Fuja Logo e Demore para Voltar

Fuja Logo e Demore para Voltar Fred Vargas

Resenhas - Fuja Logo e Demore para Voltar

Literatura Policial 19/02/2015

O fantasma da peste
Em “Fuja Logo e Demore Para Voltar” (Companhia das Letras, 2004), a escritora e arqueóloga Fred Vargas apura uma trama regada a doses de história e assassinato, enquanto desenterra uma das doenças mais temidas pela humanidade: a peste negra, epidemia que chacinou 75 milhões de pessoas desde o século XIV.

O romance policial – que ganhou o prêmio europeu Prix des Libraries de France – toma como base uma série de homicídios seguidos da anunciação da volta da peste negra em Paris. Um comerciante local fica intrigado após o pregoeiro do bairro receber trechos de relatos históricos sobre a doença extraídos de livros (por incrível que pareça imaginar um pregão em praça pública, numa Paris do século 21). O ex-marinheiro Joss Le Guern, cuja função é ler anúncios depositados em uma urna (troca de aparelhos, venda de comida, recados desaforados entre vizinhos) em troca de algumas moedas, é a primeira ponte do assassino com a polícia e a imprensa. No decorrer dos dias, um número 4 invertido aparece pintado em várias portas da cidade, intrigando a população.

Leia a opinião completa no literaturapolicial.com

site: http://literaturapolicial.com/2014/12/22/resenha-fuja-logo-e-demore-para-voltar-de-fred-vargas/

Carmita Swire 21/03/2013

Alguém quer fazer crer que a peste negra voltou a Paris e está matando...

Sra. Lu 15/01/2013

Fuja Logo e Demore para Voltar
Este livro realmente me surpreendeu. No começo, a narrativa parece lenta, fragmentada, sem rumo. Aos poucos, as histórias vão se aproximando e ficando mais ágeis. Quando você percebe, já está no meio do turbilhão, com sobressaltos a cada página. E quando acha que as coisas estão encaminhadas, acontecimentos inesperados tiram nosso fôlego.
Tem que ter um pouco de paciência para prosseguir na leitura, mas vale muito a pena. Esse tipo de surpresa sempre vale a pena ter. É por isso que a autora é reconhecida como uma das melhores da atualidade.