Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Thiago.Moretti 26/12/2021

Essencial para mim
Os Sete do André Vianco para mim é um livro muito especial, sendo que a primeira vez que o li foi em 2002. Nessa época eu detestava livros porque as experiências que tinha tido até então foram de histórias antigas e desinteressantes. Até que minha amiga Amanda me emprestou um exemplar de Os Sete e meu mundo mudou. Foi esse livro do André Vianco que narra a "ressurreição" de Sete vampiros portugueses em terras brasileiras que me despertou a vontade de escrever e ler. As passagens em lugares que conhecia como Osasco me fizeram entender que as narrativas poderiam fugir de cenários distantes como a Europa. Tive a oportunidade de conhecer o autor ainda na época da escola e recebi seu conselho de sempre criar novas histórias e assim continuo até hoje inegavelmente sob sua influência.
Reler esse título depois de quase 20 anos me fez visitar o Thiago garoto e perceber quão importante foi ter tido esse livro na minha adolescência.

_maaah_ 19/06/2020

História moderna de vampiros
Várias pessoas me indicaram esse livro, quando comecei a leitura estava com uma grande expectativa mas acabei me decepcionando um pouco. Sou uma grande fã de histórias de vampiro mas essa coisa de vampiro com super poderes não me agradou no início.
A leitura foi difícil no começo e só terminei por teimosia mesmo mas no final valeu a pena, o livro ganha uma outra cara quando chega por volta de 70% e até gostei dos personagens e da ironia sutil do autor.
É um bom livro mas não tem nada das histórias de vampiro clássicas, o final do livro valeu toda a leitura.

César Augusto 18/04/2020

Envolvente
A descoberta no fundo do mar de uma caravela portuguesa antiga por dois jovens mergulhadores no litoral da pequena cidade gaúcha de Amarração revela uma estranha caixa de prata que, violada por estudiosos, traz também a descoberta de sete cadáveres. A revelação entusiasma pesquisadores, mas logo a animação vai se transformar em terror quando, um a um, os corpos retornam à vida como vampiros, cada um com um poder específico, deixando um rastro de mortes, medo e fenômenos bizarros, como o surgimento de zumbis e controle sobre o tempo. Um grupo de amigos - Tiago, César (descobridores da embarcação), Olavo e Eliana - tenta deter as criaturas que buscam voltar a Portugal, em uma aventura repleta de tensão, até um final angustiante e surpreendente! Livro muito envolvente, apesar de alguns momentos arrastados. É um ótimo exemplo da nossa literatura fantástica.

Sâmya Mesquita 30/09/2020

QUEM DISSE QUE OS VAMPIROS ESTÃO EM BAIXA?
OS SETE, do André Vianco, é aquele livro que todo adolescente emo gótico leu - menos eu.

O romance conta a história de Tiago, um mergulhador que encontra um tesouro no sul do Brasil: uma caravela. Mal sabia ele, ao chamar pesquisadores para analisar o achado arqueológico, que ao invés de ficar rico estaria condenando centenas de pessoas à morte. A embarcação era a tumba de sete vampiros portugueses, cada um um com um "dom" diferente e assustador.

Se já não bastasse libertar vampiros, um deles é tão terrível que os outros o temem. Então o livro vai ficando pior com a eminência do sétimo deles despertar.

Achei muito engraçado o choque de cultura: são portugueses muito antigos que ainda acham que esta é a Ilha de Vera Cruz. Eles se admiram com os veículos, energia elétrica, roupas diferentes e o crescimento populacional. Mas mais impactante que o choque de gerações entre brasileiros e portugueses medievais é o choque que tive na leitura. Estamos em 2021 e muito da sua escrita é antiquada - e não estou falando dos computadores antigos e a retratação da era emo jogando na minha cara o quanto eu estou velha. Falo da objetificação da mulher. Isso é tão evidente que a Eliana, que acaba acordando os vampiros, parece aquela mocinha de filme de terror dos anos 50. Ela só existe como estorvo que impossibilita as ações do personagem principal, como alguém que necessita sempre ser salva e como figura de adorno narrativo, para dar alguma beleza e sutileza à trama. Nesse quesito, o livro não envelheceu bem. Por isso, precisamos de histórias de vampiro atualizadas urgentemente!

Mas precisamos tirar o chapéu para o fato de que é uma história de vampiros que se passa no Brasil, como elementos brasileiros. Retrata o homem simples que se vê surpreendido pelo fantástico que nem os seus piores pesadelos imaginam. Por isso, indico a leitura, mas com a cautela de entender que o livro não é deste tempo.

Sobre os humanos ficarem entre a dualidade do Bem e do Mal quando se transformam em vampiros, já ouvi opiniões diferentes. Alguns acham que, quando o humano se transforma em vampiro, ele vai sendo levado ao caminho das trevas por precisar assassinar para permanecer vivo. Outros acham que existe um meio termo e que esse assassinato para sobreviver não definiria o caráter da criatura. Como não consigo opinar, deixo para que vocês me respondam: VOCÊ ACHA QUE HUMANOS SE TORNAM MAUS QUANDO SÃO TRANSFORMADOS EM VAMPIROS?

NOTA: 4/5
RECOMENDO? Sim

site: https://www.instagram.com/p/COoLsH6l3pq/

Julyana 13/10/2021

Ammei
Gostei muito, fiquei empolgada no início do livro, tudo sobre os vampiros é incrível, só não gostei muito do casal...

Acho que poderia ter apresentado sétimo mais rápido e o livro podia ter umas 60 páginas a menos.

Um dos Meus favoritos.

Amei o Guilherme e o Manuel ???
Bruh 13/10/2021minha estante
Ai mds, primeira pessoa que vejo lendo esses. Gosto muito desse universo do André Vianco

Andressa 03/01/2022minha estante
O Inverno e o Acordador são os personagens que eu mais gosto também

Giulia 16/03/2011

Surpreendente!
Menos de um semana depois de começar a ler, acabei de ler... Fazia tempo que não lia um livro em tão pouco tempo!

Sinceramente, quando comprei o livro, pensei na possibilidade de não gostar... Na verdade, não sabia o que esperar ao certo do livro. E então, comecei a ler e simplesmente não consegui parar mais!

E como ri com Inverno! Ele era meu favorito. Suas frases sobre as novidades que via... Imagine! Voltar ao mundo quase 500 anos depois. E depois, não teve jeito, me apeguei a Gentil. O que ele fez no final do livro... Ele era diferente! Consciente, como disse Tiago.

Agora, falando sobre a linguagem de Vianco... Confesso que não aprecio seu uso de gírias e afins. Foi algo que desconcentrou, mal usado, na minha opinião. Ou melhor, usado na hora errada. Percebe-se que, ao decorrer do livro, o assunto vai permitindo melhor uso de uma linguagem mais informal, mas esse uso em certas horas irritou bastante na minha leitura. Ainda assim, seu jeito de escrever (tirando o uso das gírias) é bom até, prende o leitor (pelo menos prendeu a mim). A história foi fluindo naturalmente na minha cabeça.

Considerei-o supreendente por não esperar que o livro fosse bom ou ruim. E ao ver que a história estava me agradando, surpreendi-me.
Apesar de outros fatos serem esquecidos ao passar da história, como o destino dos morto-vivos que Manuel acordou, a história foi bem-desenvolvida.

Ah! Muita gente pode achar a história meia enrolada também. Ter a impressão que foi enchida de fatos desnecessários. Como eu aprecio detalhes, isso não me incomodou.

E sim! Suas gírias incomodam demais muitas vezes. Chega a dar raiva.
O livro não é lá uma maravilha. Mas vale a pena ser lido, sim, caso o leitor tenha curiosidade. A ideia é ótima. Basta concentrar-se nisso.

Recomendo para quem quer "viajar", intreter-se com uma história de vampiros. Não recomendo muito para aqueles que só procuram melhorar o vocabulário. Pode ser estressante pra essas pessoas. Consequência? Abandono.

Julia.Marcondes 22/05/2020

Vale muito a pena!
Um dos melhores livros que já li, e uma das melhores histórias de vampiros que já vi! André Vianco foi muito feliz na escolha dos personagens e na fluidez da história.
É divertido, intenso e te prende MUITO todo o tempo! É daqueles livros que você lê andando na rua, porque não quer parar.
Recomendo mil vezes e estou querendo reler com certeza!

Vellasco 17/07/2020

Uma ótima história de fantasia urbana, e mostra também que não tem problemas quando um assunto parece ser clichê(vampiros no caso) desde que seja bem construído.

A construção da tensão do livro é muito boa, vai te dando o peso da ameaça que está surgindo.

Porém nem tudo é perfeito, tem uma cena um certo tipo de violência que não acrescenta em nada a história, simplesmente está ali, simplesmente jogada sem motivo e alguns capítulos são arrastados.

Mas ainda sim recomendo a leitura. É uma história de vampiro que realmente te deixa tenso, fazia tempo que não ficava assim.

everton 01/07/2020

Ritmo envolvente, o autor conseguiu prender minha atenção no momento de leitura. O melhor de tudo é uma estória de vampiros se passar no Brasil

pedrobmendes 11/08/2009

Ruim
Não sei se é porque é o primeiro livro do autor porque também não lí outros, mas esse livro é ruim. Altamente cansativo, me esforcei muito pra chegar onde inverno sai do galpão e desistí de ler o livro. Além de cansativo e não ter nada que lhe motive a ler mais os personagens parecem meio retardados principalmente quando chama o cara que dirige o rabecão de "Lalá"!

fabianelima 28/08/2011

Bacaninha, mas meio ruim literariamente falando
O autor não tem muitas habilidades narrativas e literárias, mas este não é um livro que sequer busca isso. Uma história de vampiros bacana, um tiquinho mal escrita e meio piegas, mas vale lembrar que também é o primeiro livro do autor. Provavelmente muito melhor que livrinhos melosos voltados a adolescentes que tem por aí.

Marcone989 19/01/2022

Vampiros no Brasil.
Nunca li nenhum livro de André Vianco, e para meu primeiro contato me impressionei, a narrativa começa lenta, existe uma barriga muito grande em alguns trechos, mas no geral a historia é sensacional, uma mistura de crônicas vampirescas com Stephen King e uma pitada de Evil Dead. Cenas muito bem pensadas, ele une diversos gêneros em uma historia que não é genial nem surpreendente, mas é instigante e te prende. Para quem gosta de Vampiros é uma boa pedida.

Ceci 15/11/2021

É... é um bom livro
Estava numa ressaca literária nos últimos meses e demorei muito tempo pra terminar de ler, não vou dizer que foi ruim mas de certa forma foi um pouco desgaste, gostei muito por ser nacional porque é uma história mais fácil de se identificar por conta dos nomes dos personagens e lugares, pretendo reler novamente pra ver se tenho uma impressão melhor. Apesar de ter gostado da história em si, acho que os grandes intervalos de tempo pra ler me atrapalharam bastante, mas ainda sim foi um livro muito bom e principalmente por conta do tema o autor sabe desenvolver o enredo com facilidade.

Michell 24/08/2020

Romance vampiresco.
Um dos melhores romances vampíricos que já li. Se iguala em qualidade literária ao ENTREVISTA COM O VAMPIRO de Anne Rice. Leitura envolvente, fácil. Uma maravilhosa leitura para fãs de vampiros.

leosilva 09/08/2020

Os sete problemas de Os sete
A inexperiência do autor com escrita transformou uma história com um plot interessante em uma narrativa cansativa e prolixa. Os personagens são chatos e mal caracterizados. Parágrafos enormes que atrapalham a fluidez do texto aparecem a todo momento. Histórias paralelas desnecessárias. Problemas de narrativa atrapalham a suspensão da descrença – necessária para que este tipo de história funcione. O livro poderia ser bem menor, sem prejuízo para a história. Falta de conexão com o leitor. Eu estava prestes a dar uma nota maior, se não fosse aquele final tosco! Vianco, me ajuda aí! Depois do clímax (mesmo que absurdo), você ainda se estende com descrições desnecessárias, o livro não termina nunca. A ida ao hospital e, na mesma hora, a volta para o hotel foram broxantes! E os pensamentos do protagonista em relação aos adolescentes lá? Assim fica difícil recomendar esse livro (ainda mais se considerarmos as passagens homofóbicas presentes nele). Não dá mesmo. Admiro muito Vianco, mas a cada livro fica mais difícil reconhecer suas qualidades.