O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

fefashelf 10/05/2021

me disseram, logo que comecei o livro, que seria uma leitura imersiva. e nossa se foi. a maneira como King escreve é fenomenal e eu fui completamente prendida por ela. o livro me fez rir, soltar exclamação de RAIVA, de tristeza, de medo... só tive dificuldade de passar pela metade dele, mas o início e o fim compensaram isso. ah, e eu li sem ter visto o filme então foi incrível porque não sabia de nada
Marcos 10/05/2021minha estante
Ótimo livro! Realmente traz esses sentimentos

nalivia 10/05/2021minha estante
nossa amg a leitura do Stephen me da um sono que so pelo universo, mas eu sempre dou uma chance pra ele, sempre que posso

fefashelf 10/05/2021minha estante
o início e o final dele me prenderam muito, mas na metade é chatinho mesmo kkkkk senti sono só uma vez, de resto foi de boa, não foi AQUELE foco mas conseguia não dormir kkkkk

Itazin 29/09/2022

Primeiro livro do King que eu caí do cavalo.
Não só caí como levei um coice e fui pisoteada kkkk
Sério que livro chato, nossa só bla bla bla bebida bla bla
Não me interessei nem um pouco e não deu medo nenhum pelos personagens.
Adoro os livros desse autor e apesar do que muita gente fala, gosto quando ele fica divagando sobre coisas meio aleatórias, mas esse foi demais pra mim.
Queria muito ter gostado pq o livro é lindo e foi caro, mas infelizmente não foi oq aconteceu.
Talvez no futuro eu dê outra chance e entenda pq mt gente gosta.
Francisco.Martins 29/09/2022minha estante
A única parte que me deu um arrepio foi na parte da véia no banheiro

Leandra.Oliveira 29/09/2022minha estante
Sim sim essa parte e a do homem cachorro lá

Itazin 30/09/2022minha estante
Eu gostei da parte que a criança vê a mulher morta na banheira kkkkkk

ThaAs146 04/01/2023

...
Gostei bastante do livro, mas não achei ele incrível ou insuperável. Um ponto que me agradou bastante foram as inúmeras referências à Alice no País das Maravilhas ao longo das páginas.
Iara Jordana 04/01/2023minha estante
Nunca li. Porém, vou dar uma dica q funciona super comigo, tente ler os livros sabendo apenas o nome deles, sem sinopse nem nada...

Iara Jordana 04/01/2023minha estante
Muitos acabam se tornando 20 vezes mais interessantes e inesperados

ThaAs146 05/01/2023minha estante
kkkkkk eu sempre faço isso, fiz com esse até, nunca vi o filme também e fui ler sem saber de nada

Gleider 20/06/2020

O Iluminado
Esta semana terminei de ler O Iluminado (1977) de Stephen King. Demorei pra escrever algo sobre porque ainda estava digerindo o que foi essa leitura. Eu estava com muito hype e por causa disso com medo de me decepcionar, o que felizmente não aconteceu.
A história gira em torno da família Torrance, o pai (Jack) consegue um emprego na temporada de inverno como zelador em um velho Hotel chamado Overlook e decide levar sua esposa (Wendy) e seu filho (Danny). Danny é um menino diferente, ele é capaz de ouvir pensamentos e prever coisas que vão acontecer, o que é intitulado como um ser iluminado. Além disso, o Overlook não é um hotel normal, é assombrado pelo seu passado nebuloso.
O Iluminado é uma obra complexa, pode ser vista apenas como um excelente terror psicológico ou como analogias à violência doméstica, obsessão e vícios. Jack possui um passado cheio de traumas, o que acaba sendo um prato cheio pros fantasmas do Overlook (ou para os fantasmas do seu próprio passado).
Danny é o personagem principal e quem mais brilha (não é um trocadilho) na história, é uma criança super inteligente e cativante (as famosas crianças prodígios do King). A Wendy é uma personagem que mostra toda sua força nos momentos finais. E falando nesses momento finais, as últimas páginas são tensas, agoniantes e terríveis (no bom sentido).
Toda a sublime transformação de Jack e a manipulação que um vilão invisível (Overlook) é capaz de fazer em uma mente perturbada, torna O Iluminado essencial para quem gosta do gênero. Minha lista de livros favoritos da vida acaba de ser atualizada.
Curiosidades:
- Possui uma sutil referência a obra anterior do King (Salem): "Quando uma criança diz ver alguma coisa em seu quarto ou um vampiro na janela...".
- Possui uma adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick (1980). A adaptação tem diversas diferenças do livro (o próprio King detesta essa adaptação), mas mesmo assim acho um filme fantástico!
- Possui uma sequência chamada Doutor Sono lançada em 2013, não li ainda e acredito que vou demorar um pouco pra ler.
Craotchky 20/06/2020minha estante
Hahahaha, mesmo não sendo trocadilho, foi bom. Humm, fui ler Doutor sono com pé atrás, no entanto o livro me agradou muito embora seja outra pegada...

Gleider 20/06/2020minha estante
Poh fiquei louco pra ler doutor sono, mas como estou lendo king em ordem de lançamento, vai demorar um pouco chegar nele

Craotchky 20/06/2020minha estante
O dia que eu reler a obra dele pretendo seguir essa ordem cronológica. Assim dá pra ir catando (talvez catalogando) as referências. hahahahahah

Naty 08/08/2020

Muito bom, muito doido
Meu segundo contato com Stephen King e antes de ler fiquei com o pé atrás porque dizem que a escrita dele é muito descritiva e realmente, nesse livro pelo menos, ela é. O livro é bem lento mas é uma lentidão necessária: É o Hotel Overlook enlouquecendo Jack aos poucos e trazendo mais e mais horror à família Torrence, bem lentamente.
Outra coisa que me marcou é que logo no início a gente já é apresentado a palavra "REDRUM", e gente do céu, eu ficava ansiosa pra descobrir o que era isso porque toda vez essa palavra aparecia pra Danny. Até que descobri e fiquei de cara, como que eu não descobri antes??? kkkkkk brincadeiras a parte, sensacional.
Gostei muito da leitura, vale a pena demais.
Anderson 16/08/2020minha estante
???.... até quarta o meu chega! Dá um alívio ver essas resenha!

Naty 18/08/2020minha estante
itchaaaaa,ai simm,depois quero ver sua resenha tbm

Anderson 18/08/2020minha estante
Sim sra. Rsrs

Rammy 19/10/2022

Apesar de ser grande a leitura flui muito bem
Foi meu primeiro contato com Stephen King e com ficção sobrenatural. Achei que sentiria medo em algum momento... não aconteceu mas também achei melhor não ler antes de dormir para evitar pesadelos hahahha
Apesar de suas quatrocentas e poucas páginas, achei que seria uma leitura cansativa... Pelo contrário, a leitura fluiu muito bem. Gostei demais da escrita d9 autor. Já adicionando as demais obras na lista de leitura.
Gabrielle 20/10/2022minha estante
Um dos meus favoritos do King

Rammy 21/10/2022minha estante
É muito bom. Quero logo ler outro dele. Qual você indicaria? ?

Gabrielle 25/10/2022minha estante
Gostei muito de A Metade Sombria e Carrie

Joao 06/05/2022

O Iluminado. Resenha:
Sempre fui preconceito com livros de terror, sempre imagina os mesmos clichês americanos, e por isso nunca me voltei para livros com tal temática. Pós um tempo, senti em meu coração uma enorme vontade de assistir O iluminado, por vezes via a icônica cena da porta e gerava uma curiosidade em mim ?que diabos fala esse filme??
Porém tenho algo em mim quase como um toc, não consigo ver um filme e depois ler o livro, pelo contrário, necessito primeiro ler a obra para depois contemplar o filme. Visto isso, assim foi feito. E cara, que livro surpreende, me trancava em meu quarto, aumentava o brilho do Kindle e apagava as luzes, e de quebra um som temático de terror? nunca uma leitura mexeu tanto com as minhas entranhas como esse livro, as mãos suavam, a boca ficava seca, a cada página o coração acelerado. Vindo de uma experiência não tão bom com ?o homem de giz? tirei o meu chapéu para o gênero, S. King me surpreendeu de tal forma que, ao assistir o filme, não me surpreendi com oque vi, mestre King transpôs para o livro um universo tão vivido que nem as imagens do filme me tiraram tantos suspiros como aquelas páginas. Uma leitura que indico a todos!
Regis 09/05/2022minha estante
Concordo com suas palavras... King consegue despertar um medo visceral, diferente dos sustos clichês que o cinema costuma proporcionar, é uma espécie de medo crescente que mesmo depois da leitura não nos abandona facilmente.
Minha porta de entrada para o mundo da literatura de terror foi O Cemitério, e digo que depois disso nenhum livro que li de Stephen King até agora me decepcionou.
Ainda não li O Iluminado, mas está em meus planos e espero sentir o mesmo impacto descrito por você.

Joao 09/05/2022minha estante
Olá, Regis! Creio que irá sim, foi minha primeira experiência com King, e te digo com exatidão, o livro mexe com o nossa mente, o desdobrar da história e do caráter de cada personagem faz com que venhamos nos sentir dentro do próprio overlook

Regis 09/05/2022minha estante
Acabei de ler Depois, e vou te contar... Para uma história curta ele me surpreendeu com a forma que me fez sentir cada passo do Jaime, como se estivesse ao seu lado em cada momento aterrorizante em que avistou um fantasma.
Então, não duvido de suas palavras, e sei que terá valido a penas adiar ver o filme por tanto tempo.

Rafa 08/08/2018

Deus sempre põe a mão por debaixo dos borrachos e das crianças
A família Torrance e seus "iluminados", prefiro dizer, sensitivos, vão a morar no Overlook, um castelo cheio de passados recentes. Jack, Danny e Wendy são os protagonistas da trama, e, rodeados de problemas familiares comuns, mas nem por isso aceitáveis, como por exemplo, brigas de família, pensamentos de separação, agressões, etc, a família vai para as montanhas e talvez, nunca mais saiam de lá.

Achei o livro de leitura gostosa, mas senti "zero" as sensações aptas a considerar o livro a ser pelo menos bom. Vai ser um livro para você tomar um café em uns 3 fins de semana, ler, não sentir nenhuma sensação, apesar da leitura ser macia, fechar o livro e continuar sua vida. Nada de batimentos acelerados, suspense a flor da pele, medo... Esperava muito mais do livro, o final me decepcionou, essa ideia de "tigres", "trinco da porta", "faca em Jack"(quem leu vai entender, quem não leu não da pra saber, para não dar spoiler)... Não me pegou, muito água com açúcar.

Não sei como era o terror na década de 70, mas, não seria um livro que eu indicaria.

Obs: Parece que no final o autor correu com o livro, o que me fez até ler mais rápido.

Obs: Não sou um exímio apreciador de filmes de terror, e pelo visto, agora, nem de livros hahahah, parece que as pessoas contam as mesma histórias. Fui instigado a ler para conhecer esse monstro do Stephen King.

O que agradou no livro foi o fato de explorar bem os efeitos da bebida. Sempre acreditei que, quando você bebe muito, usa drogas, etc, os espíritos que têm esse tipo de predileção aproximam-se, e o autor tratou muito bem do assunto no livro.
Karina Oliveira 11/11/2018minha estante
Concordo. Gostei maisde Misery, do King (uma história de cárcere privado agoniante). A trama em Misery tem o pé na realidade e não no sobrenatural, como O Iluminado.

Rafa 13/11/2018minha estante
Uai, vou tentar lê-lo, admito, fiquei um pouco descrente, coloquei muita expectativa e me decepcionei.

Karina Oliveira 13/11/2018minha estante
Acho que esse é o problema do Iluminado. Muito famoso, muita expectativa, você que será afetado pelo terror do livro do início ao fim e não é o que acontece.

vscastro 03/03/2022

só terminei pq me obriguei
honestamente não gostei, não me prendeu

não sei se vou conseguir ler outros do autor depois desse
Albatroz2 11/03/2022minha estante
Kkkk pensei que era somente eu. Vamos lá para o doutor sono.

vscastro 11/03/2022minha estante
boa sorte, pq eu não pretendo ler não kkk

Albatroz2 11/03/2022minha estante
Kkkkkkkkkkk obrigada

Chiara 06/10/2021

Adorei, mas?
Quase que a nota foi 3,5, mas subiu para 4 pq achei a formação do terror e psicológica dos personagens muito boa! Além de que eu me importei com cada um dos personagens, até com o Jack, por incrível que pareça.

Porém, não me agradou que no início temos informações desnecessárias sobre os consertos do hotel, as quais foram passadas para o Jack; mais à frente tem um capítulo todo falando do passado do hotel, achei desnecessário. Senti que essas informações foram para encher a história?

Além disso, beeem adiante tem-se novamente a retomada psicológica do Jack em um ponto que achei repetitivo, pois as informações anteriores já foram suficientes e bem claras.

No mais, foi meu primeiro contato com o King e dou meus parabéns para, novamente, a formação psicológica e ambientação do terror. Por vezes senti receio de ler de noite por achar que tinha algo atrás de mim ??

Enfim, gostei da experiência e recomendo a leitura (mas atenção que o ritmo é lento, porém isso não me incomodou e acredito que foi muito cabível à história).
Pedro 06/10/2021minha estante
O King é muito prolixo mesmo. Faz parte do estilo dele.

Chiara 06/10/2021minha estante
Pse, eu conhecia a fama dele, mesmo assim acredito que dava para ter retirado as passagens que comentei por alto. No todo eu gostei muito do livro.

Pedro 06/10/2021minha estante
Concordo com você. Eu também me incomodo com o excesso de texto dos livros dele. Algumas coisas são desnecessárias.

Thami 18/01/2022

Stephen entregou em!
Eu já tinha assistido o filme e me apaixonado, daí veio a curiosidade de ler o livro, tão aclamado por muitos ...
Confesso que no começo demorei até me abtuar com a escrita do autor, visto que não tinha lido nada dele antes.
Mas depois de algumas páginas comecei a ficar cada vez mais curiosa para chegar ao fim e foi incrível.
Dhewyd 18/01/2022minha estante
Esse, ao lado do cemitério, são os melhores que eu acho dele.

Thami 18/01/2022minha estante
Eu já quero ler todos, inclusive esse que tu comentou ?

Dhewyd 18/01/2022minha estante
Outro muito bom é um dos últimos dele... Outsider... também tenho... show de bola

@abhorgod 17/07/2018minha estante
mas a trama se trata de um terror psicológico

gabrielrjf 18/07/2018minha estante
Mas nem mesmo assim me pegou. O terror psicológico mais forte na minha opinião foi num flashback onde vemos um jantar na época em que o personagem principal vê o pai agredindo a mãe.. não funcionou, pra mim Gabriel, como terror, nem horror, nem triller.

Infelizmente não me conquistou cono acontece com outros!

Macartiney 14/02/2019minha estante
Concordo com o gabrielrjf sobre parecer com o gênero fantasia, em praticamente momento algum senti medo mesmo lendo sozinho e a noite, caberia num filme tipo "Harry Potter iluminado".

Larissa 21/04/2021

King entregando tudo!
Esse livro é maravilhoso e eu fiquei muito presa na história. Assisti o filme após a leitura (recomendo que sigam essa ordem, não assista antes) e fiquei muito decepcionada porque o filme é péssimo em tudo... Não entrega absolutamente nada do que a história se propõe.

O Iluminado é uma leitura um pouco mais lenta, porém fiquei tão presa na história e nos acontecimentos que não me importei com a lentidão. O Jack é um personagem detestável! Foi feito pra gente passar nervoso com ele. Enfim, foi uma leitura incrível e estou ansiosa para os próximos do King que irei ler.
Ana Paula 23/04/2021minha estante
aah que legal! numa escala de 0 a 10 quanto que dá medo? hahaa

Larissa 24/04/2021minha estante
hahahahah eu dou 5 no máximo, não dá tanto medo assim... pelo menos, em mim não deu, dá pra ler de boa!

Ana Paula 24/04/2021minha estante
Hahaha aah legal! Eu quero ler king, mas sou meio medrosa haha bom saber!

lud. 07/04/2020

Perfeito o livro amei mas nada que uma terapia não tivesse resolvido...
Yasmin.Ghiotto 07/04/2020minha estante
Amei concordo super

lud. 07/04/2020minha estante
vou criar um blog de resenhas amiga o que acha

Yasmin.Ghiotto 07/04/2020minha estante
Acho q vc ta demorando p faze isso

sami 28/04/2021

Primeiro livro que eu li do King, e não tive uma experiência tão boa. Eu gostei muito da escrita, com muitos detalhes e uma narrativa com características diferentes, o que eu não gostei foi da história em si. Tudo é muito parado, tinha um pouco de ação e já voltava a normalidade de novo, as partes de ação mesmo aconteceram no final do livro e mesmo assim tinham capítulos no meio que voltavam pra lentidão do início.

Demorei exatamente 75 dias pra terminar esse livro, acho que nunca demorei assim antes. Acredito que eu tenha ido com uma expectativa enorme de que eu ia amar, e acabei me decepcionando muito. Decidi que ainda não vou desistir do King, porque falam muito bem de "Misery" e eu estou curiosa pra saber se esse autor não é pra mim mesmo.

Apesar de tudo, fiquei feliz por ter concluído um clássico do terror desses.
Ani 28/04/2021minha estante
concordo com tudoo, mas relaxa que o que esse tem de parado misery tem de viciante, é mto mto bom

Ani 28/04/2021minha estante
o que não me fez abandonar foi o danny que acho muito fofo ?

sami 28/04/2021minha estante
o danny é tudo, o tanto que esse menino sofreu só por deus