As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Aninha 06/06/2012

Jô já esteve melhor...
Rio de Janeiro, década de 30, época de Getúlio no poder.

Esse é o pano de fundo de uma história em que várias moças obesas são assassinadas com requintes de crueldade, em locais e formas diferentes.

Logo de cara já sabemos quem é o assassino e o motivo que o leva a cometer tais atrocidades.

A polícia, por sua vez, não sabe por onde começar a investigar, pois não encontra nenhuma impressão digital do psicopata nos locais dos crimes.

Enquanto isso, novas moças aparecem mortas pela cidade: nuas, machucadas, sem as órbitas oculares. Todas morrem com o estômago cheio. Cheio até demais.

Claro que não faltam personagens caricatos, como o português Tobias Esteves, o delegado Noronha Mello, o inspetor Calixto, a bela jornalista Diana e a figura de um anão - como sempre! Mas o que era para ser algo engraçado, perde a graça com a descrição das mortes: são descrições macabras e desnecessárias para esse tipo de leitura.

Jô Soares já esteve melhor. O limite do bom humor e do mau gosto é bem tênue e em vários momentos o segundo leva vantagem.

Se for pra escolher, prefira a obra anterior dele: Assassinatos na Academia Brasileira de Letras.

arthurcarv 14/08/2012

Achei o livro muito arrastado e nos últimos dois capítulos acontece tudo muito rápido. Há muitos detalhes que não acrescentam em nada para a história.

Marselle Urman 14/08/2012

É um romance no qual temos a participação de personalidades históricas interessantes, pequenos eventos e algumas propagandas legais.
Jô tenta cativar a atenção de seus leitores com uma pseudo investigação policial, sem muito sucesso. Ficam as gordas, as receitas, o Rio de Janeiro do Estado novo.

Fimbrethil Call 13/07/2012

Ficção histórica bem humorada.
Como todo livro do Jô Soares, esse também é muito bem humorado e divertido, mas impressionantemente bem embasado numa pesquisa história impecável, com detalhes da vida cotidiana do ano de 1938 no rio de Janeiro. Muito bom esse livro mesmo.

Regiane80 24/09/2012

As Esganadas
Acabei de ler As Esganadas do Jô Soares, é um passeio pelo ano de 1938, e não um suspense policial como os 3 livros anteriores.... Leia mais em:

Geovane 27/07/2012

Jô já esteve em melhor forma
Achei o livro fácil de ler, entretido e despretencioso.

Fazia já muitos anos desde que eu li os outros livros do Jô, mas a minha impressão é que eles eram mais engraçados...dessa vez eu ri de verdade em três ou quatro passagens só.

Gostei bastante das partes "aterrorizantes" quando o autor descreve os crimes, mas me decepcionei com o livro como um todo pelas piadinhas fracas.

prof.vinic 11/08/2012

Mais do mesmo?
Lamentavelmente nem perto da qualidade do O Homem que Matou Getúlio Vargas ... porém felizmente, não tão bobo e ruim quanto Assassinato na Academia Brasileira de Letras. Não há mais nada a dizer deste livro!

Segue o enredo típico do Jô Soares, onde o "vilão" é apresentado logo de cara, o mistério não é quem comete os crimes, mas quando irão descobrir. Confesso que acho interessante este tipo de narrativa, porém exige muito do autor, afinal, já sabendo quem é o criminoso temos que nos prender à história pelos detalhes ... e os detalhes geralmente são trabalhosos de serem imaginados. Acho que aí que está o problema, quem sabe se o Jô tivesse alterado a fórmula não teria ficado mais interessante. Pensando mais detalhadamente, pare o Xangô reescrito ... inclusive com um personagem português como centro do enredo!

O bom desta leitura, é justamente a sua leitura, que corre tranquila e rápida. Li em uma semana - daria para ler numa sentada, porém não é tão interessante assim!

psykloz 18/09/2012

Impressionei-me com a maestria do Jô ao discorrer a respeito de tantos assuntos com a perícia de um profissional. Ele mergulha de cabeça nos acontecimentos e detalhes que narra no livro, inclusive fala latim, alemão e entende muito da cultura portuguesa, ou pelo menos conseguiu passar essa imagem. Imagino que antes de escrever ele faça uma pesquisa aprofundada do que se atreve a narrar, fazendo com que os fatos se confundam com a realidade. A narrativa é bem elucidativa e nos dá a sensação de que tudo aquilo realmente aconteceu, assemelhando-se a um documentário não-fictício e, como adicional, pequenas ilustrações para exemplificar melhor o que acabou de ser retratado em palavras. Em adicional, é claro, a pitada de bom humor como sua assinatura, indispensável. É um romance policial cômico.

João Ferro 16/09/2012

Livro interessante. Vocabulário rico e contexto histórico bem elaborado. Apesar de ser ficção, o autor buscar situar a trama nos acontecimentos históricos e políticos da época. Há a pesquisa da cultura e do dia-a-dia cariocas da década de 1930. Contudo, para quem não gosta de comédia, o livro traz um tom caricaturesco, carregado de ironia, cujo desfecho se mostra um tanto fantasioso. Bom para dar boas gargalhadas sem perder o senso crítico. O humor é só um instrumento para que temas mais sérios sejam tratados. Indico.

Danilo 26/08/2012

Saboroso
Fiquei satisfeito do começo ao fim do livro. Foi a primeira ver que li Jô Soares, e fiquei fã. A história faz uma mistura de investigação policial, comedia e fatos e figuras históricas brasileiras. Uma leitura agradável e objetiva. O painel do Rio de Janeiro da época dar ao livro um toque de alegria e comportamentos tipicamente brasileiro.

Rebeca 27/08/2012

Que fome!
Como é bom ser envolvida por um livro, né?! Li As Esganadas em apenas 3 dias!!!
O livro do Jô não nos envolve apenas pela história de assassinatos, mas pela culinária portuguesa, pelas ruas do Centro do Rio, pelas publicidades realizadas na rádio, pela cultura da época...
Fora que pela grande ironia de ver o caso ser solucionado por um Português 'mega' esperto e inteligente!!!
Sem dúvida, um livro que vale a leitura!

Rodrigo 04/09/2012

Leitura recomendada
Mais uma vez o Jô Soares nos brindou com um excelente livro. Sempre com uma história envolvente e cheio de humor inteligente. Leitura recomendada!

Rebeca 03/09/2012

Jô Soares
O livro tem a cara do Jô! É trágico e cômico, de linguagem fácil e difícil ao mesmo tempo. Me explicando: a história fica muito mais interessante se o leitor tem conhecimento de fatos históricos e dos locais aos quais o autor faz referências. No entando, a falta desses conhecimentos não empobrece a história para o leitor.
Os personagens são ricamente construídos e os diálogos profundos, com toques de um humor sutil e sarcástico, bem característicos do autor.
Mais uma leitura leve e maravilhosa: li em poucos dias!