O Coração dos Heróis

O Coração dos Heróis David Malouf

Resenhas - O Coração dos Heróis

JuKiara 07/04/2012

O Coração dos Heróis
Até então, o que lemos em relação à Guerra de Tróia se resume a sangue, batalhas e discussões polícias e religiosas. Por trás da história de amor proibido, por trás da guerra e destruição, sempre se pode encontrar algo mais profundo (ou tão superficial que passa a ser paradoxalmente crucial e relevante para o desfecho da história).
David Malouf tenta retratar um pedaço da Ilíada que não possui mais que algumas linhas originalmente e o faz com muita criatividade, sensibilidade e escrita fluida, sem cansar o leitor.
E a partir da história nos defrontamos com um Aquiles que sofre com a morte de seu amado Pátroclo e Príamo, o rei que se Humilha em nome por seu amor ao filho Heitor.
Vale a pena a leitura.

San... 05/04/2012

O coração dos heróis
O autor reconta a história mitológica de Aquiles, Patroclo e Heitor, partindo de pequenos trechos da "Iliadas" e cria a jornada do rei de Tróia - Príamo, como um simples mortal, isto é, sem o séquito de seus vassalos ou a escolta de soldados ou mesmo seus aparatos de rei, para resgatar o corpo do filho morto em combate, que encontra-se nas mãos do inimigo. Vai apenas na companhia de um carroceiro do povo. Durante a jornada, o rei percebe, através de conversas travadas com o carroceiro, o quanto sua vida como rei é inóqua. Embora não seja exatamente uma tragédia grega completa, há na obra uma forte inclinação nesse sentido. Os dialogos travados entre Príamo e Aquiles são bastante poéticos. Interessante, embora não seja o estilo literário mais apreciado por mim.

Beto 30/12/2011

Uma história diferente
Surpresa agradável, o coração dos heróis é um livro fascinante pois conta uma história, que já foi narrada diversas vezes, de uma forma diferente, um novo prisma, que fala justamente da emoção do ser humano, Rei despindo-se de sua imagem para buscar um objetivo nobre do ser humano, a humildade.