A Sicilian Romance

A Sicilian Romance Ann Radcliffe

Resenhas - A Sicilian Romance

Tha 31/08/2021

conto de fadas gótico
Primeiramente, acho interessante apontar a característica mais marcante desse livro: há pouquíssimos diálogos e a narrativa passa a sensação de que a história foi resumida. É bom ressaltar também que Ann Radcliffe nesse momento está mergulhada no romantismo literário mais puro: floreios, donzelas que desmaiam, "ais de mim", gente pura e imaculada cheias de moral (versus gente ruim que dói), amores sofridos, texto muito descritivo. E, para coroar, ao longo do livro somos agraciados com algumas canções.

Dito isso, gosto muito de algumas particularidades dele: há um olhar não tão complacente para as figuras religiosas (em um momento a perspectiva de uma moça vir a se tornar freira é, inclusive, descrita como algo maléfico/perverso), o que quebra a aura perfeita da moral religiosa que ele evoca; há uma desobediência inerente em pelo menos uma das figuras femininas, que, apesar de os valores da sociedade da época tentarem podá-la, se impõe e não se deixa dominar pela determinação masculina.

Mas o que me faz realmente gostar de Romance Siciliano: há uma passagem específico bastante calcada no terror (apesar de o livro não ser desse gênero) que eu acho que faz a leitura valer a pena - além de todos os momentos que justificam sua classificação como literatura gótica.