O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O continente 2

Andréia 13/10/2022

Perfeito!
A continuação de O Continente é incrível como o primeiro livro. Não tenho palavras para elogiar mais essa Saga. Erico tem uma forma de escrita tão leve e cativante que faz com que queiramos viver aquela história junto. A trajetória e formação da família Terra Cambará conta um pouco da história do RS, e faz com que acreditamos de fato que a família existiu. Erico já é meu autor nacional favorito há tempos, e a Saga O Tempo e o Vento só fez confirmar isso! O livro é espetacular!!!

Marcelo.Alencar 28/01/2022

Muita história?
? e um livro espetacular. A primeira parte dessa saga extraordinária e muito bem escrita. Verissimo retrata com maestria uma fase da história do Brasil e em particular o Rio Grande do Sul. Importante para entendermos a cultura da região!!

Marjory.Vargas 08/09/2021

"Quem semeia ventos colhe tempestades."
💣 O livro possui vários trechos que retratam diálogos machistas e gatilho para estupro💣
Encerro a primeira parte da trilogia amando ainda mais essa história. No segundo volume, continuamos acompanhando o desenrolar da Guerra Federalista n'O Sobrado, enquanto voltamos no tempo para ver como O sobrado vem a se tornar propriedade da família Terra Cambará.
Na primeira parte, acompanhamos a vida de Bolívar, filho do capitão Rodrigo e da Bibiana, que se casa com a enigmática Luzia Silva. É a partir desse casamento que a família Terra Cambará se torna uma das famílias mais ricas de Santa Fé.
Desse casamento, nasce Licurgo Terra Cambará, e acompanhamos sua vida até a derradeira Guerra Federalista que abre a saga.
Vemos Santa Fé ser elevada à cidade, a transição da Monarquia para a República, a abolição da escravatura, e, é claro, as eternas guerras que marcaram a história da formação do Rio Grande do Sul.
A escrita de Verissimo, única, poética e excepcional torna a leitura extremamente fluida e prazerosa. A última parte desse volume narra apenas um dia na vida da família Terra Cambará. São mais de 120 páginas, mas em nenhum momento a leitura fica chata ou entediante.
Uma história única que merece todos os elogios que recebe.

Maia 20/11/2020

Continuo amando...
Mesmo encantamento em relação ao livro anterior da saga, sem defeitos, amando todos os detalhes, embora sofrendo as vezes, que obra!

monique.gerke 06/09/2018

Fechando o ciclo da primeira parte da trilogia 'O tempo e o Vento'.
Gostei muito do livro vol. 2, e longe de decepcionar, encanta e é tão bom quanto o vol.1.
Os personagens são muito bem construídos, e essa perspectiva de 'ficar de fora' acompanhando a evolução histórica do Rio Grande do Sul é bem legal, porque você sente que esta fazendo parte da história. Além disso, fica um misto de saudade dos personagens antigos e excitação pelos que vão surgindo.Acompanhar a árvore genealógica dos Terra Cambará me lembrou muito 'Cem anos de solidão' do mestre Gabo, com todos seus Aureliano's lá, e aqui com a descendência do cap. Rodrigo.
Me incomodou no livro o machismo dos personagens, inclusive por parte de algumas mulheres (por exemplo, Bibiana), claro que não culpo o escritor, afinal ele estava retratando a época. E fica o aprendizado do porquê a sociedade pensar assim ainda hoje, tanto tempo depois.
Personagens de destaque: Dr. Carl winter; Bolívar Cambará; Luzia; Bibiana; Licurgo Cambará; Maria Valéria; Florêncio Terra.