Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Arca Literária 18/04/2014

Me apaixonei pelos livros do André Vianco no ano de 2006 quando li pela primeira vez o livro Bento.
Este ano ganhei praticamente toda a coleção dele e comecei uma leitura enlouquecida pelas suas estórias.
Ao término da saga do vampiro rei me decepcionei ao perceber que vários personagens foram esquecidos, a exemplo do relacionamento entre a Vampira Raquel e o soldado Fernando, os bebês que nasceram após os milagres continuaram mudos? dentre outros.
Li os filhos de sétimo, gostei, apesar do autor preferir aquecer o livro nas últimas 50 páginas.
Iniciei Os Sete, abandonei. Tá, é praticamente o inicio da saga, mas é muito morno, que história é esta de não matar para não ser perseguido, zumbis? onde estão os zumbis nos demais livros? estranho eim!!
Se o Andre Vianco ou algum dos editores deles lerem este post, eu gostaria de deixar uma mensagem: Coloquem uma informação sobre as sequencias dos livros. É chato vc iniciar uma leitura e acabar descobrindo que aquele livro é continuação de outro...
Sei que o escritor percebe que ficam vazios que precisam ser preenchidos, como aconteceu com o Noite Maldita, mas precisamos de certezas, quando vc coloca FIM é fim e pronto!

Pub do Livro 27/08/2014

Resenha do livro: Os Sete - André Vianco
Mais um grande livro nacional, Os Sete conta uma história rica e fantástica, em 1999 no Brasil dois amigos mergulhadores acabam encontrando um barco naufragado no litoral de Amarração, os dois fazem contato com uma universidade e juntos resgatam o barco e seus tesouros, entre eles uma caixa de prata repleta de misticismos, dentro da caixa estão sete corpos.

Todos estavam animados buscando respostas sobre aqueles corpos e tentando descobrir a história daquela caravela, mas as coisas começam a ficar perigosas quando um dos corpos passa a se regenerar e volta à vida, fugindo e espalhando terror e duvida pela pequena cidade de Amarração.

André Vianco tem uma narrativa encantadora, e o que mais me chamou a atenção sem dúvida foi a presença de um personagem que não duvida do sobrenatural, em muitas obras de terror sempre ficamos decepcionados ou angustiados com o fato dos personagens não levarem a sério a ameaça diante deles, isso não acontece em Os Sete, enquanto alguns personagens buscam respostas racionais para os eventos milagrosos que andam acontecendo outros temem por suas vidas e procuram fugir o mais rápido possível.

Interessante também a interação dos vampiros para com os brasileiros, seres que ficaram aprisionados por mais de 400 anos estão soltos agora num mundo totalmente diferente do que conheciam, num mundo onde as iluminações não provem de tochas e grandes insetos metálicos caminham por ai a velocidades exorbitantes, é um mundo perigoso e há muito para aprender sobre esses novos humanos.

Cada vampiro tem uma habilidade única e receberam nomes baseados nelas, são eles: Inverno, Acordador, Tempestade, Lobo, Espelho, Gentil e Sétimo, e sem dúvidas uma das maiores emoções do livro está em se descobrir aos poucos o que cada um pode fazer e qual é a magnificência de suas forças.

Infelizmente nenhuma obra é perfeita e Os Sete apesar de construir uma história envolvente e emocionante para os protagonistas peca na hora de dar profundidade a personagens secundários que tem grande potencial narrativo, em alguns momentos somos apresentados a alguns personagens que nunca mais aparecem no decorrer da narrativa, é uma pena, pois eram excelentes personagens e uma história menos superficial para eles iria acrescentar em muito para a obra como um todo.

Os Sete não é uma obra complexa e cheia de reviravoltas, é uma história simples, mas que regata a essência do vampiro que está tão distorcida atualmente, com a medida certa de clichês e bons protagonistas André Vianco construiu uma obra fascinante que com certeza vale a pena ser conferida, eu li, aprovo e recomendo!

site: http://pubdolivro.wix.com/pubdolivro

Jarbas15 02/09/2014

O melhor dos novos escritores.
Não sou do tipo que julga o livro pela capa, mas julgo pelas 30 primeiras paginas. André Vianco de todos os "novos escritores", como diz a mídia, foi o que eu achei que iria menos gostar, pelo tema abordado. Pelo contrario, gostei da sua escrita e da historia, como se iniciou. O único problema encontrado foi a demora para começar alguma coisa, ele prende, mas de forma bem frouxa, que deixa a pessoa se soltar fácil, ainda mais se tem dezenas de livros a espera para ler na estante. Mas ainda procurarei outros livros do autor.

Daniel 16/10/2014

Opiniões sobre os Sete
Texto retirado do blog: Após Livros Estranhos

André Vianco é um dos maiores nomes da literatura fantástica brasileira, em seu primeiro livro Os Sete, Vianco resgata a credibilidade dos vampiros (que vem decaindo a cada livro infanto-juvenil lançado), descrevendo os vampiros pelo que realmente são, monstros sem amor pela vida e sedentos de sangue.

Apesar de ser um livro de terror o que não falta em suas linhas são piadas de bom humor que fará o leitor rolar de rir, isso porque os vampiros ficaram meio milênio trancados em uma grande caixa de prata e desconhecem a tecnologia e os costumes. Frases como "Ora pois, esses brasileiros são muito inteligentes" são muito comuns quando os vampiros se deparam com a quebra de paradigma causado quando experimentam algo como por exemplo andar de carro.

Esse realmente foi um livro que me fez voltar a gostar de vampiros e trouxe de volta a confiança nas historias desses seres que se alimentam de sangue, que como já disse estava muito abalada como esses novos vampiros bonzinhos e que ocasionalmente brilham a luz do sol.

Se você acha que terror e comédia não são o bastante, Os Sete traz também muita ação, tendo até confrontos dos vampiros com seus super poderes contra o exercito brasileiro. Se vampiros antigos, que não entende nada da nossa tecnologia, que podem acordar os mortos ou congelar qualquer coisa, e que dão uma surra em exércitos, então amigo, não sei o que poderia te agradar!

site: http://www.livrosestranhos.com.br/2014/10/os-sete.html

Impacto 30/10/2014

Grande livro
Um ótimo livro, não conseguia parar de ler.
Um enredo maravilhoso que merecia virar um filme!!!!!!

Fabby 13/11/2014

Para quem gosta de vampiros e sangue
Um grupo de jovens mergulhadores encontra e resgata uma caravela naufragada na praia de Amarração/RS.
Dentro encontram uma misteriosa caixa de prata lacrada, contendo advertências para que nunca seja aberta, porém a curiosidade de uma equipe de pesquisadores da Universidade Soares de Porto Alegre fala mais alto e a caixa é violada.
No interior encontram sete cadáveres, acusados de bruxaria, caçados e aprisionados em Portugal, no século XVI... porém, na verdade, são sete vampiros dotados de poderes especiais e muito perigosos... e eles despertam!
A partir daí é ler e se preparar para um banho de sangue....

André Vianco é um escritor brasileiro, criado em Osasco/SP e sua especialidade são os livros de terror, mais especificamente, de vampiros. A história toda acontece no Brasil (com alguma narrativa sobre a passagem dos vampiros por Portugal) e o cenário todo é muito bem descrito.

Este livro chegou em minhas mãos por acaso (e da forma como chegou, se foi) acompanhado da frase "como você é rockeira e gosta de vampiros, esse livro é sua cara, o sangue escorre das páginas". Achei engraçado e comecei a ler despretenciosamente, sem grandes expectativas. O que é muito bom em se tratando de autores que não conhecemos pois muitas vezes, se formamos expectativas, a probabilidade de decepção é grande... o que não foi o caso... a leitura foi uma grata surpresa, envolvente, impressionante e completamente aterrorizante.
Os personagens muito bem construídos, descritos e totalmente convincentes me prenderam do início ao fim... fim aliás que nos deixa com vontade de continuar a leitura e por isso a continuação nos livros Sétimo e Turno da Noite é indispensável.

site: http://lidosequeridos.blogspot.com

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/01/livro-os-sete.html

André 15/01/2015

Os Sete Desperdiçados
Um plot foda, muito foda mesmo e o que ele (André Vianco) faz com ele?
Te irrita.
O começo do livro é tao incrível que sua expectativa vai as alturas, os personagens criados são ótimos, a mitologia criada pelo autor também é ótima (Leia O Senhor da Chuva para melhor apreciar esse livro), só que o desperdício de personagens tão legais te irrita.
Com um desfecho pobre ele te prepara para o próximo livro e você pensa:
darei uma chance e aí...

Caio 06/02/2015

Tiago, um mergulhador da cidade de Amarração (RS) que em um de seus mergulhos acaba por encontrar uma caravela com mais de 500 anos e para a sua surpresa além da caravela ele também encontra uma grande caixa de prata. Então ele conta para sua amiga Eliana que é estudante de História na Universidade Soares de Porto Alegre e ajudante do Prof. Delvechio e a descoberta acaba gerando curiosidades e expectativas acerca do seus conteúdo e imediatamente se juntam para trazê-lo a superfície.

Quando a caixa de prata lhes é entregue, fica decidido abri-la mesmo após as advertências escritas em seu tampo. Dentro da caixa são encontrados sete corpos que foram aprisionados após acusações de bruxaria. Acidentalmente Eliana se machuca e uma gota de seu sangue faz com que essa descoberta traga algo de muito ruim para a vida de todos os envolvidos.

Para a surpresa de todos um dos corpos começa a se regenerar e aos poucos vai voltando a vida e quando a sua “transformação” se completa, vai atrás de um dos sete corpos e some, porém seu sumiço é temporário e acaba por retornar para trazer seus outros irmãos a vida.

Depois de todos esses acontecimentos, resta a Tiago parar os vampiros que foram libertos após sua descoberta e para isso ele contará com a ajuda de seus amigos, além do exército brasileiro. Como Tiago e seus amigos enfrentarão os sete demônios do Rio D’Ouro?

Com um cenário totalmente brasileiro, se passando no litoral do Rio Grande do Sul, indo para Osasco e até Guarujá, o livro “Os Sete” tem tudo o que uma histórias de vampiro deve ter.

Montando um rápido perfil dos vampiros de “Os Sete”:

- Inverno (Dom Guilherme) o primeiro a acordar e possui o dom de congelar e fazer nevar;

- Espelho (Dom Fernando) capaz de se transformar em qualquer pessoa que desejar;

- Acordador (Dom Manuel) que sempre fala baixo para que os mortos não se levantem;

- Tempestade (Dom Baptista) capaz de criar tempestades e um dos mais descontraídos dentre os vampiros;

- Lobo (Dom Afonso) que apesar de ser um vampiro, ele se transforma em lobo nas noites de lua cheia;

- Gentil (Dom Miguel) chamado assim por ser “bonzinho” dentre os outros e possui o poder de parar o tempo, mas é limitado e só pode ser usado uma vez a cada ciclo lunar;

- Sétimo, foi mandado para o inferno por seus “irmãos” para ser escravo de Satã em troca de seus poderes. Sétimo é o vampiro mais forte e o mais temido pelos outros seis (exceto pelo seu irmão Dom Miguel / Gentil), pois é o único capaz de andar a luz do dia.

Esse livro é sensacional e eu gosto muito dos livros do André Vianco, li toda a série d’Os Sete e pretendo ler toda a saga Bento, além dos outros livros do autor. E gosto muito de ver que a literatura fantástica brasileira tem uma qualidade ímpar e vale muuuuuito a pena conferir. Aos que já leram, me desculpem por deixar alguns fatos de fora ou por não lembrar muito do livro pois li em 2010, mas está na minha lista para reler.

site: http://cyimagine.blogspot.com.br/2015/02/resenha-os-sete-andre-vianco.html

Samantha 18/02/2015

Os Sete
Fala galera!!! A resenha de hoje é sobre o livro Os Sete, do escritor brasileiro André Vianco, que é o primeiro de uma saga denominada “Os sete”, composta por 6 livros: Os sete, Sétimo, O Senhor da Chuva, O turno da noite volume 1 - Os filhos de Sétimo, O turno da noite volume 2 - Revelações e O turno da noite volume 3 - O livro de Jó. A minha edição é de 2008, pela editora Novo Século e tem 380 páginas.

Sinopse: "Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do Departamento de História da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda..."

Foi o primeiro livro que li do autor e tive um reconhecimento imediato, do tipo: "certeza que esse cara jogava RPG e resolveu virar escritor!". Se você já jogou RPG alguma vez na sua vida e for ler o livro vai saber do que eu estou falando.
É uma escrita de fácil entendimento e bem dinâmica. A história traz muitos confrontos e apesar do foco ser nos vampiros, também é possível identificar momentos de romance, amizade e humor.

Gosto muito de histórias de vampiro e, posso garantir, esta não traz só mais do mesmo. Aqui os vampiros são apresentados com algumas características próprias. Cada um tem um poder diferente e especial e você consegue ver muito além dos estereótipos. A personalidade de cada personagem da trama é muito bem construída ao longo da narrativa. Ver a descrição de cenários brasileiros é uma coisa que também me agradou bastante, assim como as experiências dos seres imortais acordando em um novo mundo tão diferente do que estavam habituados.

Ao final da leitura, só o que queremos é pular logo para o próximo volume da série e desvendar os mistérios que envolvem o sétimo irmão.

site: www.prosasdemenina.com.br

Noris 03/05/2015

Viciante!
A história do autor com esse livro é famosa: sem emprego, Vianco apostou em seu sonho e bancou a publicação de "Os Sete" com a grana do fundo de garantia, saindo depois de livraria em livraria para deixar exemplares e divulgá-la com os vendedores. Numa época em que editoras não apostavam tanto na literatura fantástica nacional, a porta que o escritor abriu foi um marco na história de produção do gênero em terras tupiniquins.

Em "Os Sete", acompanhamos um grupo de amigos que vivem na cidade litorânea fictícia de Amarração, no Rio Grande do Sul. Com o hobby de realizar mergulhos, eles acabam descobrindo uma caravela portuguesa naufragada e decidem explorá-la, em busca de tesouros históricos. No entanto, o que encontram é uma caixa de prata que guarda seres que nunca deviam ter sido encontrados...

André Vianco criou uma trama viciante, com personagens humanos bem explorados e as criaturas muito interessantes, dando aos vampiros uma nova roupagem no que se refere a poderes sobrenaturais. Até a metade do livro tive alguns momentos que quase abandonei a leitura, porque demorava pra ação se desenvolver. Passando isso, é claro que percebi o quão importante era pra estrutura da história, um modo de narrar que lembrou muito o jeito Stephen King de escrever.

Confira o restante da resenha no blog: http://www.coisashorrorosas.com.br/2015/05/resenha-os-sete-andre-vianco.html

site: http://www.coisashorrorosas.com.br/2015/05/resenha-os-sete-andre-vianco.html

Lettica 19/05/2015

Uma longa introdução
Um livro que eu desejo ter desde minha adolescência, desde o seu lançamento, mas que só agora com duas décadas de vida eu consegui, e por isso definitivamente criei expectativas demais para ele. É o primeiro da saga, então não diminuiu minha admiração pelo trabalho do Vianco, mas em alguns momentos senti uma extensa enrolação, senti personagens desnecessários, diálogos mal elaborados, e um extremo desestimulo de terminar. Porém, agora que terminei, não me arrependo, o fim é ótimo, e você se apega às boas partes do enredo, e tem muita vontade de ler o próximo, logo!

Katy 28/07/2015

Os Sete - André Vianco
Confesso que eu tinha um certo preconceito com escritores brasileiros... até conhecer André Vianco. Os Sete não é só uma história comum de vampiros. É macabra, engraçada e muito diferente de qualquer coisa que eu já havia lido antes.

Apesar de eu não ser uma devoradora de histórias com vampiros, já li sobre o clássico e muito, muito cruel, Drácula de Bram Stocker e o completamente doce e amável Edward, de Stephanie Meyer (Crepúsculo) e, com Vianco, os vampiros ficaram num meio termo que os tornou meus favoritos. Eles não são absurdamente cruéis, mas também passam longe de ser românticos e são, sem sobra de dúvidas, os vampiros mais engraçados sobre os quais já li.

Ainda assim, Os Sete não tem o intuito de ser uma história cômica. O que acontece é que tudo começa quando jovens exploradores marítimos encontram uma caravela no mar e, dentro dela, uma pesada caixa de ferro com um grande alerta de que não abram para não despertar a maldição. Nessa caixa também encontra-se os nomes "Inverno, Acordador, Espelho, Lobo, Tempestade, Gentil e Sétimo".

Empolgados com a descoberta, eles não se abalam com a mensagem, achando que não passa de superstições de algum religioso, e logo tratam de abrir a caixa, surpreendendo-se ao encontrar sete cadáveres, aparentemente de mais de 500 anos atrás, vindos de Portugal.

Nesse momento, uma das jovens, Eliana, acaba se cortando e deixando uma gota de sangue cair próxima a um dos cadáveres, e esse pequeno acidente dá início à um processo de regeneração do corpo, que logo volta à vida e fica confuso por não saber onde está.

Ainda que não saibam no começo, os jovens estão diante de Inverno, que tem o dom de congelar tudo que quiser em poucos segundos. Assim como Inverno, cada um dos cadáveres tem uma habilidade especial que lhe originou o nome talhado na caixa. Tempestade provoca os piores temporais, Lobo se transforma em um lobo gigantesco, Acordador pode dar vida aos mortos...

Aos poucos, todos os vampiros se acordam e é nesse momento que o livro mostra sua pitada de humor. A história se passa em Porto Alegre, o que tornou tudo muito divertido por ser a cidade onde moro (os lugares citados são lugares que já frequentei ou frequento, então parecia tudo muito mais real) e, acima de tudo, os vampiros estavam dormindo há mais de 500 anos, então tudo é novidade e ,motivo para questionamento.

Quando Inverno vê um refrigerador pela primeira vez então, é o máximo! Ele fica completamente intrigado e até enciumado pelo fato do homem ter conseguido reproduzir seu dom. Além disso, tem o fato de eles falarem em português de Portugal, valendo se chamar de "Gajo" e até de "Maricas" (quando estão brabos).

Contudo, torno a repetir que "Os sete" está longe de ser um livro de humor. Vai ter batalhas, sangue, perseguições e acontecimentos macabros. O desenrolar da história se passa com eles tentando perseguir e capturar Eliana, pois como foi seu sangue que despertou Inverno, eles a consideram sua mãe, e por isso querem levá-la com eles de volta para Portugal. Tiago, um dos descobridores da caravela e protagonista da saga, tenta protegê-la à todo custo, e é essa perseguição que dá suspense à história.

Enfim, os Sete é um livro incrível, que, com certeza, se tornou a melhor história de vampiros que já li! Ele tem uma continuação, chamada O Sétimo, que conta a história do único dos sete cadáveres que não foi acordado, exatamente por ser considerado "o Maldito", o mais temido dos vampiros.

Ainda não tive a oportunidade de ler "O Sétimo", mas tenho certeza que, se André Vianco seguiu o ritmo de "Os sete", trata-se de outro excelente livro, digno de concluir essa história que começou tão bem!

site: http://resenhanasnuvens.blogspot.com.br/

Lissa 31/08/2015

Sensacional
Eu não tenho palavras para descrever como esse livro é sensacional. Ganhei ele e achava que não ia gostar..... Quando comecei a ler parecia que estava sendo sugada para dentro da história e não conseguia parar de ler. Pra quem gosta de histórias de terror, macabras e assustadoras eu recomendo!!