A mulher que matou os peixes

A mulher que matou os peixes Clarice Lispector

Resenhas - A Mulher Que Matou os Peixes

strawbelrry 25/08/2020

Incrível como essa mulher consegue ser impecável escrevendo sobre tudo, até o assassinato de peixinhos.

Aline 02/11/2020

Leitura da hora de dormir da minha filha. Que maneira melhor de incentavá-la a se tornar uma leitora do que com Clarice Lispector? Leitura agradável e de humor leve. Amamos.

Laiza0 11/08/2021

Como lidar com a morte
Que Clarice Lispector é incrível não é novidade para ninguém, mas saber que essa excelência consegue tomar o coração dos pequenos é simplesmente mágico!

Esse livro trata da morte de uma forma bela e cheia de empatia. Ensina a ter respeito pelos animais e acaba fazendo uma ligação com a nossa vida em sociedade.

Quem são os animais não convidados e quem são os convidados? Na sociedade você é bem vindo?

A morte vai chegar um dia para todos, isso é um fato, mas será que ela é algo simples de entender na idade dos pequenos? Você como adulto, o que sabe sobre a morte?

É com muita sensatez e o jeito único que a autora escreve sobre o tema nessas páginas. Leiam!

tinhooo 14/10/2021

a clarice como escritora infantil é algo pra ser comentado e muito. a história é bem curtinha mesmo, porém ela tem pano de bem maléfico. durante a leitura eu percebi que somente clarice poderia ter escrito essa história

bimbicobimboca 18/10/2021

HAHAHAHAHAHAHAHAHA
eu não sei o que dizer pq eu ja sou macaca velha então sou incapaz de avaliar uma obra infantil, mas achei muito engraçado e talvez muito perturbador pra uma criança muito pequena, A ClaCla não parece ter muito interesse (ou cuidado) para falar da morte, sabe? KKKK mas gostei pra caramba! uma dica aos responsáveis: deem uma lida antes de apresentar aos pequenes

pirocadeperuca 13/03/2023

Que historinha mais agradável! senti-me pequenininha, abraçada pelas palavras de Clarice. que dom ela tinha pra se comunicar com as crianças e com a criança interior de seus leitores "grandes".
o que me deixou triste mesmo foram as histórias sobre cachorros, mas entendo que estejam ali pra mostrar às crianças esse lado cruel da vida. não se deve mantê-las numa bolha onde só existem princesinhas e heróis ? prezo por livros infantis como os de Clarice, que mostram o cotidiano e não tratam os pequenos como acéfalos.

Fabricio.Macedo 31/12/2021

O amor aos animais. Leitura rápida pra fechar 2021. Bem, ano de leituras literárias encerrado. Que venha 2022 com mistérios, romances, ficção e suspense...

ric 10/08/2020

fofo, tranquilinho de ler, gostei de bolinha

não comprem animais.

Clara Vellozo 01/05/2018

Livrinho fofo para ler com as crianças e apreciando cada detalhe das ilustrações
Clarice para crianças consegue ser tão sensível quanto para adultos, sua poesia mais simples no linguajar infantil toca-nos a alma da mesma forma. As colagens da neta da autora, Mariana Valente, são verdadeiras pedras preciosas desta bela rara joia de Clarice Lispector.

Pri Cabral 06/03/2018

Um enredo encantador e instigante
Seria redundante dizer que a obra é sensacional porque só o fato de ter sido escrito por Clarice já nos dá essa certeza.

Um livro imagético, que dá pra trabalhar o vocabulário das crianças de maneira muito persuasiva e também os faz pensar, aliás, essa é a principal função de um bom livro.

É a própria Clarice a narradora-personagem durante todo o texto e, por meio de perguntas, ela provoca no leitor o desejo pelo saber, a curiosidade, trata dos sentimentos humanos e compara-os com os sentimentos dos bichos, fala de perdas (com delicadeza), da necessidade de avaliar uma determinada situação e saber perdoar; e isso faz da história um mistério a ser desvendado; traz um suspense, uma vontade de querer saber das coisas. O enredo é encantador.

Conforme citei acima, o livro é imagético, as ilustrações são muito bem feitas e dá para trabalhar com elas e fazer com que o pequeno ledor adentre no enredo e de fato participe da história não só através das indagações de Clarice, mas também através das imagens.

É um enredo encantador porque, enquanto lia, fazia um passeio entre o subjetivo e o concreto. Imaginem a riqueza que é passear com Clarice Lispector!

Agnes.Pereira 18/09/2017

Adorei esse livro <3
No começo do livro a dona dos peixes se chama Clarice e ela fala que só vai falar da morte dos peixes no final do livro.Clarice fala que na casa dela tem vários bichos como a barata que ela roem as roupa e que elas (baratas) são naturais.Ela fala de vários bichos como a lagartixa,mosca,coelhos,pintinhos e também fala de quando ela morava em Itália Clarice tinha achado 2 cachorros na rua e pegou para cuidar também teve um mico (macaca),que usava brinco e colar e se chamava Lisete

padwuan 18/05/2017

Um livro muito fofinho e sobre o perdão.
Meu professor do curso de Teatro mandou eu ler esse livro. Nós estávamos aprendendo sobre todos os sinais que devemos escrever no roteiro, para nós ajudar a atuar melhor e me entregou o livro. Eu adorei demais esse livro.
Aqui a Clarice conta sobre todos os bichinhos que ela teve e que os amigos têm ou tinham. Mas o mais importante da história é o final, pois mostra o que aconteceu com os peixinhos.
Sabe quando a história te deixa muito empolgado para chegar no final? Então, foi como eu me senti quando fiz a leitura.
Além dele ser um livro pequenino com apenas 60 e algumas páginas deu pra ler em um dia, mas eu garanto que esse livro pode ser lido em 1 hora e meia por conter algumas ilustrações.
Com certeza quando eu tiver filhos, vai ser um dos livros que irei contar para eles para irem dormir.

Isa 01/08/2014

O livro é bom, curtinho e com um diálogo simples que faz com que as crianças gostem ( pelo menos se eu fosse criança iria gostar)dá a impressão de que a autora está presente na leitura, que você está na sua sala escutando-a contar a história.

Eduardo 19/06/2010

Os livros de Clarice para criança foram escritos, inicialmente, para seus filhos. E, olha, nem parece muito com a clarice, a genial clarice dos livros "adulto": são muito fraquinhas, as histórias. São boas, acho que dá pra fazer uma contação de histórias bem bacana a partir delas [e a própria clarice sugere isso, como se verá], mas deixo claro que eu esperava mais...

Em "O mistério do coelho pensante", que é outro livro dela legal mas não excelente, clarice escreve no início:

"Esta história só serve para criança que simpatiza com coelho. Foi escrita a pedido-ordem de Paulo, quando ele era menor e ainda não tinha descoberto simpatias mais fortes. O mistério do coelho pensante é também minha homenagem a dois coelhos que pertenceram a Pedro e Paulo, meus filhos. [...] Como a história foi escrita para exclusivo uso doméstico, deixei todas as entrelinhas para as explicações orais. Peço desculpas a pais e mães, tios e tias, e avós, pela contribuição forçada que serão obrigados a dar. Mas pelo menos posso garantir, por experiência própria, que a parte oral da história é a melhor dela. Conversar sobre coelho é muito bom. [...]"

A própria autora fala do "uso doméstico" que a história tem. "A mulher que matou os peixes", por exemplo, apresenta uma mulher a defender-se de um 'crime'. "Essa mulher que matou os peixes infelizmente sou eu", começa a voz que parece claramente ser a voz de clarice a defender-se, diante dos filhos, do fato de ter esquecido de alimentar o peixinho de um deles durante uma viagem que fez. Em sua defesa, conta algumas histórias de bichos que teve, para demonstrar que tem muito amor pelos bichos. E conta casos de coelhos, cães, gatos, discorre sobre baratas e lagartixas. No final, explica o porque de ter esquecido de alimentar os peixes e pede perdão a seus interlocutores, ou seja, seus filhos.

E a história, apesar de sem bem simples, dá uma contação legal, eu creio. Quando Clarice fala que "deixou todas as entrelinhas para as explicações orais" naquele livro, o mesmo vale para este aqui: a todo momento ela para a narrativa para questionar seus interlocutores, os leiotores [no caso de uma contação, ou ouvintes]. Pede opiniões, pergunta se conhecem determinada expressão e a explica. Isso é uma boa deixa para os contadores narrarem a história, ao mesmo tempo que dão espaço para as crianças explanarem suas ideias. Nem toda história se ajeita bem a essas interrupções dos ouvintes, mas creio que nessa cai bem. Quanto à história em si, esta me parece que fica fraquinha. É boa? é. mas eu esperava mais... Não consigo definir bem o porquê, parece que falta algo, apesar das boas reflexões sobre pessoas e animais. há algo de frágil em seu narrar, algo que não encontramos nos seus romances adultos, que são "dura escritura", como diz uma personagem de "Água Viva".
Ainda sim, recomendo!