Cidade dos Anjos Caídos

Cidade dos Anjos Caídos Cassandra Clare

Resenhas - Cidade dos Anjos Caídos

Desi Gusson 19/10/2012

O tipo de amor que pode incinerar o mundo ou erguê-lo em glória.
Acontece que Cidade dos Anjos Caídos é o livro que menos me gusta na série. Isso provavelmente é devido ao medinho que eu tinha da Cassandra se perder nesse volume, afinal, Os Instrumentos Mortais seria uma trilogia (como tudo nesse mundo, pelo visto) que foi estendida para uma sextologia(??).

Para provar que ela merece o lugar cativo que tem no meu coração, Cassandra manteve o nível sem sair do contexto! O enredo segue oito semanas depois de onde paramos em Cidade de Vidro e, apesar dos antigos antagonistas terem ido dessa para pior é impossível encontrar alguém que não lembre deles constantemente ou tire de Clary e Jace o peso do legado de Valentim Cão-Chupando-Manga Morgenstern.

Achei muito interessante o foco não se concentrar apenas em Clary e Jace dessa vez, com mais pontos de vista temos mais problemas, outras intrigas e muito mais mistério.

Mas foi a parte do Jace estar na tensão pré-menstrual me irritou um pouco. Todo mundo sabe que o lema da vida dele é Amar é destruir, mas essa coisa dele se afastar da Clary porque acha que assim irá protegê-la dele mesmo (para variar) foi muito fofa no primeiro livro, interessante no segundo e de partir o coração no terceiro. Agora já deu. Poxa, eles demoraram tanto tempo para finalmente ficarem juntos e quando conseguem, quem vai empatar tudo é ele?? Entendo os motivos do moço e as razões por trás disso, só que foi demais pro meu coração!

Mas é aquela mágica à la Jace, certo? Num minuto ele está fazendo coisas extremamente irritantes que te dão vontade de bater nele, no outro ele está dizendo alguma coisa completamente linda que te leva de volta ao estágio I *heart* Jace 4ever.

Fora isso, achei incomodo o pouco destaque que deram aos Caçadores Mortos (tão mencionados na sinopse) e o after party da grande batalha de Idris. Senti que poderíamos saber mais sobre isso

De qualquer forma, Cidade dos Anjos Caídos conserva o bom humor e a rapidez características da escrita de Cassandra Clare, sua grande habilidade de interligar eventos sem deixar a peteca cair e todo lamour que a gente poderia esperar.

Eu tinha um mini ataque do coração toda vez que uma menção à série As Peças Infernais era feita. Só de pensar que Clockwork Princess dará o ar da graça apenas ano que vem já seria o suficiente para deixar qualquer fã com os nervos a flor da pele, mas insinuações a Will e o que elas podem significar ou não são de enlouquecer um! Isso com certeza deixou a leitura ainda mais especial para mim.

Não te recomendo Cidade dos Anjos Caídos, prescrevo, e ainda aviso para tomar cuidado com os efeitos finais da dose. Você não vai conseguir pensar em outra coisa.

P.S.: Eu descobri uma coisa stalkeando observando a autora nas redes sociais. Cassandra Clare é má. Ela quer ver as pessoas com os corações feitos em pedacinhos. Eu. Tenho. Medo. Do. Final. Dessa. Série.

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse:
www.desigusson.com
Lu 20/10/2012minha estante
Ótima resenha, Andhromeda!

Desi Gusson 30/10/2012minha estante
Obrigada, Lu! ^^

Tali @letrasmaislivros 10/01/2013minha estante
A mágica a lá Jace sempre funciona xD

Nalice 27/01/2013minha estante
Podes crer, Andhromeda! Muito malvada essa Cassandra... Tenho muito medo pelo Jem também! Se ele morrer eu morro junto! D=
Ai, ai, pois é, essa mágica à la Jace que me faz derreter...
Super diva malvada, essa Cassandra Clare.

haha, ótima resenha, como sempre. ^-^

ThiagoBR 07/02/2013minha estante
Me surpreendi com o 4° livro. Não esperava que a autora iria conseguir um enredo até melhor - vilões, personagens e tramas. Não dei 5 estrelas pq o início dele foi meio cansativo(principalmente depois de descobrir que o último seria o terceiro).

Karine 21/04/2013minha estante
Sua resenha é a melhor! E bateu totalmente com a minha opinião! Fiquei em êxtase com os três primeiros, e CDAC me deu um banho frio, sinceramente. Mas ainda assim ela não caiu no meu conceito. Já conquistou meu coração.
E sim, eu tbm queria bater em Jace!!!!

Char 23/07/2013minha estante
Concordo plenamente com tudo que foi dito na sua resenha, principalmente quando você diz: "Eu tinha um mini ataque do coração toda vez que uma menção à série As Peças Infernais era feita." É exatamente o que sindo. Como li As peças antes, toda a referencia feita a ela me enche de emoção, e desespero, quando penso na demora para lançarem A Princesa Mecânica...

Veneella 12/09/2013minha estante
Esse P.S. me deixou nervosa

Bruna 22/09/2013minha estante
Fiquei nervosa

Manu Araujo 24/09/2013minha estante
Nus, se eu já não consigo parar de pensar nesse livro e no tão apaixonante Jace (

fernandasarzano 29/03/2015minha estante
Nossa nem me fala, me falaram sobre o final da serie e eu não quis acreditar agora estou lendo tão rápido para chegara ao final da serie e provar q a pessoa q estava certa era eu, pois o final q me falaram q teria eu fiquei mto chocada e c medo!!
Tirando esse pequeno detalhe eu amooo essa serie de livros perfeitos

vivian.carbolin 24/04/2015minha estante
Faltam poucas páginas para terminar... Isso há dois dias, porque sim, eu tenho medo de terminar esse livro!!! (Jace é um merdinha fofo).

amanda.nunes.13 27/06/2016minha estante
Eita que to lendo essa resenha só com 50 páginas lidas do livro hehe, muito bom o jeito que você descreveu os fatos e compartilho o medo de chegar ao fim dessa saga que mal comecei.
Sem contar que como já estou aqui no futuro kkkk já tem peças infernais e dama da meia-noite afffeeee.
Cassandra é má mesmo menina!
:D

Gabi 31/12/2021minha estante
eu. também. tenho. medo. do. final. dessa. série!?

Beatriz2268 26/12/2023minha estante
11 anos depois, e eu senti a msm coisa com esse livro!

Bianca 12/10/2019

3.75
Como não tem essa opção no Skoob, botei 3.5, mas até agora acho que esse foi o livro menos legal da série. Percebi que já não estava mais tão apaixonada pelo casal Jace e Clary. Na verdade, as melhores cenas para mim foram de Magnus e Alec, sem dúvidas o melhor casal.
Matheus Figueiredo 23/12/2019minha estante
Até agora dos que li achei o pior da série também, gostei das cenas do Simon e Jace haha

Bianca 01/01/2020minha estante
As piores são do Jace e da Clary, esse casal fica cada vez mais chato kakska

Matheus Figueiredo 01/01/2020minha estante
Simmm horrível, mesmo gostando dos dois últimos da saga, as cenas da Clary e Jace estavam muito ruins em todos kkkk

Bianca 02/01/2020minha estante
Minha memória é muito ruim e já não me lembro mais tanto do que achei do último livro kkkkk, só sei que li apenas por já ter lido os outros 5, mas não estava mais curtindo muito a série. Gostei bem mais do primeiro arco.

Matheus Figueiredo 02/01/2020minha estante
Sim o primeiro arco foi melhor, mas gostei bastante do último livro, exceto as cenas de Clary e Jace

Analu. 15/10/2020minha estante
Miga se já leu Pergaminhos vermelhos da magia? Essa viagem é A VIAGEM. Pra quem ama Malec é de morrer

Joane 15/10/2020minha estante
Eu ainda não li não. Mas a viagem que eles fazem tá nesse livro?? Que tudo, já quero
Pra você foi refresco então

Analu. 15/10/2020minha estante
Como assim? AMIGA esse livro É a viagem. São oq eles passaram na Europa, tem essa cena do Alec mandando as fotos inclusive kkkkk. Maravilhoso.
Eu tô lendo o 2, que aí já é a viagem da China entre IM e Artificios.
E miga tbm tem o contos da academia, que tem um conto deles de como eles adotaram o Max. Todos esses livros maravilhosos.

Joane 15/10/2020minha estante
É isso mesmo! Eu não li ainda esses livros deles, mas você me deixa doida já querendo ler eles eu preciso tanto kkkk
Ansiossima

Analu. 16/10/2020minha estante
Eu já li quase todos disponíveis, só falta dois ou 3 pra mim contando com corrente de ouro. Tô lendo devagar que ainda não quero me despedir da Cassandra kkkk

Gabriel 27/07/2021

Ruim, Pessimo, radiação....
Nunca na minha vida achei que diria isso de um livro, inda mais um da Cassandra Clare, que é uma das minhas escritoras favoritas. Mais esse livro é ruim, radioativo e tóxico.

Literalmente não tem o que falar bem desse livro. Quase tudo nele foi horrível. Só algumas coisas foram legais. O enredo era parado, não acontecia nada, parecia simplesmente um livro de contos adicionais sobre personagens que não tiveram seus destinos finalizados corretamente no livro anterior, principalmente o Simon. Uma coisa tenho que reconhecer, Simon não é nem de longe meu personagem favorito, mas ele e a Izzy carregaram esse livro nas costas, sem eles dois, eu abandonaria esse livro, com toda certeza.

Eu queria saber o que a Cassandra Clare estava pensando nesse livro. A maioria dos personagens tiveram suas personalidades alteradas. Pareciam que tinham entre 8 a 10 anos e não 16 a 18. Comportamentos infantis, mimados e mal educados.... Minha nossa senhora, chegava a dar Ranço de ler. Principalmente a Clary. Tipo... Mano? O que aconteceu? Que personalidade irritante foi essa que a Cassandra colocou nela? Ela está irritante, mimada e mal educada gratuitamente, parece que depois do terceiro livro, onde ela salvou todo mundo, criou um ego enorme na cabeça dela, onde ela pensa que pode fazer qualquer coisa, e que as coisas são feitas para ela, para a satisfação dela. Ahh! Vai cagar!! Se liga! O mundo não gira ao seu redor, não. Estava desejando que o vilão matasse ela no final pois estava merecendo e fazendo hora extra, já. Só atrapalhava. E esse romance de Clace... Que coisa nojenta. Acredito no amor da parte dele, agora da parte dela, me pareceu capricho, como se ele fosse um prêmio que ela conquistou e as outras garotas não. Isso fora esse fetiche escancarado que a Cassandra tem em músculos, toda hora que eles chegam perto um do outro, ela faz questão de descrever os músculos. Isso fora essa devoção que eles sentem um pelo outro, onde praticamente ela iria aceitar fazer um pacto com ele para provar que se amam, isso com 16 anos. Mano, que coisa tóxica. E quando ela fala com as pessoas, sempre ela está certa, sempre ela está com o coração apertado ou quebrado quando as coisas não saem como ela quer. Me pergunto como ela não está morta, de tanto que o coração dela foi quebrado. Isso quando não pensa que o amor é mas forte que tudo e blá, blá, blá. Toda hora a Cassandra reforça isso, chegava a ser insuportável, foi nojento. Até o Alec foi péssimo nesse livro.

Resumindo: A Cassandra pego todo o desenvolvimento dos personagens na trilogia anterior e jogou no lixo. Especialmente da Clary. Muitas das atitudes que eles tomaram eu entenderia se fosse no primeiro livro da série, nesse aqui, não. Outros personagens, parece que a Cassandra recriou eles do 0, com personalidades completamente diferentes e infantis. Mal reconhecia.

Livro ruim, péssimo, horrível, uma radiação...
Vou continuar a leitura com muito pé atrás, pois amo esse universo. Mas se não melhorar, eu vou abandonar.

Jesus cristo.... Muito ruim. Horrível, horrível!

Atualização: 13/08/2021
Estou fazendo essa atualização pois eu estava com tanto ódio acumulado desse livro quando fiz a primeira parte que não raciocinei direito. Praticamente eu só expressei o que eu sentia e não usei de argumentos coerentes. Agora que não estou mais emocionalmente envolvido com esse livro vou expressar minha opinião com argumentos. Mas a parte inicial se mantém pois é verdade.

Esse livro, inicialmente, teve como foco dar um desfecho mais digno aos personagens secundários que foram meio que deixados de lado em cidade de vidro. Podemos perceber isso pois o destaque fica mais no Simon, embora ainda tenha um foco maior em Clace. Portanto podemos perceber que a parte inicial não acontece nada de interessante, só histórias aleatórias para deixar o Simon mais independente como personagem, tirando ele de trás da sombra da Clary. Isso foi legal, mas para um livro ligeiramente logo, isso é chato. Pois os acontecimentos são pouquíssimos e a Cassandra enche linguiça com descrição de cenário e o Drama de Clace. O livro só foi ficar ligeiramente interessante de verdade no final. E de novo, não estou sendo irônico.

Agora o meu grande problema com esse livro. Clary. Sim, a nossa protagonista. Nos primeiros livros da saga ela já vinha apresentando algumas atitudes meio "estranhas", mas eu passava pano pois os acontecimentos me passava um ponto de vista diferente da realidade. Ou seja, minha interpretação do livro. Agora nesse livro, onde a Cassandra manteve esse aspecto de personalidade da personagem, eu descobrir que o problema, na verdade, é ela. Primeiramente, não temos desenvolvimento pessoal nos personagem da Cassandra Clare. O que seria isso? Personagem que aprende com seus erros e evoluem para virar pessoas mais descentes, podendo ser com algum sermão de outro personagem mais sensato ou ele mesmo refletindo suas atitudes e percebendo que errou. A Cassandra ela não faz. O que é, realmente, uma pena, pois ajuda a história a ter uma camada extra, ajudando a passar uma mensagem a quem está lendo e torna a história mais dinâmica. O grande enredo dessa trilogia de extensão aconteceu por causa de uma atitude que a Clary tomou no terceiro livro. Porém, isso com certeza trouxe consequências pois já foi explicado no livro que gera um desequilíbrio, e obviamente mexer com esses assuntos mais cedo ou mais tarde voltaria para atormentá-la. O que mais me irritou foi que todo mundo explicou isso para ela, e ela simplesmente caga e anda, pois na cabeça dela, ela fez certo pois fez pela sua felicidade. Não foi nem para dar uma segunda chance ao menino, foi pela felicidade dela (sim!! Ela é mimada e egoísta). Ela fez pela felicidade e, em nenhum momento, ela reflete sobre suas atitudes ou sobre as consequências que pode acontecer. Ela simplesmente ignora e bate o pé em uma teimosia que chega a ser insuportável. E o pior de tudo, é que a Autora justifica essas ações egoístas em nome do amor. Ou seja, fazendo isso ela cria todo um drama e um romance tão forçado que é justificado com atitudes totalmente erradas, que, simplesmente, estraga. Você não consegui simpatizar com o romance pois os argumentos utilizados são egoístas e mimados e, em vez de se apaixonar, você sente ranço. Por isso é nojento e, por isso é insuportável. E o que me deixou com ódio foi que ela estraga o meu gênero literário favorito que é o romance. Isso fora algumas situações em que ela mais atrapalha do que ajuda, pois ela se recusa a ficar de fora, mesmo sabendo que seria melhor. Enfim, essa ultima observação só quem leu vai entender.

Isso foi só uma avaliação mais racional do livro, pois a primeira eu estava no puro ódio e não resenhei direito. Agora eu expressei tudo que me irritou no livro com argumentos. Então, por isso só dei 1 estrela.
oteatrodosvampiros 27/07/2021minha estante
caraca, tu odiou mesmo? KKKKKKKKKKK

Gabriel 27/07/2021minha estante
Pois é. Até eu estou surpreso com isso kkkkkkkkk

oteatrodosvampiros 27/07/2021minha estante
Ninguém pode dizer que tu omitiu a tua opinião crítica sobre o livro? KKKKKKKKKK!

Nana 25/08/2021minha estante
Eu concordo plenamente, pq mano chegava as partes da Clary eu ja queria fechar o livro de tanto ranço q eu criei da menina, comecei o 5 mas to com medo de ser ruim kkkkk

Gabriel 25/08/2021minha estante
Pois é. Queria saber o que a Cassandra estava pensando escrevendo a personagem assim e achando que estava legal. Não faz sentido.

Eyre.Leone 13/04/2023minha estante
Concordo contigo! O sentimento foi bem esse. Fora a cena forçada no final de Jace sozinho bem convenientemente para Sebastian sequestrar ele kkkkkk

Eyre.Leone 13/04/2023minha estante
É absurdo também pensar que Sebastian só tá vivo e forte agora pq esse bendito casal resolveu esconder para todo mundo que Jace tinha morrido e ressuscitado e ficou sem NENHUMA proteção contra Lilith. Achei meio forçado. Jace é um caçador de sombras muito experiente, ele deveria ter se atentado para isso.

Eyre.Leone 13/04/2023minha estante
A falta de comunicação deles não é de hoje!

Jessy 13/04/2023minha estante
Exatoo, eu nao consegui entender pq raios o Valentin ter matado o Jace e a Clary pedido ele de volta tinha que ser um segredo.. a Clave não se perguntou uma vez o que tinha acontecido? O Jace sumiu a primeira coisa que fizeram foi enfiar a espada na mão da Clary e pedir pra ela relatar tudo...ngm quis averiguar a historia do pq e do como o Valentin morreu??

Jessy 13/04/2023minha estante
Só jogaram tudo na mesa, aceitaram que geral morreu e cabo kkkk pra que fazer perguntas pras unicas pessoas que presenciaram a morte do Valentin não é mesmo? Kk como se n fosse importante averiguar se os dois adolescentes estavam flnd a vdd

Rhana 27/08/2021

Gostei, mas
O livro é muito bom, mas não é o melhor da serie, não posso falar muito do livro porque seria spoiler, então acho que é isso.
Howhelkins 02/09/2021minha estante
Nao pode falar muito mas tu n falou nada mulher

Lskskskjsjsjsjsjjs

Rhana 02/09/2021minha estante
É que eu queria começar o outro logo dai fiquei com preguiça de fazer resenha grande

Howhelkins 02/09/2021minha estante
JJKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ENTENDIII

LSKSKKSKSSKKSKS

Deise_C.P 13/06/2021

Esperava mais
O livro em si não me prendeu muito, tem umas partes boas mais a história achei meio arrastada sabe, pra mim poderia ter parado no terceiro livro que a história estaria fantástica, espero que o próximo seja melhor, foi difícil lê o livro todo quis entrar nele e bater na clary e jace em várias partes.
Belle.nats 13/06/2021minha estante
Medo kkkk eu vou terminar de ler peças pra começar a ler esse.
Eu já tenho raiva da Clary e todo mundo fala q ela piora nesse ksksks

Deise_C.P 13/06/2021minha estante
Nossa os 3 primeiros eu gostei muito principalmente o terceiro, mais esse foi difícil achei que a história se arrastou demais sem necessidade.

Amandita28 13/06/2021minha estante
Oooh gente, tadinha da Clary... ela só é muito insegura! Mas ela vai amadurecer. O 5 e 6 livro são tudo pra mim ? Clace maravilhosos que vivem para sofrer mds ?

Deise_C.P 13/06/2021minha estante
Meu Deus Tô orando pro 5 ser melhor msm kkkkkk

Faline.Ferreira 13/06/2021minha estante
Não gosto do 5 kkkk. Gosto do 3 e 6. Realmente ela é insegura , e com todas mentiras que foram contadas para ela eu até entendo.

Honorio 15/08/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK melhor resenha

olajana 15/08/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK assim de saúde amg, amei o livro mas queria colocar metade dos personagens no hospício, menos o Simon e o Magnus, pareciam os únicos ainda com sanidade mental kkkkkkkk

Honorio 15/08/2021minha estante
Eu ri muito com a sua resenha , olha que eu ainda estou em Cidade de Vidro kkk?kkkkkk

olajana 15/08/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eu terminei agora pouco meio surtada, precisava desabafar

eu_sou_fake 16/06/2021

bom mas nem tanto
Esse foi o livro mais fraco da série até agora...
Não só por não ter o principal conflito estabelecido durante a trama, mas também por não ter conseguido ser um livro de transição bom.
acho que alguns meses se passaram depois dos acontecimentos do último volume, e eu esperava que esse espaço de tempo desse liberdade para a autora desenvolver melhor os personagens, porém isso não aconteceu.
por não ter um vilão determinado inicialmente, a história em sua maioria, é superficial e irrelevante e chata.
Porém, a evolução na escrita da Cassandra é notável, e as relações entre alguns casais (Malec estou falando com vocês) valeram o livro.
O final é previsível, mas muito bom(Um dos melhores)
Pena que em 70% o livro é mal aproveitado cheio de encheção de linguiça.
sacerda :) 16/06/2021minha estante
linda resenha, pena que é dessa bomba

eu_sou_fake 16/06/2021minha estante
que nem vc amor

Renatinha 16/06/2021minha estante
A bombinha

kekel 17/06/2021minha estante
Esse tem coragem

lyreadings 10/04/2023

Eu demorei muito a engatar essa leitura, acabei pausando por um tempo muito grande, acho que duas vezes. simplesmente pq um dos pov?s aqui eu não gostava (cof, cof, Simon). mas, com muita insistência continuei e graças ao anjo Raziel melhorou. consegui entender mais o Simon e até me solidarizar com ele ? confesso que foi por pura arrogância minha, isso não ter acontecido antes ? e falando sobre o Plot do final? eu não sei se fiquei chocado, puto ou os dois. ainda estou decidindo. ja quero ler o próximo livro da saga pra saber como vai desenrolar isso.

ah, e Cass é muito genial. essa intercalação dos personagens de instrumentos com peças, nossa eu amei.
sofnaomi 10/04/2023minha estante
o mais difícil quando eu tava lendo os livros eram os povs do simon amg mas pro final fica muito bom!!

lyreadings 11/04/2023minha estante
mds sim, as vezes eu revirava os olhos real, mesmo sem querer kkkkkkkk nos outros dois livros da saga vão seguir essa dinâmica de vários pov?s tbm?

sofnaomi 11/04/2023minha estante
simm! mas fica mais legal na minha opinião, principalmente o último livro ((acho que tem até um pov lindo do magnus mas não lembro agora

lyreadings 12/04/2023minha estante
aí agora fiquei ansioso. amo o magnus

FeTeles 03/10/2021minha estante
Essa segunda parte de instrumentos mortais eh bem mais ou menos? Mas achei o último livro legalzinho.

Mas as demais séries são incríveis! Cassandra se supera nas demais. Se não tiver lido ainda, vale a pena!

Ana Liza 03/10/2021minha estante
Já li as peças infernais, achei mto melhor q os instrumentos mortais.
Tô sobrevivendo pra ler os artificios das trevas.

FeTeles 03/10/2021minha estante
Eh? Vale a pena terminar instrumentos mortais Soh por causa disso mesmo ?

Ynara 27/01/2012

esperar o vol. 5...droga!
só uma palavra: excelente!
Matt 11/02/2012minha estante
Já LANÇOU? Pela Galera??! :O

Ynara 29/04/2012minha estante
só em agosto de 2012...

Nalice 10/07/2012minha estante
Ai, ai, mal posso esperar para ler Cidade das Almas Perdidas! D=

vica 26/05/2019minha estante
Tbm tô achando esse amor impossível dos dois um porre. Que saco mano dps de descobrirem que não são irmãos, apareceu mil e um empecilhos. CHATOOO

Yngrid Borges 27/05/2019minha estante
Simm! Mas não desiste da série, valeu muito a pena pra mim

vica 28/05/2019minha estante
Estou gostando bastante do quinto livro ?

Carola Shimoki 10/12/2018

Enredo bacana, texto fluido, história desnecessária
A saga veio numa evolução muito boa, porém, neste 4°livro a autora fica dando voltas e tentando criar artifícios para uma "nova aventura". Vou começar a ler o próximo, mas até aqui me parece que ela poderia ter terminado a saga no livro 3, cidade de vidro.
Julia 10/12/2018minha estante
Exato! Esse foi um dos motivos que me fez abandonar a série. Esse livro foi uma enrolação! Na minha opinião, no terceiro já estava enrolando um pouco, mas terminou bem.

Carola Shimoki 10/12/2018minha estante
Vou insistir Julinha! Só pra completar! Já que cheguei no fim de fallen...kkk #nãomebata

Julia 11/12/2018minha estante
kkkkkkkk amo Fallen, mas sei que a Luce é chatíssima!! Se vc chegou ao fim de Fallen com a Luce, com a Clary vc consegue chegar no fim da saga.

Lauraa Machado 05/05/2018

Sem enredo, mas poderia ser pior
Não tem muito que eu possa falar desse livro. Talvez seja por isso que tenha dado só nota 3 para ele, porque ele é bem razoável, mesmo com alguns defeitos. A leitura é bem mais rápida do que parece, e, pela primeira vez desde que comecei essa série, percebi que a autora realmente escreve bem, ainda que falhe em vários detalhes do enredo.

A coisa que mais gostei nesse livro foi do foco no Simon, que é um protagonista mil vezes melhor que a Clary (que ainda continua sendo bem inútil, que só atrapalha e quase nunca ajuda em nada, além de só ter uma única preocupação no mundo, que é com sua vida romântica). Foi por causa do Simon mesmo que eu resolvi ler esse quarto livro da série agora, em vez dos vários outros que andei comprando e estou louca para ler. Foi uma ótima ideia da autora colocar a primeira cena "do ponto de vista" dele.

Além da escrita e do Simon, não tenho mais o que elogiar no livro. Mas tenho bastante coisa para criticar, como esse martírio do Jace que parece eterno e está estragando um dos melhores personagens da série. Nem eu estou mais aguentando ele se culpando por tudo e nunca sentindo que merece nada de bom. Já passou dos limites lá no segundo livro, vamos admitir.

Outra coisa que detestei foi a questão do Alec e do Magnus ser tratada superficialmente e como se eles fossem uma caricatura de romance entre um ser imortal e um mortal. Dava para melhorar aí bem, viu. É um dos melhores ships da série, mas a autora mal lembra que ele existe e só desenvolveu como um plano de fundo bem descartável. Outra coisa que ela só lembrou nas últimas trinta páginas foi dos parabatais. Aparentemente, só existe um par deles nessa série e até desse ela se esqueceu. Se for levar em consideração Instrumentos Mortais, parabatai não é nada poderoso ou significativo.

O fato desse livro não ter enredo até chegar no clímax foi bem esquisito e me incomodou também. A maior parte dele pareceu ser só um prólogo de uma história maior, já que não tinha qualquer objetivo final ou direção. Durante quase 350 páginas do livro, eu nem sabia porque ainda estava lendo, não tinha muita curiosidade para nada, nem para os mistérios aparentemente aleatórios que a autora tinha espalhado pelo livro. Foi só no clímax que a história ganhou propósito, mesmo que ele tenha desencadeado uma série de cenas que me deram a sensação de estar vendo um vilão de desenho animado em ação.

Eu não detestei o livro, mesmo quando algumas coisas só aconteciam por razões nada convincentes (como a burrice da Clary), já que a escrita compensa, mas estou especialmente feliz de chegar mais perto de terminar essa série para finalmente ir atrás da Peças Infernais, para a qual tenho muitas expectativas. A autora já escreve bem; se tiver uma ideia mais original e interessante junto, aposto que seus livros serão bem melhores do que todos que já li de Instrumentos Mortais.
Mariana 08/05/2018minha estante
Acredito que você vá gostar de Peças Infernais, são os meus favoritos dela! Na minha opinião inclusive todos os personagens superaram incrivelmente os de Instrumentos Mortais....

Lauraa Machado 08/05/2018minha estante
Haha Mariana, você só está aumentando ainda mais minha expectativa para Peças Infernais (e minha vontade de ler!).

Mariana 09/05/2018minha estante
Will Herondale virou meu crush literário da vida toda! kkkkkkk