico de Stoker.

Bruno Leitor 26/04/2013

Os Sete
A história é sobre sete vampiros portugueses que despertam no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, e tentam retornar para Portugal criando caos e horror nas cidades por onde passam. Cada vampiro possui um apelido que sugerem seus dons peculiares: Inverno (Guilherme), Lobo (Afonso), Tempestade (Batista), Gentil (Miguel), Espelho (Fernando), Acordador (Manuel) e Sétimo. O último não aparece muito no livro ficando um mistério sobre ele, que ao longo da série vai sendo desvendado. Os jovens Thiago, Olavo e César tentam impedi-los e resgatar sua amiga Eliana que foi sequestrada pelos vilões, contando com o apoio das Forças Armadas do Brasil, já que a polícia local não é capaz nem de deter o pânico nas cidades nem eliminar as criaturas noturnas.

Os Sete de André Vianco. Fiquei muito curioso em ler este livro quando soube que se tratava de vampiros no Brasil atual. Como eu queria a nova edição com capa branca que estava um pouco cara, baixei no computador e fiquei lendo em pdf mesmo.
Esse é um ótimo tema que ainda não havia visto, o autor coloca os vampiros no estilo tradicional, que são sensíveis a luz, “alérgicos” a alho, dormem em caixões, adormecem se fincada uma estaca no peito, se alimentam de sangue humano (independente de homens, mulheres e até crianças) são malignos por natureza, enfim, são apresentados como o mito nos mostra (e isso é o que há de melhor no livro). Não há inúmeros personagens, apenas o suficiente pra ser uma boa história além de cada um ter sua própria vida e história.

Porém, a história se torna um pouco óbvia e repleta de clichês, portanto o leitor já sabe o que vai acontecer nos momentos seguintes e isso é um pouco frustrante. Há partes do livro que são cômicas e outras cheias de tensão e na maior parte o autor usa muito frases curtas para dar um suspense e depois de ler várias paginas isso se torna tedioso. O romance também é muito decepcionante já que parece ser feito por um amador. O livro termina, mas deixa uma continuação da história que é contada em ''Sétimo’’.

Guilherme 02/05/2013

Os Sete
Este é o primeiro livro do autor que leio. Super indicado por amigos resolvi ler "OS SETES". A principio a historia não te prende muito, mas à medida que vai decorrendo a historia a historia te prende.
Como todo livro tem seus pontos positivos e negativos para cada leitor ai estão os meus:
O Autor vira e volta esta falando a mesma coisa o que tornou minha leitura cansativa e demorada.
Mas acerta no enredo que é bem envolvido e tudo se passa no Brasil e nos dias de hoje, nada de seculos e seculos passados.
Para quem gosta de vampiros vai gostar desta trama de André Vianco que tem continuação em Sete que já estou ansioso para ler.

Angel's Roses 03/05/2013

Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaal rs
Primeiramente eu gostaria de saber do pq as pessoas estão comparando o André com Stephen King & Anne Rice???

Ele tem a sua própria maneira de escrever livros de vampiros, ele gosta de colocar coisas que pertencem ao seu país, ele não é do tipo que fica colocando coisas que você vê nos filmes de Hollywood e assim vai e eu amo quando ele coloca terror e humor ao mesmo tempo. Então se essas coisas te incomodam, é só parar de ler os livros dele (pois eu acredito que um só já seja o suficiente para concluir), e se você só consegue enxergar Stephen King & Anne Rice, eu só lamento!!!

Que livro bipolar é esse? LOL

Livro I-N-C-R-Í-V-E-L que você não sabe se odeia ou ama esses vampiros.

Para começar, claro, o livro já se inicia com seus suspenses por lhe fazer querer conhece todos esses vampiros e suas habilidades o mais rápido possível.

Logo após, com apenas dois deles você esquece um pouco esse lado macabro e começa a se divertir com suas maluquices e curiosidades sobre todas as coisas que eles jamais haviam visto antes (a maneira que as pessoas cruzam o caminho desses dois, embora alguns não sobrem para contar história), feliz foi o caminhoneiro que parece nada afetou os seus dias, e claro, mais uma vez não podemos esquecer a maneira engraçada que o autor espalhou nas conversações de seus personagens. Vai por mim, esse livro tem tudo de bom.

Mas como tudo que é bom dura pouco, você tem que voltar e se focar no real objetivo do livro e é aí que você descobre quem é o FDP, quem você daria um desconto e até aqueles que não fede-e-nem-cheira. No meu caso, eu me encantei pelo Guilherme, muito mesmo, até descobri que ele era o mais podre de todos, fingido e etc, mas talvez depois de tudo isso muita gente pode acabar gostando dele mais ainda né. kk

Tiago: Nossa, que herói, sem palavras para todas as ações desse rapaz, tudo para proteger e salvar a sua amada, eu espero poder encontrá-lo mais do que salvo no próximo livro (Sétimo), se você o já leu, por favor não comente rs.

Eu amei o livro do começo ao fim, adrenalina, humor, mistério, bem escrito e apesar de ser apenas o primeiro da história, eu achei que ele soube finalizar muito bem.

Obs: A única que me incomodou no livro foi o tamanho da fonte, a cor do papel e as linhas muito próximas, perdi as contas de quantas vezes eu me peguei lendo a mesma frase e muitas vezes tinha que usar um marcador como régua ='(

Francieli51 04/05/2013

Perfeito terror brasileiro
Conheci esse livro por acaso, nas prateleiras da biblioteca pública, peguei para ler e acabei me apaixonando...
Ano passado ganhei ele autografado na Feira do Livro, e resolvi relê-lo, claro.
Os sete conta a história de alguns amigos mergulhadores que encontram uma caravela perdida. Dentro daquele barco histórico, encontram uma caixa de preta onde se escondem sete cadáveres. O problema vai ser quando os sete começarem a ressucitar...
Então, esse livro é um grande conto de terror, que me fez muitas vezes estremecer de susto e medo. As formas horríveis que acontecem as mortes (inclusive de crianças), apesar de dar uma dor no coração, dá o ritmo enigmático, envolvente e aterrorizante do livro.
Sou uma fã assumida de literatura nacional, de vampiros e também de André Vianco, então esse livro para mim, foi uma incrível mistura dos três.

Renan Pereira Simões 07/05/2013

Emoção do começo ao fim!
O livro conta a história de dois mergulhadores que encontram uma caravela portuguesa afundada no litoral de uma cidade fictícia do Rio Grande do Sul. Dentro da caravela existem várias relíquias entre figuras raras de santos, moedas de ouro e uma misteriosa caixa de prata com sete nomes: Lobo, Tempestade, Inverno, Gentil, Espelho, Acordador e Sétimo. A caixa é resgatada pelo Departamento de História da Universidade de Porto Alegre e decidem abri-la, ignorando totalmente os avisos da caixa. Porém, o problema começa quando um deles acorda.

Se você quer ler uma história de terror localizada no Brasil, esta é a história. Cheio de aventura, ação, vingança, terror e um pouco de comédia também.

Há algum tempo eu vinha procurando literatura de terror nacionais e encontrei esse livro. Quando comecei a ler, logo nos primeiros capítulos já começa ficar emocionante e tenso. No decorrer do livro aparecem umas situações engraçadas, quem já leu sabe do que eu to falando, e outras de dar medo. A única coisa que me incomodou nesse livro foram as divisões de capítulos, sabe, enche o saco você ler um capítulo com três paginas e o seguinte com quase vinte páginas, e é assim o livro todo. Mas se você é corajoso e guerreiro como eu, não irá se arrepender.

Só Sobre Livros 24/05/2013

A saga "Os Sete"
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/04/andre-vianco-saga-os-sete-carla.html

Alcides 08/08/2013

Surpreendido por esta maravilha <3
Ganhei de presente de aniversário, comecei a ler e me apaixonei. Que livro bom. Me prendeu, me fez rir, ficar tenso, deixou minha imaginação louca. Os vampiros são cômicos, sérios, irônicos, fortes... eles te conquistam. Os humanos também. Ai, estou escrevendo meio sem nexo porque ainda estou em êxtase com esse livro, ainda to refletindo tudo que to sentindo haha só digo que AMEI. E uma coisa, a todo momento eu fiquei imaginando um filme *__*. Parabéns André Vianco, acaba de ganhar um possível fã. Vou ler o Sétimo assim que der e ver se apaixono ainda mais.

Lucas.Wijk 23/09/2013

Ao começar a ler "Os Sete", me senti teletransportado para um filme de terror da década de 80, onde há aquele suspense, misturado com pequenas doses de humor, e uma trilha sonora de rock antigo. Foi uma sensação agradável.

Escolhi este livro por ser o primeiro do autor, afinal comecei a me interessar por escritores brasileiros que se arriscaram (e aqui tiro meu chapéu) a se aventurar em gêneros literários que não são muito comuns em nossa cultura, no caso de André Vianco, o terror.

Tenho que admitir que achei o livro interessante, a trama é criativa, apesar de que fiquei, no início, um pouco incomodado com os "poderes" dos vampiros, mas acabei por me acostumar e gostar, afinal, é isso que dá a cada um deles uma identidade única.

O autor escreve bem, porém é muito desestimulante ler um livro onde as personagens devem ser imaginadas sem rostos, pois, com exceção dos vampiros, o autor, em momento algum, faz uma descrição detalhada de cada personagem da trama. Não faço ideia de qual seja a aparência de Tiago, César, Eliana, dentre outros. Os únicos que sei alguma coisa são: Inverno (alto com cabelos longos), Acordador (baixinho parrudo) e Espelho (que, na verdade, só sei que é negro). Nem mesmo os outros vampiros eu consigo imaginar como são, portanto minha mente tem que criar uma imagem abstrata para imaginá-los. Imagino que, em seus outros livros, André Vianco deve ter aperfeiçoado essa descrição, não vou desmerecer o livro por causa disso, afinal foi o primeiro livro do autor e não é algo que atrapalha a história, apenas tira um pouco a imersão no livro.

Outra coisa que me incomodou um pouco a falta de carisma das personagens. Os únicos que me cativaram foram os vampiros. Com relação aos "humanos", achei todos eles robóticos, sem personalidade alguma, o que acarretava o fato de que eu não ficaria nem um pouco chateado se qualquer um deles morresse. Mas isso, assim como meu ponto anterior, acho que se deve ao fato de ser o primeiro livro do autor, e, obviamente, seu foco maior foi nos vampiros, e não nas outras personagens, portanto não é algo que atrapalha a leitura.

Em compensação, adorei todos os vampiros, esses sim, como eu disse logo acima, possuem identidades, cada um se difere do outro, com personalidades únicas, e são capazes de cativar o leitor. Dou destaque especial à Inverno e Gentil, principalmente este último, que foi a personagem que mais me cativou no livro.

André Vianco está de parabéns por fugir do padrão, e se arriscar em um novo estilo literário, comprovando a todos que a fantasia, o terror e o suspense não são gêneros que apenas os estrangeiros possuem a habilidade de escrever. Com certeza vou ler outros livros do autor, e tenho certeza de que irei gostar.

"Os Sete" pode até não ser um livro marcante, daqueles que você irá guardar na memória por longos anos, mas mesmo assim merece um lugar na estante dos leitores que gostem do gênero e queiram se entreter com uma boa leitura, ainda mais como uma forma de incentivo a novos autores nacionais que queiram se aventurar neste maravilhoso estilo literário.

Giovana 16/12/2013

Os Sete
Ótimo livro. Recomendo para todos.

Vinicius 20/05/2024

Os Sete
Que livro excepcional! André Vianco realmente sabe como prender você ao livro, querendo ler cada vez mais e descobrir o desfecho da história. O livro é tranquilo de se ler, e existe muita familiaridade com coisas do nosso cotidiano, o que parece que ajuda e se conectar mais com a história. Recomendo demais!

K-rool 09/04/2014

A Quebra Da "Modinha"
A coisa mais difícil de encontrar neste século são bons livros de vampiros, desde a aparição de "Diário de Vampiros" e principalmente "A Saga Crepúsculo" os vampiros começaram a ganhar uma certa fama, perderam, porém, completamente características fortes de sua natureza - a sensibilidade à luz do sol é um exemplo. Mas para quebrar essa visão dos livros de vampiros, eis que surge "Os Sete".
A história mostra amigos mergulhadores, que encontram uma caravela portuguesa - da época do descobrimento do Brasil - em uma de suas aventuras no litoral da região sulista do nosso país. Dentro desta há uma caixa de prata com um aviso - que não se deve profanar aquele túmulo maldito - eles fazem pouco caso do aviso e acabam assim gerando uma grande mudança em suas vidas.
É uma história um tanto simplória, mas André Vianco explora ao máximo esse enredo e faz uma trama com um pouco de tudo, suspense, terror, aventura, ação, humor, romance, e conquista o leitor com personagens dotados de personalidades únicas.
Vianco conseguiu dar aos vampiros novas formas, mas sem perder a natureza vampírica, seus vampiros são dotados de poderes únicos, mas não deixam de temer o sol, se enfraquecer com o alho e se ferirem com estacas de madeira. E acima de tudo Vianco trouxe também um pouco da história da descoberta do Brasil, é maravilhoso, já que poucas pessoas realmente tem algum interesse nela. Posso dizer que foi uma das melhores historias de vampíros que já vi, e estou ansiosa para ler a continuação dessa saga de criaturas demoníacas.
André Vianco, junto com Os Sete, apresentam a todos o espetáculo mais bizarro da terra.

Anna 09/04/2014minha estante
Parece ser ooootimo, ainda vou ler *---*