O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Naty 04/01/2023

O caso é muito interessante e traz muita reflexão, li para a faculdade e super recomendo, principalmente para discutir com amigos e família e ver o ponto de vista de cada um.

Beatriz 04/01/2023

Leitura rápida e simples que contribui para a reflexão sobre o direito na sociedade e sua legitimidade

Ricardo.Reis 30/12/2022

A dificuldade do julgamento
O livro narra uma história bem intrigante que demonstra o quão difícil é julgar determinadas situações. Essencial para quem é da área do direito.

Rafa 20/12/2022

Essencial
Se você quer, faz ou simplesmente gosta do direito esse livro é para você. Descreve o julgamento de um caso fora do comum, apresentando argumentos da defesa e acusação, abrindo os nossos olhos para pontos que muitas vezes apenas julgamos. Durante a leitura serão apresentados alguns conceitos clássicos e básicos, muito bem apontados e de fácil compreensão no contexto.

Erica 10/12/2022

Ainda bem que não inventei de cursar direito! Apesar de ter entendido o que cada juiz relata, continuo achando que esse pessoal poderia ser menos prolixo.

De qualquer forma, o caso em si é bem interessante e não consegui decidir qual seria meu voto

Haylla.Lorrana 03/12/2022

Que caso...
4 estrelas por motivos de: caso muito interessante e bem escrito, porém eu tenho que decidir pra um debate, qual juiz eu concordo em relação a interpretação do caso e está aí o "x" da questão. Estou sem saber muito pra que lado ou interpretação seguir.

ghost cookies 03/12/2022

Li esse para um júri simulado no segundo período da faculdade (no qual meu grupo teve que impersonar o juiz Tatting, contribuir com outros argumentos próprios, e dar uma decisão final) e, contra todas as minhas expectativas formadas pré-leitura, acabei concordando com a condenação dos exploradores de caverna, mas de maneira suavizada (sem a pena de morte). Desestruturar o argumento do estado de necessidade ao falar que eles estavam em pleno uso de suas faculdades mentais para fazer um acordo racional, com tempo para discorrer sobre o assunto e pensar (e, portanto, sem necessidade imediata, sem perigo atual, como é expresso pelo artigo 24 do código penal), para mim foi a chave, o ponto alto da argumentação condenatória.

É também um caso muito bom para analisar o papel dos juízes; a linha tênue entre a subjetividade e a objetividade deles. É muito complexo essa primazia tão extrema pela literalidade da lei às vezes apontada por alguns, quando a interpretação dos juízes (que são humanos e, portanto, sujeitos a subjetividades) é um papel essencial do judiciário.

"[...] o governo é um assunto humano, e que os homens são governados não por palavras sobre o papel ou por teorias abstratas, mas por outros homens. Eles são bem governados quando seus governantes compreendem os sentimentos e concepções do povo. E são mal governados quando não existe esta compreensão."
(p. 56; Handy, J.)

Há discussões ainda sobre o direito positivo e o direito natural, a natureza do contrato celebrado na caverna, as funções judiciais, legislativas e executivas etc. Enfim, assuntos que ainda geram controvérsias.

"Se há alguma espécie de predição no caso, não vai além da sugestão de que as questões nele versadas encontram-se entre os problemas permanentes da raça humana."
(p. 75)

Oliveira 17/11/2022

O caso dos exploradores da caverna
? Um ótimo livro para estudantes de direitos, e amantes de bons casos jurídicos.

?O livro nos trazem reflexões relevantes :

?"Vale a pena tirar uma vida para salvar as demais?"

?"Quais sanções o estado deveria impor?"

?"Seria justo o Estado punir os sobreviventes tirando-os a própria vida? sendo que pessoas morreram tentando salva-los?"

?A resposta para todas essas questões, você, leitor, conseguirá tirar suas próprias conclusões ao ler essa obra magnífica.

? Boa leitura.

Brenda 16/11/2022

Condenar ou absolver?
Li o livro para realização de um julgamento na faculdade, confesso que não estava esperando muita coisa mas terminei de ler o livro bem surpresa.
Essencial para os estudantes de direito, mas confesso que espera mais, queria mais informações! Mas entendo qual a proposta do livro, e o que ele quis levantar com o conteúdo que trás.
Recomendo!

Rafaela Beank 15/11/2022

Muito inteligente mas eu não sou (risos)
Livro muito bom, um clássico dos estudantes de direito, mas eu não sou estudante de direito, então achei um pouco difícil de captar o que ele queria dizer em determinados momentos. Ainda assim é um livro muito bom, que nos faz refletir sobre se estamos aptos a julgar os atos das outras pessoas baseado apenas nas nossas próprias experiências. No fim valeu super a pena ter lido.

Lays 11/11/2022

Clássico do Direito
O caso ficcional apresentado no livro é instigante, leitura rápida, porém, trás reflexões profundas. Confesso que não gostei da sentença final, além disso, como ressalta outro autor conhecido no mundo do direito, Cesare Beccaria para ele as penas precisam ter "utilidades" os juízes poderiam ter argumentado nesse sentido e acredito que a decisão do tribunal foi dissociada do contexto concreto/social, porém, admissível pela época. Mas, é válido a indagação quais são os limites da norma e quais são os limites da interpretação? Até que ponto existe justiça em aplicar apenas a lei, o dogma puro? Outro ponto relevante é trazer para os dias atuais, o quanto a mídia e a opinião pública interferem em decisões judiciais?

Mabi 07/11/2022

Adorei
Para os estudantes de direito iniciantes, pensar sobre o direito natural e o direito positivo é essencial, pq em nosso ramo há muitas ponderações e momentos em que achamos que apenas a lei conta, mas, não é verdade... A lei conta SIM. Mas conta também a situação em que a pessoa se encontrava, as condições precárias, os sentimentos, não somos só razão, somos também sobrevivência, raiva, amor, sentimentos.
Os juristas deviam ler esse livro!

Julia1727 07/11/2022

Exploradores de caverna
Gostei muito da ideia do livro, tudo q o autor tentou trazer por meio dessa obra. É muito interessante ver pessoas com a mesma função e formação interpretando o mesmo caso de maneiras quase q completamente distintas, isso q eu amo no Direito. Nota 4,5 pois no final ficou repetitivo, mas o objetivo do livro foi 100% alcançado.

nkog.neato 01/11/2022

Um dos livros que me faz querer atuar na área do direito, é tudo muito intrigante e a forma que cada parte usa os argumentos... é incrível! O caso é realmente complicado, mas acho que sou de acordo com o veredito final.

Leticia.Dorneles 18/10/2022

Impressionante
Estou no segundo período de direito, e no período passado esse livro me foi passado, como sempre a gente como aluno acha que é apenas um livro que vai cair na prova, mas a verdade é que a história é maravilhosa e me ajudou muito para entender melhor o direito em si.