O tempo que eu queria

O tempo que eu queria Fabio Volo

Resenhas - O tempo que eu queria

Di Morais 30/05/2021

O tempo que eu queria
Lorenzo, jovem pobre, com baixa autoestima e sem sorte no amor, se vê diante do dilema de reconquistar 2 amores: o do pai com o qual nunca teve bom relacionamento e de "ela", a mulher que o abandonou.

Thiago.Franklin 02/01/2021

Simples e incrível
Acabei lendo esse livro só por causa da capa, achei ela bem bonita.
Cara, nunca julguei tão bem um livro pela capa.
A história é envolvente e a gente consegue se ver nas situações que o protagonista se encontra, as tristezas, medos, inseguranças e até suas raras felicidades.
O texto é fácil de ser lido, ele vai direto ao ponto sem muito rodeio floreado. Porém, mesmo assim, escreve mensagens absurdamente verdadeiras e úteis para a vida em geral.
Lorenzo me comoveu do início ao fim, e espero que no fim de tudo, ele possa ter O tempo que queria.

Isis.Henriques 23/09/2020

LI UM SPOILER DA MINHA VIDA
Ler esse livro é ter a sensação de Deja vu é se sentir compreendido, por vezes tive a sensação que o autor estivesse a falar sobre a minha vida. Incrível

Leio sempre que posso, umas 2/3x por ano, a emoção é sempre a mesma. Super recomendo, meu livro preferido.

Nati 08/03/2017

Demora pra engatar!
Confesso que fui com uma leve expectativa por falarem tão bem desse livro. E porque eu já tinha sido recomenda a ler esse autor (que é italiano e, infelizmente, não achei a versão em italiano!). Porém, não consegui me envolver com a história, acho que foi até por isso que demorei para terminar.

Há alguns pontos que a maioria das pessoas já tiveram conflitos de alguma grandeza e aí faz você se identificar em partes. Até 60% do livro estava muito maçante para mim, só então conseguiu pegar um fluxo bom.

Talvez eu não tenha captado a mensagem, mas o personagem conseguiu me irritar bastante.
Enfim, talvez em um outro momento esse livro faça mais sentido. Tirei alguns aprendizados, mas no geral ele é ok.

LeAnzzelotti 11/09/2014

O Tempo que eu Queria - Fabio Volo
"Você não está vivendo se não souber como viver"

"Eu trocaria todos os meus amanhãs por um só ontem, canta Janis Joplin. Talvez seja justamente esse o tempo que eu queria.
Lorenzo não é bem-sucedido no amor. Pode ser que não saiba amar. Ou simplesmente, não sabe demonstrá-lo. Assim, vê-se diante de dois amores difíceis de reconquistar, de reconstruir: um pai que talvez nunca se tenha feito presente e uma "ela" que foi embora e talvez nunca volte.
Crescer pode significar aprender a amar e a perdoar, ir em busca do tempo que perdemos e não podemos mais resgatar. Esse é o percurso feito por Lorenzo, uma viagem à procura de si mesmo e de seus sentimentos autênticos e profundos."

Minha opinião:
Esse livro é demais! Comecei apaixonada por essa introdução e terminei apaixonada por tudo!

"Durante a leitura, muitas vezes nos flagramos rindo em momentos de ironia irresistível, mas, sobretudo, nos surpreendemos emocionados, até mesmo comovidos, e admirados pelo tanto que a vida de Lorenzo se aproxima à de cada um de nós."

Lorenzo trabalha em uma agencia de publicidade, mas não fez faculdade, tem um melhor amigo mulherengo e que sabe sobre muitas curiosidades, como, como surgiu a Fanta. Sempre teve uma relação difícil em casa, com um pai bastante severo e uma mãe apaziguadora. O livro conta sobre sua infância, relação com a família dentro e fora de casa, sua amizade com Nicola e seu amor por "ela".

Um livro gostoso de ler, em alguns momentos você se sente parte da história, vivendo tudo com Lorenzo, em muitas partes ele realmente se aproximou muito de mim, minha vida e pessoas do meu convívio.
Quando terminei a leitura e fechei o livro, desejei que não tivesse acabado e queria ter vários livros para distribuir para muitas pessoas que conheço, pois sei, que assim como eu, se identificariam bastante e ajudaria a passar por situações parecidas as de Lorenzo, em suas vidas.
Eu super recomendo esse livro! São 290 páginas, alguns capítulos confesso que li empurrando, mas na grande maioria a leitura foi muito bem!
5 estrelas para ele!

Jobita 23/06/2013

O tempo que todos temos
A presença de uma ausência e suas marcas. A ausência de uma presença e suas consequências - tudo é uma coisa só. Os pequenos nadas que constroem abismos de ultrapassagem quase impossível na família e no amor, são feitos de uma mesma tecidura. Eles se fundem, se tocam, se confundem e se entrelaçam. Sanar um é sanar os dois; negligenciar um é centenciar os dois. É isso que Lorenzo descobre no final.

Raphael 03/11/2012

Fascinante
O autor descreve de uma forma emocionante a vida de um homem com dificuldades de relacionamentos, tanto com amigos quanto com o pai.
Com o decorrer da leitura a história se torna ainda mais cativante, isso se deve em fato, por que o leitor acaba se identificando com passagens da vida de Lorenzo, um homem que conviveu na infância com a ausencia do pai, tornando-se um homem triste, solitário e inseguro.
Com a maioridade Lorenzo busca "encontrar" o amor de seu pai e de sua ex-mulher, que foi embora por que Lorenzo não soube "demonstrar" o seu amor por ela.
Vale muito a pena com certeza a leitura deste título.

Lívia 19/08/2012

Adorei este livro do começo ao fim. Todas as suas páginas, a forma como foi escrito, tudo me levou a me identificar muito com o personagem.

Divido basicamente em duas estórias: um capítulo relacionado ao pai de Lorenzo, suas memórias e a construção da relação entre eles, e o capítulo seguinte relacionado à sua ex-namorada.
A estória com a ex-namorada é boa. Mas não tem a mesma profundidade que a do pai. No fim, elas se ligam de uma maneira, que é como se ele estivesse "repetindo" com a namorada a relação que tinha com o pai.

Lorenzo tem uma dificuldade de amar, ou uma dificuldade em expressar seu amor. Assim como o pai. Gostei muito da sutilidade que acompanha os personagens durante todo o livro. Uma parte em especial me marcou mais, quando o pai de Lorenzo apareceu na casa dele de surpresa, dizendo "vim por causa das plantas". Ele entrou, cuidou das plantas, explicou para o filho a diferença de cuidados entre elas, e falou pra ele levar o estilo de vida que tem em consideração ao escolher a próxima planta. Algumas não precisam de muito cuidado, pois são fortes; outras, tão frágeis que precisam de mais atenção, mais cuidados.

Numa bela metáfora, o pai entra, cuida das plantas e faz alguns concertos na casa dele, depois vai embora. Entendo que assim, ele mostra seu amor pelo filho.

Rebas 19/04/2012

Minha forma de dicionário.
Meu livro de cabeceira, meu livro de descanso. Descanso porque meu coração aprendeu o que é sossego depois de ter certeza que ele, coração, não e nunca bateu sozinho por aqui. Não bateu sozinho porque através dessas quase trezentas páginas, percebi: com certeza existe alguém com a mesma dificuldade de amar e uma enorme inquietude ao respirar. Deixou de ser um livro e passou a ser meu reflexo, metade de mim. Minha forma de complemento, eu sendo a palavra e ele minha explicação.

Nana 10/11/2011

Pura emoção!
Um livro comovente, com um enredo simples, mas profundo. Para se ler com atenção e refletir sobre os ensinamentos do autor que vão muito além do que apenas frases, tocam o coração.
Conta a estória de Lorenzo, que passou sua infância convivendo com um pai ausente. Um homem que trabalhava muito para sustentar a família, tendo que lidar com dificuldades financeiras e com isso deixou de dar o amor e o carinho que o filho esperava e precisava. O menino cresceu triste, inseguro e não aprendeu a demonstrar seus sentimentos. Agora adulto, Lorenzo é um homem que amadureceu e está em busca de reconquistar o amor deste pai e de sua ex-mulher que foi embora devido a sua falta de capacidade de amar (ou de demonstrar este amor).
A estória narrada é semelhante ao cotidiano de cada um de nós. É muito fácil reconhecer na vida de Lorenzo, pelo menos alguma situação que já vivemos, sentimos ou presenciamos. As emoções, os medos, as decepções, a dificuldade no relacionamento com os pais, o amor mal resolvido, a solidão e a busca constante por respostas.
Um livro triste, que fala de encontros e desencontros. Para quem gosta do estilo é um prato cheio!
Eu fiquei encantada e com certeza entra para a minha lista de leituras favoritas e inesquecíveis. Ameiiii!!!
Suzi 31/01/2012minha estante
Que vontade de ler!

Elizeu 10/02/2013minha estante
Houve uma imediata identificação entre eu e o livro...